História do mosaico



Baixar 9.21 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho9.21 Kb.

HISTÓRIA DO MOSAICO




Os primeiros mosaicos conhecidos foram encontrados na antiga Suméria. Consistiam de pequenos cones de cerâmica pintada que eram inseridos em barro fresco para servir de decoração e revestimento de proteção.

Os Gregos usavam seixos em duas ou três cores para fazer desenhos no pavimento, alguns exemplos desta técnica sobreviveram no território da atual Macedónia. Eventualmente pedra cortada em cubos pequenos, chamadas tesserae, foi usada em vez de seixos, tal como vidro colorido e peças de cerâmica.

Depois de conquistar a Grécia, os romanos começaram a copiar a técnica. Mosaicos da era romana podem ser encontrados em toda a área do Império Romano, desde a Grã-bretanha até a Tunisia.

Em muitos casos era usada o material que se encontrava nas redondezas mas como os Romanos tinham ao seu alcance mármores e pedras de todas as áreas conquistadas, importavam o material e até os próprios artistas para conseguir obras de maior qualidade, como no caso de Pompeia e Herculano, onde os mosaicos foram feitos por artesãos da Alexandria.

Os motivos do mosaico romano eram variados. Havia motivos geométricos, cenas da mitologia, imagens de animais e plantas, gladiadores, caçadores e também motivos eróticos entre muitos outros.

Quando mais tarde o centro do poder mudou para Bizâncio e o cristianismo passou a ser a religião predominante, os mosaicos também se tornaram religiosos. As técnicas de produção de vidro colorido eram refinadas durante a idade média, e os smalti, peças de vidro cortada em retángulos, passaram a ser o material mais popular dos artistas que decoravam paredes e tectos de igrejas, usando muitas vezes smalti dourados para dar brilho e esplendor ás suas obras.

HISTÓRIA

A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon"que significa "musa",algumas fontes traduzem como " paciência das musas".

Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotâmia.

O "Estandarte de Ur"(3500 A.C),é considerado pela maioria dos historiadores como o mosaico mais antigo que se tem conhecimento.Foi encontrado na Suméria(antiga Mesopotâmia)atual Iraque.Trata-se de dois paineis retangulares ,feitos de mármore ,arenito avermelhado ,lápis lazúli e conchas .

Suas duas faces foram trabalhadas,numa delas são narradas cenas de guerra,com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos,os vencedores conduzem os prisioneiros,os quais atados em pares,são apresentados ao rei.

Na outra face mostra-se cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal