Fundação introduz nova metodologia de ensino, visando a interdisciplinaridade e o estímulo ao networking



Baixar 11.29 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho11.29 Kb.

VISÃO INOVADORA SOBRE O ENSINO
Fundação introduz nova metodologia de ensino, visando a interdisciplinaridade e o estímulo ao networking
A exemplo de universidades norte-americanas de renome internacional, como Harvard, Stanford e MIT (Massachusetts Institute of Technology), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) dá início a um novo processo de ensino-aprendizagem através da promoção de programas interdisciplinares e multidisciplinares.
Em busca de metodologias de ensino que fujam dos modelos tradicionais e possibilitem a formação de um cidadão globalizado, a partir de agosto de 2011, os alunos das sete faculdades da FAAP passarão a assistir disciplinas dividindo a mesma sala de aula com colegas de outros cursos.
De acordo com o prof. Victor Mirshawka, diretor cultural da FAAP, o intuito dessa reestruturação curricular é que a troca de informações entre os diferentes campos do saber produza novos conhecimentos e experiências. Como inspiração, ele cita o Innovation Lab (Laboratório de Inovação) que será inaugurado no segundo semestre pela Universidade de Harvard. “A idéia foi unir engenheiros, médicos, advogados e designers no mesmo espaço de colaboração com o objetivo de gerar projetos empreendedores”.
Além de estimular as conexões entre as disciplinas de suas várias unidades, a Fundação pretende aumentar precocemente a rede de relacionamentos dos estudantes. “Mostramos a eles que a construção da carreira deve começar desde o primeiro semestre da graduação, portanto é fundamental ter o melhor networking desde a fase de calouro”, relata o professor.
As disciplinas participantes dessa reestruturação são aquelas que não possuem conteúdo específico para um curso. Empreendedorismo, Criatividade, Ética, Sociologia, História da Arte, Estatística, Pesquisa Científica, Informática e Comunicação e Expressão são alguns exemplos de temas que podem ser compartilhados por diferentes áreas.
O formato das aulas foi adaptado, estabelecendo um maior equilíbrio entre avaliações quantitativas e qualitativas; entre a razão e a intuição; e entre o conhecimento e a imaginação. “Queremos que os alunos interajam entre si e com seus professores, mergulhando em um ensino que promova a autonomia, a independência e uma formação questionadora”, ressalta prof. Victor Mirshawka.
Extra-curricular

A interdisciplinaridade também passa a ser incentivada pelo livre acesso a aulas que não fazem parte da grade obrigatória do curso. Um aluno de Direito poderá, por exemplo, freqüentar as aulas do programa de Relações Internacionais sem custo algum. O estudante poderá customizar seus conhecimentos, tornando-se um profissional versátil e talentoso. “Há uma ou duas décadas, havia em média três pessoas candidatas a uma vaga de emprego. Atualmente, são 100 ou 200 currículos para uma oportunidade e, obviamente, quem tiver mais conhecimentos e for mais versátil terá preferência”, afirma o professor Victor Mirshawka.


Internacionalização

Além da interação com os brasileiros, os alunos irão aprender ao lado de estrangeiros que participam dos programas de internacionalização. A FAAP mantém cerca de 400 convênios com instituições de ensino superior (IESs) nos cinco continentes. Assim, intercambistas de todo o mundo passam de seis meses a um ano na Fundação ou até mesmo cursam a graduação regular.


“Conhecer outros costumes e culturas permite ao estudante ter uma visão multicultural, o que possibilita obter também uma formação crítica a respeito de vários assuntos que são encarados de maneiras diferentes nas diversas sociedades”, afirma o prof. Victor Mirshawka.
O Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da FAAP oferece também a alunos e ex-alunos da Fundação a possibilidade de realizar programas de intercâmbio educacionais e culturais, por meio de cursos de graduação, pós-graduação e extensão no exterior. Trabalhando em parceria com as diversas áreas da instituição, o Departamento também facilita a realização de cursos de curta duração e módulos internacionais na FAAP, com a participação de professores de renomadas universidades estrangeiras.


INFORMAÇÕES: FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO


Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa

Tel: (11) 3662-7270/ 7271

Jornalistas: Suelen Rodrigues (suelen.rodrigues@wnp.com.br)


Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)

Carolina Vivas (carolina.vivas@wnp.com.br)



SP 07/2011


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal