InformaçÃO À imprensa



Baixar 10.92 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho10.92 Kb.











INFORMAÇÃO À IMPRENSA









Março, 2011

A história – e o mistério – do logótipo da Chevrolet (o bowtie)
O bowtie da Chevrolet tem vindo a tornar-se famoso a nível internacional. Tinha a marca apenas 2 anos quando, em 1913, o seu co-fundador William C. Durant, o apresentou publicamente como sendo o símbolo da Chevrolet, marca que traçava já o seu caminho para se tornar num dos maiores fabricantes do mercado automóvel mundial.

A evolução do logo da Chevrolet ao longo dos anos tem contribuído para a forte identidade da marca, sendo hoje amplamente reconhecido pelos seus clientes.


A história, confirmada por William Durant, é que este foi inspirado num papel de parede num Hotel em Paris. Segundo A História da Chevrolet, de 1961 – publicação oficial da Companhia, a ideia surgiu na imaginação de Durant quando em França, num hotel, viu um padrão num papel de parede que lhe despertou a atenção.
Existem ainda outras versões sobre a origem do bowtie, nomeadamente no seio da família do seu criador. No livro My Father, publicado em 1929 pela filha de Durant, Margery, contava-se que o pai costumava desenhar esboços em pedaços de papel durante o jantar. Terá sido, segundo ela, «entre a sopa e o frango, numa noite, que esboçou a forma que é usada na Chevrolet hoje em dia». Mais tarde, a mulher de Durant, Catherine, relembra que o marido, a ler o jornal, num quarto de hotel, de férias, exclamou apontando: «Eu acho que este seria um emblema óptimo para a Chevrolet». Infelizmente, não foi clarificado, na altura, qual era o desenho a que se referia nem em que contexto estava a ser usado.
Ken Kaufmann, historiador e editor da publicação The Chevrolet Review, ficou intrigado o suficiente com todas estas lendas e dedicou-se a pesquisar a sua veracidade. Na edição do jornal The Constitution, de 12 de Novembro de 1911, viu um anúncio de produto, um refinado combustível para fogos, da Southern Compressed Coal Company, cujo logo era um bowtie inclinado, muito semelhante ao que viria a ser o símbolo da Chevrolet. Terá sido este – ou outro similar – anúncio, que William Durant e a sua mulher veriam no ano seguinte, uns Estados mais a norte?
No entanto, as dúvidas não terminam aqui. Ainda outra explicação atribui ao design uma versão estilizada da cruz da bandeira da Suiça, sendo este o país de origem de Louis Chevrolet. Seja qual for a verdade – a qual provavelmente nunca será conhecida inteiramente – o bowtie da Chevrolet reflecte a qualidade, acessibilidade e fiabilidade da marca, desde há 98 anos.

Sobre a Chevrolet

A Chevrolet é a maior marca global da General Motors, com vendas anuais de aproximadamente quatro milhões de veículos em mais de 130 países. É a quarta maior marca automóvel a nível mundial em termos de vendas e uma das que apresenta um crescimento mais rápido. Os automóveis Chevrolet aliam a paixão ao design arrojado e à funcionalidade. Proporcionam uma excelente relação qualidade/preço. Após o relançamento da marca na Europa em 2005, a Chevrolet mais do que duplicou as suas vendas, com mais de 500.000 unidades vendidas em 2008. Em 2010, a marca aumentou a sua quota de mercado na Europa em 2,5 por cento, vendendo 477.194 veículos. A Chevrolet possui uma rede de mais de 2.700 concessionários e pontos de serviço na Europa. A gama Chevrolet inclui o modelo citadino Spark, o pequeno Aveo, o compacto Cruze, o SUV Captiva e o lendário modelo desportivo Corvette. Em 2011, a Chevrolet irá lançar sete novos modelos: a nova carrinha familiar Orlando, o novo SUV Captiva, o Corvette Grand Sport Coupé, o novo Aveo de dois e três volumes, o Cruze hatchback, o Camaro coupé e descapotável e o premiado modelo eléctrico Chevrolet Volt com extensor de autonomia. Os maiores mercados Chevrolet na Europa são a Rússia, Itália, Alemanha, Espanha, Alemanha, França e Turquia. Fundada nos EUA pelo emigrante suíço Louis Chevrolet em 1911, a marca celebra o seu centenário em 2011.



Chevrolet Portugal

Comunicação Tel. 21 440 7523 media.chevrolet.pt




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal