InspiraçÃo juvenil 1 de outubro



Baixar 6.13 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho6.13 Kb.

INSPIRAÇÃO JUVENIL



1 de outubro
Qual É A História Da Escola Sabatina?

Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa noticia do reino. Mateus 4:23.
Raramente você encontrará uma igreja adventista que não possua uma Escola Sabatina. Afinal, ela é o elo de união doutrinária dos mais de 13 milhões de adventistas espalhados ao redor do mundo. A mesma lição que você estuda é traduzida para centenas de idiomas e estudada em 214 países. Mas nem sempre foi assim.

A Escola Sabatina começou modesta. Foi idealizada para atender às crianças que eram levadas à igreja, mas que não tinham nenhuma programação voltada para elas. O Pastor Tiago White, que tinha sido professor de meninos, preparou uma revistinha mensal chamada Instrutor da Juventude, voltada especialmente aos juvenis. Como era um homem muito ocupado, ele tinha de escrever as lições à beira da estrada durante as paradas que fazia enquanto viajava com sua esposa (Ellen White) para pregar nas igrejas dos Estados Unidos.

No início, as lições eram estudadas em casa. Foi somente em 1853 que a igreja de Buck's Bridge, Nova Iorque, iniciou um programa de uma hora antes do culto para estudar a lição com os jovens. Outras igrejas começaram a imitar o costume. Tudo era muito simples e cada escola seguia o seu próprio programa. Numa igreja houve incentivos para quem decorasse versos bíblicos e uma menina de 8 anos decorou 892 versículos.

O resultado foi tão bom que a igreja de Battle Creek, Michigan, também organizou uma Escola Sabatina com 50 membros e introduziu a novidade de incluir os adultos, que faziam nesse momento uma espécie de curso preparatório para os que queriam ser missionários. O Dr. Merritt Kellogg, por exemplo, foi um médico que se preparou através desse programa para ser missionário nas ilhas dos Mares do Sul.

Com outras igrejas comprando a idéia, novas propostas começaram a surgir, como o recolhimento de ofertas para as missões. Isso permitiu a construção do Pitcairn, o primeiro barco missionário dos adventistas. Aí nasceu a oferta do 13º sábado.

Agora que você já sabe como começou a Escola Sabatina, não esqueça de valorizá-Ia, pois ela é o coração missionário da sua igreja.

www.4tons.com

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal