IndicaçÃo no. 262/2013



Baixar 17.34 Kb.
Encontro08.08.2016
Tamanho17.34 Kb.

INDICAÇÃO No. 262/2013



I N D I C A M O S, depois de satisfeitas as formalidades regimentais e ouvido o esclarecido Plenário, que seja expedido ofício ao Prefeito Municipal da Estância Turística de Tupã-SP, Sr. MANOEL FERREIRA DE SOUZA GASPAR, solicitando-lhe que sejam realizados estudos visando identificar um logradouro público com o nome do fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, ANTOINE FRÉDÉRIC OZANAM, prestando, assim, uma justa homenagem à Sociedade e seus abnegados membros, em reconhecimento pelos relevantes serviços sociais prestados pela entidade não só em nosso município, mas também, por todos os serviços prestados nos mais de 143 países em que os Vicentinos se fazem presentes.
J U S T I F I C A T I V A
Frédéric Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris, na França, deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há 200 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP.
A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo  é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa João Paulo Segundo. No Brasil já existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam.
São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação radical aos pobres e as missões populares; foi a inspiração para a denominação da SSVP.
Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 800 mil membros espalhados pelo mundo.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro e conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres - e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica.
As Conferências são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo.
A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na França.
Os Vicentinos fazem do sonho de Ozanam, que é  "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.
A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.
A visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos. Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos.
O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições - todas mantidas e administradas pela organização.
Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas; como os de alfabetização e de geração de renda - são as Obras Especiais. Atualmente, meio milhão de brasileiros recebe o apoio da SSVP.
Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos Colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos.
A Sociedade de São Vicente de Paulo conquistou Parceiros como a Nestlé.
Os projetos mais grandiosos desta valiosa Parceria sao a Campanha "Torcer faz bem" e os Shows "Roberto Carlos pra sempre".
Em 2004, a instituição recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na categoria idosos, oferecido pelo Governo Federal.
Em 2005, a SSVP assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famílias carentes ainda não atendidas pelos programas sociais do Governo Federal.
A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma ação que renova a fé e a amizade entre os vicentinos.
No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP. Conferências compostas por crianças e adolescentes formam novos membros para a instituição. Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 600 Conferências de Crianças e Adolescentes.
A instituição mantém também a Ecafo - Escola de Capacitação Frederico Ozanam - que visa a formação dos Vicentinos por meio de cursos, palestras, encontros e retiros.
A Sociedade São Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianças num mesmo ideal: praticar o amor ao próximo.
Esperamos poder contar com o apoio dos Nobres Vereadores a esta indicação, para que, obtendo aprovação em Plenário, possa ser encaminhado o competente ofício a autoridade já indicada.


Sala das Sessões Vereadora “Cacilda do Carmo Lentini Elias”,

11 de abril de 2013.



VALTER MORENO PANHOSSI

V e r e a d o r


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal