História da enfermagem revista eletrônica sobre nós informaçÕes básicas: A história da enfermagem revista eletrônica (here)



Baixar 49.66 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho49.66 Kb.
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - REVISTA ELETRÔNICA
SOBRE NÓS

INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - REVISTA ELETRÔNICA (HERE) é uma publicação trimestral do Fórum Permanente de Pesquisadores de História da Enfermagem, e está vinculada ao Centro de Memória da Enfermagem Brasileira, o qual está sob a responsabilidade do Centro de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).


MISSÃO:

Promover a disseminação do conhecimento relativo à História da Enfermagem, Saúde e Educação por meio da publicação arbitrada de artigos que contribuam para a expansão de referenciais teóricos e metodológicos, fontes de pesquisas históricas e propiciar a interlocução entre pesquisadores e interessados em história da enfermagem e da saúde.



HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - REVISTA ELETRÔNICA foi lançada durante o 61o Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado em Fortaleza/Ce em Dezembro de 2009, juntamente com o lançamento do Portal de História da Enfermagem, vinculado à Associação Brasileira de Enfermagem. O título da revista atende ao perfil desejado de enfocar a História na perspectiva das ciências da saúde e mais especificamente da enfermagem, enquanto disciplina. Neste sentido, pretende uma interlocução interdisciplinar com as áreas de conhecimento que fazem interface com a Enfermagem e sua história, dando ênfase nos aspectos do cuidado, educação e saúde.

A abreviatura de seu título é HIST. ENF. REV. ELETR (HERE), que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e legendas e referências bibliográficas.



INDEXAÇÃO:

COPYRIGHT

Proibida a reprodução, mesmo que parcial, sem a devida autorização do Editor. Proibida a utilização para fins comerciais de matéria publicada



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

CORPO EDITORIAL:

CONSELHO DELIBERATIVO:

  1. Maria Goretti David Lopes – Presidente da ABEn;

  2. Ivone Evangelista Cabral – Diretora do CEPEn

c) Maria Itayra Padilha – Editora Chefe

d) Miriam Susskind Borenstein - Representante do Conselho Editorial

e) Antonio José de Almeida Filho - Representante da Comissão de Editoração

f) Regina Maria Santos - Representante dos Membros Efetivos do Fórum Permanente de Pesquisadores de História da Enfermagem



CONSELHO EDITORIAL:

Ana Luisa Velandia Mora - Universidade de Bogotá - Colômbia

André de Faria Pereira Neto - Fundação Oswaldo Cruz

Carmen Chamizo Vega – Universidad Oviedo - Espanha

Estelina Souto do Nascimento - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Geertje Boshma - The University of British Columbia - Canadá

Gertrudes Teixeira Lopes - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ieda de Alencar Barreira - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jaime Rodrigues - Universidade Federal de São Paulo

Joana Maria Pedro - Universidade Federal de Santa Catarina

Josete Luzia Leite - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lucila Cárdenas Becerril - Universidad Autonoma Del Estado del Estado de México - México

Magdalena Santo Tomás Pérez - Universidad de Valladolid - Espanha

Miriam Susskind Borenstein - Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Jésia Vieira - Universidade Federal de Sergipe

Maria Alves Barbosa - Universidade Federal de Goiás

Olga Rodrigues de Moraes Von Simsom - Universidade Estadual de Campinas

Patricia D´Antonio - University of Pennsylvania USA

Regina Maria dos Santos - Universidade Federal de Alagoas

Sandra Beth Lewenson - University - USA

Sioban Nelson - University of Toronto – Canadá sioban.nelson@utoronto.ca

Sylvia Rinker Lynchburg - College - USA



COMISSÃO DE EDITORAÇÃO:

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Antônio José de Almeida Filho

Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes

Eliete Maria Silva

Suely de Souza Baptista

Tânia Cristina Franco Santos

CONSULTORES AD HOC:

Celma Martins Guimarães



Climene Laura de Camargo

Cristina Maria Douat Loyola

Dagmar Meyer

David Lopes neto

Débora Isane Ratner Kirschbaum

Denise Elvira Pires de Pires



Fatima Maria da Silva Abrão

Flávia Regina Souza Ramos

Francine Lima Gelbcke

Francisca Lucelia Ribeiro de Farias

Gelson Albuquerque

Geralda Fortina dos Santos

Gisele Sanglard

Joel Rolim Mancia

Isabel Cristina dos Santos Oliveira

Isaura Setenta Porto

Jane Márcia Progianti

Josicelia Dumêt Fernandes

Jussara Gue Martini

Lina Faria

Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço

Lucia Nazareth Amante

Luciana Barizon Luchesi

Luiz Antonio de Castro Santos

Madel Therezinha Luz

Maria Angélica de Almeida Peres

Maria Cristina Sanna

Maria da Luz Barbosa Gomes

Maria Helena Zamora

Maria Henriqueta Luce Kruse

Maria Lucia Mott

Maria Manuela Vila Nova Cardoso

Mariângela Aparecida Gonçalves Figueiredo

Marta Julia Lopes

Marta Regina Cezar-Vaz

Míriam Heidemann

Nalva Pereira Caldas

Osnir Claudiano Silva Junior- ♫

Raimunda Medeiros Germano

Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Rejane Millions Viana Meneses

Sérgio Luis Carrara

Teresa Cristina Escrivão Soares Cortez

Valeria lunardi

Victoria Secaf

Wilson Danilo Lunardi Filho

COMISSÃO ADMINISTRATIVA:

Bibliotecária: Sonia Kazuko Sakai Teixeira

Auxiliar de Biblioteca: Carina de Brito Aguiar

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Tipos de Artigos

A História da Enfermagem - Revista Eletrônica recebe submissões de artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol segundo as seguintes seções:


- Editorial,
- Artigo original,
- Revisão de Literatura,
- Reflexão,
- Biografias,


- Entrevistas,
- Resenhas,


- Notas prévias,

- Resumos,

- Cartas ao Editor,
- Fac-Similes.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CATEGORIAS DE ARTIGOS

Artigo original: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. A criatividade e o estilo dos autores no formato do manuscrito serão respeitados, no entanto o conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, métodos, resultados e discussão. A introdução deve ser breve, definir o problema estudado e sua importância, além de destacar as lacunas do conhecimento – "estado da arte". Os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os resultados devem ser descritos em uma seqüência lógica. Quando forem apresentadas tabelas, quadros e figuras, o texto deve ser complementar e não repetir o conteúdo contido nos mesmos. A discussão, que pode ser redigida juntamente com os resultados, deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores, as implicações dos achados, as limitações e implicações para pesquisa futura. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões que surgem destes. Sua extensão limita-se a 20 páginas.
Revisão da literatura: compreende avaliação da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e as conclusões. Sua extensão limita-se a 15 páginas.


Reflexão: matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área da saúde e de enfermagem, a que se destina a Revista. Sua extensão limita-se a 15 páginas.
Biografia: constitui-se na história de vida de pessoa que tenha contribuído com a Enfermagem ou áreas afins. Deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão; e evidenciar o processo de coleta de dados que permitiu a construção biográfica. Sua extensão limita-se a 10 páginas.
Entrevista: espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores de acordo com o interesse do Conselho Diretor. Sua extensão limita-se a 05 páginas.
Resenha: espaço destinado à síntese ou análise interpretativa de obras recentemente publicadas, limitando-se a 04 páginas. Deve apresentar referência conforme o estilo "Vancouver", da obra analisada.
Nota prévia: Espaço destinado à síntese de Dissertação ou Tese em processo final de elaboração. Deverá conter todas as etapas do estudo. Sua extensão limita-se a 03 páginas.
Resumo e Descritores: o resumo deverá conter até no máximo 150 palavras, contendo objetivo da pesquisa, metodologia adotada, procedimentos de seleção dos sujeitos do estudo, principais resultados e as conclusões. Deverão ser destacados os novos e mais importantes aspectos do estudo. Abaixo do resumo incluir 3 a 5 descritores segundo o índice dos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br). Todos os artigos deverão incluir resumos em português, inglês e espanhol. Apresentar seqüencialmente os três resumos nesta página de identificação.
Carta ao editor: correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Revista no último ano ou relato de pesquisas ou achados significativos para a Enfermagem ou áreas afins. Sua extensão limita-se a 03 páginas.
Fac-símile: composto de duas partes assim constituídas - a apresentação (01) e o fac-símile propriamente dito. O fac-símile é um espaço para socialização de fontes históricas que contribuíram e ainda contribuem para uma melhor compreensão de vários aspectos observados na nossa sociedade, com diferentes reflexos nos dias atuais. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Preparo dos Manuscritos




A HERE adota as orientações das Normas de Vancouver. Estas normas estão disponíveis na URL: http://www.icmje.org/index.html.

O arquivo contendo o manuscrito deve ser elaborado no Editor de Textos MS Word com a seguinte configuração de página: margens de 2 cm em todos os lados; fonte Arial ou Times, tamanho 12 com espaçamento entrelinhas de 1,5 pt.



a) Página dos Metadados: Deverá conter os seguintes metadados e na seguinte ordem: 1) título do artigo (conciso, porém informativo) nos três idiomas (português, inglês e espanhol; 2) nome do(s) autor(es), indicando em nota de rodapé o(s) título(s) universitário(s), ou cargo(s) ocupado(s), nome do Departamento e Instituição aos quais o trabalho deve ser atribuído, Cidade, Estado e endereço eletrônico; 3) resumo, abstract, resumen e, 4) descritores nos três idiomas.

b) Ilustrações, abreviaturas e símbolos: as tabelas: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. O mesmo se aplica aos quadros e figuras (fotografias, desenhos, gráficos, etc). Para ilustrações extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar a respectiva permissão. Utilize somente abreviações padronizadas. Evite abreviações no título e no resumo. Os termos por extenso aos quais as abreviações correspondem devem preceder sua primeira utilização no texto, a menos que sejam unidades de medidas padronizadas.

c) Notas de Rodapé: deverão ser indicadas em ordem alfabética, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável.

d) Citação de Referências Bibliográficas: numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos entre parênteses e sobrescritos. Quando tratar-se de citação seqüencial separe os números por traço (ex: 1-5); quando intercalados, use vírgula (ex: 1,5,7).

d) Exemplos de Listagem das Referências

Livros como um todo

Foucault M. Microfísica do poder. 10a. ed. Vol 7. Rio de Janeiro: Graal; 1992.

Capítulo de livro

Almeida, MCP. Pesquisar é Preciso. In: Silva, JA; Santos, RC. (Org.). Cientistas de Ribeirão Preto. 1 ed. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2007, v. , p. 195-197.

Teses, dissertações e monografias

Borenstein MS. O cotidiano da enfermagem no Hospital de Caridade de Florianópolis, no período de 1953-168 [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2000.

Trabalhos de congressos e de seminários: anais, livros de resumos

Barreira IA, Batista SS. Nexos entre a pesquisa em história da enfermagem e o processo de cientificação da profissão. ln: Anais do 51o. Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1999 out 2-7; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis: ABEn; 2000. p. 295-311.

Artigos de periódicos



Artigo Padrão

Ferro RC, Lourenço LHSC, Almeida Filho AJ. Panorama das políticas públicas no setor saúde e enfermagem na década de 1980. Esc Anna Nery Rev Enferm.2006 dez;10(3): 487-94.



Com mais de seis autores

Lima SBS, Prochnow AG, Cervo AS, Denardi JM, Urbanetto JS, Carmo MLC et al. Memória da enfermagem do hospital universitário de Santa Maria - RS. Texto contexto - enferm. 2005; 14(4): 557-566.



Instituição como autor

Center for Disease Control. Protection against viral hepatitis. Recomendations of the immunization. Practices Advisory Committee. MMWR 1990;39(RR-21): 1-27.

Material eletrônico

Artigo de revista em formato eletrônico

Barbosa TSC, Baptista SS. Movimento de expansão dos cursos superiores de enfermagem na região centro-oeste do Brasil: uma perspectiva histórica. Rev. Eletr. Enf. [Online]. 2008; 945-56. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n4/v10n4a07.htm.



Matéria publicada em site Web

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2002. Rio de Janeiro; 2002. [citado em: 12 jun 2006]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Solicita-se aos autores, sempre que possível e quando solicitado, incluir duas ou mais referências de publicações da HERE no manuscrito.

f) Aspectos Éticos

Nas pesquisas que envolvem seres humanos os autores deverão deixar claro a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa institucional, bem como o processo de obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos participantes (Resolução no. 196 do Conselho Nacional de Saúde de 10 out. 1996).








Endereço para Submissão: here@abennacional.org.br

ASSINATURAS: AINDA TENHO QU ESCREVER ESTA PARTE VERA.

PESQUISA DE ARTIGOS: - Ano,

Volume,


Número


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal