Igreja batista vida nova rumo àS 500 CÉlulas



Baixar 8.71 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho8.71 Kb.

IGREJA BATISTA VIDA NOVA

RUMO ÀS 500 CÉLULAS


ESTUDO 32: A MARCA REGISTRADA DOS FILHOS DE DEUS

Texto I Sm 17.55 Quando Saul viu Davi avançando para enfrentar o filisteu, perguntou a Abner: Abner, quem é o pai daquele rapaz?

Inicie este estudo com a leitura de ISamuel 17-55-57, trecho do relato da vitória do jovem Davi contra o soldado filisteu, Golias. Apesar de tratar-se de uma história muito conhecida, realce alguns detalhes. Que Davi foi enviado pelo seu pai, Jessé, ao arraial do exército de Israel porque três dos irmãos mais velhos de Davi eram soldados. A missão de Davi, a princípio, era levar alguns mantimentos e obter notícias tranquilizadoras acerca do bem estar dos irmãos e leva-la ao pai. No entanto, Davi deparou-se com os impropérios que o soldado filisteu fazia aos israelitas e, principalmente, ao Deus de Israel.

Aquilo foi demais para Davi que, mesmo sendo um simples pastor de ovelhas, se dispôs a enfrentar no poder do Deus de Israel aquele incircunciso (isto significa “sem aliança com Deus”). Davi era filho de Jessé, mas o segredo de sua vitória era ser filho de Deus. Ele tinha uma aliança com Deus e era ungido pelo Espírito Santo de Deus.



Um Filho de Deus tem poder para vencer gigantes. Golias era muito grande se compararmos sua estatura com a dos homens comuns. Ele descendia de uma linhagem de pessoas muito grandes – ISm 17.4 nos informa que ele media 2,9 m!

Podemos vencer “gigantes” se vivemos e lutamos na dependência do Senhor dos Exércitos, o Deus Vivo, a quem Davi também servia. Observe o testemunho de fé que Davi deu diante do desprezo de Golias em ISm 17.45-47). O jovem Davi convenceu o rei Saul e enviá-lo para aquela batalha quando testemunhou que já enfrentara sozinho a um leão e um urso, quando estes atacaram suas ovelhas (ISm 17.33-37).

Que “gigantes” você terá que enfrentar daqui para a frente? Você pode enfrenta-los na condição de filho de Deus.

Um Filho de Deus deve fazer uso de armas poderosas. A Bíblia conta que o rei Saul quis vestir Davi com sua armadura, mas que o jovem judeu não conseguia se mover com o peso e o desconforto daquela parafernália (ISm 17.39). Davi preferiu utilizar vestes e equipamentos de um pastor: alforje, cajado, 5 pedras e uma atiradeira. Este era o equipamento que ele usava quando vigiava as ovelhas da família nos arredores da cidade de Belém. E foi com estas “armas” que ele venceu Golias.

Quais são as armas poderosas que Deus nos deu para vencermos nossas lutas? O Nome de Jesus. A fé. A oração. A Palavra de Deus. Estas são nossas principais armas; a Igreja e o discipulado têm por finalidade nos ensinar a utilizar estas armas em nosso benefício.

Davi acertou a testa de Golias, derrubando-o num único golpe. Não foi um tiro de sorte. Ele era treinado no uso daquela ferramenta. Também precisamos de treinamento para usarmos nossas armas espirituais. A Igreja é como nosso “quartel general”, onde os cristãos são treinados a usar as armas poderosas de Deus.

O bom testemunho do nosso Pai. Observe em ISm 17.55-57, que o rei Saul foi persistente em saber quem era o pai de Davi. Ele não se conteve até obter esta informação. A coragem de Davi, sua fé e a forma como derrotou Golias aguçaram a curiosidade do rei acerca do pai de Davi. Da mesma forma, nosso bom testemunho de fé em Jesus Cristo fará com que pessoas queiram conhecer nosso Pai, que é Deus.

A Bíblia nos ensina que os filhos do Diabo têm uma marca principal – a mentira. A única coisa da qual o Diabo é pai, a mentira. Esta é a marca registrada dos filhos do Maligno (cf. Jo 8.44).

Por outro lado, os filhos de Deus têm uma marca principal: o amor a Jesus. Conforme Jo 8.42: Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Os verdadeiros Filhos de Deus amam a Jesus. E, porque amamos a Jesus nós nos dedicamos a Ele e ao Projeto que Ele nos incumbiu de realizar.

CONCLUSÃO: Dê oportunidade aos presentes a sua célula de confessarem a Jesus como Senhor de suas vidas, aliançando-se com o Deus Vivo. Leve-os a declarar amor a Jesus, a marca principal dos Filhos de Deus. E termine convidando-os a participarem do “quartel general”, onde vão aprender a usar as armas poderosas para derrubar os “gigantes” nas nossas vidas.



Na unção para ser pai de multidões,

Ap. Paulo Petrizi – fev/2012


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal