Gandhi, Mahatma



Baixar 8.11 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.11 Kb.
G
andhi, Mahatma (
1869-1948) Mohandas Karamchand. Qualificado como Gandhi, isto é grande alma. O título foi pela primeira vez utilizado por R. Tagore em meados da década de vinte. Líder político indiano. Formado em direito em Inglaterra. Começa como advogado na África do Sul, onde vive cerca de duas décadas e meia. Aí começa por apoiar a acção inglesa na luta contra os boers, para mais tarde encabeçar os processos de desobediência civil, transformando-se num guru, onde alia o ascetismo a posições de activismo social de cariz reformista. Volta à Índia em 1915. Inicia em 1920 o movimento de não-cooperação com as autoridades coloniais.

Satyagraha


Em 1930 já desencadeia um movimento de desobediência civil. Chama-lhe satyagraha, resistência não violenta. Considera que a verdade (satya) é o princípio supremo que comanda o universo, considerando-a sinónimo de Deus. Todas as suas teses assumem a defesa do espírito, considerando que o corpo é que é irreal porque não tem pretensões morais. Neste sentido advoga a unidade dos homens, a defesa do amor como lei da espécie.

Influências


As suas teses nasceram de um reflexão começada na própria Inglaterra, onde se redescobriu como hindu, ao estudar a obra de Ruskinm Unto this Last. Isto é, as teses do deísmo desenvolvidas por um ocidental. Aliás, as semelhanças entre as respectivas atitudes e o modelo de Tolstoi são evidentes, de tal maneira que o primeiro ashram, ou quinta colectiva, que fundou, nos arredores de Durban, recebeu o nome desse escritor russo. Da mesma forma, é influenciado pelas teses do norte-americano Henry Thoreau.

Um Estado não violento


Assume-se contra a civilização ocidental contemporânea onde domina o corpo e a sensualidade. O Estado representa a violência de forma concentrada, usando uma linguagem de comando e de uniformidade. Neste sentido propõe um novo modelo de Estado não violento assente em pequenas comunidades ruaris, autogeridas e auto-suficientes.

1942

Non-Violence in Peace and War




(Ahmedabad, Navajivan Publishing House, 2 vols., 1942  1949).

1949

The Story of My Experiment with Truth




(1949) (cfr. trad. port. de Telo de Mascarenhas, História da minha Vida. Ou das Minhas Experiências com Verdade, Lisboa, Livraria Atlante, 1943).

1959

Economic and Industrial Life and Relations




(Ahmedabad, Navajivan Publishing House, 1959).

1958

The Collected Works of Mahatma Gandhi




(Ahmedabad, Navajivan Publishing House, 1958  …; até 1979, 75 vols.).

1991

The Essential Writings of Mahatma Gandhi




(ed. de Raghavan Iyer, Oxford University Press, 1991).


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal