Homens mentores



Baixar 0.64 Mb.
Página1/8
Encontro29.07.2016
Tamanho0.64 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8






HOMENS




MENTORES

DE


HOMENS



Curso de Discipulado para Homens
Um manual para o crescimento cristão de caráter interativo

Para ser utilizado um a um ou em pequenos grupos.


Daryl G. Donovan




CSS Publishing Company, Inc., Lima, Ohio

HOMENS MENTORES DE HOMENS

Copyright © 1998 by

CSS Publishing Company, Inc.

Lima, Ohio

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida em absoluto sem a previa permissão do publicador, exceto no caso de citações breves incluídas em artigos críticos e revisões. Indagações devem ser dirigidas a:Permissions, CSS Publishing Company, Inc, P.º Box 4503,

Lima, Ohio 45802 - 4503.
As citações bíblicas provem da versão Reina – Valera, revisão de 1960.

Titulo original: Men Mentoring Men.

Tradução: Raúl León M.

SBN 0-7880-1184-7 PRINTED IN U.S.A.



Dedicatória


Homens Mentores de Homens

Está dedicado aos que me ensinam muito acerca



Da vida, do amor, e como perdurar na fé cristã...

Minha família

Elaine, minha esposa, e a nossos quatro filhos maravilhosos:

Rebekah, Kristen, Benjamin, e Kay
E a cada homem que deseje seguir a Jesus,

Crescendo Nele,

E disposto a fazer discípulos.

Palavras de homens que tem experimentado



Homens mentores de Homens

“Este livro é o guia mais prático para o homem não apenas para mostrar a outro homem o que o Senhor ordena para sua vida, mas que pode ajudar –lhe ensinado a obedecer tudo o que o Senhor ordenar. Com perspicaz, Daryl fala de muitos temas que Deus está tratando com os corações dos homens hoje em dia”.


Andy Farrell, Colaborador para o Reino.

“Daryl Donovan tem sido uma inspiração na semelhança de Cristo, seu livro, Homens mentores de Homens, tem sido para mim, uma ferramenta critica ao abrir meus olhos à necessidade para com a santidade em minha vida”.

John Fike, jornalista.
O Doutor Donovan é um dos homens mais sinceros e práticos que tive o prazer de conhecer. Homens mentores de Homens é um exemplo maravilhoso de seu compromisso com a verdade bíblica, combinado com uma aproximação prática para viver a vida crista. Desfrute a viajem!”.
Mike Simmons, Pastor juvenil

Daryl G. Donovan está disponível como conferencista ou líder de seminário para treinar a homens na administração de Homens Mentores de Homens. Pode ser contatado em:



Christ’s Church

Fellowship, Intl.

P. O. Box 11538, Cincinnati, Ohio 45247

Telefone: 513 – 598 – 1982 ou Fax 513 – 598 – 4743

PREFÁCIO
Os Eruditos são uma coisa, os estudantes outra, mas um discípulo é o melhor de todos.
O verdadeiro principio de perpetuidade no discipulado é ensinar, ensinar, e ensinar.

A diferença na qualidade de liderança não é saber como fazer algo,

Mas é saber porque
Israel viu as obras de Deus; Moisés conheceu os caminhos de Deus.

É a diferença entre os seguidores e lideres.


No curso de discipulado você é levado mais além dos fatos do fazer ao reino do ser, de ser um “homem de verdade”. Isso é.
Tudo o que Deus quer para nós é que sejamos um homem. Esse é o porque Deus nos criou – nada mais, nada menos.
Para aprender a ser um “Homem de verdade” é aprender a ser como Jesus. Hombridade e semelhança de Cristo são sinônimos.
O propósito principal do ensino do Dr. Donovan é levar passo a passo à estatura de um homem realmente maduro.
Tudo na vida é vivido por níveis e chegado por etapas

Este curso pode levar –lo desde sua etapa presente a um novo nível de hombridade.


Deus o abençoe enquanto cresce em graça e em conhecimento do

Senhor Jesus Cristo!!!!


Edwin Louis Cole

Presidente/Fundador

Christian Men’s Network

INTRODUÇÃO

“E chegando - se Jesus, falou – lhes, dizendo: É – me dado todo poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulo de todas as nações, batizando – os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando –os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todo os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.



Mateus 28:18-20
Para as próximas semanas estaremos saindo para a Grande Comissão. Jesus disse: “Fazei discípulos”. O propósito deste curso é ajudar tanto ao líder como ao estudante a crescer em sua relação com Jesus Cristo. O principio de Deus de “o ferro afia o ferro” será evidente.

Sejam diligentes tanto em sua assistência como também nas culminâncias de suas tarefas. Ao finalizar o curso você será um “fazedor de discípulos”. Você terá as ferramentas e treinamento para discipular a outros homens e leva –los a maturidade em Cristo.



INDICE

Sessão 1: De que se trata tudo isto? (Propósito e visão geral)

Sessão 2: Que há de novo? (quem somos em Cristo)

Sessão 3: Caminhando na palavra (A Bíblia, meu guia).

Sessão 4: Apaixonado pela Oração (Como ser um homem de oração)

Sessão 5: Contando com o Treinador (Uma vida conduzida pelo Espírito)

Sessão 6: Este Corpo a Igreja (Onde adaptado – me melhor?)

Sessão 7: A Adoração Espiritual (Que é a adoração... e porque adoramos).

Sessão 8: Um Esposo Fiel (Amando como Jesus ama)

Sessão 9: Um Pai fiel (Edificando uma herança espiritual)

Sessão 10: O Verdadeiro (A prioridade da integridade)

Sessão 11: Meu Corpo – Seu Templo (A pureza sexual)

Sessão 12: Bases Financeiras Sólidas (Tudo pertence a Ele)

Sessão 13: Uma fé que Contagia (Vivendo o evangelismo a plenitude)

Sessão 14: Homens Mentores de Homens (Fazendo Discípulos)

Recursos


SESSÃO 1

De que se trata tudo isto?

(Propósito e visão geral)

O Propósito

(Porque estamos fazendo isto?).

Jesus estava continuamente no negocio de fazer discípulos. Ensinou e modelou os princípios do Reino de Deus ante seus seguidores. O compreendeu totalmente o valor de investir em vidas. O que fez é precisamente o que pede para que nós façamos. Fazer discípulos.


Um discípulo é um aprendiz... o seguidor. Um discípulo é uma pessoa que adere a uma disciplina particular. Fazer discípulos cristãos é animar, ensinar e nutrir a outros nos princípios do Reino de Deus.
Nestas sessões juntos estaremos considerando como fazer discípulos eficazes, como também vamos equipa –los com as ferramentas para fazer discípulos. Este curso será acadêmico, mas que isso, será, relacional. É um estudo não para ser feito individualmente, mas sim com outro homem ou outros homens. Enquanto isto incluirá grandes somas de informação, também incluirá oração, apoio, responsabilidade, e um genuíno amor cristão e interesse um do outro.
O propósito deste curso é o crescimento em Jesus Cristo. Ambos o discipulador e o que está sendo discipulado crescerá. Enquanto crescemos, levaremos bom fruto e nosso Pai será glorificado (Mateus 5:16). Muitos indivíduos depois de converter –se em cristãos não conseguiram crescer e descobrir tudo o que Deus tem para eles. Algumas vezes é porque eles não se dão conta de todo o potencial que Deus tem para eles. Freqüentemente o crescimento é impedido porque outros cristãos falham ao ver a necessidade ou responsabilidade para nutrir novos cristãos. Por muito tempo nos temos contentado em converter antes que fazer discípulos.
Homens mentores de Homens tem que ver com o crescimento. Tem a ver com o levar o discipulado a sério. Nas próximas semanas caminharemos juntos, trabalharemos juntos, e cresceremos juntos no poder de Jesus Cristo.... Tudo para a glória de seu Nome!!!
O PLANO

(Por tanto, O que vai acontecer?).
Nosso curso de ação é sensível. Este curso tem quatro componentes principais: por favor, seja fiel ao plano.


  1. Nos reuniremos: Nos reuniremos em um tempo estipulado e lugar. Nos reuniremos por uma quantidade designada de tempo. A extensão do tempo e outras oportunidades de reunir são negociáveis. Quando nos reunirmos:

    • Por favor, chegue no horário marcado.

    • Por favor, avise previamente se você não for vir.

    • Colocar o dia que você não puder vir a uma sessão.

Acordo das Reuniões
Nosso tempo de Reunião: ____________

Nosso lugar de Reunião: ______________

Nossa duração da Sessão: _____________


  1. Estudaremos: Sempre traga sua Bíblia e o livro “Homens Mentores de Homens”. Fará tarefas regulares quase todas as semanas. Complete as tarefas antes das reuniões.

  2. Oraremos: Nós tomaremos um tempo para orar um pelo outro. Além de o nosso tempo regular, nós serviremos como companheiros ou sócios de oração, sendo animados em oração cada dia.

  3. Nós estamos sujeitos a prestar contas: Será pedido durante as sessões que compartam o que tem aprendido enquanto faz a tarefa. Se você não assistir a uma sessão ser dar uma explicação antecipada, você pode esperar um chamado. Nós damos permissão para falar mutuamente das vidas de cada um sempre e quando vejamos ares de interesse.

Por favor, note que: A responsabilidade é mutua – trabalha em ambas as vias. Toda a pessoa envolvida será chamada a dar conta, incluindo o líder. A chamada para prestar contas não é intromissão. É com permissão e será cortesmente aplicada. O chamado a prestar contas não é controle, é ter interesse pelas pessoas. Deus é o Único que nos está mudando... Vamos dar liberdade para que o faça ...... em Seu tempo.
AS POSSIBILIDADES

(Um novo Horizonte)
Homens mentores de Homens tem que ver com a vida – tem que ver com o crescimento! A presença de Deus e Sua complacência são sempre evidentes quando se comprometem totalmente em estar dispostos a estar nos “Negócios do Pai”. Quando você une a combinação da obra de nossa Deus que é grandioso, Vico, amante e poderoso... com um coração rendido, dócil, disposto a aprender..... As possibilidades são ilimitadas!

  1. Experimentaremos vidas mudadas: Os doze apóstolos que caminharam com Jesus nunca foram os mesmos depois de conhecer –lo. Quando nos conhecemos um ao outro, com Jesus no meio, seremos mudados.

Um testemunho

Guilhermo era um cristão recém convertido. Sua experiência espiritual previa consistia de haver passado do ateísmo a filosofias da Nova Era. Jesus o tocou profundamente e Guilhermo rendeu sua vida a Cristo.


Para onde Guilhermo foi a partir desse momento? Tinha fogo fluindo através de suas veias para crescer em Cristo. Guilhermo nos chamou e perguntou: “Eu aceitei a Cristo..... Agora o que faço?” “Eu lhe respondi vamos nos reunir”.
Por um ano Guilhermo e eu nos reunimos a discutir muitos tópicos. E ele fez muitas perguntas! Estudamos a Bíblia. Oramos um pelo outro. Eu observei este jovem crescer rapidamente ao mesmo tempo em que Jesus estava no meio. Guilhermo cresceu como um esposo... Como um pai... e como um líder espiritual na igreja e na comunidade. Porque? Porque seu coração estava disposto a aprender... um mentor disposto... e a fidelidade de Jesus trabalhando em nós.
Experimentaremos vidas mudadas enquanto trabalhamos juntos durante estas semanas.


  1. Promover relações profundas e eternas: Quando tinha dezessete anos de idade um homem disse – me que ao final de minha vida eu contaria meus verdadeiros amigos com uma só mão. Eu discuti com ele. Agora vejo sua visão. Através de todas nossas vidas nós experimentaremos muito poucas relações profundas e duradouras. Ao caminhar através desta tarefa juntos, eu creio que Deus... “unirá corações” promovendo relações profundas e eternas. As relações que construiremos serão ferramentas de transformação nas mãos de nosso Pai cheio de amor... para formamos a imagem de Seu Filho.

  2. Estaremos no negocio de alcançar nosso mundo segundo o mandamento bíblico.

Jesus deu uma ordem aos discípulos que estavam parados ao seu redor faz quase 2000 anos... e essa ordem foi transmitida a nós... seus discípulos modernos.

“E chegando Jesus, falou lhes dizendo: É me dado todo poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando –os, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando –os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.



Mateus 28:18-20
A Grande Comissão que se encontra no evangelho segundo Mateus, Jesus nos deu sua estratégia para alcançar o mundo. Nós temos mal interpretado esta Grande Comissão de Cristo de que nós deveríamos ir e fazer convertidos. Ele estava interessado em fazer discípulos. Discípulos são homens e mulheres que são seguidores comprometidos e aprendizes que vão impactar o mundo.
Com nossa paixão por fazer convertidos temos falhado ao ver o em fazer discípulo. Jesus propôs o plano perfeito para alcançar ao mundo. Ao fazer discípulos, uma pessoa à vez, é uma maneira muito mais efetiva de ver o Reino de Deus expandindo –se. Permita –me ilustrar isso.
Se eu me comprometer a reunir –me com um homem por um ano, estudando juntos, caminhando sujeitos a dar contas, nós dois cresceríamos e seriamos fortalecidos. Ao final desse ano, eu o deixo livre para que discipule a outra pessoa, e eu encontro a um novo discípulo. Ao final dos dois anos nós temos três novos discípulos. Havendo animado, treinado e equipado a estes homens, todos os quatros nos aventurariam a discipular a quatro novas pessoas. Assim que, ao final dos três anos, sete novos discípulos nutridos em Cristo.

Observe isto:

Ao final de dez anos teremos 1.024 discípulos....

Ao final de quinze anos teremos 32.768 discípulos....

Ao final de vinte anos teremos 1.048,576 discípulos...

Ao final de trinta anos teremos



Mais de mil milhões de discípulo!!!!

(esta ilustração numérica foi dada na série de treinamento chamado “treinamento a homens fieis” instituído com princípios básicos da vida)


Nós não temos convertidos. Estas pessoas não estão “esquentando bancos” em uma lista de membros de sua igreja local. Estes são homens e mulheres que entende o que é a oração. O estudo bíblico, dar testemunho... Pessoa comprometida com o crescimento espiritual Não tinha Jesus um grande plano? ... e todavia funcional!!
Comecemos

Nossos propósitos estão claros. O plano foi traçado. As possibilidades são incríveis!!! Comprometemos –nos a crescer... para a glória de Deus.


A PRÓXIMA SESSÃO

Em nossa próxima sessão discutiremos “quem somos em Cristo” a Bíblia dz que somos novas criaturas (II Corintios 5:17). Estamos abaixo “uma nova administração” quando nos rendemos a Jesus Cristo. Nós refletiremos “o que há de novo” em nossas vidas por causa de Jesus.

Sua tarefa para a próxima vez nos ajudará a começar pensando nestas linhas.

Assegure –se de fazer toda a tarefa antes de encontrarmos outra vez.

A Tarefa ou Designação


  1. Escreva seu testemunho pessoal como está explicado no Índice Um

  2. Qualifique –se na tarefa do Índice Dois

  3. Leia os materiais para a sessão 2 e responda todas as perguntas.

TAREFA ÍNDICE UM

Brevemente escreva a história de como você chegou a conhecer a Cristo de uma maneira pessoal. Fale um pouco acerca de como era sua vida antes de você começar a caminhar em uma vida em sujeição a Ele, então fale de como as coisas têm sido diferentes desde que submeteu sua vida a Cristo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TAREFA ÍNDICE DOIS

O apostolo Paulo escreveu aos corintios, “provem vocês mesmos para ver se estão na fé; examine –se você mesmos!” Façamos um pequeno exame. Abaixo você encontrará uma lista de alguns atributos dos seguidores de Cristo. Avalia –se você mesmo em uma escala de um a dez (dez é o maior valor de pontuação) para determinar até que grau estes atributos são evidentes em sua vida.



Perdoar

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Amando com sacrifícios

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Caminhando em Paz

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Fome e sede de justiça

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Humildade

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Servindo a outros com compaixão

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Dando testemunho

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Dedicado a oração

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Estudioso da palavra de Deus (Bíblia)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Conduzido pelo Espírito Santo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Caminhando com gozo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Domínio próprio Controlado pelo Espírito

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

SESSÃO 2


Que há de novo?

(Quem somos em Cristo)

Folha de Tarefa (Para antes de iniciar a sessão)

(Deve ser completada quando estão reunidos)

Antes de discutir o conteúdo da lição designada, discuta estas perguntas que o farão refletir. Nas linhas, anote o que outras pessoas dividam com você. Assegure –se de iniciar e terminar sua sessão com uma oração.




Catálogo: portugues
portugues -> Trigésimo segundo período ordinário de sessões oea/Ser. G 2 de junho de 2002 ag/doc. 4059/02 ad
portugues -> Conselho permanente da oea/Ser. G
portugues -> Africanidades Escola Notre Dame 5ª sériesAeB 2011
portugues -> Conselho permanente da oea/Ser. G organizaçÃo dos estados americanos cp/cajp-2289/05 re
portugues -> Enviados aos jovens em comunidades no seguimento de cristo
portugues -> Conselho permanente da oea/Ser. G organizaçÃo dos estados americanos cp/cajp-2155/04 re
portugues -> Conselho permanente da oea/Ser. G organizaçÃo dos estados americanos csh/GT/ads-22/04 cor
portugues -> OrganizaçÃo dos estados americanos conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral (cidi)
portugues -> A inserção dos fiéis leigos nas Novas Comunidades Cristãs
portugues -> Original: espanhol


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal