Homenagem aos professores que aposentaram em janeiro de 2008



Baixar 14 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho14 Kb.




HOMENAGEM AOS PROFESSORES QUE APOSENTARAM EM JANEIRO DE 2008
Goiânia, 03 DE JUNHO DE 2008.
Boa tarde a todos e a todas.

Hoje é mais um dia especial para o Departamento de Educação. Especial pelas contradições que nele se encontram presentes.

Estamos reunidos para dizer as nossas companheiras de vários anos de luta e labuta pela educação, o quanto foi importante o trabalho de cada uma junto ao Departamento, aos professores, aos alunos, e servidores, com o objetivo de termos uma educação de qualidade um Curso a altura da Instituição em que trabalhamos.

Sabemos das contradições, das dificuldades e das diferenças que marcaram e marcam nossas vidas, mas são elas que nos dão possibilidades de crescimento e superação.

Sei que não está sendo fácil a saída das atividades, da universidade do Departamento, principalmente quando estas fazem e fizeram parte de nossas vidas!... Suas vidas...

Não temos muito o que dizer, mas muito o que agradecer pelo que vocês realizaram no Departamento e na Universidade. Nos lembramos de cada uma, do seu jeito, da sua maneira de ser e de tratar as pessoas e o mundo. Cada uma carrega consigo os seus valores, a sua competência a sua generosidade os seus sonhos muitos deles sonhados aqui nesta casa e outros certamente deverão ser realizados a partir de agora de outro jeito de outra forma... Não nos deixem fora, gostaríamos de estar presentes em suas vidas, para que os sonhos sonhados se tornem realidade...

Abbadia, você nos ensinou muito... principalmente a ética e foi por ela, que deixei e deixamos muitas vezes de chegar perto de você e dizer-lhe o quanto estava sendo difícil vê-la sofrendo para assumir uma decisão que lhe estava custando muito!... Queremos lhe agradecer pelos quatro anos que você esteve conosco na Direção Colegiada. Aquela salinha, diz muito de você a nós, e aos nossos alunos que durante muitos anos você os acompanhou com muita paciência e sabedoria...

Foram muitos anos de dedicação, exclusiva... Por isso os nossos agradecimentos, o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e por tudo o que foi construído conosco.

Antônia, o que podemos lhe dizer? Foi minha professora na 7ª série, era uma Jovem Professa, bem jovem, sempre exigente, correta, compromissada e competente. Você nos ensinou, nos provocou e até nos fez sofrer, mas nós entendemos, porque de alguma forma o melhor de você ficou para nós, para o Departamento e para a própria Universidade – a sua simplicidade, o seu compromisso, responsabilidade, a sua Produção Científica a sua generosidade em ensinar – uma criança grande e com muita sabedoria... criança no sentido da pureza da grandeza de sentimento e do sentido do perdão!...

Adélia, nossa aluna, minha aluna, nosso equilíbrio, nossa segurança, você como outras aqui presentes superaram a mestra... me orgulho muito de você, sua contribuição na Direção Colegiada, sua participação e condução no Programa de Acompanhamento de Alunos, hoje Programa de Orientação do Acadêmico de Pedagogia na Construção de sua Aprendizagem marcou o Departamento. Você deixou uma experiência que certamente ficará para sempre no Departamento, e em cada um e em cada uma de nós. Temos vários alunos que voltam hoje para dizer o quanto foi importante o trabalho.

A sua competência, o seu equilíbrio, a sua sensatez nos trouxe a todos, segurança na condução de nossas atividades. Adélia, sabemos o quanto você foi e é importante nas nossas vidas, de seus amigos e de sua família. A sua maturidade impõe a todos que convivem com você seriedade, respeito e ponderação. Você nos ensina com o menor gesto, com uma só palavra, com um simples olhar... tenho por você uma grande admiração e queremos lhe agradecer profundamente o tempo que passou conosco – tempo cheio de amor, de serenidade e de respeito mútuo.

Maria do Carmo, esteve durante vários anos fora do Departamento trabalhando na Pós-Graduação. Voltou em 2003/2 e sempre muito presente no Departamento e no Colegiado das Licenciatura. Esteve vários anos contribuindo para a formação de nossos alunos, através da orientação de Monografias, de Acompanhamento de Alunos, contribuiu para a criação e construção da Comissão de Ingressantes, realizou juntamente com a equipe um trabalho sério e importante. Durante o tempo em que esteve no Colegiado pode dar a sua contribuição. Acompanhamos todo o seu sofrimento no processo de saída da UCG, mas queremos lhe dizer que nos sentimos impotentes para resolver de forma diferente o que está proposto.

No entanto, queremos dizer a todas que nos deixaram, que o que foi plantado ficará e os frutos são muitos e variados. E temos certeza que serão bons, porque resultaram do amor, da qualidade, do compromisso que foi implantado na construção dos seus trabalhos, de suas atividades e realizações em prol da Educação e do nosso Curso.

Todos deixaram família, amigos, encontros, oportunidades para se dedicarem ao trabalho aqui no Departamento e na Universidade. A dedicação, a opção os momentos que juntos passamos não serão esquecidos, estarão em nossas lembranças, nos nossos corações nas nossas atitudes e na constante luta pela qualidade do ensino e das nossas realizações... O Departamento de Educação contou efetivamente com a participação de todas.

Vocês construíram conosco a nossa história. Temos uma experiência na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás, no Centro-Oeste e porque não dizer a nível internacional. O Curso de Pedagogia neste ano de 2008, fará 59 anos no qual temos garantido a formação de grandes Educadores, Professores e Pensadores que vem contribuindo para formação de Pedagogos e Profissionais de outras áreas.

Neste ano que celebramos o ano da Esperança rumo ao cinqüentenário da UCG e dos 59 anos do curso, contamos com vocês na luta consciente por uma educação transformadora, tentando fazer a diferença em relação ao perfil do educador que acreditamos formar!...

Ajudem-nos, a fortalecer a cada dia as nossas experiências para que possamos continuar oferecendo cursos de qualidade de excelência para todos aqueles que buscarem conosco a Formação e o Aperfeiçoamento Profissional, seja no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Administração.

Na nossa gestão temos buscado entender as diferenças, as dificuldades, os anseios para manter o equilíbrio e assegurar a nossa Missão – a de Educar, de formar profissionais motivados e convictos para assumir as profundas desigualdades presentes na sociedade. Temos tentado conferir às nossas atividades o sabor da qualidade, do prazer, legando à aqueles que convivem conosco a alegria de servir numa relação dialógica e lúcida.

Temos muito a falar de cada uma, mas esta tarefa deixamos para as Profª Elianda Tiballi, a Profª Maria Araújo, a Profª Virginia Costa e a Profª Denise Silva.

Para terminar vou utilizar uma frase sábia daquele que constitui o maior legado da história da Educação Libertadora e da história do Departamento de Educação na construção das Práticas Educativas e do nosso Projeto Pedagógico quando Paulo Freire diz:



O papel do Educador não é propriamente falar ao educando sobre sua visão de mundo ou lhe impor sua visão, mas dialogar com ele sobre a sua visão e a dele. Sua tarefa não é falar, dissertar, mas problematizar a realidade concreta do educando, problematizando-se ao mesmo tempo”.
Obrigada!


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal