Iluminismo



Baixar 6.78 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho6.78 Kb.

Iluminismo


Conceito: Foi um movimento originado no fins do século XVII na Inglaterra. Este movimento efetivou-se na Europa especialmente na França no século XVII, representou o apsi das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista.

O Iluminismo defendia o predomínio da razão, único guia infalível da sabedoria, e combatia o absolutismo, a intolerância religiosa , a desigualdade social e a política mercantilista. Os filósofos iluministas criticavam a censura para as manifestações intelectuais e entendiam que a melhor estrutura da sociedade é a mais simples e natural.



Filósofos Iluministas:

Jean Jackes Rousseau - Foi o pensador mais radical de sua época com suas críticas a sociedade burguesa, em defesa das camadas populares e de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade, e na soberania do povo.

Voltaire - Foi um filósofo Burguês defensor do despotismo esclarecido, promovia críticas dos privilégios do Clero e da Nobreza.

Barão de Montesquieu - Sua obra foi o espírito das leis, onde propunha a divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário.

Princípios do Iluminismo:


  • Crítica ao absolutismo

  • Acabar com a sociedade estamental

  • Crítica a postura da igreja católica

  • Defesa da não intervenção do estado na economia

  • Defesa de um sistema constitucional

Liberalismo Econômico


Antecedentes: Fisiocracia - No século XVIII, os economistas franceses Kuesnay Gurnay criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia o liberalismo econômico baseado no governo de natureza, no qual a agricultura com base na terra consistia na principal riqueza.

Conceito: Sistema econômico, emplantado à partir do século XVIII, com a ascensão da burguesia ao poder político que objetivava a não intervenção do estado na economia, livre oferta, a livre procura, enfim o “Leizze Faire, laizze passer”. (deixar fazer, deixar passar.)

Princípios:

- Existência de leis naturais em economia por exemplo a lei da oferta e da procura.

- Livre concorrência e livre cambismo

- Defesa da propriedade privada

- Liberdade de contrato

- Combate ao Mercantilismo



- Divisão internacional do trabalho

Filósofos:

Adam Smith - ( 1723-1790) - Elaborou sua principal obra denominada “Riqueza das nações”, na qual acentou as bases do liberalismo econômico, sendo por isso considerado o iniciador da economia como ciência autônoma. Defendia um novo sistema econômico baseado na plena liberdade de concorrência do qual lei da oferta e da procura regulava a produção e a distribuição das riquezas. Para Smith, o trabalho aliado ao capital é o fator determinante da riqueza. Na teoria da produtividade do trabalho ele afirma que a eficácia deste provém essencialmente da divisão do trabalho.






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal