História da sopa



Baixar 8.52 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.52 Kb.
HISTÓRIA DA SOPA

Um dia, o nosso antepassado pré-histórico deu-se conta que as carnes, duras e insípidas, e boa parte dos alimentos que tinha à mão, se tornavam mais moles e melhoravam o sabor se fossem mergulhados em água previamente submetida a calor intenso, e que o líquido da cocção ganhava a cor e o gosto daquelas matérias primas.

Quando o Homem bebeu, com agrado, aquele caldo, estava inventada a sopa! O invento transformou o regime alimentar e a dentição do Homem. Além do progresso na condição de vida, a sopa permitiu graduar os primeiros sabores e educar o paladar.

A palavra “sopa” tem a sua origem na palavra teutónica suppa que se refere a um prato medieval (sop) de um estufado espesso que se colocava em fatias de pão. Com o tempo variam as receitas e as técnicas de preparação dos ingredientes. Hoje, as sopas mais características da cozinha portuguesa são a canja, o caldo verde, a sopa do cozido, as sopas de peixe e as sopas de feijão com hortaliça.

Na era moderna, um receituário dedicado exclusivamente às sopas e escrito em 1882 por Emma Ewing, referia que aquelas eram “convenientes, económicas, saudáveis e de mais fácil digestão do que qualquer outro cozinhado” e que deveriam “ocupar um lugar de destaque na ciência da culinária.

RECEITA

SOPA DE ABÓBORA
Ingredientes

4 batatas médias

2 alhos franceses

2 cenouras

1 cebola grande ou 2 médias

2 dentes de alho

Abóbora (q.b.)

Feijão fresco (q.b.)

8 colheres de sopa de azeite

1,5l de água

Sal (q.b.)
Preparo

Num tacho, levar ao lume os legumes cortados, batatas, alhos franceses, cenouras, cebolas, o alho e metade da abóbora, cobrindo-os com a água fria e adicionando o sal. À parte, juntar a restante abóbora partida em cubos (1 cm3) com o feijão descascado.



Retirar alguma água da cozedura dos legumes e pôr a cozer, noutro tacho, os cubos de abóbora e o feijão (deitar um pouco de azeite). Deixar cozer. Moer os legumes e adicionar a este puré a abóbora e o feijão cozido. Juntar mais um fio de azeite.

Verificar os temperos e acrescentar um pouco de água, se necessário.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal