Iii fórum de Comunicação e Sustentabilidade



Baixar 23.42 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho23.42 Kb.
III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade
Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, vai promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Estiveram presentes nos dias 19 e 20 de Maio, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental, econômico e social.

O objetivo do evento é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil, sobre o conceito e a prática da sustentabilidade, tendo como ponto de partida os quatro princípios da Carta da Terra: Democracia, não violência e paz; Integridade Ecológica; Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida e Justiça Social e Econômica. participaram cerca de 2,5 mil pessoas nos dois dias do evento.

O papel da comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa; praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos; economizar água e energia, entre outros — enumera Marta Rocha, da Atitude Brasil, organizadora do Fórum.

Dia 19 de maio - Manha: - Abertura Atitude Brasil com artista Juliana Alves

Leitura da Carta da Terra



Tema: Responsabilidade da comunicação com relação à sociedade e o impacto das redes sociais nos novos modelos de comunicação

Palestrantes: Rigoberta Menchú Tum, Lucian Tarnowski, GOG, Débora Garcia,Vincent Defourny, Gilberto Puig Maldonado e representante de empresas privadas e publicas.

Dia 19 Maio -Tarde:

Tema: Responsabilidade socioambiental do Brasil e soluções relacionadas à geração de lixo.

Palestrantes: André Trigueiro, Rainer Nolvak, Ferréz, Tião Santos e representantes de empresas privadas e públicas.
Dia 20 de maio - Manha: - Abertura Atitude Brasil com artista Marisa Horta

Tema: O poder da informação e do acesso de forma democrática para a mobilização do desenvolvimento sustentável

Palestrantes: Bert Parlee, Tia Dag, MV Bill, Leonardo Boff e representantes das empresas privadas e públicas.

Dia 20 Maio -Tarde:

Temas: A inclusão da base da pirâmide no sistema de consumo e como o empreendedorismo social pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. A preocupação da saúde como inclusão social.

Palestrantes; Muhammad Yunus, Vera Cordeiro, Seu Jorge, Silvio Vaz de Almeida,

Rodrigo Santos Nogueira, Janice Helena De Oliveira Dias



Noite - Show em Homenagem aos dez anos da Carta da Terra. A apresentação conta com a participação de Seu Jorge, MV Bill, Mallu Magalhães, GOG e Ferraz.

O Fórum será transmitido gratuitamente via internet para as universidades de fora do Rio de Janeiro, América Latina, Europa, África e Ásia, em tempo real, via webcast.



LIMPA BRASIL Em sua terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração de lixo e ao destino desses resíduos no meio ambiente. Para isso, durante o evento, será lançado o projeto Limpa Brasil, que acontecerá nos próximos meses no Rio de Janeiro. A iniciativa é baseada no projeto “Let’s Do It”, idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak — que participará do Fórum — que ‘limpou’ a Estônia em um dia com a participação de cerca de 50 mil voluntários.

O objetivo do Limpa Brasil não é apenas limpar o país, mas também para a mudança da atitude da população e conscientizar todos sobre os problemas ambientais. A ideia é que o Limpa Brasil seja itinerante e atue em diferentes cidades do Brasil. O pontapé inicial do projeto será no Rio de Janeiro.



André trigueiro jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro “Mundo Sustentável – “Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, Coordenador Editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI”, e “Espiritismo e Ecologia”, lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio, pela Editora FEB, 2009.

É apresentador do Jornal das Dez e editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É também comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro



Débora Garcia; pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ.

Atualmente é Gerente de Conteúdo e Novas Mídias do Canal Futura.

Na Fundação Roberto Marinho trabalha para as Gerências de Produção e Teleducação, assessora dos projetos especiais do Telecurso 2000 e dos programas Globo Ciência e Globo Ecologia. no Canal Futura trabalha no desenvolvimento de pesquisa complementar de Mestrado na Georgia State University (School of Communication).

Rainer Nõlvak Empresário estoniano protetor da natureza e presidente do conselho Nature Fund na Estônia. Foi um dos organizadores do “Let´s Do It 2008”, uma ação cívica com 50.000 voluntários que praticaram a limpeza da Estônia em apenas um dia. evento que será realizado no Brasil ( Rio de Janeiro ) no final do ano de 2010 e já esta recrutando voluntário.

Leonardo Boff Professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na UERJ. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. Em 2001 recebeu o Prêmio Right Livelihood Award, na Suécia – prêmio alternativo ao Prêmio Nobel da Paz. Participou da elaboração da Carta da Terra.

Tião Santos; Presidente da ACAMJG Associação dos catadores do aterro Metropolitano do Jardim Gramacho. ( RJ ) Idealizador e Representante e do MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

Janice Helena De Oliveira Dias; Gerente Setorial de Programas Sociais na área de Responsabilidade Social da Petrobras S.A., experiência na área de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social,

Vera Cordeiro; Médica graduada pela UFRJ em Clínica Geral. fundou a Associação Saúde Criança, com o objetivo de combater o ciclo vicioso miséria – doença – internação – reinternação – e morte, a Associação Saúde Criança recebeu mais de 25 prêmios, nacionais e internacionais. Vera Cordeiro é membro honorária da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, fellow Ashoka, Líder Avina e Empreendedora Social da Schwab Foundation e da Skoll Foundation, além de membro do Conselho da PATH: A Catalystic for Global Health.

Rodrigo Santos Nogueira; Bacharel em Economia pela Universidade de Itaúna, com MBA em Formação Geral “Altos Executivos BB”, Pós-graduação em Finanças – “Altos Executivos BB”, Administração Financeira e Gestão Financeira para Bancos.

Ingressou no Banco do Brasil em abril de 1982 como Menor Auxiliar de Serviços Gerais, atualmente, é Gerente Geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável – DF.



Silvio Vaz de Almeida; Diretor Presidente da Fundação Vale e Diretor da área de Responsabilidade Social, Corporativa e Comunicação Regional da VALE S.A., Silvio Vaz é graduado em Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Mestrado em Gestão Empresarial e Master in Business Administration pela Saint Joseph’s University. Fundador e Presidente Conselheiro da Fundação Educacional Aroeira e professor da Universidade de Barretos

Vincent Defourny; Representante da UNESCO no Brasil Tem Doutorado em Comunicação pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). articulou um trabalho acadêmico em várias universidades européias com missões de consultoria para instituições do setor público, setor privado e do terceiro setor para a gestão da comunicação, sobretudo, como uma ferramenta estratégica nas mudanças organizacionais.

Rigoberta Menchú é uma indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia. Foi agraciada com o Nobel da Paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas, sendo Embaixadora da Boa-Vontade da UNESCO e vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional.

O Nobel foi-lhe outorgado em reconhecimento aos seus trabalhos por justiça social e reconciliação étnico-cultural baseado no respeito aos direitos dos povos indígenas.



Muhammad Yunus, Foi Fundador do Grammen Bank, o banco dos pobres, e Prêmio Nobel da Paz em 2006. Desempenha um papel importante para erradicar a pobreza no mundo, elevando a renda na base da pirâmide social por meio do micro-crédito em 2006.

Arcelina Helena Plubio Dias Jornalista, foi repórter redatora no Jornal do Brasil e no Estado de S. Paulo. dirigiu o Jornal do DIAP do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Depois, foi assessora de imprensa no Senado Federal, no Governo de São Paulo e coordenadora da Comunicação do Ministério do Trabalho. Como professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, lecionou entre outras matérias jornalismo sindical e comunitário.

Bert Parlee Psicólogo, membro fundador e por vários anos chefe de gabinete da Integral de Ken Wilber Institute, no Colorado. Leciona na Mendoza College of Business programa de MBA para Executivo de Educação da Universidade de Notre Dame em Indiana e no MBA e programas de Psicologia Organizacional no Golden Gate University, em San Francisco.

Gilberto Puig Maldonado é geólogo graduado pela USP e pós-graduado em sistemas de gestão e empreendedorismo social. Trabalha na Petrobras como gerente de Comunicação. Coordena as áreas de multi-meios, responsável pelo site da companhia na Internet, comunicação digital, Web TV, TV corporativa, Banco de Imagens e impressos; a área de relacionamento corporativo, responsável pelo blog Fatos e Dados, CRM, visitas institucionais, Memória Petrobras, Espaço Conhecer e coral; e relacionamento com público interno, responsável pelo Portal Corporativo (intranet), revista Petrobras, programas e campanhas de comunicação voltados para a força de trabalho da companhia.

Lucian Tarnowski, é a cara por trás da BraveNewTalent.com, a plataforma de recrutamento social que constrói comunidades de mídia social para os empregadores. Ele foi homenageado como o mais jovem europeu Young Global Leader (YGL) pelo World Economic Forum. Lucian usou a plataforma BraveNewTalent para encabeçar o alcance global de mídia social para jovens do mundo – uma iniciativa para dar aos jovens um lugar para se envolver e ter suas vozes ouvidas sobre o seu futuro. BraveNewTalent envolveu com êxito mais de 100.000 jovens de mais de 140 países, sem qualquer orçamento de publicidade. Isso demonstrou o poder global de recrutamento social. empreendedor por trás do Brave New Talent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social; o poeta GOG –

Genival Oliveira Gonçalves; GOG Nasceu em Sobradinho, periferia do Distrito Federal. Poeta, enigmático, revolucionário, consciente de seu papel junto a sociedade, inovador, polêmico

Tia Dag; Pedagoga, fundadora da casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1200 crianças e jovens de 6 a 21 anos, com educação em música, teatro, padaria, informática, além de capacitação profissional, atendimento odontológico, convênio médico, oftalmológico e reeducação alimentar.

Seu Jorge; Cantor e compositor brasileiro que mistura a batida do samba carioca, com o suíngue da guitarra e os metais do funk americano, sem perder a personalidade. Um dos maiores sucessos da música brasileira em todo mundo atualmente.

MV Bill; Cantor e compositor nascido na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, se tornou a referência do rap e Hip Hop como movimento de conscientização sobre a realidade das favelas brasileiras e como crítica aos problemas sociais. Recebeu prêmios por sua música, como o MTV 2001 e o prêmio Hutúz, na América Latina. Junto com Celso Athayde e com o ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares, lança Cabeça de Porco, livro que servirá de base para o projeto-documentário Falcão – Meninos do tráfico, exibido pela Rede Globo.

Ferrez; Um dos mais respeitados autores da nova geração de escritores. Autor de livros consagrados como “Capão Pecado”, “Manual Prático do Ódio” e “Fortaleza da Desilusão”. Nascido e criado no Capão Redondo, freqüentemente da palestras nas periferias brasileiras. Ligado ao movimento hip hop, fundou a marca 1DASUL – marca própria de roupa produzida no bairro.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal