Gabarito dos exercícios de história – cap. 28 E 29 capítulo 28: Independência das Américas inglesa e espanhola



Baixar 7.28 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho7.28 Kb.
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA – CAP. 28 E 29
CAPÍTULO 28: Independência das Américas inglesa e espanhola
Página 380


  1. a. Expressões que remetem ao ideário iluminista presentes na Declaração de Independência dos Estados Unidos são, por exemplo: “Todos os homens forma criados iguais, foram dotados [...] de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”, “que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados”.




  1. b. As Treze Colônias dissolveram seus laços com a Inglaterra porque a política metropolitana não reconhecia os direitos dos colonos e ameaçava a liberdade comercial e política já obtida por eles.

1.c. Sim. O fato de a independência dos Estados Unidos ser uma manifestação dos princípios do iluminismo e ter ocorrido em um momento próximo influenciou tanto a Revolução Francesa como os movimentos de independência nas colônias da América. É interessante ressaltar que esse não foi um fator decisivo, mas exerceu influência como exemplo histórico.


Página 381

2 – A
Página 382


3 – b 4 – c 5 – c

CAPÍTULO 29: O processo de independência da América portuguesa
Página 394


  1. a. Segundo o texto da historiadora Emília Viotti da Costa, o liberalismo à brasileira foi pouco profundo, restrito ao comércio e não à produção, difundido superficialmente em uma sociedade escravista, que contou com a participação do clero entro os letrados liberais.




  1. b. A proposta de abolição da escravidão na Conjuração Mineira, que não foi aceita pela elite mineradora.




  1. c. A Conjuração Baiana, que se diferenciou por defender o fim da escravidão e a igualdade racial.



Página 395.
1. B 3. A 4. C

5. a. Revolução do Porto


5. b. As principais medidas aprovadas pelas Cortes portuguesas foram: forçar a volta da corte (ou família real) para Portugal, convocar eleições para a Assembléia Constituinte e iniciar o processo de recolonização do Brasil, revogando todas as medidas liberais estabelecidas pela administração joanina, atingindo interesses da elite colonial. A insatisfação gerada por essa atitude levou os grupos dominantes no Brasil a desencadearem o processo de independência, concretizada em 1822.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal