Grupo demográfico: Pacientes adscritos ao Programa Médico de Família de Niterói. Numerador



Baixar 12.21 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho12.21 Kb.
INDICADOR – Acurácia diagnóstica da Troponina cardíaca T na prática generalista em pacientes da Atenção Primária.
Grupo demográfico: Pacientes adscritos ao Programa Médico de Família de Niterói.

Numerador: (Critérios de inclusão) Pacientes com sinais ou sintomas de Insuficiência Cardíaca (IC), história de Infarto do miocárdio prévio, diagnóstico prévio de IC ou pacientes assintomáticos cujo Eletrocardiograma (ECG) apresente alterações previamente definidas.
Denominador: Não há. (não será analisado grupo controle)
Medidas: Dosagem de Troponina cardíaca T (Tnt-T) em sangue armazenado de pacientes que preenchem os critérios de inclusão.
Definição do caso: Pacientes com queixa de dispnéia de esforço, ortopnéia, cansaço e edema de membros inferiores, história positiva para infarto do miocárdio ou diagnóstico prévio de IC, assim como indivíduos assintomáticos cujo eletrocardiograma apresente alterações previamente definidas (Hipertrofia do Ventrículo Esquerdo, Bloqueio de Ramo Esquerdo do 3ºGrau, Bloqueio de Ramo Direito de 3ºGrau, Área inativa, Fibrilação ou Flutter Atrial ).
Conhecimento:

A Insuficiência Cardíaca Crônica (ICCr) é uma desordem progressiva, de múltiplas causas¹, endêmica em todo o mundo que, quando descompensada, é a principal causa de internação em países desenvolvidos². É a única doença cardiovascular cuja incidência e prevalência ainda vêm aumentando. Este aumento da prevalência deve-se principalmente ao envelhecimento da população e ao aumento da prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).³

São reportadas altas taxas de re-admissão hospitalar (~ 50% nos seis meses seguintes à internação)4 e altas taxas de mortalidade (~50%) em cinco anos após o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca (IC).¹

As Troponinas Cardíacas T e I são marcadores de dano miocárdico, cujos níveis estão aumentados na IC.² Acredita-se que o aumento da troponina seja atribuído ao dano miocárdico contínuo ou ao extravasamento dos componentes miofibrilares e reflitam a perda contínua de miócitos cardíacos viáveis característca da progressão da insuficiência cardíaca.5

Concentrações séricas de TNT-T maiores ou iguais a 0,02 ng/ml predizem um risco três vezes maior de hospitalização ou morte por IC e quatro vezes maior de morte.5

Significância: A presença de troponina na IC descompensada é associada com mais profunda deterioração hemodinâmica e clínica, mais severo remodelamento do Ventrículo esquerdo (VE)³ e piora do prognóstico a curto e a longo prazo. 6,7. “A utilização de marcadores bioquímicos para detectar e quantificar a lesão miocárdica pode contribuir para selecionar os pacientes candidatos à realização de ecocardiograma e direcionar intervenções terapêuticas mais efetivas.”

Limitação de indicador: Não há.
Limitação dos dados obtidos: a ser checado

Objetivo: Avaliar a relação entre a IC e o aumento da Tnt-T em pacientes com suspeita de IC.
Dados adicionais: Avaliar a associação da elevação da Tnt-T com a massa ventricular- na IC diastólica, com a presença de área inativa (ECG e/ou ECO), com HVE (ECG) e com o grau de disfunção sistólica pelo ecocardiograma.
Referências:
1. Perna E R, Macin S M, Canella J P C, et al. Ongoing Myocardial Injury in Stable Severe Heart Failure.

Circ. 2004,110:2376-2382.


2.Xue C, Yu H, Li R, et al Clinical significance of serum cardiac troponin T in patients with congestive heart failure.

Chin Méd J (Engl). 2003 Mar;116(3):469-71.
3. Bansal D, Chahoud G, Smith ES, et al. Prevention of Heart Failure.

Curr Opín Cardiol 21:510-516.2006


4. Krumholz H M,. Parent E M, Tu N, Vaccarino V, et al .Readmission after hospitalization for congestive heart failure among Medicare beneficiaries. Arch Intern Med.1997; 157:99-104.
5. Hudson MP, O’Connor , Gattis WA, et al. Implications of elevated cardiac troponin T in ambulatory patients with heart failure: A prospective analysis. Am Heart J.2004 March 147(3):546- “checar”
6.Perna ER, Macin SM, Cimbaro Canell JP, et al
High levels of troponin T are associated with ventricular remodeling and adverse in-hospital outcome in heart failure.

Med SCI Monit. 2004 Mar;10(3):CR90-5. Epub 2004 Mar 1.


7.Setsuta k, Seimo Y, Takahashi N, et al.
Clinical significance of elevated levels of cardiac troponin T in patients with chronic heart failure.

AmJCardiol.1999Sep1;84(5):608-11,A9.



--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal