Informação à imprensa



Baixar 65.02 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho65.02 Kb.







I
25 de junho de 2012

Informação à imprensa
ncentivo à cultura

‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ elege os melhores artistas contemporâneos no País



  • A iniciativa visa incentivar a arte no Brasil, reconhecer artistas renomados e abrir as portas para novos talentos.

  • Vencedores Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth foram indicados por júri de curadores de reconhecimento internacional.

  • Valores concedidos aos artistas figuram entre as maiores premiações mundiais.

Como caminho para ampliar o espaço de divulgação artística no País e reconhecer o trabalho dos profissionais expoentes na área, a Mercedes-Benz do Brasil e o Museu de Arte de São Paulo criaram o ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Em sua primeira edição, o Prêmio já é considerado como um dos mais significantes no mundo. Isso se deu devido ao júri de curadores internacionalmente reconhecido, premiação extremamente atrativa e alcance nacional.
A iniciativa contou com um júri formado por Chris Dercon (diretor da galeria londrina Tate Modern), Teixeira Coelho (Coordenador do MASP), José Roca (8.ª Bienal do Mercosul e curador de arte latino-americana da Tate Modern), Moacir dos Anjos (Itaú Cultural, 29.ª Bienal de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP) e Paulo Herkenhoff (Documenta de Kassel, MoMA e 24ª Bienal de São Paulo).
O ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ elegeu os vencedores em duas categorias: ‘Melhor Artista Contemporâneo do Ano’, com a vitória de Anna Maria Maiolino, e ‘Talento emergente’, conquistada por Paulo Nazareth.
“Proporcionar novas oportunidades para que a arte possa se manifestar faz parte do compromisso de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz, constantemente empenhada em valorizar e incentivar as mais variadas formas de expressões artísticas. A parceria com o MASP foi extremamente enriquecedora para a concretização desse projeto”, avaliou Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.
A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada com um jantar, em 26 de junho, na sede no MASP, na capital paulista. Escolhidos por unanimidade, os artistas receberão, como estímulo, R$ 200 mil e R$ 70 mil, respectivamente. O valor destinado à categoria principal é o mais alto já concedido a um único artista no Brasil, na área das artes visuais, e um dos maiores do mundo. Nessa noite, será lançado também site exclusivo com informações sobre o Prêmio, os artistas e os curadores.
Em novembro, Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth terão uma exposição conjunta no MASP.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Com mais de cinco décadas de atividades no País, a Mercedes-Benz do Brasil é mais do que uma fábrica de veículos. Comprometida com o desenvolvimento da nação brasileira, a Companhia desempenha um papel proativo de Responsabilidade Social com valorização da cultura e da arte, além de dedicar um foco também especial à educação, esportes e meio ambiente.


Sobre o MASP

    Considerado um dos mais importantes museus de arte ocidental da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand – tem seu acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais se destacam as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, é possível apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli (da escola italiana) e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall (da chamada Escola de Paris). A missão do MASP é incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro.


Sobre os vencedores do ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’

Brasileira de origem italiana, Anna Maria Maiolino realiza sua obra com diversas mídias. Para a artista, mudar de suporte estende o discurso da obra agregando novos significados. Entre seus principais projetos estão a participação com Hélio Oiticica na exposição Nova Objetividade Brasileira (1967); Prêmio Mario Pedrosa concedido em pela ABCA pela sua mostra no Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro (1989); Prêmio ‘Pesquisa de Linguagem‘ pelo trabalho ‘Um, Nenhum Cem Mil‘ no Gabinete de Arte Raquel Arnaund, em São Paulo, concedido pela APCA (1994); Retrospectiva de sua obra realizada pela Fundação Antoní Tàpies de Barcelona, Espanha (2010) Atualmente, Anna expõe na 13.ª Documenta de Kassel, na Alemanha, com a instalação Here & There.


O mineiro Paulo Nazareth vive e trabalha mundo afora. Ele incorpora a ideia do artista como uma espécie de conector, um decodificador performativo ou uma porta para outras compreensões do existir. Seus temas estão frequentemente relacionados à raça, ideologia, diferenças sociais, desenvolvimento e são sempre sustentados por uma visão categórica da vida ética em si – que coloca em relevo os laços afetivos que ligam a vida individual à vida coletiva, este momento ao próximo, o particular ao universal.
Serviço:

Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ – jantar de premiação

26 de junho – Horário: 19h30

Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP

Site (será lançado essa semana): www.premio.art.br
Contato:

Julia Lima, telefone: 11 4173-7462

E-mail: julia.lima@daimler.com

Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em:



www.mercedes-benz.com.br/imprensa

Comunicação Corporativa - Mercedes-Benz do Brasil
Mercedes-Benz – Uma marca da Daimler AG


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal