História – 2ª série – Nazifascismo



Baixar 13.44 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho13.44 Kb.




História – 2ª série – Nazifascismo
1. Leia o fragmento a seguir:

O nazismo sem dúvida tinha, e em parte realizou, um programa social para as massas: férias; esportes; o planejado “carro do povo”, que o mundo veio a conhecer após a 2ª Guerra como o “fusca”. Sua principal realização, porém, foi acabar com a Grande Depressão mais efetivamente do que qualquer outro governo, pois o antiliberalismo dos nazistas tinha o lado positivo de não comprometê-los com uma crença a priori no livre mercado. Apesar disso, o nazismo era mais um velho regime recauchutado e revitalizado do que um regime basicamente novo e diferente.

Hobsbawn, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914/1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 235.

A partir da leitura do texto, podemos inferir (concluir) que o nazismo conjuga características dos sistemas econômicos capitalista e socialista. Das informações extraídas do texto, escreva as ideias socialistas e capitalistas fazem parte da ideologia nazista.


Socialistas:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Capitalistas:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Leia e analise o fragmento a seguir:

No cenário internacional, o novo ditador singrava mares arriscados, mas não exatamente bravios. Os conservadores estavam no poder na Grã-Bretanha, por exemplo, onde o risco do trabalhismo de inspiração socialista tornava um pouco mais palatável o prato que ele oferecia. Além disso, a grande depressão estadunidense levou ao que Hobsbawm chamou de “abalo da democracia representativa”. Na década de 1930, num efeito cascata, as democracias liberais cederam espaços a governos de inspiração fascista com rapidez assustadora. Na Itália, Espanha e Portugal, na América Latina, na África e no Oriente Médio, Hitler ganhou quando não admiradores declarados, como foi o caso de Getúlio Vargas, pelo menos interlocutores poderosos.



Aventuras na História. São Paulo: Abril, maio de 2005. p. 36. Adaptado.
a) Para melhor compreensão do fragmento, elabore em seu caderno um glossário com as palavras: singrava, palatável, democracia representativa e interlocutores:
b) A partir da leitura do texto anterior, relacione os elementos da crise de 1929 à ascensão dos regimes fascistas, principalmente o alemão.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Ao chegar a um campo de concentração, os prisioneiros eram despidos; todo seu cabelo era cortado. Recebiam uma camisa e uma saia ou uma calça (de acordo com o sexo) de tamanho indiscriminado. Em seguida eram agrupados e distribuídos como animais, sem qualquer respeito pela idade ou estado de saúde.

Em vários campos – Auschwitz foi o pior deles – testaram injeções destinadas a produzir esterilidade em mulheres, experiências tão devastadoras, tanto física quanto mentalmente, que as sobreviventes só podiam ser enviadas para os fornos de Birkenau.

FOOT, M. R. D. As atrocidades nazistas. In: Século XX. São Paulo: Abril, 1968. p. 118.

A leitura deste pequeno fragmento sobre as atrocidades para com os judeus nos permite ter uma pequena ideia das políticas nazistas. Porém, para que tenhamos uma visão melhor temos que analisar outros fatores. Pensando desta forma, pesquise sobre os itens a seguir, produzindo um texto que os relacione ao nazismo.

a) Eugenia

b) Gueto de Varsóvia

c) Solução Final

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Analise a imagem a seguir:

A Sombra dos Ditadores – 1925/1950. História em Revista. São Paulo: Abril. 1983. p. 89.

A partir da análise da imagem, escreva como o Nazismo utilizou dos recursos gráficos e da propaganda para “atacar” os judeus.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Atualmente assistimos a um ressurgimento da ideologia nazista entre alguns grupos de jovens, tanto no Brasil como na Europa e Estados Unidos, que se denominam na maioria das vezes “neonazistas”.

Faça uma breve pesquisa e escreva sobre os objetivos desses novos grupos e também quais seriam atualmente os alvos de perseguição destes movimentos.



__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal