FÓrum produtech 2010 breve enquadramento



Baixar 12.22 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho12.22 Kb.





FÓRUM PRODUTECH 2010

1. BREVE ENQUADRAMENTO

Criado no âmbito do Programa de Estratégias de Eficiência Colectiva do Ministério da Economia e Inovação, o PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção (www.produtech.org) - é uma iniciativa que visa promover a fileira das tecnologias de produção portuguesa, através do desenvolvimento de novos produtos, sistemas e serviços inovadores, em áreas e nichos onde Portugal possa construir vantagens competitivas sólidas.

Mobiliza, actualmente, a participação de mais de 70 associados, entre empresas produtoras e utilizadoras de tecnologias de produção, associações empresariais, centros tecnológicos e outras entidades do SCTN, representando a fileira das tecnologias de produção e os principais sectores da indústria transformadora nacional. O Pólo beneficia ainda de parcerias internacionais já firmadas, com empresas e instituições relevantes da Alemanha, Itália e Espanha.

Para atingir os seus objectivos, o Pólo desenvolveu e está a implementar um Programa de Acção integrado e multidisciplinar, que cobre todo o ciclo de inovação, englobando actividades de investigação, de desenvolvimento, adaptação e transferência de tecnologia, de disseminação e demonstração, de formação, de promoção externa, etc.

O desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias para a indústria transformadora terá um duplo efeito na competitividade da economia nacional: por um lado, permitirá à indústria transformadora dispor de tecnologias que possibilitam a criação de vantagens competitivas sustentáveis; por outro, possibilitará o desenvolvimento da fileira nacional das tecnologias de produção, tornando mais competitivas as empresas existentes e proporcionando o aparecimento de novas empresas de base tecnológica.

2. O EVENTO

Conforme previsto no seu Programa de Acção, o PRODUTECH irá organizar um evento anual, com o objectivo de debater alguns dos principais desafios que se colocam à indústria transformadora nacional e internacional e o papel da fileira das tecnologias de produção, e ainda apresentar as acções e projectos dinamizados pelo Pólo, assim como os respectivos resultados e impacto.

Tendo como tema “As Tecnologias de Produção como Pilar da Competitividade e do Desenvolvimento Sustentável”, o evento deste ano realizar-se-á no âmbito da EMAF 2010 e terá a duração de um dia. Nele serão abordados temas relevantes e com impacto trans-sectorial, como a eficiência energética ou ambiental dos sistemas produtivos, a customização de produtos e a flexibilização dos processos produtivos, novas ferramentas de engenharia e gestão de processos produtivos, as redes colaborativas e as cadeias de fornecimento, etc., contando para isso com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Será dada ainda especial atenção à contribuição que a fileira nacional das tecnologias de produção pode e deve dar para o desenvolvimento de alguns sectores estratégicos onde Portugal tem vindo a investir significativamente, nomeadamente nas áreas das energias renováveis e do agro-alimentar.
FÓRUM PRODUTECH 2010

“As tecnologias de produção como pilar da competitividade e do desenvolvimento sustentável”

10 de Novembro de 2010 / EXPONOR

PROGRAMA (provisório)

9h30: Registo

10h00: Boas vindas

José Manuel Fernandes - Presidente do CA do PRODUTECH

José António Barros – Presidente da AEP (a confirmar)

10h15: Os novos e os velhos desafios da indústria transformadora

António Saraiva – Presidente da CIP

Leonor Sopas – Universidade Católica Portuguesa

11h00: Coffee Break

11h30: Tendências e evoluções tecnológicas na indústria transformadora (parte I)

1.Eficiência energética dos sistemas de produção

(Convidado a anunciar)

2. Novas ferramentas para engenharia de processos produtivos

(Luis Usatorre – FATRONIK - Espanha)

12h30 Pausa para almoço

14h00: Tendências e evoluções tecnológicas na fileira das tecnologias de produção (parte II)

3. Digital Manufacturing: o papel das TIC’s na inovação dos processos produtivos

Américo Azevedo – FEUP / INESC Porto

4. Gestão de cadeias de fornecimento e redes colaborativas

Alcibíades Guedes – FEUP / INEGI

15h00: Desafios e necessidades de sectores utilizadores

1. Agro-industrial

Tim Hogg – Portugal Foods (Pólo Agro-industrial) / UCP

2. Energia

Tiago Seabra - EFACEC Energia

16h00: O Pólo PRODUTECH: Programa de Acção e resultados já alcançados

José Carlos Caldeira - PRODUTECH

16h30: Conclusões

José Manuel Fernandes - Presidente do CA do PRODUTECH

(Convidado a anunciar)



17h00: Encerramento

PARTICIPAÇÃO GRATUÍTA, MAS SUJEITA A INSCRIÇÃO, ATÉ AO DIA 8 DE NOVEMBRO, ATRAVÉS DO ENVIO DE UM EMAIL PARA O ENDEREÇO geral@produtech.org, CONTENDO A SEGUINTE INFORMAÇÃO PARA CADA PARTICIPANTE: ENTIDADE, NOME, GARGO, ENDEREÇO DE EMAIL.

O PROGRAMA APRESENTADO ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES, QUE SERÃO COMUNICADAS POR EMAIL AOS PARTICIPANTES INSCRITOS E ACTUALIZADAS EM www.produtech.org.







Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal