Fraternitas port. Vol. XLII. N



Baixar 38.17 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho38.17 Kb.
FRATERNITAS

Port. Vol. XLII. Nr. 160 - OFM Roma - Email: rbahcic@ofm.org - 01. 12. 2009



Et verbum caro factum est
Neste tempo de graça, olhemos, irmãos, para o Pobrezinho, a fim de aprender dele a acolher o mistério da encarnação e do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Fr. José Rodríguez Carballo, Ministro geral
Celebração do VIII Aniversário do Movimento Franciscano nos USA



Província S. João Batista, Cincinnati, Ohio: O ano 2009 representa uma convergência de aniversários para a Província de S. João Batista. Além do VIII aniversário da Ordem, a Província celebra também o sesquicentenário como Custódia e o Centésimo quinquagésimo aniversário da igreja S. Francisco Seráfico, paróquia-mãe de Cincinnati. A maior celebração pública foi a missa e, no dia 16 de abril, a recepção com o arcebispo de Cincinnati, Mons. Daniel Pilarczyk, e com o Bispo de Montego Bay - Jamaica, Mons. Daniel Dufour. Para mais notícias, acesse o site web da Província: www.franciscan.org

Província Santa Bárbara, Oakland, Califórnia: O evento de maior impacto para os Frades foi o Ministro geral participar do Capítulo provincial, em janeiro de 2009. Para o povo, ao longo do ano, até setembro de 200, os Frades publicaram artigos especiais sobre a tradição franciscana na revista bimestral The Way of St. Francis, editada pela Província. Visite o site: http://www.sbfranciscans.org/

Província do Santo Nome, Nova York: Os Frades da Província do Santo Nome e seus colaboradores no ministério, ao longo do ano, comemoraram o VIII aniversário da Ordem com vários eventos. Abordaram vários temas, sobretudo educativos e espirituais. Em abril, nas proximidades di aniversário da aprovação da Regra de S. Francisco, a Província realizou um dia de estudo para todos os membros da Família Franciscana. Outros dados, no site: www.hnp.org.

Província do Sagrado Coração, St. Louis, Missouri: Dado que a Província do Sagrado Coração celebrara, em 2008, o sesquicentenário de sua fundação pela Província Santa Cruz - Alemanha, todas as manifestações foram prelúdio do VIII aniversário dos inícios de todo o Movimento franciscano, em 1209. Dois eventos foram particularmente significativos: no dia 16 de abril de 2008, os Frades da Província reuniram-se, cada um no próprio território, para renovar publicamente os próprios votos diante de outros religiosos e seculares franciscanos, familiares, amigos e paroquianos. O segundo evento caracterizou-se pela música: houve um concerto jubilar em Quincy - Illinois, no domingo, 26 de outubro 2008. Fr. Bob Hutmacher, Fr. Dennis Schafer e Fr. Gary Jeriha interpretaram várias obras no órgão e piano, intercalados com breves leituras das Fontes franciscanas. Um segundo concerto, A Celebration of Hope and Peace (Uma celebração de Esperança e Paz), realizou-se nos dias 26 e 27 de junho de 2009. em River Forest – Illinois. Foi experiência de alegres expressões artísticas, de ação de graças pelos 800 anos da Família franciscana. Essa celebração fora organizada e coordenada por Fr. Bob Hutmacher, de quem foram executados algumas obras. Para ulteriores informações, viste o site: www.thefriars.org

Universidade “S. Boaventura”: Para celebrar o VIII aniversário da data tradicional da aprovação, por parte de Inocêncio III, do propositum vitae de Francisco e seus primeiros confrades (16.04.1209), o Instituto franciscano organizou uma conferência, que reuniu peritos em História da Idade Média e estudiosos contemporâneos da Regra franciscana, durante três dias de apresentações e debates (17-19.04.2009). Ulteriores informações em: www.sbu.edu/FranciscanInstitute

Milwaukee, Wisconsin: No dia 18.04.2009, os Frades comemoraram o VIII aniversário da Proto-Regra, reunindo-se na Universidade Cardeal Stritch para um simpósio. O programa incluía a apresentação “Il Messale di San Nicolò/La Regola di S. Francesco” (O missal de S. Nicolau / A Regra de S. Francisco) e um colóquio sobre “Leadership francescana nel Futuro” (Liderança franciscana no futuro). Frades das diferentes obediências, religiosos da Ordem Terceira e seculares franciscanos participaram desse significativo evento.
Espanha – Centro ‘Cardenal Cisneros’ de Madrid
Por ocasião da celebração do VIII Centenário da fundação da Ordem, o Centro “Cardenal Cisneros” de Madrid organizou dois ciclos de conferências no começo do ano letivo em curso, 2009-2010. O primeiro centrou-se na pessoa de S. Francisco, abordando os aspectos que mais incidem sobre a rica personalidade e sua atraente santidade.

O segundo ciclo tratou o franciscanismo e sua atualidade em nossa sociedade. Tentou-se apresentar um pensamento franciscano, capaz de iluminar as questões mais candentes que preocupam o homem de hoje.

As conferências concluir-se-ão em dezembro-2009, com dois atos, também esses de caráter franciscano. Um será no dia 10 de dezembro, no Clube Internacional de Imprensa de Madrid, da coleção “Francisco de Asís hoy” (Francesco di Assis hoje), que recolhe oito livros editados pela PPC e a Editorial Cisneros. Tal momento será presidido pelo Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo, OFM, na presença do diretor da coleção, Fr. José Antonio Merino, do diretor da editora Propaganda Popular Católica, o filósofo hsitoriador e escritor Fernando Sánchez Dragó e da apresentação dos programas religiosos da Televisão Espanhola, Maria Ángeles Fernández.

O segundo ato público será uma mesa redonda na Tele Madrid, a ser transmitida na proximidade das festas natalinas, na qual serão abordados temas de atualidade franciscan, com jornalistas e escritores sensíveis para com os temas religiosos e franciscanos, e na qual haverá representação da Associação dos construtores de Presépios.


Novo Bispo franciscano

Cidade do Vaticano, 11.11.2009 – Bento XVI nomeou Fr. Irineu Andreassa, (da Custódia do Sagrado Coração - Brasil), Bispo de Lages (superfície: 18.416; população: 357.000; católicos: 305.000; sacerdotes: 54; religiosos: 194), Brasil. O Bispo nasceu em 1949, em Iacrí (Brasil), emitiu os votos solenes em 1977 e, em 1978, foi ordenado presbítero. Até hoje, tem sido pároco das paróquias "Sant'Ana" e "Nossa Senhora Aparecida", na Diocese di Marília (Brasil).


Effatà!: A pessoa surda na vida da Igreja

De 19 a 21 de novembro de 2009, aconteceu no Vaticano a XXIV Conferência Internacional com o tema geral: Effatà! A pessoa surda na vida da Igreja. Neste ano, o tema geral escolhido pela Conferência Internacional quer responder aos numerosos pedidos chegados ao Vaticano, no sentido de organizar um simpósio para pessoas que não ouvem, a fim de que na igreja se possa oferecer uma obra de sensibilização para com pessoas surdas, dando-lhes plena dignidade e respeito a seus direitos.

A Conferência voltou-se, principalmente, às pessoas não ouvintes, aos seus familiares, a todos os que trabalhavam com e pelas pessoas surdas, seja ao nível de Igreja, como no campo civil, sanitário ou assistencial; para com aqueles que têm responsabilidade na animação da pastoral sanitária (diretores nacionais, diocesanos, etc.).

Entre os participantes estavam Fr. Bogdan Knavs, da Província da Santa Cruz, na Eslovênia, responsável nacional para pessoas surdas na Eslovênia. A tradição de trabalhar com essas pessoas na Eslovênia vem de 1845, quando foi fundada a primeira casa para crianças surdas. Nos anos seguintes, encontramos diversas pessoas que se dedicaram ao serviço das pessoas surdas. Depois da segunda guerra mundial, cessou esse serviço até 1970, quando Fr. Jakob Bijol recomeçou a trabalhar com pessoas surdas e mudas. Agora, seu trabalho continua com Fr. Bogdan, que conseguiu organizar uma equipe que se dedica a essas pessoas, de forma profissional.

S. Filipe Smaldone é protetor e apóstolo dos surdos-mudos. Visitem http://www.healthpastoral.org/; http://www.vcgn.si/
Condecoração aos Franciscanos do Peru
O Presidente do Congresso do Peru, Luís Alva Castro, concedeu a Medalha de Honra da República à Ordem Franciscana por ocasião do VIII aniversário da Fundação da Ordem dos Frades Menores. Recebeu a condecoração o Fr. Emílio Carpio Ponce, Ministro Provincial da Província dos Doze Apóstolos. No seu discurso, o Presidente do Congresso apresentou S. Francisco como “Apóstolo da paz”, sublinhando o trabalho extraordinário feito pela Ordem, naquele país. Fr. Emílio Carpio recordou, em sua fala, que a condecoração é desafio à Ordem, hoje, no Peru, chamada a continuar a obra evangelizadora e cultural dos séculos passados. Nós, Franciscanos, estamos presentes no Peru desde 1531, ou seja, há 478 anos.
Albânia - Visita fraterna e pastoral e celebração do Capítulo nacional eletivo da OFS
Nos dias 12-18 de outubro de 2009, realizou-se a Visita fraterna e pastoral e a celebração do Capítulo nacional eletivo da OFS, na Albânia. Visitador fraterno foi Benedetto Lino, Conselheiro da Presidência CIOFS e como Visitador pastoral, Fr. Ivan Matić. Os Visitadores encontraram os membros do Conselho nacional da OFS e da JuFra, os Frades e as Irmãs das três Fraternidades locais da OFS: Scutari, Bajza e Lac. Há cerca de 120 membros da OFS, a Albânia.

Durante a visita realizaram-se encontros com Mons. Angelo Massafra, Arcebispo de Scutari, com Mons. Rrok Mirdita, Arcebispo de Tirana, com Fr. Gasmend Tinaj, Ministro provincial e com as irmãs Clarissas di Scutari.

A sessão eletiva foi celebrada na tarde do domingo, 17 de outubro, na qual foi eleito como Ministro nacional Ndreke Ndreka. O Capítulo concluiu-se com solene celebração eucarística, durante a qual o novo Conselho nacional eleito foi confirmado.
Marcalivro franciscano


  • La verdadera historia de un Cristo franciscano: El Señor del Sacromonte de la Basílica de Zapopan (A verdadeira história de um Cristo franciscano: O Senhor do Sacro Monte da Basílica de Zapopan), Fr. Oscar G. Villalobos Avendaño, Ed. Publicaciones Franciscanas, Zapopan (México), 2009, 72 p.

Fr. Oscar Villalobos apresenta os argumentos porque o Cristo mexicano, chamado Señor del Sacromonte (Senhor do Sacro Monte), é obra de incalculável valor religioso, artístico e histórico, como o demonstra seu percurso histórico, a partir de sua fabricação no contexto da evangelização realizada pelos franciscanos no século XVI, até hoje. Esse Cristo mede 2m20cm e tem sete pontos móveis na pele (pescoço, ombros, cotovelos e joelhos), originariamente estava preso numa cruz impressionante, mas, há cinquenta anos, jaz numa bela urna de carvalho e cristal, e é muito venerado pelos fiéis na Basílica de Zapopan, onde se encontra desde 1922. A escultura foi trabalhada com massa de cana de milho pelos indígenas tarascos michoacanos, nos meados do século XVI, sob a direção do célebre mestre Matias de la Cerda.

A obra de Fr. Oscar divide-se em quatro capítulos. I. Os franciscanos e a evangelização do “Novo Mundo” no século XVI. II. A verdadeira história do Senhor do Sacro Monte. III. Descrição do corpo e significado do Senhor do Sacro monte. IV. Meditação do autor diante do Senhor do Sacro Monte.


  • L’infinito in una culla. San Francesco e la gioia del Natale (O Infinito num berço. S. Francisco e a alegria do Natal) , de Carlo Maria Martini, Pietro Messa, Ed. Porziuncola, 63 p.

O Santo de Assis, profeta e poeta da inocência, com o Presépio de Gréccio reacendeu e fortificou a memória do nascimento, em Belém, pelo qual a cristandade pôde recuperar inocência e coragem, fidelidade e amor. Francisco inclina-se sobre a manjedoura e eleva entre os braços o Menino, para mostrá-lo à gente incrédula e feliz.
Grandes/pequenas notícias


  • Acampamento de Jovens na Colômbia: Por ocasião dos 800 anos da aprovação do Projeto de Vida dos Frades menores (1209-2009), a Província Santa Fé- Colômbia realizou o primeiro Acampamento de Jovens na cidade de Armênia (Quindío), de 28 a 31 de outubro de 2009. Ao acampamento foram convidados jovens, entre 14 e 25 anos, que fazem parte de todas as instituições da Província, paroquiais e educativas. Foram acolhidos pelo Bispo da Diocese, Mons. Fábio Duque Jamarillo, OFM, e pelo Ministro provincial, Fr. Fernando Garzón Ramírez.

  • A Assembleia ordinária da COMPI (Conferência dos Ministros provinciais da Itália e Albânia) trabalhou de 12 a 16 de outubro, alternando momentos de oração, reflexão e partilha, num sereno clima fraterno. A vida da Conferência descobre-se sempre mais rica de seiva e boas iniciativas, mesmo não escondendo várias problemáticas existentes; crises das vocações, envelhecimento, interprovincilidade, pastoral em geral.

A Assembleia avaliou, através dos relatórios de alguns responsáveis, vários aspectos para um novo Projeto trienal. A pergunta, que se colocou como tema fundamental, foi como é e como deve ser nosso estilo de vida de Frades menores na Itália.

Durante os trabalhos, foi eleito o novo Presidente: Fr. Francesco Patton, Ministro provincial de Tento; o Vice-Presidente: Fr. Sabino Iannuzzi (Benevento); os Conselheiros: Fr. Paolo Fantaccini (Toscana) e Fr. Mario Vaccari (Ligúria). Fr. Donato Sardella (Púglia-Molise) foi nomeado Secretário da Conferência.




  • S. Francisco de Assis e o caminho da beleza de 800 anos: Exposição por ocasião do VIII centenário da fundação da forma de vida franciscana, na sala de artes da Universidade do Sagrado Coração, de 4 de outubro a 4 de dezembro de 2009, organizada pela Custódia Franciscana do Caribe Santa Maria da Esperança.

Dessa forma, os Franciscanos do Caribe quiseram unir-se às celebrações de caráter mundial, lançando uma ponte de comunhão entre o passado e o que poderemos ser nós, se deixarmo-nos contagiar mutuamente pela busca do sentido na exaltação da beleza. Fiéis à visão integral das origens, essa explosão de criatividade partilhada será acompanhada pelo esforço de acolher, de modo solidário, o apelo dos mais pobres da sociedade caribenha. A magia da arte desemboca em formas inimagináveis de dedicação. A venda de algumas obras dessa exposição servirá para criar o primeiro Fundo Social da Custódia Franciscana do Caribe, com o objetivo de suster os projetos sociais que os Frades já iniciaram em diferentes zonas pobres do Caribe.

  • Um percurso na Roma cristã de 1500 e 1700: Pela primeira vez, as Casas dos Sete Santos (Santo Antônio M. Zacarias; S. Camilo de Lelis; S. Carlos de Sezze; S. João Leonardi; S. José Calasanzio; S. Inácio de Loyola; S. Leonardo de Porto Maurício), protagonistas das vicissitudes culturais e espirituais de Roma, entre 1500 e 1700, abriram contemporaneamente suas portas. No dia 5 de novembro, o evento iniciou com o congresso “Santos e Ordens Religiosas em Roma, na Idade Moderna. Lugares e Imagens”, na Sala Baldini, praça Campitelli. Durante dois dias (sexta-feira, 6, e sábado, 7 de novembro de 2009), o público teve oportunidade de conhecer, através de visitas guiadas gratuitas, alguns lugares altamente simbólicos para a Cidade Eterna.

O acesso às Casas em que moravam os Santos, englobadas em obras de arquitetura eclesiástica, permite que se siga um percurso artístico, histórico e espiritual que, partindo das experiências de cada santo, chega até nossos dias. O evento foi enriquecido por dois serões musicais (sexta-feira 6 e sábado 7), com ingresso gratuito, organizados pelo Centro Cultural Aracoeli dos Frades menores da Província Romana, sobre o texto do Cântico das criaturas di S. Francisco de Assis e música de Marco Ferretti.

  • Franciscan Order Street” (Rua Ordem Franciscana), em Ramleh-Israel: Por ocasião do VIII centenário da fundação da Ordem Franciscana, a Custódia da Terra Santa e o Município de Ramleh intitularam uma rua “Franciscan Order Street”. A cerimônia aconteceu no dia 10.11.2009, e começou com uma parada, desde a praça do Câmara dos Vereadores até Franciscan Order Street. Encerrou-se com a cerimônia oficial no jardim da Escola da Terra Santa.

  • A Conferência do Leste Asiático, em Hongkong: A Conferência do Leste Asiático, convocada pelo Presidente Baltazar A. Obico, reuniu-se, de 13 a 15 de outubro de 2009, em Hongkong. Participaram vinte e seis Frades, que exercem os ofícios de Ministros, Custódios, Secretários para a Formação e Estudos, Secretários para a Evangelização e Coordenação da JuFra das Filipinas, Coréia, Vietnam, Japão, Taiwan e seus novos membros, a Custódia de Santo Antônio de Pádua di Padova nas Filipinas e a Custódia de S. Francisco na China continental. O Presidente da Fundação em Mianmar não pôde participar por problemas com o visto. O encontro foi abençoado pela presença do Definidor geral para a Ásia, eleito recentemente, Fr. Paskalis Bruno Syukur, que também presidiu a missa de abertura, na manhã do dia 13 de outubro; de Fr. Reu Jose Galoy, que foi moderador, e de Fr. Joseph Há, Delegado geral para o Projeto China, que ofereceu a hospitalidade. O encontro alcançou com sucesso os objetivos, os de formular a Visão, a Missão, e os objetivos da Conferência para o sexênio 2009-2015 e a finalidade do Centro da Missão na Ásia e muitos outros planos concretos, a fim de auxiliar o projeto da evangelização na Ásia.

  • 100 anos da Faculdade de Teologia franciscana em Sarajevo (Bósnia – Herzegovina): De 6 a 8 de novembro de 2009, os Frades celebraram esse tão importante acontecimento da herança intelectual franciscana na Bósnia – Herzegovina. Apesar das duas guerras mundiais, a Faculdade de Teologia não perdeu nenhum semestre ao longo dos cem anos de sua fundação. Essa Faculdade é ainda hoje o centro da formação dos Frades e o da Cultura da cidade de Sarajevo e di Bósnia – Herzegovina.

  • Reunião, em Roma, dos Visitadores gerais: De 16 a 19 de novembro de 2009, realizou-se na Cúria geral o encontro anual do Ministro e Definitório geral com os Visitadores gerais da Ordem. Estavam presentes 23 Visitadores,que participaram dos quatro dias de encontro. Vedi: www.ofm.org

  • Estados Unidos – Celebração do Capítulo nacional eletivo da OFS: O Capítulo nacional eletivo da OFS dos Estados Unidos foi celebrado nos dias 20-25 de outubro de 2009, em Rio Rancho, próximo a Albuquerque (Novo México). Em nome da Presidência da CIOFS marcaram presença Doug Clorey, Vice-Ministro geral da OFS e Fr. Ivan Matić. A organização do Capítulo foi muito boa, com grande empenho da Fraternidade regional da OFS de Novo México. Foram dias de forte comunhão fraterna e de partilha recíproca das diferentes experiências de vida e da missão das várias Fraternidades regionais. Além disso, houve diversas sessões de formação permanente, preparada e dirigida pelos Assistentes nacionais e pelos responsáveis pela formação. Como Ministro nacional foi eleito Tom Bello e como Conselheiro internacional foi reeleita Anne Mulqueen.

A Fraternidade nacional dos Estados Unidos é composta por 30 Fraternidades regionais, com cerca de 15.000 membros professos e outros 1.300 candidatos à profissão. Há uma 674 Fraternidades locais, canonicamente eretas e outras 44 em via de ereção canônica. Além disso, existem também os grupos de jovens franciscanos.

Para maiores informações sobre a Fraternidade da OFS e JuFra nos USA, visite: http://www.nafra-sfo.org.


Agenda do Ministro geral
02-06 de dezembro: Visita à Custódia da Sagrada Família (Chicago) e a Waterford (USA).

09-12 de dezembro: Visita às Congregações vaticanas.

14-18 de dezembro: Tempo forte do Definitório geral (Roma).

20 de dezembro: Celebração do 50º aniversário da Pontifícia Academia Mariana Internacional (Roma).

24 de dezembro: Celebração do Natal na Cúria geral (Roma).

25 de dezembro: Celebração eucarística do Natal, em Gréccio.
Novos Ministros provinciais
Fr. Babu Jose Pamplany foi eleito Ministro provincial da Província S. Tomé, na Índia.

Fr. Fidêncio Vanboemmel foi eleito Ministro provincial da Província da Imaculada, no Brasil.
Portadores do dom do Evangelho
Desde os primeiros dias, a Fraternidade descobre-se chamada a anunciar aquilo que vive. Tomás de Celano narra que logo, nas origens, quando os irmãos eram apenas oito, aconteceu o primeiro envio pelo mundo. Francisco e seus tornam-se, assim, anunciadores e evangelizadores.

A esse traço característico da vida franciscana as duas Regras dedicam explicita atenção. É a itinerância, é a simpatia pelo mundo, do qual não se quer fugir, mas no qual se reconhece o próprio claustro, é partilhar a vida dos pobres e dos que se acham ao longo da estrada. Esse andar pelo mundo é uma restituição do dom do Evangelho recebido (n. 7).


FRATERNITAS - OFM – Roma

Redator: Robert Bahčič – Tradutor: Fr. Plácido Robaert, OFM

Internet: http://www.ofm.org/fraternitas. Email: rbahcic@ofm.org

­­­­­­­­­___________________________________________________________________________________________________

Regula et vita Minorum Fratrum haec est, scilicet Domini nostri Jesu Christi sanctum Evangelium observare (RB I,1)





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal