Game Design: o ataque de Menés



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Game Design:

O Ataque de Menés

Todos Direitos Reservados © 2014

Gabriel Fernandes e Pedro Winck

Versão 1


22/09/2014

Índice

1. Introdução 3

Quanto ao tipo de objetos manipulados 4

Quanto aos tipos de desafio do jogo 5

Quanto ao número de usuários 5

Quanto aos oponentes do jogo 5

Quanto ao tipo de câmera e visão de jogo 5

Quanto ao tipo de cenários e mundos 5

3. Outras Questões sobre o Jogo 6

Que tipo de jogo é este? 6

Qual é o seu público-alvo? 6

Qual é o objetivo principal? 6

O que leva o jogador a perder o jogo? 6

Qual o tempo de duração previsto para o jogo? 6

Quais são os concorrentes, produtos semelhantes? 6

Qual o diferencial? 7



4. Enredo 7

5. Recursos do Jogo 8

Motor de Jogo (Game Engine) 8

Recursos Gerais 8

Características Principais 8

Sistema Mínimo / Recomendado 8

6. Gameplay 9

Funcionamento Básico 9

Teclas e controles 9

Regras gerais do jogo e Pontuação 10



8. Menus / Passo a Passo 13

Menu Principal 13

Menu Opções 15

Menu Iniciar Partida 15

Menu Créditos 16

9. Personagens do Jogo 17

10. Cenários de Jogo 20

11. Músicas e Sons 21

12. Torres 21


1. Introdução

O Ataque de Menés é um jogo do gênero Tower Defense, onde o jogador comanda as forças do general Draulius e deve defender sua terra natal do ataque dos poderosos exércitos egípcios do Faraó Menés. As forças egípcias são grandes demais para serem totalmente derrotadas nos primeiros contatos, por isso, inicialmente, o principal objetivo do jogador não é derrotar as forças inimigas, e sim, dar tempo ao seu povo de se preparar para fugir. Existirá duas fases desse modo, e uma última onde será o ataque final do Faraó à última defesa do reino de Eduardo II. Para incentivar o jogador a conseguir defender seu povo o máximo possível, a cada ataque sucedido à aldeia, o número de aldeões vivos diminui, diminuindo também a pontuação final e também, com menos cidadões no ataque final, menor será as chances do jogador conseguir a vitória.

Para se defender do inimigo, o jogador terá ao seu dispor, 3 tipos de torres, uma de ataque mediano e velocidade mediana, uma rápida, mas com ataque fraco e uma com ataque forte, mas velocidade devagar.Em cada torre será possível fazer três upgrades, sendo que o último terá duas opções, cada uma com sua peculiariedade.

O Ataque de Menés pode se jogar somente com o mouse, mas também existem hotkeys como o intuito de facilitar e agilizar os comandos do jogador, e o jogador que conseguir dominar as técnicas das hotkeys, estarão um passo a frente de outros jogadores.

Em um jogo de Tower Defense, quando os inimigos são derrotados, o jogador recebe uma recompensa, no Ataque de Menés, o jogador irá receber T.E.(Tecnologia Egípcia), e por que isso seria uma recompensa? T.E. é uma tecnologia que nunca foi vista pelos povos Europeus, e essa tecnologia é usada para construir novas torres e também para evoluir as torres que o jogador já construiu. Quantos mais pontos no final de cada a fase o jogador fizer, mais T.E. o jogador irá ganhar.

2. Visão Geral do Jogo

Quanto ao tipo de objetos manipulados

O jogador irá controlar as forças do General Draulius, usando as torres para se defender do inimigo, o jogador irá controlar as estratégias de defesa.



Quanto aos tipos de desafio do jogo

O jogador terá que se defender dos ataques do exército egípcio e impedindo que sua terra natal seja conquistada pelo terrível Faraó Menés.


Quanto ao número de usuários

Single player.



Quanto aos oponentes do jogo

Existem três tipos de inimigos que o jogador terá que enfrentar, o Lanceiro(Unidade mediana), Atiradores de estilingue (Unidade rápidas) e o Elefante de Guerra(Unidade pesada). Cada inimigo terá sua vantagem e desvantagens, e o jogador deve observar isso para conseguir passar de cada fase.


Quanto ao tipo de câmera e visão de jogo

Visão superior estratégica.


Quanto ao tipo de cenários e mundos


Tintus se situa em uma gélida terra na Europa, seu terreno é sempre coberto por neve. As texturas tem cores mais frias, e com um foco no cartoon. A arquitetura de Tintus é influenciadas nas arquiteturas nórdicas, com seus telhados pontudos e altos.

3. Outras Questões sobre o Jogo




Que tipo de jogo é este?

O Ataque de Menés é um jogo de estratégia no estilo Tower Defense.



Qual é o seu público-alvo?

O Ataque de Menés é um jogo para maiores de 12 anos por conter algumas cenas de violencia e conter sangue.



Qual é o objetivo principal?

O jogador deve impedir que as forças inimigas cheguem a aldeia para dar tempo dos aldeões fugirem. Na última fase, o jogador deverá se defender de todas as forças inimigas até o final, e assim ganhando o jogo.



O que leva o jogador a perder o jogo?

A cada unidade que consegue alcançar a aldeia, o número de aldeões diminui, se chegar há uma quantidade mínima, o jogador perde.



Qual o tempo de duração previsto para o jogo?

As duas primeiras fases tem a média de 10 minutos cada, a última 20. Contabilizando ao todo 30 minutos de jogo.



Quais são os concorrentes, produtos semelhantes?

O jogo Kingdom Rush (Ironhide, 2011) é um jogo semelhante a O Ataque de Menes, por também ser um Tower Defense e fez bastante sucesso. Existem milhares de outros Tower Defense’s, principalmente em sites de jogo em flash.




Qual o diferencial?

Uma história cativante, ciclo de dia e noite.


4. Enredo

ENREDO EM CONSTRUÇÃO

Em uma terra seca e bastante árida, em um local que ninguém nunca iria imaginar ter um ser vivo, havia não só um ser vivo, mas sim, toda uma nação, uma nação em crescimento exponencial, governada pelo poderoso Faraó Menés, que com sua dedicação e espirito de liderança, conseguiu unir todos os povos do Egito em um só povo, ou era isso que ele queria que todos pensassem. A verdadeira história, é que o Faraó conseguiu dominar os povos do Egito pelo medo e com o poder do seu exército, com suas terras crescendo cada vez mais, Menés pensava grande, ele estava almejando os países nórdicos para “unir” ao seu povo.

O que o Faraó não esperava era encontrar em seu caminho o povo do rei Eduardo II, Tintus, e principalmente o seu general, o general Draulius, que com suas estratégias, impediu várias vezes com que o povoado de Tintus fosse sobrepujado por seus inimigos.



5. Recursos do Jogo



Motor de Jogo (Game Engine)

O jogo será desenvolvido pela engine Unity


Recursos Gerais

- Cores 32 bits;

- Jogo em 3D;

- Modelos 3D em grande maioria originais;

- Resolução: 1024X768;

Características Principais

- 3 mapas;

- 3 inimigos;

- 3 tipos de torres com 3 upgrades cada;



Sistema Mínimo / Recomendado


Descrição de máquina para utilizar o jogo: mínima e recomendada.

6. Gameplay



Funcionamento Básico

O jogador deve colocar as torres ao lado do caminho em que o exército inimigo irá passar para impedir que o mesmo destrua as aldeias.



Teclas e controles




1 – Clique nos locais para colocar as torres;

2 – Segure para movimentar a cámera;

3 – Scroll usado para dar zoom no jogo;

Regras gerais do jogo e Pontuação


Se ganha T.E. matando inimigos, quanto mais aldeões sobreviverem, mais pontos são ganhos no final de cada fase, e quanto mais pontos, mais T.E. bônus são ganhos. Se o número de aldeões chegar a um valor minimio, o jogador perde.

7. Interface de Jogo

Figura 1: Interface do jogo.


8. Menus / Passo a Passo



Menu Principal


O menu principal irá ter uma imagem de Tintus ao fundo, com o nome do jogo no topo, e quatro opções de seleção, jogar(iniciar o jogo), opções(escolhe opções de som e música), créditos(créditos de quem fez o jogo) e sair(sair do jogo)

Figura 2: Menu Principal




Menu Opções


Terá duas opções, diminuir o som do jogo e diminuir a música do jogo


Menu Iniciar Partida



Será onde o jogador escolherá a fase que irá jogar e iniciar o jogo

Menu Créditos



Informa os criadores do jogo

9. Personagens do Jogo

Imagens de personagens foram usadas do jogo “Age of Mythology”


Lanceiro

Uma unidade que carrega consigo uma lança, sem especialidades, mas a sua armadura consegue aguentar bons danos.





Atiradores de estilingue

Unidades rápidas, equipados com um estilingue e com armadura leve, fracos, mas bastante perigosos em grande número.






Elefante de guerra

Unidade pesada e lenta, um soldado em cima de um elefante destroi tudo o que vê pela frente.





Animações:
Todos os personagens acima só tem a animação de andar

10. Cenários de Jogo

Os mapas sempre serão em um ambiente com neve, gelado, branco, inspirado nas terras geladas nórdicas. Construções também serão inspiradas em arquiteturas nórdicas



Sendo um tower defense, o jogador terá toda a visão do cenário, os inimigos que iram passar por um caminho já pre-definido, que são os caminhos.



11. Músicas e Sons


O jogo terá uma trilha sonora bem no estilo do jogo The Elder Scrolls V, uma trilha sonora no estilo épica.




12. Torres


Imagens das modelagens das torres em construção


O jogo irá conter três tipos de torres:

Torre com arqueiros:
Uma torre que ataca flechas em seus inimigos, em sua evolução final, o jogador poderá escolher em ter flechas de fogo, que irá dar dano contínuo no inimigo, ou ele poderá colocar mais arqueiros, que faz com que mais flechas sejam atiradas.

Torre dos magos da luz:
A torre irá usar os raios de luz e aumentar seu foco com uma lupa gigante, capaz de queimar os inimigos, o ataque é contínuo, mas não dá muito dano. Na sua evolução final, o jogador poderá escolher entre ter mais uma lupa, que irá atacar dois inimigos ao mesmo tempo, ou poderá aumentar a potência da lupa, aumentando o seu dano.
Catapulta
A catapulta é uma “torre” de longo alcance com um dano alto, mas recarrega devagar. Na sua evolução final, o jogar poderá escolher entre colcoar explosivos nos projeteis, aumentando o dano e com o efeito de dano em área, ou transformando a catapulta em um trebuchet, que aumenta consideravelmente seu alcance.





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