Geralmente, o spam tem algumas características comuns



Baixar 18.85 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho18.85 Kb.

A MANEIRA CORRETA DE ENVIAR E-MAIL PARA MUITAS PESSOAS

Enviar e-mail pode ser facílimo para a maioria das pessoas. Mas para se enviar e-mail para centenas, ou mesmo milhares de pessoas, a história já não é a mesma. É preciso atenção e conhecimento para evitar péssimas conseqüências, como ser visto ou tratado como e-mail não solicitado (o chamado spam), ou mesmo como material inútil ou mesmo algum tipo de vírus.


Geralmente, o spam tem algumas características comuns:

  • Não é solicitado (comercial ou não);

  • É enviado aos montes;

  • Freqüentemente não tem o endereço correto para retorno;

  • Muitas vezes é enviado de um servidor sem permissão;

  • Não observa os procedimentos necessários para a distribuição da mensagem;

  • Freqüentemente traz algum assunto de objetivo enganoso.

O spam é universalmente odiado, e você não vai querer que suas mensagens (ou de sua empresa) sejam classificadas nessa categoria. Alguns provedores de Internet têm um filtro que descarta, automaticamente, mensagens enviadas com características de spam. Alguns provedores tem a rotina de encerrar contas de spammers (pessoas ou empresas que fazem uso do spam). O resultado é que esses provedores nunca vêem com bons olhos e-mails enviados aos milhares – e os remetentes podem acabar perdendo suas contas.


Para evitar que isso aconteça com você ou sua empresa – serem rotulados de spammers – aqui estão alguns princípios guias da maneira correta e segura de se enviar e-mail.
Use seu verdadeiro endereço virtual no remetente. No estado de Washington, nos E.U.A., isso já virou lei para e-mails não solicitados.

  • Sempre preencha o campo Assunto no cabeçalho do e-mail. Envie e-mail no modo ASCII (modo texto) sem codificação HTML (igual à usada nas páginas da Web). Usuários do Microsof Outlook Express estão mais propensos usar a linguagem HTML do que os outros programas de e-mail. Alguns desses programas não são compatíveis com HTML, tornando a mensagem difícil ou impossível de ser lida.

  • Envie e-mails apenas para servidores que lhe deram permissão para isso. Os cabeçalhos dos e-mails devem trazer o caminho completo da mensagem. Caminhos incorretos podem ser detectados e causarem problemas.

  • Ponha todos os endereços dos e-mails, no campo Cco (Cópia carbono oculta ) – uma cópia da mensagem é envida ao destinatário, e o nome dele não fica visível para os outros destinatários. Para ativar esse campo, basta entrar no menu exibir e clicar a opção Campo Cco. Não use os campos Para ou Cc, porque todos os endereços estarão visíveis e se tornarão parte da mensagem. Se a lista de endereços for muito grande, você já sabe o que vai acontecer – ela vai ocupar muito mais espaço do que a mensagem em si. Alguns programas de e-mail entram em colapso quando tentam abrir tais mensagens. Além disso ninguém quer ver seu endereço sendo enviado para centenas ou milhares de pessoas estranhas .

  • Envie sua mensagem como texto, não como attachment (inserir arquivo). Nem todos os servidores e programas estão hábeis para passar ou lidar com arquivos atachados, e sua mensagem pode se extraviar.

  • Peça permissão ao seu provedor para enviar sua lista de e-mails. Assim, se houver reclamações posteriores, você estará bem respaldado.

  • Elabore textos curtos e objetivos. Comece a mensagem com o assunto do e-mail para que o leitor saiba exatamente do que se trata.


E-mail

 

Com certeza o serviço mais usado e mais útil na Internet é o e-mail (correio eletrônico), mas para você elaborar um e-mail que seja lido e receba a atenção desejada é necessário seguir a netiqueta. Como já dissemos não use maiúsculas a não ser que queira GRITAR.

 

Não envie mensagens não solicitadas a um grande número de pessoas, isto se chama Spam, falaremos depois um pouco mais sobre isso.

 

Não envie arquivos grandes (acima de 300k) anexados a e-mail's para ninguém sem antes avisar, se este arquivo for realmente grande não esqueça mesmo de avisar!

 

Outro cuidado a ser tomado é com e-mail's recebidos, poderá aparecer muita coisa em sua caixa postal, como mensagens sobre falsos vírus (não existe vírus que seja transmitido por e-mail, apenas por arquivos anexados ao mesmo), corrente do amor, totens da sorte, etc. Este tipo de mensagem classifica-se como as "não solicitadas", mande-as apenas para as pessoas que você sabe que não irão se incomodar.

 

Spam


 

"Spam" é enviar a mesma mensagem para muitas pessoas ao mesmo tempo não importando o interesse das pessoas para com o conteúdo (mensagens não solicitadas). Esta forma de divulgação é considera uma atitude muito desagradável e que traz transtornos, pois pode ocasionar uma sobrecarga nas caixas postais de e-mail. Portanto esta divulgação pode ter o efeito inverso do desejado por quem o enviou.

 

Mandar seu telefone, endereço ou qualquer outra mensagem tudo bem, mas não faça propaganda de serviços ou produtos, muito menos correntes ou pirâmides.



 

Quando você quiser enviar uma mensagem para vários destinatários tenha cuidado para não mandar a listagem destes destinatários em aberto, alguém pode não gostar de ter seu endereço eletrônico aberto a pessoas que nem conhece. Alguns softwares de e-mail permitem que se "esconda" a lista de destinatários, mas mesmo se não for o seu caso, você pode usar a opção "Bcc" (cópia invisível) ao invés do "To" ou "Para" no envio das mensagens. Neste caso você deve preencher o "To" com um endereço qualquer (pode ser o seu mesmo) e toda a lista deve ser colocada no campo "Bcc".


USO DE E-MAILS



E-mails: mal usados, podem depor contra
Quem não tem, terá. Muitos têm mais que um, o pessoal e o profissional. Mas é preciso usá-los corretamente e ser elegante mesmo no mundo virtual. A Internet é uma rede mundial de comunicação e, como tal, também há regras de comportamento, seja no lazer ou no trabalho, que devem ser respeitadas.

QUANDO VOCÊ ENVIA





  • Piadas, correntes e arquivos com imagens só atrapalham a vida de quem recebe. Nada mais chato do que ficar esperando minutos preciosos para abrir o arquivo e, ao final, aparecer a imagem de uma velhinha vestida de Tiazinha ou mil piadas sobre loiras.




  • Use e aproveite todos os recursos. Uma dica: use o recurso da cópia oculta para esconder todos os nomes para quem você enviou uma mensagem. É irritante receber um e-mail com mais de cinqüenta endereços e depois duas linhas de informação.




  • Evite abreviaturas e “emoticons” (símbolos). Eles acabam com qualquer possibilidade de estilo no texto, além de transmitir pressa ou um tom de brincadeira. Use-os quando muito na comunicação com amigos.




  • Na comunicação eletrônica, palavras escritas em maiúsculas funcionam como se você estivesse gritando. O que é considerado agressivo.




  • Caso a sua empresa trabalhe com o notes ou similar, todo cuidado é pouco. São várias as histórias de mensagens enviadas erroneamente para o grupo “todos” (todos os funcionários da empresa, inclusive o presidente da empresa), quando na verdade eram só para um departamento ou grupo restrito, com uma piadinha ou convite de uma festa particular.




  • Cuidado com as brincadeiras ou brigas através dos seus e-mails seja pessoal ou profissional. A segurança na rede ainda não é totalmente perfeita, e além disso, poderá ser usada contra você. Lembre-se que um e-mail é um documento, um bilhete, uma carta assinada.




  • Seja breve. Lembre-se do telegrama quando for mandar um e-mail. É o melhor caminho. Assine sempre a sua mensagem - não custa nada um “Olá” e “tchau”.




  • Evite e-mails para convites de casamentos e comunicações de falecimento, por exemplo. Qualquer circunstância com alguma formalidade não dispensa a carta ou o convite reais.



QUANDO VOCÊ RECEBE


  • Um e-mail deve ser respondido rapidamente, no máximo em 48 horas. Exceção para os e-mails com correntes ou só para leitura.




  • Em empresas deixe mensagens automáticas caso as respostas sejam mais demoradas e principalmente se você estiver fora do local de trabalho por muitos dias, e com indicação de quem a pessoa deve procurar se for um assunto urgente.




  • Se você receber e-mails com arquivos com vírus é recomendável avisar quem enviou, para que este de uma checada em seus equipamentos.




  • Não repasse o e-mail recebido para um enorme contingente de internautas sem saber se quem te passou permite. O melhor é copiar a mensagem, caso queira repassar, e colar num novo e-mail, antes de divulgar na rede. Assim o nome de quem te enviou será preservado - o que significa que você não está disponibilizando um endereço particular sem consentimento.




  • Não é necessário dizer que e-mails, como qualquer correspondência, são confidenciais. Quem compartilha computadores deve ter isso em mente, para não invadir a privacidade alheia.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal