I- resumo histórico do mormonismo



Baixar 22.63 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho22.63 Kb.

Mormonismo




I- RESUMO HISTÓRICO DO MORMONISMO (Gl 1.6-9)

  1. - Fundador

O norte americano Joseph Smith Jr. Nasceu em 23 de dezembro de 1805. e morreu em 27 de junho de 1844, na cidade de Hilinóis, onde foi acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e uma turba enfurecida invadiu a cadeia, e, a tiros, matou Smith e seu irmão Hyrun.

  1. - Primeira Visão de Smith

Ainda moço, Smith decepcionou-se com as igrejas que conhecera. Foi nesse tempo que diz Ter recebido a sua primeira visão, segundo a qual lhe apareceram o Pai e o Filho denunciando a falsidade de todas as igrejas, com as seguintes palavras: “Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos de homens como doutrinas, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder. “( O Testemunho do profeta Smith ,pg. 4).

  1. - A Segunda Visão de Smith

Segundo relatos do próprio Smith, apareceu-lhe o “anjo” MORONI, que. segundo fez crer, havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos.

Conforme relatos de Smith, MÓRMON, o pai de MORONI, um profeta. havia gravado em placas de ouro a hishistória de seu povo.

Quando estavam a ponto de serem destruídos pelos seus inimigos, MORONI teria escondido, enterrando, as placas de ouro ao pé dum monte próximo do lugar onde hoje é Palmyra. Nessa visão, MORONI teria indicado a Smith o lugar onde as placas teriam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes chamadas “Urim e Tumim”, com as quais poderia traduzir os dizeres das placas.

Esta obra sendo traduzida. foi publicada pela primeira vez em 1029. recebendo o titulo de O LIVRO DE MÔRMON.



  1. - Fundação da Igreja de Mórmon

Joseph Smith cedo encontrou quem o aceitasse corno profeta, pelo que fundou a “IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS”. que ficou então estabelecida que era a única igreja verdadeira e que fora dela não havia outro meio de salvação para o homem.

Desde então uma série de revelações de Joseph Smith foi desenvolvendo a doutrina dessa igreja, transformando-a, através dos anos, numa forma de politeísmo.



  1. - Divisão da Igreja de Mórmon

Após a morte de Smith, sua igreja se dividiu. A primeira facção seguiu a liderança de Brigham Young, fiel discípulo de Smith. Após uma série de peregrinações chegaram em 1847 em Uthah, onde hoje é a cidade de Salt Lake Síty, e fundaram a sede da igreja.

A maioria porém decidiu ficar sob a liderança de um filho de Smith, e se separou dos demais, permanecendo tio Estado de Missourí.

 

II- O LIVRO DE MÓRMON



  1. - O Que é o Livro de Mórmon

Sua primeira edição para o português, apareceu no ano de 1938, e até o ano de 1975, já haviam sido impressos seis edições.

O Livro de Mórmon compõe-se de quinze livros, divididos em capítulos e versículos, sendo eles: 1º Nefi. 2º Nefi, Jacó, Unos, Jarom, Omni. As Palavras de Mórmon. Mosiah, Alma, Helamâ, 3º Nefi, 4º Nefi, Mórmon, Eter e Moroni.

 

III- O PROFETA JOSEPH SMITH (Dt 18. 20-22; 13.1-3)



  1. - Profecias de Smith

    1. - Concernente a Jerusalém e Seu Templo

Profetizou que a Nova Jerusalém e o seu Templo devem ser erigidos no Estado de Missouri, EUA, nesta geração (Doutrinas e Pactos, seção 84. 1-5).

    1. - Concernente a Sua Casa em Nauvoo

Profetizou que a sua casa em Nouvoo haveria de pertencer à sua família para sempre (Doutrinas e Pactos, seção 124. 56-60 ). Porém após sua morte, os mórmons deixaram a cidade e sua casa não pertence mais a nenhum membro de sua família.

    1. - Concernente a Seus Inimigos

Profetizou que Seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao procurarem destruí-lo (2º Nefi 3.14). No entanto ele foi morto na prisão.

    1. - Concernente ao Nascimento de Jesus

Disse que Jesus nasceria em Jerusalém (Alma 7.1 O), a Bíblia porém diz. que .Jesus nasceria em Belém da Judéia ( Mq 5.2)

 

IV- REGRAS DE FÉ DO MORMONISMO



  • Crêem na Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo);

  • Crêem no sacrifício vicário de Jesus;

  • Crêem nos dons do Espírito Santo ( falar em novas línguas, cura, visões, etc ),

  • Crêem na Bíblia como Palavra de Deus, quando for correta sua tradução e também ser o Livro de Mórmon a Palavra de Deus;

  • Crêem na restauração literal de Sião ( As Dez Tribos ); que Sião será construída nos EUA;

  • Adoram a Deus e concedem a liberdade aos homens de adorarem como ou o que quiserem.

 

V- CONFRONTOS DOUTRINÁRIOS



  1. - Acerca da Bíblia

A bíblia é a Palavra de Deus, escrita pelos homens. E básica no ensino mórmon, mas reconhecem que foram introduzidos erros nesta obra sagrada devido a forma como chegou a nos.

REFUTAÇÃO

    • Divinamente inspirada ( Jr 36.2; 2 Tm 3.16 );

    • Poderosa em sua influência ( Jr 5. 14; Rm 1. 16);

    • Pura (Sl 19.8);

    • Santa, justa e boa ( Rm 7. 12 ).

    • Perfeita ( SI 19.7; Rm 12.2);

    • Verdadeira ( S1119.142 ).

  1. - Acerca de Deus

“Houví agora, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores Quando nosso pai chegou ao Jardim do Edem. entrou nele um corpo celestial, e trouxe consigo Eva. uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião De Dias. Ele é o nosso pai, e nosso Deus é o Deus em quem devemos lidar”.

REFUTAÇÃO

    • Deus e Adão são pessoas distintas. Deus é criador ( Gn 1 .26 ); enquanto Adão é criatura de Deus (Gn 1.27);

    • Deus não é homen ( Nm 23.19),

    • Deus é Espírito ( Jo 4.24);

    • Deus é eterno ( Si 102. 26,27).

  1. - Acerca de Jesus Cristo

    • “Ele não foi gerado pelo Espírito Santo”( Revista de Discurssos, 1-50 ).

    • “Jesus foi polígamo: Marta, Maria e Maria Madalena eram suas esposas, e que as bodas de Caná da Galiléia era a festa de um de seus casamentos”( Brigham .Youmg. Wife n? l9,384).

REFUTAÇÃO

    • Foi gerado pelo Espírito Santo ( 1.35).

    • Nunca foi casado como os mórrmons interpretam a passagem de (Jo 2.2).

  1. - Acerca da Igreja

Afirmam ter sido a lgieja C~phJlS3 rIa terrv 1105 pFiuiieire~ ‘lei scculn:; aptv~ (t ‘1 de Crissto. Mas o Senhor plevidcticiøut o restabelecimento de sua íu.reja nos l~ ‘rv d;1 -através de Smith.

REFUTAÇÃO

    • Foi estabelecida por Deus ( Mt 16. 18);

    • Está fundamentada em Jesus ( Mt 16. 16,18);

    • Será glorificada por Jesus ( Ef 5. 25-27).

  1. - Acerca do Batismo Pelos Mortos

Os que estão na Carne fazem o trabalho vicário para os seus mortos, e. assim tornam-se salvadores do monte Sião. ( baseiam-se em Hb 6. 1.2 )o plano de Salvação.

REFUTAÇÃO

    • Não há referência bíblica nem na história eclesiástica sobre batismo pelos mortos.

    • A ênfase de Paulo em (1 Co 15. 29,30 ) é sobre a ressurreição dos monos e não sobre o batismo pelos mortos. Paulo faz uma critica à prática pagã. onde ainda negavam a ressurreição dos mortos.

  1. - Acerca do Matrimônio

Crêem no casamento para a eternidade (Quem São os Mórnons?, pg. 13).

REFUTAÇÃO

    • Constituído por Deus, o matrimonio não chega a ser um sacramento divino,

    • Os ressuscitados serão Como os anjos ( Mt 22 30 ).

  1. - Acerca do Juízo Eterno

O castigo eterno é o castigo de Deus; sem fim é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é o nome da punição que Deus inflige.

Todos que recebem um castigo de Deus, recebem um castigo eterno. Dure este uma hora, um dia, uma semana., um ano ou uma era ( O Plano De Salvação, pg. 35 )



REFUTAÇÃO

Se o castigo segundo os rnórmons não é eterno, então o gozo expresso na Bíblia prometido aos salvos também não é ( vd. Jo 6.51; 1 Jo


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal