Hegel e seu cenário sócio-histórico e filosófico resumo



Baixar 8.55 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho8.55 Kb.
HEGEL E SEU CENÁRIO SÓCIO-HISTÓRICO E FILOSÓFICO

Resumo

John Karley Sousa de Aquino¹

john_rpg2811@hotmail.com

Graduando em filosofia - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Orientador: Prof. Doutorando Alberto Dias Gadanha

Grupo temático:



A Alemanha ao contrário da frança não viveu uma revolução, a própria Alemanha só existia em pensamento, ela era antes de tudo uma realidade cultural, uma cultura que esperava realização. O idealismo alemão foi considerado a teoria da revolução francesa, mas isso não quer dizer que Kant, Fichte e Hegel elaboraram apenas uma interpretação filosófica da revolução francesa, mas eles escreveram suas filosofias em resposta ao desafio de reorganizar o estado e a sociedade em bases racionais em que se garantissem a liberdade e os interesses individuais, e apesar da critica ao terror da revolução todos foram entusiastas dos ideais revolucionários e viram na revolução o surgir de uma nova era assim como também a emancipação do homem. O objetivo deste artigo é demonstrar a situação sócio-histórica em que Hegel se encontrava assim como o cenário filosófico e apresentar o sistema de Hegel como a última grande expressão do idealismo cultural a fazer da filosofia um fator histórico concreto e trazer a história à filosofia. Assim o artigo mostrará o desdobrar-se da filosofia hegeliana e suas contribuições a toda história e filosofia. Para tanto utilizarei uma bibliografia referente a historiadores da filosofia e uma investigação minuciosa de Marcuse sobre Hegel em Razão e revolução, para assim ter uma abordagem mais ampla do pensamento e situação histórica de Hegel. O artigo visa livrar Hegel de preconceitos a qual ele foi submetido e explicar sua real função na restauração.

PALAVRAS-CHAVE: Hegel. Alemanha. Idealismo.

1 Graduando em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará – UECE – Centro de humanidades. Professor Ms. Alberto Dias Gadanha.


Catálogo: eventos -> semanadehistoria -> anais -> trabalhos completos
eventos -> Gt-23: cultura, política e comunicaçÃO
eventos -> Características aerogeofísicas da Folha Luz (se 23 y d V) Interpretação e dados preliminares
eventos -> Gestão compartilhada e democrática – pratica escolar que ensina a todos: um estudo sobre o centro de educaçÃo basica da universidade estadual de feira de santana. Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos1 José Raimundo Oliveira lima2
eventos -> ContribuiçÕes da psicomotricidade no desenvolvimento global das crianças do ensino fundamental
eventos -> Ilmenita em seropédica?
trabalhos completos -> Nietzsche e os estudos históricos: elogios e críticas raylane Marques Sousa1
trabalhos completos -> Ensino de geografia e história nos anos iniciais: por um ensino mais condizente com a realidade dos educandos
trabalhos completos -> Faculdade de filosofia dom aureliano matos fafidam-uece
trabalhos completos -> Ou do esclarecimento
trabalhos completos -> Natureza, nacionalismo e progresso na literatura infantil de monteiro lobato: uma leitura de reinaçÕes de narizinho (1931)


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal