Instituto de psicologia



Baixar 8.26 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho8.26 Kb.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

UNIDADE SÃO GABRIEL

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO UMA CONTRIBUIÇÃO?

Elayne da Silva Novais1



Maria de Fátima Lobo Boschi2
Neste estudo discuto a importância do estágio na formação do psicólogo. O pressuposto foi que o estágio proporciona maior aprendizado e aprimora a formação do psicólogo além de propor uma formação de habilidades e competências para além do exercício teórico em sala de aula. O objetivo central da pesquisa foi conhecer e analisar o papel do estágio como função do exercício para a prática profissional. Foi utilizada a abordagem qualitativa, o método utilizado foi pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para tanto foram investigadas as concepções de estágio para a graduação presentes no Projeto Pedagógico do curso de Psicologia e nas diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) além de contar com contribuições de autores que versam sobre o assunto. Outro ponto destacado na pesquisa é a importância de se trabalhar teoria e prática de forma simultânea, pois o aluno tem potencial para aprender e executar ao mesmo tempo. No referencial teórico além das concepções de estágio deu-se uma ênfase à ciência psicológica, trazendo informações de sua regulamentação no Brasil, os restritos campos de atuação no início da profissão e a atual extensão. É ainda abordada a questão da formação em psicologia. Quais habilidades e competências são requeridas ao profissional desta área. Para tanto, alguns(mas) teóricos(as) que discutem sobre estes temas foram utilizados(as), tais como: Rosemary Achcar (1994), Maria Cristina Martins de Andrade (2000), Pedro Demo (1996), Jorge de Oliveira Franca (2007), Márcia de Mendonça Jorge (2009), Jorge Solivellas Perelló (1998), Acácia Zeneida Kuenzer (2003), dentre outros(as). A análise das fontes evidenciou que o estágio na formação do psicólogo possibilita a expansão e a construção de novos conhecimentos, promove autonomia e capacita a uma releitura da realidade. Esta pesquisa demonstrou que quando teoria e prática acontecem de forma simultânea, o aprendizado possui caráter diferenciado, mais rico e potencializador.
Área do Conhecimento: Psicologia. Educação.
Palavras-chave: Estágio. Projeto Político Pedagógico. Graduação em Psicologia.



1 Aluna do curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel. Resumo da Monografia apresentada no 1º semestre de 2010, como requisito parcial para conclusão de curso. Contato: elaynenovais@yahoo.com.br


2 Mestre em Psicologia pela UFMG; Diretora e professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e orientadora desta monografia.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal