História do Computador o início



Baixar 5.26 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho5.26 Kb.

História do Computador - O início

Esta semana vamos conhecer um pouco da história do computador, esta máquina incrível que revolucionou o mundo. Para entender a história e a evolução do computador precisamos voltar um pouco no tempo, na remota Antiguidade, quando o homem não conseguia mais efetuar cálculos usando somente os dedos ou pedras.


O primeiro equipamento que auxiliou o homem foi o Ábaco, criado há aproximadamente 4000 a.C pelos fenícios. Posteriormente, os chineses e japoneses o aperfeiçoaram. Este instrumento, pode ser encontrado até hoje, e utiliza contas que são movidas em uma barra para desenvolver cálculos matemáticos.
O surgimento de um equipamento de cálculo utilizando um sistema mecânico surgiria somente em 1642, construído pelo francês Blaise Pascal. Sua máquina, a Pascalina, executava operações de adição e subtração quando giravam discos interligados.
Em 1671, Gottfried Leibniz inventou uma máquina que através de um engenhoso mecanismo efetuava as quatro operações, tornando-se a antecessora das calculadoras manuais.
A Revolução Industrial e as transformações nas sociedades do século XVIII e XIX também representaram um marco importante na história da computação. Em 1802, surge a primeira automação realizada em máquinas de tear, pelo francês Joseph Marie Jacquard. Ele utilizava cartões perfurados nas suas máquinas, e por meio da programação destes cartões, era possível obter diferentes padrões de tecelagem.
Charles Babbage, em 1822, na Inglaterra, inspirado pelos cartões de Jacquard inventa uma máquina que permitia diversos cálculos, como funções trigonométricas e logaritmos. Anos mais tarde, projetou uma máquina analítica mais complexa que poderia realizar operações, armazenar dados em uma memória e imprimir resultados. Porém, por motivos financeiros não pôde concluí-la. Após sua morte esta máquina foi construída, e assim, Charles Babbage foi considerado como o “Pai do Computador”.

Emerson José Dias de Araújo

Professor de Informática Aplicada do Instituto Monitor


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal