História *1° trimestre



Baixar 23.26 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho23.26 Kb.

HISTÓRIA *1° TRIMESTRE

Nome: Série: 9° ano







CONTEÚDO:

*Conflito, revolução, crise e totalitarismo –

*A Segunda Guerra Mundial –

*A Era Vargas.

Site para pesquisa: www.historianet.com.br
01- (UFF – 2004) Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial pois:

a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.

b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).

c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.

d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.

e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.


02- (FUVEST – 2003) Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: para Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Stalin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.

A partir da leitura do texto:

a) Transcreva o trecho que explica a divergência entre Trotsky e Stalin:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da história soviética.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03- Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo:

a) o ataque naval à Inglaterra.

b) neutralizar os Estados Unidos.

c) a aliança com a Itália e o Japão.

d) agir ofensivamente contra a França e a Rússia.

e) a anexação da Áustria.


04- Até 1945, o corpo do Imperador japonês era tido como sagrado e não podia ser tocado. Quando terminou a II Guerra, o presidente dos Estados Unidos quebrou a autoridade simbólica do Imperador, no Japão, ao exigir dele um aperto de mão em público. A partir do acontecimento relatado anteriormente, explique a situação político-econômica dos Estados Unidos e do Japão ao final da II Guerra Mundial.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05- O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.

b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.

c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.

e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.


06- Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30 °C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.

a) Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Comente a importância da URSS na política internacional após a Segunda Guerra Mundial:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07- "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.

d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.
08- Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.

b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.

c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.

e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.


09- Diferenças significativas distinguem o sindicalismo operário brasileiro das primeiras décadas do século 20, do sindicalismo criado após 1930 pela legislação trabalhista do governo Vargas. Analise essas diferenças:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10- O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):

a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.

b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.

c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.

d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.

e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.








_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EXERCÍCIOS COMPLEMENTAR I * 2011*





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal