Fraternitas port. Vol. XLIII. N



Baixar 36.29 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho36.29 Kb.
FRATERNITAS

Port. Vol. XLIII. Nr. 171 - OFM Roma - Email: fraternitas@ofm.org - 01. 12. 2010



Et verbum caro factum est
Caros irmãos e irmãs, convido-vos a sair ao encontro de Deus que vem, do Deus que faz história conosco. Vamos sair de nós mesmos para acolher a graça da santidade que vem do Menino de Belém. Fr. José Rodríguez Carballo, Ministro general
Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio: considerações dos Frades Menores
Doze são as tribos de Israel. Doze são os Apóstolos de Jesus; doze são os conselhos que os Frades Menores, há oitocentos anos presentes no Oriente, dão aos cristãos do Oriente (Leggi tutto il testo)
Espanha - Visita do Papa Bento XVI a Santiago e a Barcelona
Pela terceira vez, em poucos anos, o Sucessor de Pedro visita Santiago de Compostela. João Paulo II foi duas vezes em peregrinação e, agora, também Bento XVI esteve ali. Durante a celebração eucarística, sábado 06 de novembro, conclamou toda a Europa: “Sem medo, abri-vos a Deus!”.

Por convite pessoal do Bispo de Santiago de Compostela, nosso Ministro geral, em companhia de seu Secretário pessoal, participou desse encontro com o Papa. Em preparação à visita do Papa, na noite anterior de sua vinda, celebrou-se uma vigília de orações em nossa igreja de S. Francisco, lotada por muitos jovens, acompanhados por noventa Bispos. Horas antes da chegada do Papa, o Ministro geral deu catequese aos jovens, no Mosteiro de Santa Clara, sobre o tema como seguir Cristo. Deve ser recordado também que S. Francisco chegou a Santiago, ao túmulo do Apóstolo, em 1214, e, desde então, os Frades Menores estão presentes em Santiago.



Domingo, 07 de novembro de 2010, o Santo Padre Bento XVI, visitou a cidade e a Arquidiocese de Barcelona para dedicar a igreja “Sagrada Família” e declará-la Basílica Menor, obra do genial artista e terceiro franciscano Antoni Gaudí.

Antoni Gaudí foi um contemplativo da realidade. Dizia que aprendia da natureza como de um livro aberto. Tal contemplação levou-o a interessar-se na figura de São Francisco de Assis. Para os filósofos, a natureza era apenas aparência. O Poverello tratou-a como realidade fraterna. Por isso dizia: “Irmão sol e irmã lua”. E louvava os quatro elementos, considerados básicos na antiguidade: ar, água, fogo e terra. Tudo isso aparece na Arquitetura de Antoni Gaudí na Basílica della “Sagrada Família”, que o Papa dedicou.

Assistiram ao evento vinte cardeais, entre esses, Sua Eminência Fr. Carlos Amigo; trinta Arcebispos, entre os quais o franciscano Fr. Jesus Sanz Montes, Arcebispo de Oviedo; Abades e Provinciais, como o Ministro Provincial da Província Franciscana de Catalunha, São Salvador da Horta, Fr. Josep Gendrau Valls. Vários membros de toda a Família franciscana, masculina e feminina, e da OFS.

As hóstias para a Eucaristia e comunhão foram preparadas pelas Irmãs Clarissas de Barcelona, no Mosteiro da Divina Providência. Os grãos de incenso, ao todo 1 kg, foram ofertados pelo Comissariado da Terra Santa dos franciscanos de Barcelona. À tarde, o Papa visitou e benzeu a primeira pedra do novo hospital, que terá o nome de Bento XVI e é dirigido pelas Irmãs Franciscanas dos Sagrados Corações.


Ucrânia - Capítulo da Esteiras da Ordem dos Frades Menores de Rito bizantino
A Fundação “Todos os Santos da Ordem Seráfica” (rito grego - bizantino) e a Fundação “Estigmas de São Francisco” (rito romano na Bielorússia) celebraram o Capítulo das Esteiras, na Ucrânia, nos dias 15-17 de outubro de 2010, o quinto para a Fundação bizantina e o primeiro por parte dos Frades de Bielorússia. Participaram uns vinte professos solenes e esteve presente Fr. Ezdrasz K. Biesok, Ministro provincial da Província Assunção – Polônia, da qual dependem as duas fundações. O tema do Capítulo foi o voto de obediência, à luz dos Escritos de S. Francisco, das Constituições gerais da Ordem e dos cânones do Código de Direito Canônico para as Igrejas orientais. Os Frades apreciaram muito esse tipo de encontro, porque foi enriquecedor e ofereceu a possibilidade de consolidar laços de fraternidade. Foi manifestado o desejo de que a participação dos Frades da Fundação de Bielorússia ao Capítulo das Esteiras se torne fato normal.
Novos Bispos franciscanos
Cidade do Vaticano, 06 de novembro de 2010 – Bento XVI nomeou Fr. Roberto Bordi Catinari, da Província Missionária de Santo Antônio - Bolívia, Bispo auxiliar no Vicariato Apostólico El Beni (superfície: 150.686; população: 201.695; católicos: 161.321; sacerdotes: 19; religiosos: 70; diáconos permanentes: 02), na Bolívia. O Bispo eleito nasceu em Roma-Itália em 1946; emitiu os votos solenes na Ordem dos Frades Menores em 1969, e foi ordenado sacerdote em 1971. Era Pároco em Madalena, no Vicariato Apostólico de El Beni (Bolívia).
Cidade do Vaticano, 10 de novembro de 2010 – Bento XVI nomeou Fr. Jaime Spengler, da Província da Imaculada Conceição - Brasil, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (superfície: 13.753; população: 3.227.700; católicos: 2.401.782; sacerdotes: 353; religiosos: 1.750; diáconos permanentes: 46), no Brasil. O Bispo eleito nasceu em 1960, em Blumenau (Brasil), emitiu os votos solenes na Ordem dos Frades Menores em 1985 e foi ordenado sacerdote em 1990. Era o Vice-Presidente da Associação Franciscana de "Ensino Senhor Bom Jesus" e Guardião da Fraternidade "Bom Jesus da Aldeia", em Campo Largo (Brasil).
Bélgica – CAIBS completa 35 anos
Um grupo de jovens, estimulados e guiados por Fr. Nicola Iachini, da Província de São Tiago das Marcas, Itália, em 1975 fundou o “Centro de Animação Italiano de “Basse-Sambre” (CAIBS), com o objetivo de facilitar a acolhida dos imigrantes italianos pelos habitantes da Região. O Centro, localizado na “Rue des Glaces, 145” em Auvelais, promoveu encontros entre as várias associações de “Basse-Sambre”, dedicou-se à formação intelectual e profissional, tomou iniciativas recreativas e encaminhou várias práticas administrativas. Com o passar do tempo, mudaram-se as situações, os problemas e os desafios. Assim, em 1986, o CAIBS tornou-se “Movimento Local de Educação Permanente” e, depois, “Centro Intercultural e Multicultural de Basse-Sambre”. O Centro, na verdade, dedicou-se à acolhida de imigrantes de diferentes nacionalidades, em suas salas realizou cursos de formação sócio-jurídicos e recuperação para crianças em dificuldades escolares, colocou rica biblioteca à disposição do grande público, promoveu jornadas multiculturais para dar possibilidade a várias comunidades humanas de se fazer conhecidas.
Comemoração do V Centenário das Constituições “Cisnerianas” de Alcalà
Ao longo deste ano, celebrou-se na cidade de Alcalà de Henares (a 43 km de Madri) o V Centenário da promulgação, pelo Cardeal Fr. Francisco Ximenez de Cisneros, das Constituições do Colégio Maior de Santo Ildefonso e da Universidade de Alcalà. Essas Constituições serviram de moldura normativa e reguladora, na qual se desenvolveu a vida acadêmica de gerações de estudantes, que no “século de ouro” se graduaram nas salas de aula dessa ilustre Universidade Complutense, cuja pedra fundamental foi colocada e abençoada pelo seu promotor, nosso Cardeal franciscano e Arcebispo de Toledo, no dia 14 de março de 1500. A inauguração do evento realizou-se na sexta-feira, dia 14 de março de 2010, na esplêndida Catedral, com solene celebração presidida pelo Mons. José Reig Plà, Bispo da Diocese, seguindo-se a “laudatio comemorativa”, junto ao túmulo do glorioso cardeal.

O grande especialista no estudo da vida e obra do cardeal franciscano Cisneros é Fr. José García Oro, (Diretor da revista “Arquivo Íbero Americano”), o qual publicou diversos volumes e abundantes trabalhos sobre o ilustre e fecundo personagem.


Turquia – Formação ao Diálogo ecumênico e interreligioso
Os participantes do VI Curso de Formação permanente ao Diálogo ecumênico e interreligioso, em Istambul, do dia 16 a dia 29 de outubro de 2010, provenientes da R. D. do Congo, Líbia, Kênia, Sudão, Índia, USA, França, Inglaterra e Itália. Os participantes do curso aproximaram-se da Igreja grega ortodoxa do Arquimandrita Bessarione, seguindo-se a audiência com o Patriarca Bartolomeu I.

A parte que se referia ao diálogo interreligioso foi dirigida por Fr. Gwenolé Jeusset, Ir. Alberto Ambrosio, OP e Cenap Mustafa Aydın, pesquisador muçulmano. Participaram, também, na oração muçulmana de sexta-feira, na mesquita de Şişli e, como em cada ano, o curso concluiu-se com a oração interreligiosa, no espírito de Assis, que há cinco anos é organziada em conjunto com os Sufi Derviches, místicos muçulmanos que oram por meio de música, canto e dança. Os participantes, além disso, encontraram-se com o secretário do Grande Rabinado de Istambul, Sr. Yusuf Altintaş, que apresentou a vida da comunidade judaica num país muçulmano e a relação com os cristãos.


Peru - Assembleia dos Animadores da Pastoral Educativa da Conferência Bolivariana
De 28 a 30 de outubro, no convento S. Francisco de Lima (Peru), realizou-se a II Assembleia dos Animadores da Pastoral Educativa da Conferência Bolivariana. O primeiro objetivo era o de comemorar os dez anos do primeiro encontro educativo da Conferência, realizado em Salcedo-Ecuador, onde, pela primeira vez, se pensou na possibilidade de realizar congressos franciscanos de formação, com o objetivo de caminhar em conjunto, rumo a um “projeto comum”. Durante os dias de Congresso, a Assembleia avaliou o caminho percorrido até hoje e os esforços que foram feitos para sensibilizar os irmãos no trabalho educativo.

Para o próximo ano, programou-se uma assembleia Geral de Diretores da Conferência e a criação de uma página web de todos os Centros educativos da Conferência Bolivariana. A Assembleia foi convocada por Fr. Emilio Carpio, Ministro Provincial da Província Doze Apóstolos (Peru), animador da pastoral educativa da Conferência. Participaram do encontro irmãos de Venezuela, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia e, como convidado especial, Fr. Joaquim A. Echeverry, que aprofundou o aspecto antropológico do documento do Secretariado para a Evangelização OFM: “Ide e ensinai. Diretrizes para a Educação Franciscana”.


Indonésia - Centro: “O Sol da Caridade” Pápua Ocidental – Jayapura

No dia 19 de agosto de 2010, o Custódio da Custódia “Francisco, Arauto da Paz”, em Pápua Ocidental - Jayapura, Indonésia, Fr. Gabriel Ngga, OFM, celebrou o aniversário do novo Centro para pacientes acometidos pelo vírus HIV. Os representantes da Igreja protestante, Hindu, Budista, o líder da comunidade islâmica de Jayapura e o governo local estiveram presentes na celebração e, juntos, sustentam essa atividade pastoral dos frades. Através desse Centro, os Frades menores da Custódia oferecem cuidados solidários aos pacientes acometidos pelo vírus HIV, na região. De fato, esse zelo pastoral para com os aidéticos nasceu em 2004, quando Fr. Agus Adil encontrou uma senhora acometida pelo vírus HIV, a qual ninguém queria acolher para tratamento, nem mesmo a família. A paciente havia sido expulsa de sua família e não tinha lugar onde permanecer. A partir dessa experiência, a Custódia, em 2007, construiu uma pequena casa de recuperação para tais doentes e, em 2009, ampliou a construção.

Essa atividade é realmente uma estrada para cultivar o diálogo com pessoas de outras religiões. É também uma forma e um lugar em que jovens frades fazem a experiência de cuidar dos sem-teto e das pessoas excluídas da sociedade. Todas as atividades desse Centro são dirigidas pelo Fr. Agus Adil e seu pessoal qualificado.
Irmã morte
Fr. Cesare Cenci, da Província Vêneta de Santo Antônio de Pádua, faleceu no dia dois de novembro, na clínica “Villa Luisa”, Roma. Fr. Cesare nasceu em “Costalunga di Monteforte d’Alpone (Verona)”, no dia 05 de janeiro de 1925. Em 1936 entrou na Ordem franciscana, no “Collegio Serafico di Chiampo (Vicenza)”. Fez a profissão solene no dia 25 de março de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 26 de junho de 1949. Pediu para ser missionário na América central (Guatemala e San Salvador), mas seus superiores o enviaram a Roma para estudar Teologia moral no Pontifício Ateneu “Antonianum” (1950-1954). Em 1959, foi agregado aos Padres Editores do “Collegio San Bonaventura” de Quaracchi (Florença), que, naquele tempo, se ocupavam na edição crítica das obras completas de S. Bernardino de Siena.

Depois da transferência dos Padres Editores franciscanos para Grottaferrata (1971), a atividade de Fr. Cesare desenvolveu-se em dois endereços paralelos: o estudo dos Registros pontifícios e, desde 1989, o ensino da Codicologia no Pontifício Ateneu “Antonianum” (desde 2005, Universidade).



Fr. Cesare conseguiu notável apreço no mundo científico internacional pela qualidade das contribuições. Em 2007 foi-lhe conferida a láurea honoris causa por sua excepcional importância acadêmica e por seu incansável trabalho, que lançou nova luz sobre a história dos Frades Menores e do movimento franciscano.
Marcalivro franciscano


  • Mistici Francescani IV. Mistici francescani spagnoli secolo XVI, (Místicos Franciscanos IV. Místicos Franciscanos Espanhois do século XVI), organizado por Gianluigi Pasquale, Ed. Franciscanas, Padova 2010, 2431 p. Esse ponderoso e densamente articulado volume apresenta amplo número de testemunhos histórico-críticos, com rica antologia de documentos textuais, que sintetiza obras e figuras de vários autores apresentados, quase trinta. Todos esses ocupam, com grande fecundidade, o espaço religioso – cultural da espiritualidade franciscana espanhola do século XVI até o primeiro decênio do século XVII.

  • Un desiderio senza misura - Santa Battista Varano e i suoi scritti (Um desejo sem medida – Santa Batista Varano e seus escritos), Assisi 2010, 400 p.




As diversas intervenções, recolhidas nesse volume, parecem trazer em si, em filigrana, as características típicas de Camilla Battista: culta escritora e mulher contemplativa, capaz de tornar incisiva a experiência cristã em seu tempo, mas com mensagem e magistério válidos também hoje. A leitura dessas páginas dá-nos experiência, e os escritos da Santa jogam uma luz que ilumina consciências e aquece corações, que envolvem e convidam à existência cristã que sabe ser, como sua, densa de significado e de fascínio.
Grandes/pequenas notícias


  • Dois centenários (V): um de abertura e outro de encerramento. Início do V centenário da Regra e Forma de Vida da Ordem da Imaculada Conceição de Santa Beatriz da Silva, (O. I. C.): 1511-2011: A celebração dessa data é ocasião para agradecer, com alegria, ao Senhor pelas Irmãs que, de geração em geração, professaram, fiel e generosamente, a Regra da O.I.C., aprovada com a bula “Ad Statum Prosperum” de Júlio II (17.9.1511); a qual trouxe o frescor da originalidade e o tesouro de uma experiência carismática, que dinamizou evangelicamente a fecundidade da Igreja. Realmente foi e é um dom do Espírito divino para edificar, através da doação e da oferta para o Reino de Deus, uma humanidade nova para a glória e o seguimento de Jesus Cristo e de Sua Imaculada Mãe, a Virgem Maria, assim como fez, feliz por suas filha, a Madres Santa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem, aprovada em 1489, graças à Bula de Inocêncio VIII, “Inter Universa”.

Em Madri, a abertura solene da celebração do centenário teve a moldura de festa com a celebração da Santa Missa, domingo, dia 03 de outubro, presidida pelo Ministro Provincial de Castiglia, Fr. José M. Sainz, no convento franciscano da Imaculada Conceição de “La Latina” (Madri), na qual participaram representantes das Fraternidades franciscanas da capital.

Além disso, foi publicado, há pouco, um volume que recolhe uma série de trabalhos de estudos e comentários da atualidade, preparados por especialistas da Regra e Forma de vida das Irmãs da O.I.C.



  • Exposição: Com Francisco contemplamos o Mistério: Com Francisco contemplamos o Mistério é o título de uma exposição dedicada à representação da Natividade, como tem sido reelaborada por várias culturas do mundo: do Japão ao Kênia, do Vietnam a França, da Terra Santa à América Latina. O fio condutor da exposição, que se articula em sete painéis, é a espiritualidade franciscana do Natal e a contemplação do evento da Salvação através do Evangelho. Na exposição é oferecido o livro de Fr. Cesare Vaiani (Natal com S. Francisco de Assis), que nos ajuda a ler a origem e a espiritualidade franciscana do Natal. A amostra fotográfica reproduz peças de uma coleção particular de presépios, vindos dos quatro cantos da terra.

Para ulteriores informações e reservas: eventi@edizioniterrasanta.it

  • Reunião em Roma dos Visitadores gerais: De 15 a 19 de novembro de 2010, na Cúria geral, realizou-se o encontro anual entre o Ministro e seu Definitório geral com os Visitadores gerais da Ordem. Nesses cinco dias de encontro 22 Visitadores participaram.

  • 25° Aniversário da Custódia autônoma de S. Francisco - Pápua Nova Guiné: Fr. John Vaughn, eleito Ministro geral, em 1979, se propôs, entre outras iniciativas, encorajar as pequenas Custódias dependentes a se tornar Vicariatos independentes ou Províncias. Depois de ampla discussão, em 1983, os frades da Custódia de Pápua Nova Guiné-Salomão decidiram acolher a exortação do Ministro geral, em acordo com a Província Australiana. O novo Vicariato foi ereto no dia 5 de março de 1985. O novo governo era composto por: Fr. Terence O’Neill, Vigário; Austen Crapp, Vice-Vigário; Stephen Marshall, Matthias Conway, Gregory Bourke: Conselheiros. Os Frades da Custódia continuam em seu trabalho, segundo as indicações contidas no Decreto da ereção, a saber, favorecer a unidade e a fraternidade entre os frades, e entre esses e as Clarissas da Região, implantar a Ordem dos Frades Menores e oferecer o carisma franciscano para o bem daquela Igreja e daquela sociedade.

  • Capítulo das Esteiras das Casas dependentes do Ministro geral, que aconteceu de 26 a 28 de novembro de 2010, será assunto no próximo número de Fraternitas.

  • 25 anos de presença franciscana na Tailândia: No dia 02 de outubro, os franciscanos de Tailândia celebraram a festa de S. Francisco e os 25 anos de sua presença na Tailândia. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Bangkok, Mons. Francis Xavier Kiengsak, concelebrada pelo Delegado Geral para a Fundação em Tailândia e o Definidor geral para a Ásia–Oceania, Fr. Paskalis Bruno Syukur, por alguns sacerdotes, com presença de congregações religiosas e pessoas próximas aos frades e provenientes de algumas regiões da Tailândia.

  • Peru – O Colégio “San Francisco de Assis” de Huaycàn: no dia 30 de outubro, na presença de Fr. Bruno Bartolini, Ministro Provincial de Bolonha, e de Fr. Alessandro Caspoli, Diretor do Antoniano de Bolonha, no Colégio S. Francisco de Assis, em Huaycàn, da Província dos Doze Apóstolos – Peru, foi inaugurada nova escola de educação, novo refeitório e salão multiuso chamado “Antoniano”, graças ao projeto “A flor da solidariedade” do “Antoniano” de Bologna.

  • Encontro Internacional da JuFra: Por ocasião da próxima XXVI Jornada Mundial da Juventude, em Madri, como já é tradição, a Juventude franciscana terá seu encontro internacional, em Madri, no colégio Santa Rita, nos dias 12 a 15 de agosto de 2011. Cada Fraternidade nacional é convidada a marcar presença neste encontro através de seus representantes (20 para cada país) e, depois, tomar parte na JMJ, de 16 a 21 de agosto de 2011, junto a tantos outros jovens do mundo inteiro.

Todas as demais informações se podem achar na primeira carta, enviada a todas as Fraternidades nacionais, e na página web: www.ciofs.org/gifra.htm. Para qualquer informação ou pergunta, dirija-se à Comissão da JuFra, no endereço-email: youfrawyd2011@gmail.com.

Agenda do Ministro geral
De 01-07 de dezembro: Continuação da visita às Entidades do Peru.

08 de dezembro: Celebração do centenário da Fundação do Convento Jesus-Maria (Foggia – Itália).

De 09-12 de dezembro: Visita às Congregações no Vaticano.

De 13-17 de dezembro: Tempo forte do Definitório Geral (Roma).

16 de dezembro: Audiência privada com o Santo Padre (Vaticano).

24 de dezembro: Celebração do Natal na Cúria geral (Roma).

25 de dezembro: Celebração eucarística do Natal em Greccio.
FRATERNITAS - OFM – Roma

Redator: Robert Bahčič ; Tradutor: Fr. Plácido Robaert, OFM

Internet: http://www.ofm.org/fraternitas Email: rbahcic@ofm.org

­­­­­­­­­___________________________________________________________________________________________________

Regula et vita Minorum Fratrum haec est, scilicet Domini nostri Jesu Christi sanctum Evangelium observare (RB I,1)




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal