Instituto de psicologia



Baixar 7.13 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho7.13 Kb.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

UNIDADE SÃO GABRIEL

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NO CONTEXTO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO

Deborah Elias Magalhães1

Rubens Ferreira do Nascimento 2


Este trabalho apresenta a Abordagem Centrada na Pessoa desde o seu surgimento no Brasil e no mundo, a história do seu fundador – Carl Rogers – e os fundamentos trazidos por ela, além de uma breve retomada histórica da “loucura” no contexto de hospitais psiquiátricos e suas varias representações na sociedade ao longo dos séculos. O objetivo dessa pesquisa foi de identificar se existe contribuição na utilização da A.C.P. (Abordagem Centrada na Pessoa) no tratamento de pessoas inseridas em um contexto hospitalar psiquiátrico. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico sobre os temas supracitados, sendo pesquisados autores como Carl Rogers (1975, 1977, 2001), Antônio Coppe (2001), José Luiz Belas (2002), Paulo Amarante (1995, 1996), José Teixeira (1997, 2006) Roberto Sá (2007) Peter Pelbart (1988), João Magro Filho (1992) entre outros. Ao final foi relatado um estudo de caso de uma paciente acompanhada por mim em um hospital psiquiátrico da grande B.H. O estudo de caso foi escolhido como metodologia por se propor a um aprofundamento maior de um determinado fenômeno estudado, fato que justifica sua utilização, uma vez que o objetivo é demonstrar as contribuições e avanços realizados pelo atendimento embasado na A.C.P. Contribuições essas que foram confirmadas ao final do trabalho, juntamente com a constatação da necessidade de mais trabalhos e pesquisas sobre o presente tema.
Área de conhecimento: Psicologia Humanista, Fenomenológica e Existencial. Psicopatologia.

Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa. Humanismo. Existencialismo. Fenomenologia. Loucura. Hospital Psiquiátrico.

1 Aluna do curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel. Resumo da Monografia apresentada no 2º semestre de 2009, como requisito parcial para conclusão de curso. Contato: dedelias@hotmail.com


2 Professor do Curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel e orientador desta monografia.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal