Física Geral II do Curso de Engenharia do Ambiente Física II do Curso de Oceanografia



Baixar 14.68 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho14.68 Kb.
Universidade do Algarve

FCT - Departamento de Física

2º Semestre do Ano Lectivo 2004/2005
Física Geral II do Curso de Engenharia do Ambiente
Física II do Curso de Oceanografia


Programa da Disciplina


TERMODINÂMICA


1.Temperatura. Temperatura e a Lei Zero da Termodinâmica, Termómetros e Escalas de Temperatura, Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos, Descrição Macroscópica de um Gás Ideal.
2.Energia em Processos Térmicos: o Primeiro Princípio Da Termodinâmica. Calor e Energia Interna, Calor Específico e Calorimetria, Calor Latente, Trabalho e Calor no Processo Termodinâmico, Primeiro Princípio da Termodinâmica, Algumas Aplicações do Primeiro Princípio da Termodinâmica, Mecanismos de Transferência de Energia em Processos Térmicos.
3.Teoria Cinética dos Gases. Modelo Molecular de um Gás Ideal, Calor Específico Molar de um Gás Ideal, Processos Adiabáticos para um Gás Ideal, Distribuição da Energia, Lei de Distribuição de Boltzmann, Distribuição das Velocidades Moleculares, Livre Percurso Médio.
4.Máquinas Térmicas, Entropia e o Segundo Princípio da Termodinâmica. Máquinas Térmicas e o Segundo Princípio da Termodinâmica, Processos Reversíveis e Irreversíveis, Máquina de Carnot, Bombas de Calor e Refrigeradores, Entropia, Variações de Entropia em Processos Irreversíveis, Entropia numa Escala Microscópica.
ELECTROMAGNETISMO
5.Força Eléctrica e Campo Eléctrico. Propriedades das Cargas Eléctricas, Isolantes e Condutores, Lei de Coulomb, Campo Eléctrico, Linhas do Campo Eléctrico, Movimento de Partículas Carregadas num Campo Eléctrico Uniforme.
6.Lei de Gauss. Fluxo Eléctrico, Lei de Gauss, Aplicações da Lei de Gauss, Condutores em Equilíbrio Electrostático.
7.Potencial Eléctrico. Diferença de Potencial e Potencial Eléctrico, Diferenças de Potencial num Campo Eléctrico Uniforme, Potencial Eléctrico e Energia Potencial Eléctrica de Cargas Pontuais, Obtenção do Campo Eléctrico pelo Potencial Eléctrico, Potencial Eléctrico devido a Distribuições Contínuas de Carga, Potencial Eléctrico dum Condutor Carregado.
8.Capacidade e Dieléctricos. Capacidade, Combinações de Condensadores, Energia Acumulada num Condensador Carregado, Condensadores e Dieléctricos.
9.Corrente Eléctrica e Resistência. Corrente Eléctrica, Resistência e Lei de Ohm, Supercondutores, Um Modelo Estrutural para a Condução Eléctrica, Energia Eléctrica e Potência.
10.Circuitos de Corrente Contínua. Fontes de Força Electromotriz, Resistores em Série e em Paralelo, Regras de Kirchhoff e Circuitos Simples de Corrente Contínua, Circuito RC.
11.Força Magnética e Campo Magnético. Campo Magnético, Movimento de uma Partícula Carregada num Campo Magnético, Aplicações do Movimento de Partículas Carregadas num Campo Magnético, Força Magnética sobre um Condutor de Corrente, Torque sobre uma Espira de Corrente num Campo Magnético Uniforme.
12.Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart, Força Magnética entre dois Condutores Paralelos, Lei de Ampère, Campo Magnético dum Solenóide, Magnetismo na Matéria.
13.Lei de Faraday e Indutância. Lei de Faraday da Indução, A Força Electromotriz de Movimento, Lei de Lenz, Forças Electromotrizes Induzidas e Campos Eléctricos, Auto-Indutância.
14.Circuitos de Corrente Alternada. Circuitos RL, Energia Armazenada num Campo Magnético.
15.Ondas Electromagnéticas. Corrente de Deslocamento e a Lei de Ampère Generalizada, Equações de Maxwell, Ondas Electromagnéticas, Descobertas de Hertz, Energia Transportada pelas Ondas Electromagnéticas, Momento e Pressão da Radiação, Espectro das Ondas Electromagnéticas.

Bibliografia

Physics for Scientists and Engineers, Raymond A. Serway, John W. Jewet, Thomson , 6ª edição, 2004.

Principles of Physics, a Calculus-Based Text, Raymond A. Serway, John W. Jewet, Thomson, 3ª edição, 2002.

Física, Marcelo Alonso, Edward Finn, Addison-Wesley, 1ª edição,1999.

Física 2 e Física 3, David Halliday, Robert Resnick, Kenneth S. Krane, John Wiley & Sons, 4ª edição, 1996.

Introdução à Física, Jorge Dias et al, Mc Graw-Hill, 1992.

General Physics with Bioscience Essays, Jerry B. Marion e William F. Hornyak, 2ª edição, John Wiley & Sons, 1985.
Apontamentos de aula, Ana Maria Rodrigues, 2004. w3.ualg.pt/~arodrig/

Ficha de problemas, http://www.ualg.pt/fct/fisica, link:Actividade Docente


Objectivos Pedagógicos

Introdução aos conceitos e princípios básicos da Termodinâmica e do Electromagnetismo.



Procedimento de Avaliação

- A avaliação será contínua e consistirá de: 8 trabalhos práticos, (sete folhas de resultados e um relatório) indispensáveis para obter aprovação na disciplina, duas frequências e um exame.

- Cada frequência e exame (normal, melhoria de nota, recurso, época especial) consistirá de uma prova escrita e sem consulta. Nota mínima de 6 valores em cada frequência e exame.

- As duas frequências têm um peso total de 70% e o peso da nota do laboratório é de 30%. Aos alunos que tiverem média final igual ou superior a 10 valores, será dada a dispensa do exame. Os arredondamentos serão feitos somente no final.

- A nota do exame (normal, melhoria de nota, recurso, época especial) vale 70% e a nota do laboratório 30%.

Inscrição na Aula de Laboratório

A inscrição para as aulas de laboratório ser feitas no edifício 2 (do Núcleo Académico onde se encontram a D. Célia e a D. Sónia). Serão admitidos no máximo 16 alunos por turma. Os alunos excedentes serão posteriormente redistribuídos pelas turmas que estiverem incompletas ou novas. As inscrições deverão ser feitas atempadamente, para que se possam fazer os ajustes necessários antes que as aulas práticas tenham início.


A docente responsável pela disciplina

Professora Doutora Ana Rodrigues








©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal