I disciplinas Obrigatórias Nome: rgv 4100-05



Baixar 44.8 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho44.8 Kb.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS A PARTIR DE 2011.1

I - Disciplinas Obrigatórias
1. Nome: RGV 4100-05 - Conservação de Recursos Genéticos Vegetais I

Número de créditos: 4

Ementa: O estado da Biodiversidade, avaliação ecossistêmica, hotspots e Índice Planeta Vivo. Ameaças à Biodiversidade. Convenção sobre Diversidade Biológica e acordos derivados. Políticas de conservação e uso e tratados internacionais. Origem, domesticação, uso e conservação de RGVs. Métodos de conservação de germoplasma. Sistemas de unidades de conservação. Criopreservação e conservação in vitro. Políticas de preservação, conservação e utilização de recursos genéticos. Projetos de conservação.
2. Nome: RGV 4100-03 - Biometria

Número de créditos: 5

Ementa: Estatística descritiva: medidas de tendência central, medidas de dispersão, distribuição de freqüências, distribuição de probabilidade. Teste de hipótese. Estatística paramétrica: parâmetros e estimadores, testes de comparação simples e múltipla. Análise da variância. Análise da regressão e correlação. Experimentação: princípios, delineamentos, experimentos básicos. Estatística não paramétrica: usos da distribuição 2, principais testes (Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e outros).
3. Nome: RGV 4100-06/07/08 – Seminários

Número de créditos: 1

Ementa: Participação, elaboração e apresentação por estudantes e professores do programa e convidados externos sobre tópicos relacionados ao escopo do curso.

Participação obrigatória para mestrandos (2 créditos) e doutorandos (3 créditos). Apresentação obrigatória para Doutorandos (1 crédito).



II - Disciplinas Eletivas
Nome: RGV 4100-04 - Origem e Domesticação de Plantas Cultivadas

Número de créditos: 3

Ementa As origens da agricultura - porque agricultura se a coleta/extrativismo era eficiente?; Domesticação de paisagens e domesticação de plantas - complementaridade; Seleção e propagação no processo de domesticação; Os resultados de seleção: modificação das populações - uma síndrome de domesticação?; Centros de origem e domesticação, e centros de diversidade; Identificação de centros de origem e diversidade; Os centros de diversidade do velho mundo; Os centros de diversidade do novo mundo.
Nome: RGV 3021-00 – Conservação de Recursos Genéticos Vegetais II

Número de créditos: 3

Ementa: Princípios, procedimentos e normas relacionados à coleta, identificação, processamento, análise, acondicionamento, documentação e preservação ex situ de amostras de acessos na forma de curto, médio e longo prazos, com ênfase em recursos genéticos de espécies cultivadas e outras espécies silvestres de interesse econômico ou uso potencial, seja direto ou para melhoramento das culturas. Controvérsias internacionais relativas ao uso, intercâmbio e manejo dos recursos genéticos e naturais.

Requisito: RGV 4100-05 - Conservação de Recursos Genéticos Vegetais I

Nome: RGV 4100-14- Genética de Populações

Número de créditos: 4

Ementa: Freqüências alélicas e genotípicas. Lei de Hardy-Weinberg e desvios: endogamia, deriva genética, migração, mutação, seleção, equilíbrio de ligação. Estrutura genética de populações. Tamanho efetivo da população. Teoria da neutralidade. Adaptação. Epigenética. Dimensões da evolução. Especiação.

Requisito: RGV 4100-03 - Biometria
Nome: RGV 4100-16 - Genética Molecular de Plantas

Número de créditos: 3

Ementa: Natureza, estrutura e função dos ácidos nucléicos. Genética molecular de procariotos e eucariotos. Estrutura e regulação de genes eucarióticos. Mapas moleculares do genoma nuclear de plantas. Estrutura e regulação de genomas de organelas. Epigenética. Técnicas de Biologia Molecular aplicadas a plantas.
Nome: ECO 4100-11 - Introdução a Análise Multivariada

Número de créditos: 4

Ementa: Introdução ao uso de R e dos pacotes para análises multivariadas; Planejamento para coleta de dados; Organização de dados coletados e lógica das análises dos dados multivariados; Tipos de variáveis utilizadas para análise de dados em ecologia e áreas afins; Dados em nível de populações e comunidades vegetais; Análises modo “Q” e”R”; Coeficientes de similaridade, dissimilaridade e distância; Transformação de variáveis; Análise de agrupamento (Cluster) e métodos de aglomeração; Aleatoriazação, teste de Mantel e cálculo do coeficiente de correlação cofenética; Interpretação de dendrogramas; Análises de ordenação: Análise de componentes principais, análise de coordenadas principais, análise de correspondência, análise de correspondência canônica; Uso dos softwares R, Primer e Canoco.
Nome: RGV 4100-23 - Melhoramento Genético de Plantas

Número de créditos: 4

Ementa: Sistemas de Reprodução. Estrutura Genética de Populações. Base Genética dos Caracteres. Componentes da variação contínua. Métodos de Seleção e Desenvolvimento de Cultivares. Interação genótipo x ambiente. Ensaios de procedência e progênies.
Nome: RGV 4100-19- Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal

Número de créditos: 4

Ementa: Morfogênese, crescimento, desenvolvimento e diferenciação. Membranas e sinalização. Meristemas e eventos formativos. Controle interno do desenvolvimento nos níveis genético, bioquímico e hormonal Regulação da divisão e diferenciação celular. Transdução de sinais. Hormônios e outras moléculas sinalizadoras. Fotomorfogênese e controle da floração.
Nome: RGV 4100-09 – Fisiologia do Metabolismo Vegetal

Número de créditos: 4

Ementa: A água no sistema solo-planta-atmosfera, absorção, transpiração e potencial hídrico. Estrutura e função dos estômatos. Nutrição mineral, absorção, transporte e função. Metabolismo do Nitrogênio. Mecanismos fotossintéticos nas plantas superiores, plantas C3, C4 e CAM, Fotorrespiração. Respiração celular e economia de carbono nas plantas. Análise dos assimilados nas plantas.

Nome: RGV 3018-00 - Anatomia de Plantas Vasculares

Número de créditos: 3

Ementa: Estruturas internas que compõem o corpo vegetativo e reprodutivo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas: caracterização e relação com processos fisiológicos, adaptativos e evolutivos. Célula vegetal: estrutura e ultra-estrutura. Sistemas de: crescimento (meristemas), produção e reserva (parênquimas), condução (xilema e floema), sustentação (colênquima e esclerênquima), revestimento (epiderme e periderme) e secreção. Organologia: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
Nome: RGV 4100-21 - Biologia Reprodutiva de Plantas

Número de créditos: 3

Ementa: Evolução dos sistemas reprodutivos em plantas. Estrutura, morfologia e fenologia floral. Microsporogênese e megasporogênese. Sistemas de auto-incompatibilidade. Tipos de polinização e mecanismos de fecundação. Recursos Tróficos. Interações planta-polinizador. Comportamento forrageiro de polinizadores e dispersores. Estrutura e dinâmica populacional de polinizadores e dispersores em plantas e comunidades vegetais.
Nome: RGV 4100-22- Bioquímica e Metabolismo Vegetal

Número de créditos: 4

Ementa: Vias metabólicas primárias e secundárias em células vegetais. Regulação do metabolismo: expressão gênica, compartimentalização, inibição/ativação enzimática, alosteria, modificações pós-tradução. Receptores e sensores metabólicos. Mecanismos de transdução de sinais. Princípios de engenharia metabólica.Interações do metabolismo primário e secundário. Metabólitos secundários de interesse biotecnológico. Bioquímica experimental.
Nome: RGV 4100-20 - Ecofisiologia Vegetal

Número de créditos: 3

Ementa: Conceitos e fundamentos físicos aplicados em ecofisiologia. Caracterização do sistema atmosfera. Elementos meteorológicos que afetam o comportamento das plantas. Fotossíntese e resposta a fatores ambientais. Crescimento, desenvolvimento e potencial de produtividade das plantas. Estratégias adaptativas das espécies. Respostas fisiológicas de espécies perenes e anuais (naturais e cultivadas) às condições de estresse bióticos e abióticos
Nome: RGV 3020-00 - Botânica Aplicada

Número de créditos: 5

Ementa: Métodos de coleta e preparação de material botânico no campo. Reconhecimento a campo das principais famílias, gêneros e espécies de traqueófitas da Floresta Ombrófila Densa.
Nome: RGV 3006-00 - Ecologia Evolutiva

Número de créditos: 3

Ementa: Diversidade biológica e de ambientes. Adaptação e história de vida. Padrões de especiação. Biogeografia e filogenética. Ecologia populacional. Sistemas de cruzamento. Colonização. Interação entre espécies: predação/herbivoria, polinização e dispersão de sementes. Competição inter e intra-específica. Ecologia de comunidades e ecossistemas.
Nome: RGV 4100-23 - Manejo de Populações Naturais

Número de créditos: 3

Ementa: Inventário de ecossistemas florestais. Demografia de populações naturais. Ecologia de espécies florestais tropicais. Dinâmica de florestas tropicais. Sucessão secundária. Manejo de florestas tropicais para produção de madeiras e produtos não-madeireiros. Conservação da biodiversidade.

Nome: RGV 4100-24 - Fisiologia e Bioquímica do Desenvolvimento de Sementes

Número de créditos: 4

Ementa: Formação e desenvolvimento das sementes. Síntese de compostos de reserva na semente e pontos de controle. Fatores ambientais e hormonais que afetam a dormência primária. Qualidade fisiológica e sua relação com longevidade e deterioração em sementes ortodoxas e recalcitrantes. Germinação, análises fisiológicas, moleculares e bioquímicas de sementes. Análise de compostos da semente de interesse às indústrias farmacêuticas, alimentar e de cosmético. Pesquisas de impacto relacionadas com sementes.

Requisito: RGV 4100-09 – Fisiologia do Metabolismo Vegetal
Nome: RGV 4100-10 – Métodos Fitopatológicos

Número de créditos: 3

Ementa: Técnicas de esterilização, preparo de soluções e meios de cultura. Isolamento de fitopatógenos/culturas monospóricas. Fatores afetando a conservação de fitopatógenos. Cultivo e esporulação de fungos patogênicos. Métodos para detecção, quantificação e inoculação de patógenos. Testes de resistência. Técnicas histológicas. Estudo da interação hospedeiro-patógeno usando microscopia, métodos bioquímicos e marcadores moleculares.
Nome: RGV 4100-11 – Mutualismos Plantas-Microrganismos

Número de créditos: 2

Ementa: Papel dos mutualismos nos processos ecológicos. Principais associações benéficas entre plantas e microrganismos. Micorrizas. Fixadores de Nitrogênio. Efeito do manejo de populações vegetais em simbioses. Evolução dos principais mutualismos com vegetais. Simbioses e proteção de plantas. Efeitos de mutualismos em diferentes níveis tróficos. Métodos de estudos dos mutualismos plantas-microrganismos.
Nome: RGV 4100-26 - Resistência de Plantas a Doenças

Número de créditos: 3

Ementa: Mecanismos de variação genética dos patógenos. Bases das interações genéticas entre patógeno e hospedeiro. Bases genéticas da resistência e patogenicidade. Mecanismos de defesa constitutivos e indutivos. Estratégias de controle genético de doenças. Princípios de avaliação da resistência de plantas a doenças. Métodos de obtenção de plantas resistentes a doenças.

Requisito: RGV 4100-10 – Métodos Fitopatológicos
Nome: RGV 4100-25 - Interações Moleculares Planta-Patógeno

Número de créditos: 2

Ementa: Análise genética das interações planta-patógeno. Arabidopsis no estudo de interações. Interação gene a gene, estrutura e função do gene R. Resposta hipersensitiva e explosão oxidativa. Vias de sinalização e resistência em plantas. Tradução de sinais. Papel e função de moléculas de interesse (ácido salicílico, ácidos graxos, etileno, espécies ativas de oxigênio, fitoalexinas, jasmonatos, óxido nítrico) na resistência de plantas a agentes patogênicos. “Cross talk” e comparação de vias metabólicas de sinalização contra vírus, bactérias, oomicetos e fungos patogênicos.
Nome: RGV 4100-12 - Desenho de Projetos de Pesquisa com Componentes Qualitativos

Número de créditos: 3

Ementa: Base teórica de paradigmas analise de paradigmas e coerência de estruturação de processos de pesquisa, formulação de perguntas de pesquisa, estratégias e instrumentos de investigação e coleta de dados numa forma qualitativa, e analise integrada de dados, estruturação de projetos de pesquisa ligando componentes qualitativas e quantitativas usando mapas mentais.
Nome: RGV 4100-29 - Manejo Local de Biodiversidade

Número de créditos: 2

Ementa: Manejo local de biodiversidade no nível genético, espécies e paisagem. Relação homem e biodiversidade por estudos de casos (literatura), trabalho em campo (analise manejo num projeto de pesquisa), revisão de literatura estudo de caso vinculado com projetos nacionais e/ou internacionais.
Nome: RGV 3031 - Tópicos Avançados

Número de créditos: 3

Ementa: Tópicos avançados ou considerados relevantes relacionados ao uso de Recursos Genéticos Vegetais e não abrangidos pelas disciplinas da estrutura curricular do programa. Somente para doutorandos.

III. Disciplinas de Domínio Conexo
Nome: RGV 3333 - Estágio de Docência

Número de créditos: até 2 para Mestrado e até 4 para Doutorado

Ementa: Prática de docência em termos de preparação de material didático e ministração de aulas práticas e teóricas.

Obrigatória por um semestre para mestrandos e por dois semestres para bolsistas da CAPES ou outros programas que exigem este requisito.


Nome: RGV 3017-00- Pesquisa Orientada

Número de créditos: 1

Ementa: Levantamentos bibliográficos e discussão crítica de artigos relevantes na área específica. Técnicas de laboratório e utilização de equipamentos. Condução de experimentos em temas de pesquisa correlatos à dissertação/tese.
Nome: HST 3479-00 - História do Uso dos Recursos Naturais: a interação homem/natureza

Número de créditos: 3

Ementa: Análise da historiografia que trata sobre o tema; discussão das mudanças de atitude do homem em relação à natureza no decorrer dos séculos; análise das interações dos diferentes povos com o meio ambiente; inovações, práticas e conhecimentos associados aos recursos genéticos.
Nome: FIL3102-00 - Tópicos Especiais de Filosofia da Ciência

Número de créditos: 3

Ementa: Definições de ciência e de método científico. Distinções entre Ciência e Tecnologia: as ciências do artificial. A objetividade e a racionalidade dos procedimentos de produção e avaliação do conhecimento científico e tecnológico. Constituição e evolução das disciplinas científicas e das profissões. Os modelos explicativos e os princípios fundamentais das ciências da vida: comparação com aqueles próprios da física e das ciências humanas. O estatuto dos princípios e dos conceitos fundamentais da genética de populações e da genética molecular. Analise epistemológica comparativa das intervenções tecnológicas em ambos os campos.

IV - RGV 4100-28 - Tópicos Avançados
1. Nome: Tópicos Avançados em Genética Quantitativa

Número de créditos: 3

Ementa: Componentes de variância em modelos matemáticos aleatórios. Endogamia gerada pelo sistema de reprodução e pelo ao estreitamento da base genética em populações de tamanho finito. Identidade por descendência e covariância entre parentes não endogâmicos e endogâmicos. Aplicações no melhoramento de plantas alógamas.
2. Nome: Metodologias de Pesquisa Participativa

Número de créditos: 2

Ementa: Conhecimento básico sobre teoria e aplicação de metodologias participativas dentro contexto de pesquisa de recursos genéticos vegetais; analisar estudos de casos com pesquisa participativa; conduzir como equipe um diagnóstico participativo e analisar os dados para o desenho de projetos/estratégias de pesquisa participativa (preferencialmente dentro projetos de pesquisa de estudantes de doutorado); preparar um quadro referencial integrando ou relacionando componentes de pesquisa participativa dos projetos de Mestrado – Doutorado
3. Nome: Plantas Geneticamente Modificadas

Número de créditos: 3

Ementa: Noções de biologia molecular. DNA recombinante. Produção de plantas GM: Métodos de transformação de plantas: Agrobacterium, eletroporação, biobalística. Seleção das plantas transformadas. Análise das plantas GM: Incorporação do DNA recombinante ao cromossoma vegetal e expressão do DNA de interesse nos tecidos vegetais. Exemplos de plantas GM: em uso comercial e como ferramenta em estudos de fisiologia vegetal. Métodos de detecção e quantificação de OGM. Métodos de avaliação ampla de perfil de plantas GM.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal