Fundação biblioteca nacional



Baixar 6.74 Mb.
Página1/67
Encontro29.07.2016
Tamanho6.74 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   67



Livro
Cronologia Bíblica Comentada
com datas exatas
Desde a Criação do Mundo








Fundação BIBLIOTECA NACIONAL

M I N I S T É R I O D A C U L T U R A


Escritório de Direitos Autorais

Certificado de Registro ou Averbação
Nº Registro: 249.487 - Livro: 444 - Folha: 147


Cronologia Bíblica Comentada
com datas exatas
Desde a Criação do Mundo

Protocolo do Requerimento: 2002RJ_220.



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos, videográficos.


Depósito legal na Biblioteca Nacional, conforme
Decreto nº 1825 de 20 de dezembro de 1967.


Indaléssio Costa Rodrigues




Cronologia Bíblica Comentada
com datas exatas
Desde a Criação do Mundo



Trabalho de pesquisa sobre a Cronologia Sagrada, desde Adão até os dias de hoje, numa expectativa de elucidar as datas sobre o nascimento e morte dos personagens bíblicos, e a idade de seus descendentes, bem como as datas dos eventos bíblicos ocorridos como: O Dilúvio, a entrada do povo no Egito, a saída do povo do Egito, a destruição dos muros de Jericó e ano em que queimaram a cidade de Jericó e a construção do Templo feito por Salomão.


Presidente Prudente - SP

2.005




Agradecimentos


Agradeço a Deus, por ter me dado a conhecer os segredos sobre a cronologia bíblica, e me despertado a escrever este livro.

Externo os meus agradecimentos, ao meu irmão, Sidinei Costa Rodrigues, 3º Sargento PM, do Centro de Processamento de Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado em Análise de Sistemas, pela Universidade São Francisco, de São Paulo / SP.

À Maria Dalva de Farias Prado Martins, Analista de Sistemas, formada pela Faculdade de Ciência da Computação da UNOESTE de Presidente Prudente / SP, com Aperfeiçoamento em Sistemas de Informação, pela organização dos dados escritos e pesquisados ao longo do trabalho, e a diagramação do trabalho.

Cláudio José Ferreira, Cabo PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Régis César Queçada, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Vanderclei da Silva Paião, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Evandro Sanches Torquato, Sd PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo e 2º Sgt PM Manoel Silva Felix da Costa, todos do 18º BPM/I, de Presidente Prudente / SP, que auxiliaram na diagramação do trabalho.

E todos àqueles que de uma forma direta ou indiretamente colaboraram com sugestões e materiais para a realização deste trabalho.


Dedicatória

Dedico esta singela obra à minha querida família.

À Cristina Belotto Rodrigues (espôsa) e aos filhos:

Karen, Glauber e Glauco.

E a todos os integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Prefácio

Este Sistema de Cronologia da Bíblia Sagrada visa proporcionar aos estudiosos da Palavra de Deus, condições para pesquisa de datas exatas sobre os estudos históricos do Velho Testamento.

O catedrático de Língua e Filologia Portuguesa da Universidade de São Paulo, Professor Francisco da Silveira Bueno define:

- Cronologia como sendo o estudo histórico, enumeração sucessiva de fatos históricos.

- Cronológico, o que é relativo à cronologia, ordem cronológica, ordem de entrada ou de chegada de papéis documentos ou pessoas a um estabelecimento.

- Cronologista, é a pessoa versada em cronologia.

O Dicionário Brasileiro Globo, de Francisco Fernandes, Celso Pedro Luft e F. Marques Guimarães, 20ª.Ed., Editora Globo, assim define:

- Cronologia é a ciência ou tratado das divisões do tempo, tratado das datas históricas do grego Chronos + logos.

Por último o Dicionário Aurélio, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, da Academia Brasileira de Letras e de Filologia, 1ª.Ed., Editora Nova Fronteira, define:

- Cronologia é o tratado das datas históricas, ciência da utilização de regras baseadas na astronomia e em convenções próprias para estabelecer as divisões do tempo e fixação das datas.




Tudo isto disse Jesus por parábolas a multidão, e nada lhes falava sem parábolas; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.
Mateus, Cap. 13:34 - 35.

Sobre o Autor

Coube a Indaléssio Costa Rodrigues, a grandiosa tarefa de desenvolver um sistema de Cronologia de datas exatas da Bíblia Sagrada, diante de tantas outras cronologias, com datas incertas, duvidosas, inexatas e apenas aproximadas.


Nascido em 1962, na cidade de Junqueirópolis – SP.

Indaléssio Costa Rodrigues é 1º Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em 1996, converteu-se do catolicismo a fé evangélica, onde no mesmo ano começou a pregar o evangelho, e mais de 20 pessoas aceitaram a palavra de Deus, convertendo-se a fé no Senhor Jesus.




Eu e a minha casa serviremos ao Senhor - Josué Cap 24:15


Índice

1. O que existe no mercado da Cronologia Bíblica .............. 01


2. O que de mais moderno, passa a existir sobre Cronologia Bíblica...................................................................................... 09
3. A história dos hebreus pela visão de Flávio Josefo ................................................................................................. 19
4. Carbono – 14 e o Carbono – Bíblico ................................. 31
5. Esboço histórico da humanidade em ordem cronológica ................................................................................................. 39
6. Houve período intertestamentário ou interbíblico? ............ 69
7. Data do nascimento e morte de Jesus ................................. 73
8. Sem confusão: estamos no ano 2004 à contar do nascimento de Jesus ou a contar da sua morte e ressurreição? .................. 77
9. Calendário .......................................................................... 81
10. Bíblia x Ciência? ou Criação x Evolução? ...................... 83
Tabela Cronológica Indaléssio dos Personagens Bíblicos ..... 87
Tabela Cronológica Indaléssio dos Profetas ......................... 93
Cronologia exata dos Reis de Israel/ Judá / Babilônia /Pérsia 96
Sem a Bíblia não dá! ............................................................. 231
Posfácio .................................................................................232
Bibliografia ............................................................................233

Cronologia Bíblica Comentada
com datas exatas
Desde a Criação do Mundo

Este Livro traz respostas para as mais importantes perguntas sobre datas exatas dos personagens bíblicos, colocadas nos seminários e faculdades teológicas do mundo todo.

Indaléssio Costa Rodrigues, um estudioso da Bíblia Sagrada, após seis anos de um minucioso estudo, desenvolveu um Sistema Cronológico da história bíblica, depois de exaustiva leitura e pesquisa.

Esta é uma oportunidade inédita para Universitários, seminários e faculdades teológicas, para classes de escolas dominicais e para os que desejam conhecer o campo da Cronologia da história bíblica.



Indaléssio Costa Rodrigues
1

O QUE EXISTE NO MERCADO DA CRONOLOGIA BÍBLICA



No Livro de Tiago, Cap. 1:5-6-7 está escrito:

“E, se alguém de vós tens falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada’’”.

Peça, porém com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma parte para outra.

Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Inicialmente vejamos o que disse Jerry Yang, o criador do site mais visitado do mundo à Revista Veja, em 15 de março de 2000 numa entrevista:

''E amanhã pode surgir alguma coisa em que ninguém nunca pensou antes”, assim iniciaremos levantando uma hipótese, se porventura, alguém lhe proibisse de recomendar a leitura deste trabalho para um amigo, você respeitaria a vontade deste? Eu acredito que não, porque a partir deste momento proporcionaremos um caminho fantástico de que todos têm a curiosidade de entender e conhecer assuntos sobre a Criação do Mundo.

Vejamos o que está escrito em Marcos 7:36: “E ordenou-lhes Jesus que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhes proibia, tanto mais o divulgavam”.

2 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo
Faz-se necessário citar em primeiro lugar o que já existe no mercado sobre o assunto cronologia bíblica.

A Bíblia Sagrada Católica, revisada por Frei João José Pedreira de Castro, 74ª Edição, Claretiana de 1991, Editora Ave Maria Ltda, na pág. 13 – Introdução Geral sobre a História dos Hebreus, relata o seguinte:

Abraão emigrou para a Palestina na época em que reinava na Caldéia o Grande Rei Hamurabi – “Antes de Abraão é nos impossível fixar uma data para os acontecimentos mencionados nas Escrituras”.

Pelo ano 1.250 a.C., Deus suscitou-lhes um libertador, na pessoa de Moisés. Sob sua guia os hebreus passaram pelo Mar Vermelho para se dirigirem à terra de Canaã. Depois de se deterem por 40 anos no deserto, os israelitas empreenderam a conquista da Palestina pela tomada de Jericó.

Frei João, diz que pelo ano 1250 a.C., Deus suscitou-lhes um libertador na pessoa de Moisés.

Como já vimos a Bíblia Sagrada relata no Livro de Êxodo cap. 7:7, que era Moisés da idade de 80 anos e Aarão da idade de 83 anos quando falara a Faraó.

Se verificarmos o Sistema de Cronologia Bíblica, encontraremos a data da saída do Egito que é o ano 2668 desde a Criação. Agora se convertermos a data da saída do Egito o ano 2668 desde a Criação em Antes de Cristo é só subtrairmos o ano 3728 do nascimento de Jesus, menos o ano 2668 e teremos o ano 1060 a.C., portanto uma diferença de 190 anos da data mencionada pelo Frei João.

Sobre Lamentações diz - foram compostas durante os anos que se seguiram à destruição de Jerusalém, em 586. Não podemos afirmar com absoluta certeza, se foi Jeremias o seu autor, todavia não é impossível que o tenha sido.

Vejamos o que está escrito nessa mesma Bíblia no Livro de II Crônicas, Cap. 35:23 a 25, pág. 491: “Josias foi ferido gravemente e o levaram para Jerusalém, onde morreu. Foi sepultado nos sepulcros de seus pais, foi pranteado por todos os habitantes de Judá e Jerusalém”.



O que existe no mercado da Cronologia Bíblica - 3
Jeremias compôs uma lamentação fúnebre sobre Josias, estes cantos fúnebres figuram no Livro das Lamentações, portanto a própria Escritura afirma com absoluta certeza de que o autor do Livro de Lamentações foi Jeremias.
A Bíblia de Referência Thompson, com versículos em cadeia temática, Almeida, Edição Contemporânea, Editora Vida-1997, relata o seguinte, na página 1384, através de uma nota:

Não há um Sistema de Cronologia da Bíblia geralmente aceito”. As datas a seguir concordam com Ussher, mas estas são usadas somente como base de trabalho, e não como absolutamente exatas.

Quem é Ussher?

A Revista Super Interessante, em dezembro de 1999, publicou uma matéria sobre calendário, na pág. 30:

''Em 1650, o Arcebispo Irlandês, James Ussher, fez as contas e concluiu que Deus criou o mundo às 15h30 do dia 23 de outubro de 4.004 a.C., e que o Apocalipse aconteceria no mesmo dia e horário em 1996''. Bem errou, mas Ussher inventou a expressão ''Antes de Cristo'' que usamos até hoje.



No Livro Introdução Bíblica de J. Cabral, sétima edição, Rio de Janeiro: Universal-1997 Coleção Reino de Deus, 123 Editora Gráfica Universal Ltda., encontramos na pág. 55 o assunto sobre Esboço da Cronologia:

''Os dados cronológicos fornecidos pela Bíblia são insuficientes para, com eles, se elaborar a base de um sistema exato de datas; e há divergência de opiniões entre os eruditos''.

Segundo Ussher, a Criação de Adão se deu em 4004 a.C., o Dilúvio em 2348 a.C. e o Êxodo em 1491 a.C.


4 - Cronologia Bíblica Comentada com datas exatas desde a criação do Mundo
Cita também na pág. 217 sobre o ilustre e consagrado historiador Flávio Josefo, o mesmo citado na Revista Super Interessante em dezembro de 1999, na matéria sobre o calendário, Editora Abril na pág. 33: “Temos somente 22 livros que contém a história de todo o tempo, livros que cremos serem divinos... Da morte de Moisés até o reinado de Artaxerxes, os profetas que sucederam Moisés escreveram a história''.

Agora veja a cronologia da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, 2ª Edição-1993, Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo-SP, Auxílio para o Leitor, na pág. 3 e também na Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica, Barueri-SP-1999, na pág. 103:



Não há condições para se datarem os eventos relatados nos primeiros onze capítulos de Gênesis. Os períodos dos Patriarcas, do Êxodo e da conquista de Canaã, aparecem nesta cronologia com duas datas possíveis, que constituem as posições mais representativas dos estudiosos do Antigo Testamento, e mesmo estas são datas aproximadas. Só a partir da época dos reis é que se pisa em terreno firme em matéria de cronologia, sendo mínimas as discordâncias entre os eruditos bíblicos. Nesta tabela cronológica abaixo, a abreviação ''a.C.” significa ''antes de Cristo''.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   67


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal