G ter/udv coordenação M. Edson Saraiva Base: filmes tópico período: 2010/ 2011/ até abril 2012 Responsável : Rita Barateiri Quadro cdc núcleo Arco Íris/ 9ª região



Baixar 370.81 Kb.
Página1/3
Encontro29.07.2016
Tamanho370.81 Kb.
  1   2   3


G



TER/UDV - Coordenação M. Edson Saraiva


Base: FILMES TÓPICO

Período: 2010/ 2011/ até abril 2012

Responsável : Rita Barateiri Quadro CDC Núcleo Arco Íris/ 9ª região

CATALOGAÇÃO DE FILMES





Indicado por/UA

Filmes

Tópico/Palavra Chave.

Gênero

 


Indicação etária


Afinidade com tópico

1

Rita Baratieri

N. Arco Iris


PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS

Relações familiares/ contação de histórias

Aventura/

Comédia/Drama/

Fantasia

Livre

Família

2

Rita Baratieri

N. Arco Iris.






O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Abandono/Superação/ História da vida de Roberto Carlos Ramos, educador e "contador de histórias" de fama internacional.


Drama


Acima de 12 anos.

Superação/ ampliar horizontes.

3

Fernando Honorato de Oliveira

Qm N Sabiá /




THIRTEEN (NUMA TRADUÇÃO LITERAL SERIA "AOS TREZE")



É a história de duas adolescentes de 13 anos. Mostra situações que refletem uma realidade triste, mas que com carinho e atenção nós pais podemos transformar.


Drama

Recomendo apenas para pais e mães.


Relacionamento pais e filhos

4

Érica M. S. A.

CDC


N. Grande Ventura

KIRIKU (SÉRIE DE DESENHO ANIMADO )

Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia. A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

Reforça valores morais.



Animação

Livre


Incentiva a imaginação/ força do grupo/ liderança. Valores morais.

5

Érica M. S. A.

CDC


N. Grande Ventura


BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Uma rainha má e bela (que também é bruxa) resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade. Reforça valores morais.

Animação

Livre

Confiança/ valores morais.




6

Érica M. S. A.

CDC


N. Grande Ventura

A BELA ADORMECIDA

É um clássico conto de fadas cuja personagem principal é uma princesa que é enfeitiçada para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro.




Livre




7

Rita Baratieri CDC’

Nucleo


Arco Iris.

HEIDI

Heidi é a história de uma órfã suíça que enriquece a vida de todos que conhece. O amável conto é narrado novamente neste filme encantador de paisagens espetaculares. Entre para o mundo cativante de Heidi enquanto ela abre o coração de seu rabugento avô para o amor. Fica amiga do solitário Peter, o vizinho que toma conta das cabras de seu avô… e encoraja Clara, a rica garota em cadeira de rodas, a andar.
Tem  relação com a temática:
amar ao próximo com a si mesmo.






Acima de 7 anos .


Vínculos afetivos/ amor ao próximo.

8

Érica M. S. A.

CDC


N. Grande Ventura

CORRENTE DO BEM

Conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um.

Drama

Acima de 8 anos.


Fraternidade/

9

Érica

CDC


N Grande Ventura

IRMÃO SOL IRMÃO LUA

Indicado para maiores de 12 anos.

A história de São Francisco de Assis aqui é contada com o lirismo de Zeffirelli (Romeu e Julieta). O filme enfoca os primeiros anos da vida de Francisco, um mimado filho de aristocratas que parte para guerra animado e volta completamente transtornado. Ele então renuncia às riquezas da família e procura na comunhão com a natureza, traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais. Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.






Acima de 12 anos.


Bondade/ amor ao próximo/cristianismo.

10

C. Camila Pacheco/

N. Aliança.



O CORAJOSO RATINHO. DESPEREAUX – PEQUENO HERÓI, GRANDE CORAÇÃO.

Recomendado para trabalhar auto estima e temas afins.





Livre



Superação/ auto/estima.


11

Ana Porfírio

CI N. Sabiá



FILHOS DO PARAÍSO

Dois irmãos que só tem um par de sapato cada, até que um dos dois, numa situação inusitada, perde seu par de sapatos e, sem querer contar para os pais que estão em crise financeira seríssima, colocam a fraternidade em ação.




Acima de

7 anos.


Fraternidade.

12

Rita Baratieri

N. Arco íris

Joaçaba



NASCIDOS EM BORDÉIS

Os documentaristas Zana Briski e Ross Kaufman mostram um pouco um lado da Índia através da visão de filhos de prostitutas de um bairro pobre de Calcutá. Munidas de câmeras fotográficas, as crianças retratam o cotidiano de dificuldades e esperanças da vizinhança e ao mesmo tempo, vão descobrindo uma nova forma de expressão. Indicado para jovens no tema Amor ao Próximo.




Acima de 12 anos. Melhor para pais.



Amor ao próximo. Superação.



13

Érica M. S. A.

N. Grande Ventura CDC



SLUM DOG. QUEM QUER SE MILIONÁRIO


O filme trabalha com valores materiais , morais e espirituais, trazendo a história de dois irmãos e uma menina em busca da felicidade e do amor, com a realidade nua e crua da Índia e da Humanidade. 

Drama

Acima de 14 anos

Recomendado para jovens.



Valores morais/superação/fraternidade e amizade.

14

Vânia Maria Chaves /

CDC


N Estrela Brilhante


AMIGÃO ZÃO


animação, diretor Andrés Lieban. Através do programa Porta Curta Petrobrás.

“Dizem por aí que não é certo chamar de amigãozão, mas eu não consigo achar um jeito melhor para falar do meu MAIOR amigo. Tem vezes que as pessoas grandes parecem até esquecer que eu existo, mas nunca quando ele está do meu lado: nessas horas, eu sinto que sou mesmo o maior!”



Animação

Livre

Amizade

15




PALAVRAS DE AMOR

(BEE SEASON)

Eliza Naumann (Flora Cross) tem 11 anos e vem de uma família incomum: todos depositam suas frustrações emocionais em formas secretas. Quando Eliza começa a vencer concursos de soletrar palavras, a dinâmica da família vai abaixo: segredos guardados há muito tempo vêm à tona, especialmente relacionado ao renascimento espiritual de seus pais, Saul (Richard Gere) e Miriam (Juliette Binoche). Enquanto Eliza chega perto de vencer o campeonato nacional, a família Naumann entra em uma espiral de surpresas e incertezas.


Drama

Acima de 7 anos

Amor ao Próximo e família

16




Gisela Heller Gordon –

CDC –

N Lupunamanta


O JARDIM SECRETO

DIRETORAGNIESZKA HOLLAND


No in

ício do século XX, Mary Lennox (Kate Maberly) vivia na Índia com seus pais, que não lhe davam muita atenção. Porém um estouro de elefantes os mata e, 6 meses depois, Mary desembarca em Liverpool, Inglaterra, para viver com Lorde Archibald Craven (John Lynch), seu tio, na mansão Misselthwaite, uma construção feita de pedra, madeira e metal na qual existem segredos e antigas feridas. A mansão é administrada pela Sra. Medlock (Maggie Smith), uma rigorosa e fria governanta. Lorde Craven perdeu a mulher há dez anos e nunca mais conseguiu superar a tragédia. Para piorar Colin Craven (Heydon Prowse), seu filho, também sofre de extrema apatia, sempre recolhido no seu quarto. Mais uma vez negligenciada, Mary passa a explorar a propriedade e descobre um jardim abandonado. Entusiasmada com a descoberta, Mary decide restaurar o lugar com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa, conquistando assim a atenção do primo doente. Juntos eles desafiam as regras da casa e o velho jardim se transforma em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria. O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.





  • Drama



Público: infantil e adulto


Força espiritual/ afetividade, afetivo.

17

Ângela Maria/

CDC


N Luz do Oriente

O PEQUENO PRÍNCIPE

O adorável e delicado clássico de inocência e descobertas, do autor Antonie de Saint-Exupéry, chegou às telas pisando firme nas areias do deserto do Sahara, com olhinhos voltados para as estrelas e espírito brilhante reavivado pelas canções de Ala Jay Lerner e Frederid Loewe. A história mágica de um piloto perdido no deserto e um menino vindo de um lugar distante. Juntos, eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração. Alguém já aprendeu algo com uma raposa? Jà cuidou de uma rosa por ser a mais especial entre as outras? Já visitou um rei distante de tudo e de todos? Observou a maliciosa dança de uma serpente? O universo, ou melhor, a vida, é um lugar encantador, ainda mais quando se convive com O Pequeno Príncipe

Aventura

Livre

Amizade/ valores morais.

15

Ana Porfírio

CI - N. Sabiá




JESUS. A HISTÓRIA DO NASCIMENTO

Mostra desde a cumplicidade do casal Joaquim e Ana, passando pela fieldade de Maria e José com o compromisso entre os dois e com a missão que receberam. Os valores do povo da época, as dificuldades e os costumes são retratados sem muito enfeite e tanta fantasia como de costume nas produções holiudianas.

Épico

Livre

Família sagrada.

16

Rita Baratieri

N. Arco Iris



O SEGREDO DO VALE DA LUA

Quando o pai de Maria Merryweather (Dakota Blue Richards) morre, deixando a garota de apenas 13 anos órfã, ela é forçada a deixar sua vida luxuosa em Londres para ir morar com Sir Benjamin (Ioan Gruffudd), um tio excêntrico que ela não sabia da existência, na misteriosa mansão em Moonacre. Não demora muito e Maria se vê em um mundo sombrio e cheio de disputas de interesse e poder entre o tio e a sinistra família de Coeur De Noir. A jovem também descobre que ela é o 16centro da magia esquecida no Vale da Lua.

Aventura

Livre

Magia para toda a família. Mal e Bem .

17

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




IRMÃO URSO

Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

http://www.disney.com.br/cinema/irmaourso/site/

Animação

Livre

Reecarnação. Fraternidade.

18

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO

Policiais do mundo animal investigam um caso de distúrbio doméstico na casa de uma senhora envolvendo sua neta, uma garota conhecida como Chapeuzinho Vermelho, um lobo aparentemente mau e um machado. As acusações são muitas: roubo de um livro de receitas, invasão de domicílio, distúrbio do silêncio na vizinhança e manuseio de um machado sem licença.






Animação

Livre

Diversão para a família. Valores morais e éticos.

19

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




PINÓQUINHO

Conheça a história de Pinóquio e o velho Gepeto, que construiu o boneco de madeira que toma vida e deseja se tornar gente. Diversas passagens clássicas jamais serão esquecidas, como o nariz do mentiroso, a baleia ou então o grilo falante.

Animação

Livre

Valores éticos e morais conceitos de verdade e mentira. Sonho e esperança.

20

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




REI LEÃO

O Rei Leão apresenta a jornada de um leão até a idade adulta e a aceitação de seu destino. Simba nasce como um príncipe, filho do poderoso Rei Mufasa. A infância feliz de Simba é tragicamente mudada quando seu maldoso tio Scar assassina Mufasa e expulsa o jovem príncipe do reino. No exílio, Simba conhece Timão e Pumba, dois divertidos amigos que levam uma vida livre e despreocupada. Conforme vai se aproximando da idade adulta, ele é visitado pelo espírito de seu pai que o instrui a desafiar Scar e reconquistar o trono que é seu por direito.

Animação

Livre

Família.

21

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




SONHADORA

Tópico: Família.

Ben Crane (Kurt Russell) é um treinador que, juntamente com sua filha Cale (Dakota Fanning), passa a cuidar de um cavalo ferido. Logo eles desenvolvem um carinho especial pelo animal, se esforçando para que ele se recupere o mais rapidamente possível. Quando o cavalo enfim sara, Ben e Cale decidem inscrevê-lo para a disputa da Breeder's Cup, uma importante corrida de cavalos. Ótimo filme para assistir com a família. Uma historia real que nos dar uma lição de amor e superação. Vale a pena








Superação/ amor ao próximo/ desafios.


Pais e filhos.



22

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




A ILHA DA IMAGINAÇÃO

A pequena Nim (Abigail Breslin), uma garota cheia de imaginação, mora com seu pai Jack (Gerard Butler) numa ilha remota. Seu prazer predileto é viajar pelas páginas dos livros, sobretudo as história com o maior de todos os aventureiros, Alex Rover. Nim, no entanto, não faz idéia de que Alexandra (Jodie Foster), a autora dos livros Rover, tem uma vida solitária na cidade grande. Mas o destino das duas irá se cruzar quando o pai de Nim desaparece misteriosamente da ilha. Agora, Alexandra e a pequena Nim terão de reescrever a história do herói Alex Rover e encontrar forças uma na outra para salvar a vida do pai da menina e também da ilha.

Animação, comédia e Família

Livre

Família.

Pai e filha.



23

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




CASA MÁGICA

O Grande Zamboni, um mágico misterioso, vive com Shadow, seu jaguar de estimação, numa grande mansão cheia de passagens secretas e câmaras ocultas. O jovem orfão Max quer se tornar amigo do mágico recluso, mas todas as suas tentativas encontraram resistência. A sorte do garoto muda numa noite de Halloween, quando ele e seus amigos ficam presos na casa de Zamboni e uma espetacular noite de mágica e ilusão acontece!

Suspense, aventura

Livre


I

Imaginação/ amizade.

Aventura.


24

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




HÉRCULES

Numa época muito remota, quando Hera e Zeus disputavam o poder, esta rivalidade chegou até os humanos, pois os seguidores de Hera tentavam derrotar os adoradores de Zeus. Neste contexto Alcmena (Elizabeth Perkins), princesa de Tebas e grã-sacerdotisa de Hera, espera o retorno do marido, Anfitrião (Timothy Dalton), que partiu com seus homens para se vingar dos piratas cretenses, que assassinaram alguns parentes de sua esposa. Alcmena anseia que o marido não seja bem- sucedido, pois é um adorador de Zeus. No entanto ele volta vitorioso, tendo matado vários piratas e os restantes estavam sendo levados como escravos. Quase ao chegar um destes cativos, Anteu (Tyler Mane), escapa e ao chegar na praia estupra Alcmena, que na verdade é engravidada por Zeus. Logo depois chega Anfitrião, que a leva ao leito e também a engravida. Alcmena se recusa a ter um filho de Zeus e pensa em matá-lo, mas o oráculo Tirésias (Kim Coates) prediz que ela terá dois filhos e diz que será difícil saber qual é o filho de Zeus. Quando nascem (curiosamente ninguém sabe qual dos bebês nasceu primeiro) duas harpias conseguem identificar qual deles é o filho de Zeus e o chamam de Hércules (Paul Telfer). Alcmena chama o outro filho de Íficles (Luke Ford) e manda que Anfitrião mate Hércules. Ele quase cumpre o pedido mas volta com o bebê, dizendo que se é mesmo o filho de Zeus ele não quer ser o responsável pela sua morte. Alcmena diz que não cuidará da criança e Anfitrião assume a tarefa de arrumar uma ama-de-leite. A rivalidade entre os seguidores de Zeus e Hera vão provocar muitas tristezas para ambos os lados

Aventura

12 anos

Relação Famílias, heróis e superação valores morais e éticos.

25

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




LADO A LADO

Uma menina de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam quase nulas. Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares

Drama

Acima de 12 anos

.

Fraternidade/ família/ amor ao próximo.



//www.spe.sony.com/movies/stepmom/index.html

26

Rita Baratieri

CI

N. Arco Iris




A ÁRVORE DOS SONHOS

Era um tempo diferente... com um cotidiano diferente. Elijah Wood e kevin Costner estrelam este filme repleto de emoção, do mesmo diretor de Tomates Verdes Fritos, contando a história de uma família muito unida e o inesquecível verão de 1970 no Mississippi. Com a ajuda dos amigos, Stu (Wood) e Lidia Simmons (Lexi Randall) decidem construir uma fantástica casa na árvore, um lugar cheio de sonhos e magia. Seu pai Stephen (Costner), um veterano do Vietnã recém chegado, tem igualmente a esperança de reconstruir sua vida e realizar os desejos de sua família. Co-estrelando Mare Winningham, A Árvore dos Sonhos irá cativar todos com seu humor, emoção e atuações brilhantes. Um filme que você não pode deixar de ver.

Drama

Acima de 7 anos

Família: convivência irmãos.

27

Rita Baratieri

cdc.


N. Arco Iris


O GATO

Conrad (Spencer Breslin) e Sally (Dakota Fanning) são dois irmãos que, num dia chuvoso, estão em casa sem ter nada para fazer. A única diversão da dupla é ficar brincando com o animal de estimação deles, um peixe. Até que surge um gato travesso (Mike Myers), de cartola vermelha e branca, que leva a dupla a um incrível mundo de imaginação

Comentário: O Gato, pode parecer um filme bobo e sem muita profundidade, no entanto consegue chamar a atenção das crianças por ser simples e direto, tanto nas suas piadinhas, como nas fala simples dos personagens. Os diretores e roteiristas, que têm feito películas para crianças, estão se esquecendo de que criança não precisa de complexas estórias para se divertir. Outrossim, muitos, pensando somente na bilheteria, tentam no mesmo filme agradar pais e filhos. Por isso, estão lançado material com muita densidade. Parabéns para O Gato, que utilizou somente o universo leve e infantil para promover uma boa discussão sobre obediência e meninice



Comédia




Disciplina/

Família/ irmãos



28

Rita Baratieri

N. Arco-Íris. CDC


ACAMPAMENTO DO PAPAI

Charlie Hinton (Cuba Gooding Jr.) e Phil Ryerson (Paul Rae) são dois pais que pretendem mandar seus filhos ao acampamento de verão, mesmo com dificuldades financeiras. Para resolver os dois problemas de uma só vez, resolvem conduzir um acampamento de férias para crianças com problemas de comportamento com a ajuda de um pai que tem treinamentos militares (Richard Gant), aplicados nos pequenos inscritos.


Comédia

Relação pais/ filhos.

http://www.portalfilmes.org/2008/11/acampamento-do-papai-dublado_558.html


29

C. Érica.

N. Grande Ventura.



CRIANÇAS INVISÍVEIS

Reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes, dirigidos por importantes cineastas, incluindo a brasileira Katia Lund.


Drama

Acima de 14 anos

Dramas da vida, família, abandono, fome, guerra, fraternidade, amizade, valores morais. Pesado.



30

Rita Baratieri

cdc.


N. Arco íris


OS CAMELOS TAMBÉM CHORAM

Primavera no deserto de Gobi, Sul da Mongólia. Uma família de pastores nômades assiste ao nascimento de uma manada de filhotes de camelo.
Uma das camelas tem grande dificuldade no parto, mas, com a ajuda da família, dá a luz a um raro filhote albino.
Apesar dos esforços dos pastores, a mãe rejeita o filhote recém-nascido, recusando-se, friamente, a amamentá-lo e a lhe dar o amor materno.
Quando todas as esperanças para o pequeno filhote parecem ter desaparecido, os nômades enviam dois jovens em uma jornada através do deserto em busca de um músico...
Finalmente, o violinista chega ao acampamento e segue-se um belo e comovente ritual.
O som de um violino arcaico, cujas cordas são feita de crina de cavalo, e o canto melódico de uma das mulheres do local, mexem com o coração da mamãe-camela.
Quando seu filhote é, novamente, levado a ela, ela chora e, finalmente, aceita-o, dando-lhe o leite que precisa para sobreviver.


Aventura

Livre

Família/ Exemplo de amor fraterno/ amor ao próximo.

31

Rita Baratieri

cdc.


N. Arco íris

MÃOS TALENTOSAS - A HISTORIA DE BEN CARSON




Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.



14 anos

Família/ Superação/ inteligência/ Despertar de talentos.

32

Rita Baratieri

cdc.


N. Arco Iris.


SONHOS/AKIRA KUROSAWA

Sonhos trata - em sua maior parte - da natureza e sua relação com o egoísmo humano, da destruição imposta a si mesmo e ao planeta.
São oito episódios, alguns sobre as experiências vividas pelos japoneses após a 11 Guerra Mundial, como O Túnel. O trauma das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, por exemplo, é nítido nos episódios O Demônio Chorão e Monte Fuji em Vermelho. Este último, apesar de tratar de um assunto pesado, tem belas imagens formadas pelas nuvens de radioatividade coloridas (O Amarelo do Estrônio 90, o violeta do Césio 137 e o vermelho do Plutônio 239).

Outro capítulo marcante é Pomar de Pêssegos.Levado por uma estranha força ao local onde ficava o pomar de pêssegos de sua família, um garoto encontra o imperador japonês e seus súditos numa espécie de morro cortado em patamares - o que remete à tradicional hierarquia japonesa. Eles estão preparados para dançar e celebrar "O Dia da Boneca", ou seja, o florescimento dos pessegueiros, pois os bonecos representam os espíritos das árvores. Porém todas foram cortadas e não há mais o que celebrar. Acusado de egoísta pelo imperador, o garoto puro chora a morte das árvores. Como prova de comoção eles dançam uma calma e sincronizada dança. Nesse momento começa a chover pétalas de flores de pêssego e no local em que estavam as pessoas surgem lindas árvores floridas.

Além desses, Sonhos ainda traz os episódios O Sol em meio à Chuva, A Nevasca e Povoado de Moinhos - este último com uma mensagem aos seres humanos capitalistas. Um velho sábio fala ao moço da cidade grande sobre as coisas que considera as mais importantes na vida de uma pessoa: a água e o ar puro.




Acima de 12 anos.

Tópico: Família e Mãe Terra.

A natureza e sua relação com o egoísmo humano.




33

Rita Baratieri

CDC


N. Arco Iris

O ÚLTIMO DUENDE

As crianças Ethel e Tommy estão ansiosas pelas férias, mas ficam desapontadas quando são enviadas para a Irlanda pelo pai, para curtir o verão ao lado da futura madrasta, que nunca viram: Laura Duvanne! A aventura começa quando, acidentalmente, conhecem um duende, Fin, aliás o último duende e proteror da floresta local. Ele contará para as crianças que a malvada madrasta é quem quer eliminá-lo. Ela, seus poderes e seu mordomo terão agora que enfrentar Ethel, Tommy, Mary (a empregada de Laura) e o incansável duende Fin, que farão de tudo para derrotá-la


Aventura

Livre

Tópico: Família e ecologia.

34

Ângela –

cdc-


PN Luz do Oriente

O PÁSSARO AZUL,

O filme conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados para uma encantadora viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade.

Um filme que reúne a família.





Livre



35

Marco

N. Canário Verde. CI.




"PEQUENO NICOLAU"

O garoto Nicolau (Máxime Godart) sempre se mete em encrencas por não entender direito o mundo dos adultos. Quando desconfia de que vai ganhar um irmãozinho, se desespera com a ideia de ser abandonado pelos pais na floresta. Com os coleguinhas de escola — um encantador grupo de atores-mirins —, arma um plano para se livrar do futuro bebê. Paralelamente, seu pai (Kad Merad, de “A Riviera Não É Aqui”) anda fazendo de tudo para conquistar uma promoção.



Livre

Ciúme familiar/ afetividade.

36



PALAVRAS DE AMOR

(BEE SEASON)

Eliza Naumann (Flora Cross) tem 11 anos e vem de uma família incomum: todos depositam suas frustrações emocionais em formas secretas. Quando Eliza começa a vencer concursos de soletrar palavras, a dinâmica da família vai abaixo: segredos guardados há muito tempo vêm à tona, especialmente relacionado ao renascimento espiritual de seus pais, Saul (Richard Gere) e Miriam (Juliette Binoche). Enquanto Eliza chega perto de vencer o campeonato nacional, a família Naumann entra em uma espiral de surpresas e incertezas.

Drama

Acima de 9 anos.

Relacionamento familiar.

37

Rita Baratieri

cdc. N. Arco Iris


SPIRIT

SPIRIT


Junte-se a Spirit, um corcel jovem e indomável, à medida que inicia uma espetacular aventura cheia de ações contra o impossível, tentando salvar sua terra natal e reconquistar sua liberdade. Na sua corajosa e fascinante jornada ao longo das majestosas terras selvagens da América, Spirit cultiva uma extraordinária amizade com um jovem índio Dakota, vence pela astúcia um exército e se apaixona por uma linda égua malhada chamada Rain.



Livre


Vínculos afetivos/animais.

38

Larissa

N.Camalango CI




"A VIAGEM DE CHIHIRO"

O filme é muito bem feito, uma espécie de Alice no País das Maravilhas numa versão Oriental, um pouco assustador para as crianças



Livre



39

Dica do Roazzi no Demec.

A ESTRADA

Mais que um relato apocalíptico, este filme é uma comovente história sobre amadurecimento, esperança e sobre as profundas relações entre um pai e seu filho.
É um pai e filho que fazem uma peregrinação rumo ao sul do pais, para tentarem garantir a própria sobrevivência, e quem sabe, ao lado de outras pessoas que não queiram praticar o canibalismo (comer pessoas, ou seja, comer eles).
A maior luta do Pai é manter o garoto vivo e o que esperar do futuro dele,  sendo a maior lição para ambos: aprender a confiarem em alguém além de si mesmos.



Acima de 8 anos

"A Estrada" mostra seu otimismo em relação à humanidade".
Mais que um relato apocalíptico, este filme é uma comovente história sobre amadurecimento, esperança e sobre as profundas relações entre um pai e seu filho.

40

M. Edson

A PARTIDA.

história de um violoncelista timido, inseguro e titubeante que ao ver dissolvaida a orquesta em que trabalhava volta a cidade natal.
e lá encontra a sua vocação.
Qual?
embelezar os corpos dos que se foram em frente da familia para o ritual de despedida.
finissimo.
melhor filme estranjeiro de 2009.



Jovens



41

M. Edson Saraiva.

FAROL DO FIM DO MUNDO

Farol do Fim do Mundo.
filme de 60 e pouco com Yul Brynner e Kirk Douglas.
Sem defeitos especiais. Ao vivo e a cores. Ou seja, no muque.
Melhor filme sobre pirataria que eu já vi.
explica o psicosocial que movimentava os caras.
bão pra mostrar prus jovens um pouco do que tem no biombo dos piercings, brincos etc.



Jovens



42

Gisela Heller Gordon

CDC


N Lupunamanta



O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

WERNER HERZOG

A vida de Kaspar Hauser é objeto de muitos estudos e investigações, pois ele foi preso em uma clausura em tenra idade (antes da aquisição da linguagem) e depois, colocado em liberdade com aproximadamente 16 anos, na cidade de Nuremberg/Alemanha, em1828.  E por 5 anos passou pela experiência da socialização e aquisição da linguagem, tendo sido objeto de curiosidade e de investigação científica. Foi assassinado também misteriosamente, em1833.

Existe um pequeno e precioso livro (Kaspar Hauser - Mito, Mistério e Missão de Günter Kollert - Edições Religião e Cultura na comunidade de Cristãos do Brasil/SP/1985) difundido pela Antroposofia, que faz um relato de sua curta experiência de socialização.

Est


 

drama


jovens e adultos



COMENTÁRIOS:


Por ser uma história verídica, sua preciosidade reside na expressão da essência de um ser humano ainda não afetado pelos condicionamentos sociais: suas capacidades diferenciadas, sua visão e compreensão a respeito da vida, o modo particular como raciocina e atribui valor. Sua simplicidade e fidelidade à verdade.

Também ao olhar a sociedade da época, Kaspar Hauser expõe, através do estranhamento, a estreiteza da mentalidade então vigente.





43



O PEQUENO ITALIANO

É muito difícil pedir a uma criança de seis anos que decida o destino de sua própria  vida. A questão que Vanya enfrenta é realmente complicada: ele quer viver uma vida confortável como uma criança adota por uma amável família italiana? Depois de tudo, para uma criança russa abandonada como Vanya, isto  não soa como má idéia. A vida serena sob o sol do Mediterrâneo o aguarda. Mas o garoto logo descobre  que sua mãe está viva, e decide sair  a sua procura. Ele parte para seu desafio – e encontrará um mundo cheio de mistérios e perigos. O mundo das crianças é um universo com suas próprias leis; um reino onde algumas vezes o coração fala mais alto do que a razão.









44

Ângela
CDC- PN- Luz do Oriente

MEU PÉ DE LARANJA LIMA

Baseado no best-seller de José Mauro de Vasconcelos. Drama infantil que emocionou muitas gerações. A história de Zezé, menino de seis anos de idade. Muito pobre, ele brinca num pé de laranja lima que se torna seu amigo e confidente







Afetividade/

Amizade




45

Adriana - CI
São Joaquim -





Catálogo: conteudos
conteudos -> Edital nº 07/2013-dta-fcl/CAr – Concurso para obtenção de título de Livre-Docente
conteudos -> Anexo II declaração [a que se refere a alínea a do n.º 1 do artigo 81.º]
conteudos -> Apl associação Portuguesa de Linguística Boletim Informativo nº 37 Fevereiro de 2003 Associação Portuguesa de Linguística boletim informativo
conteudos -> Projeto pibid: um relato de experiência na escola estadual de ensino fundamental e médio professor josé soares de carvalho
conteudos -> Do futuro, a força preventiva
conteudos -> Obesidade infanto-juvenil no contexto escolar: primeiras aproximaçÕES
conteudos -> Figuras do sistema preventivo próximas a dom bosco
conteudos -> Combate à pobreza e à exclusão social em período de crise económica e além: o método da governação multi-nível
conteudos -> Identidade e Valores
conteudos -> Breve biografia de Martin Luther King Jr


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal