Grade curricular cavallieri bateria



Baixar 29.24 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho29.24 Kb.

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI – BATERIA

MÓDULO – I

Semestre

1.1 Apresentação do instrumento.


No primeiro módulo o aluno conhecerá seu instrumento fisicamente bem como suas características.

1.2 Postura


Postura corporal correta.

1.3 Exercícios de Coordenação e Independência.


Exercícios para melhorar a coordenação motora dos membros superiores e inferiores.

1.4 Parte Teórica: Pentagrama, Claves, Quadro de Figuras Rítmicas, Compasso, Sinais de repetição, subdivisão das peças da bateria na pauta.


1.5 Rudimentos: Toque simples, Toque duplo (papa mama), Paradidles (simples, meio invertido, invertido)


1.6 Técnicas: Pinça (presilha), pulso, downstroke e upstroke.

1.7 Leituras de caixa: envolvendo colcheias, semicolcheias, variações das semicolcheias e quiálteras.


1.8 Incentivo à composição, criação livre e improviso do aluno no instrumento




Repertório: Músicas diversas à escolha do professor e do aluno.
Avaliação com certificado : Execução obrigatória de uma música escolhida junto ao professor no início do módulo.

Bibliografia:

  • CAMPOS, Wallace. Concepção da Bateria

  • STONE, George L. Stick Control

  • ROTHMAMN, Joel Basic Drumming



MÓDULO – II

2º Semestre

2.1 Rudimentos: Triplets, Paratriplets (paradidles com quiáltera).



2.2 Aplicação dos rudimentos: Rock Paradidles

2.3 Samba com Rudimento Simples

2.4 Leituras de caixa: nível mais alto envolvendo colcheias, semicolcheias, variações das semicolcheias e quiálteras.
2.5 Técnicas de Bumbo: será trabalhada a coordenação de mão direita e pé direito, pé esquerdo e pé direito. Figuras a serem trabalhadas: semínimas, colcheias, semicolcheias (e variações), quiálteras. Técnica usada para mão direita: Downupstroke.

2.6 Ritmos- Rock e Blues

2.7 Independências- Exercícios de coordenação motora para os 4 membros.

2.8 Percepção: Ditado rítmico, descobrir compassos e ritmos das músicas.



Repertório: Músicas diversas à escolha do professor e do aluno.
Certificado: Execução obrigatória de duas músicas escolhidas junto ao professor no início do módulo. Avaliação com ditado rítmico.

Bibliografia:

  • STONE, George L. Stick Control

  • INFANTOZZI, Albino Rock O Primeiro Passo


MÓDULO – III

3º Semestre

3.1 Rudimentos: Paradidle duplo e triplo, Flan, Flan Toque (Flan tap), Flanquialteres, Flamadidles,

3.2 Aplicação dos rudimentos: Funkadidles
3.3 Ritmos: Bossa-Nova e Rock-Funk

Aprendizado de músicas nestes ritmos.

3.4 Estudos em compasso simples.
Aprendizado de escrita e interpretação dos compassos simples.
3.5 Parte teórica: Síncope, Contratempo, Abreviaturas, Sinais de Dinâmica.
3.6 Rudimentos- Rolos de 5 batidas.
3.7 Estrutura de músicas.
3.8 Primeiras noções de afinação das peles da Bateria
Repertório: Músicas diversas à escolha do professor e do aluno.
Certificado: Execução obrigatória de três músicas escolhidas junto ao professor no início do módulo. Avaliação com ditado rítmico e teoria.

Bibliografia:


  • ROCCA, Edgard Percussão nos Ritmos Brasileiros

  • ROTHMAMN, Joel Basic Drumming

  • REED, Ted Progressives Steps to Syncopation

  • Krupa, Gene Método Para Bateria


MÓDULO – IV

4º Semestre

4.1. Rudimentos- Rolos de 7, 9, 11.

4.2 Ritmos Brasileiros: Samba.
Aprendizado de musicas no ritmo de Samba.

4.3 Técnica de Bumbo- Idem ao módulo 1 com maior grau de dificuldade. Introdução ao pedal duplo. Técnica a ser trabalhada: Pivô.

4.4 Revisão de algumas Leituras.

4.5 Treinando Ambidestreza.

4.6 Treinando abertura de chimbal.

Repertório: 3 Músicas escolhidas no início do módulo.


Execução obrigatória de três música escolhida junto ao professor no início do módulo. Avaliação rítmica e postural.

Bibliografia:



  • ROCHA, Christiano Bateria Brasileira

  • Rich, Buddy Ejercicios De Sumetodo Para Caja Percusion


MÓDULO – V

5º Semestre

Técnica:


1.1 Ritmos: Funk e Soul (Funk em sextinas,Paterns de Funk, Hi Hat Off Beat, Hi Hat Sixteenth Notes), Country e Reggae.

Aprendizado de músicas nos ritmos de Funk.

1.2 Rudimentos: Rolos de 13 e 15 batidas.
1.3 Viradas.

1.4 Leituras envolvendo compassos mistos, sinais de dinâmica e abreviaturas.

1.5 Técnica de bumbo

Repertório:

1 - 3 Músicas simples escolhidas no início do módulo.
2 - Solo: Transcrição de solo simples escolhido pelo professor.
Execução obrigatória de três músicas escolhida junto ao professor no início do módulo e transcrição de solo. Avaliação rítmica.

Bibliografia:



MÓDULO – VI

6º Semestre

Técnica:


1.1 - Estudo e composição de frases para improvisação.
Aprendizado em composição e improvisação.

1.2 – Drag, Single Drag, Double Drag, Single- Double e Triple Ratamaciue

1.3 - Análise de músicas do repertório brasileiro.

1.4 – Ritmos: Baião, Xote, Maracatu, Samba Funk, Frevo e Samba Reggae.


Aprendizado de músicas nestes ritmos.
1.5 – Teoria Musical.

Repertório:


1 - 4 Músicas escolhidas no início do módulo.
2 – Solo: Transcrição de solo simples escolhido pelo professor.
Execução obrigatória de quatro músicas escolhida junto ao professor no início do módulo e transcrição do solo.

Bibliografia:



  • Campos, Wallace Concepção da Bateria II

  • Priolli, Maria Luiza de Mattos Princípios Básicos Da Música Para A Juventude

  • Giffoni, Adriano Música Brasileira Para Contrabaixo

MÓDULO – VII

7º Semestre

1.1 - Ritmo: Afro Cubano( Salsa, Chacha, Rhumba, Bolero, Songo,etc).

1.2 – Lesson 25, Flamaciue, Pataflafla, Flan Drag.
1.3 – Continuação do estudo de ambidestreza.

1.4 – Análise de grandes bateristas, músicas e solos(áudio e vídeos).

.1.5 – Solos de caixa clara.

Estudos:


1 – 2 Músicas escolhidas no início do módulo.
2 - solo: Transcrição de solo inteiro escolhido pelo professor.

Execução obrigatória de duas músicas escolhidas no início do Módulo junto ao professor e solo completo de uma música.

Bibliografia:


  • Wilcoxon, Charley 150 Rudimental Solos

  • Chester, Gary New Breed

  • Hernandez, Horácio Conversations In Clave


MÓDULO – VIII

8º Semestre

Drag Paradidle#1 e #2, Swiss Army Triplet.

História do Jazz .

Solos de caixa clara.

Técnica de Vasouras.

Compassos Compostos.

Análise de grandes autores, músicas e bateristas de jazz.
Repertório:

Estudo de standarts e play alongs.

Execução obrigatória de duas músicas escolhidas junto ao professor no início do módulo, execução e transcrição de solo completo e apresentação de composição própria. Análise rítmica, postural e arranjo.



Bibliografia:

  • Chapin, Jim Advanced Techiniques For The Modern Drummer

  • S. Pratt, John 128 Rudimental Street Beats

  • Weckl, Dave The Next Step




Rua Outono, 559 - Anchieta - Belo Horizonte – MG - 31.3221.7836 www.cavallieri.com.br - cavallieri@cavallieri.com.br




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal