Fundação Stichting Oophaga introduz serviço gratuito de certificados digitais hospedado na Holanda



Baixar 7.49 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho7.49 Kb.

Fundação Stichting Oophaga introduz serviço gratuito de certificados digitais hospedado na Holanda.


Ede, Holanda, 21 de Outubro de 2007

Fundação Stichting Oophaga anuncia hospedagem do serviço gratuito de certificados digitais da CAcert na Holanda.

O serviço é baseado em tecnologia e software Open Source sob o nome CAcert, e é uma alternativa às Autoridades Certificadoras (ACs) comerciais, que normalmente cobram taxas anuais. Infelizmente certificados comerciais não atendem às necessidades modernas de segurança. Um certificado pode ser utilizado para aplicar assinaturas digitais a documentos, proteger arquivos, ou autenticar o remetente de um email.

O serviço de certificados da CAcert, originalmente iniciado na Austrália, está passando por uma melhoria abrangente de serviços, profissionalismo e segurança. Como parte deste processo, a maioria dos servidores foi realocada a Ede, Holanda, nas dependências do provedor de serviços BIT.

Teus Hagen, da Fundação NLnet, e um dos fundadores da Fundação Stichting Oophaga:

“ACs comerciais são usadas por muitas organizações de grande porte, atualmente,mas há um imenso interesse em suporte a certificados digitais gratuitos e confiáveis. Devemos lembrar que desenvolvedores de software desenvolvem muitos plug-ins para aplicativos comumente utilizados como Firefox, Thunderbird e Open Office gratuitamente, e os consumidores querem proteger seus dados privados. Neste momento, a CAcert tem aproximadamente 100.000 usuários. Esperamos que esse número dobre em seis meses.”

Patrocinadores

A Fundação Stichting Oophaga é uma organização totalmente independente. Companhias holandesas e provedores de serviços foram aproximados pela Oophaga para auxílio à provisão de hospedagem, através de doações financeiras e de hardware. O objetivo é criar um local separado e seguro com equipamentos novos e confiáveis na Holanda. Companhias como SUN Holanda, AMD, Cisco, Net.work Appliances e Tunix forneceram equipamentos e suporte gratuitamente. O provedor industrial de serviços de internet BIT está hospedando os serviços da CAcert e provém um ambiente muito bem protegido.

Leo Willems, da Tunix: “TUNIX sempre auxilia bons projetos Open Source. Por exemplo, para nosso próprio desenvolvimento do Firewall Tunix, utilizamos FreeBSD. Da mesma forma oferecemos suporte gratuito à CAcert e Oophaga para proteger sua infraestrutura, e consultoria gratuita para migração desses serviços para a Holanda.”

Michel Van Osenbruggen, da BIT: “Gosto dessa iniciativa excepcional, principalmente por causa dos certificados gratuitos. Com essa provisão gratuita de serviços, estimulamos o uso de certificados digitais, e então a Internet torna-se mais segura. Ficamos felizes em hospedar os serviços da CAcert em nosso Data Center, por que contribuímos de maneira muito positiva à comunidade da Internet. A decisão da CAcert e da Oophaga em escolher nosso data Center tem por base o fato que o BIT-2 preenche os mais altos requerimentos nas áreas de segurança e proteção.

Sobre a CAcert:

CAcert foi fundada em 2002 em Sydney, Austrália. Duane Groth, um jovem fotógrafo e programador buscava um mecanismo seguro e eficiente em custos para autenticação e identificação para o projeto de acesso sem fios regional em Sydney. Deste esforço, a CAcert foi criada como uma associação australiana sem fins lucrativos.

Hoje, é melhor conhecida como a autoridade certificadora gratuita, em www.cacert.org. Inicialmente, serviço de um provedor de acesso sem fios em New South Wales, Austrália. O serviço de certificados gratuitos cresceu enormemente e se espalhou pelo mundo rapidamente. A maior parte do uso da CAcert pode ser encontrada hoje na Alemanha, Áustria, Holanda, Estados Unidos e Brasil.

Como usuário registrado da CAcert, qualquer pessoa pode obter certificados digitais, com o qual a identidade e autenticidade são protegidos por uma rede de confiança. Usuários podem obter certificados gratuitos para uso em aplicações cliente e servidor. Os certificados são baseados no padrão X.509, e freqüentemente utilizados como ferramenta de identificação digital. A maioria dos aplicativos de email, navegadores de Internet, e aplicações de documentos suportam o padrão X.509 e seus usos.

Sobre a Fundação Stichting Oophaga:

A Fundação Holandesa tem vários objetivos: Estimular o uso e aplicação disseminados de certificados digitais, obter e manter protegida a privacidade na internet, uso gratuito de comunicação segura e gratuita na internet, e desenvolvimento de software aberto para uso gratuito de certificados para esse tipo de comunicação.



Mais informações disponíveis em www.oophaga.org, www.cacert.org, e wiki.cacert.org.

 


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal