Graphic novel valsa com Bashir



Baixar 11.4 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho11.4 Kb.



LANÇAMENTO – GRAPHIC NOVEL
Valsa com Bashir
Escrita por Ari Folman

Ilustrações de David Polonsky

Tradução de Pedro Gonzaga

Formato: 16x23 – 120 páginas – R$ 46

ISBN 978-85-254-1865-4 Código de barras: 9788525418654


Exemplar... Poucas vezes o absurdo da guerra foi pintado com traços tão impactantes.” Time


A L&PM Editores lança a versão em quadrinhos do aclamado documentário Valsa com Bashir, dos israelenses Ari Folman e David Polonsky. A graphic novel é uma adaptação do longa-metragem de animação, vencedor do Globo de Ouro 2009 de Melhor Filme Estrangeiro e indicado na mesma categoria ao Oscar 2009. O filme também participou da seleção oficial do Festival de Cannes de 2008, acumulando uma brilhante e premiada carreira pelos principais festivais internacionais de cinema do mundo.

Valsa com Bashir reconstrói um dos mais tristes episódios da história recente dos conflitos no Oriente Médio: o massacre de centenas de palestinos em Sabra e Chatila (campos de refugiados no Líbano controlados por israelenses), executado por milícias cristãs entre os dias 16 e 18 de setembro de 1982. Ari Folman era um dos jovens israelenses convocados pelo exército para ajudar os libaneses a conter o avanço da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no país.

O Bashir do título é, de fato, Bashir Gemayel, líder libanês morto naquele ano numa explosão em Beirute, apenas um mês depois de ter sido eleito presidente do país pelo Parlamento. A resposta ao atentado palestino foi desmedida: com a conivência do exército israelense, a milícia cristã Falangistas, que tinha Bashir como ídolo, invadiu dois campos a oeste de Beirute e deixou milhares de mortos.

Por mais de vinte anos, Folman não conseguiu lembrar nada daquela noite nem das semanas que a antecederam. Até que uma conversa com um antigo companheiro de guerra, que está intrigado com um sonho recorrente, traz a necessidade de escavar a verdade e responder à questão crucial: o que ele estava fazendo nas horas da carnificina? Desafiando a amnésia coletiva de amigos e colegas do exército, Folman decide remontar os acontecimentos para entender o seu verdadeiro papel e o das Forças de Defesa de Israel no massacre.

Originais na forma e na abordagem, as ilustrações de David Polonsky realizam uma minuciosa investigação sobre a inconfiável natureza da memória e remontam os pedaços da guerra em cenas de combate, matança, sonhos, alucinações, flashbacks. São lembranças que conduzem com intensidade ao terrível e impactante massacre de Sabra e Chatila. O resultado é a reconstrução absorvente de um emocionante relato autobiográfico que entrará para a história como um dos grandes testemunhos do absurdo da guerra.


ARI FOLMAN é cineasta e mora em Tel-Aviv. Escreveu, produziu e dirigiu o documentário animado Valsa com Bashir, que deu origem ao livro. Seus dois filmes anteriores, Saint Clara e Made in Israel, receberam vários prêmios da Academia de Artes Cinematográficas de Israel, entre os quais de Melhor Filme e Diretor por Saint Clara, que também ganhou o Prêmio do Júri Popular no Festival de Cinema de Berlim de 1996. Folman também produz e escreve roteiros para a televisão.
DAVID POLONSKY é ilustrador e desenhista. Foi o ilustrador-chefe responsável pela direção de arte do filme de animação Valsa com Bashir. Seus trabalhos foram publicados nos mais importantes jornais e revistas israelenses. Polonsky realizou diversos curtas-metragens de animação para a televisão israelense e recebeu vários prêmios por suas ilustrações para livros infantis. Dá aula em Bezalel, a prestigiosa Academia de Artes de Israel.

www.lpm.com.br


o site que conta tudo

Rua Comendador Coruja, 314, L. 9 – CEP. 90.220-180 – Porto Alegre/ RS – BRASIL



 055+51+ 3225.5777 – Fax 055+51+ 3221.5380 e-mail: marta@lpm.com.br




Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal