Instruções para Apresentação de Relatório Narrativo



Baixar 21.95 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho21.95 Kb.






Instruções para Apresentação de Relatório Narrativo

A Fundação Ford exige que todos os seus donatários apresentem relatórios narrativo e financeiro em períodos estabelecidos na Carta de Notificação da Doação.

O relatório narrativo não tem limitação de conteúdo. Nossa recomendação é que os itens a seguir orientem o donatário quanto às informações que a Fundação Ford necessita receber. O modelo sugerido visa comparar o que foi proposto quando a doação foi aprovada com o que foi efetivamente alcançado durante sua vigência, não só em relação às atividades, mas também quanto às metas estratégicas do projeto.

É preferível que o relatório seja enviado pelo coordenador do projeto para o e-mail da Gerente de Doações (se for enviado por outra pessoa, o coordenador do projeto deve ser copiado). Enviando o relatório pelo correio eletrônico, não deve ser enviada uma cópia pelo correio comum. Se a sua instituição não tiver acesso a um e-mail, os relatórios podem ser enviados por correio.


Capa do Relatório Narrativo

A capa do seu relatório deve ter a logomarca da instituição que recebe a doação, e deve conter as seguintes informações:



  • Nome da Instituição que recebe a doação

  • Número da Doação

  • Período do Relatório

Observação: Coloque as datas de início e fim do período relatado.

O primeiro relatório deve iniciar-se na data de início da doação (estabelecida na carta de notificação da doação), independentemente de quando foi recebida a primeira parcela ou de quando as atividades se iniciaram de fato. Caso tenha havido atraso no início das atividades, isso deve ser explicado no conteúdo do relatório.

Os relatórios seguintes devem se iniciar na data seguinte ao fim do período coberto no relatório anterior.

  • Certificação

Inclua a seguinte declaração:

“Ao apresentar este relatório atestamos que a pessoa que o enviou está autorizada a fazê-lo em nome da organização, e que cumprimos as exigências legais estabelecidas na carta de notificação da doação, e que a verba foi despendida de acordo com as finalidades da doação.”


Observação: Se não concordar com esta declaração, entre em contato com a sua Gerente de Doações antes de apresentar o relatório.

  • Nome do responsável por este relatório


Observação: Se o relatório for enviado em papel (pelo correio ou entregue em mãos), pedimos que ele seja assinado.

Conteúdo do Relatório Narrativo
O relatório deve incluir as seções abaixo especificadas:
A. Reflexão Geral

Faça uma reflexão considerando:



  • as principais lições aprendidas;

  • fatos que foram significativos para o seu trabalho;

  • mudanças que julga possam acontecer no próximo ano como resultado do trabalho realizado com recursos da doação;

  • como o trabalho realizado ajudará a organização a alcançar as suas metas a longo prazo;

  • fatos que surpreenderam durante o período coberto pelo relatório.


B. Objetivos

Explique o que foi alcançado com esta doação em relação aos objetivos que se esperava alcançar.




B.1 Objetivos previstos na proposta

B.2 Objetivos efetivamente alcançados








C. Atividades

Comente sobre o trabalho realizado em comparação com as atividades listadas na proposta.




C.1 Atividades previstas na proposta

C.2 Atividades realizadas








D. Indicadores

Compare os indicadores listados na proposta com os resultados alcançados até agora. Comentar qualquer variante que, na sua opinião, mereça uma explicação.




D.1 Indicadores previstos na proposta

D.2 Metas efetivamente alcançadas








E. Mudanças na Organização ou no Contexto

Descreva mudanças organizacionais ou no contexto político ou social que tiveram impacto no seu trabalho durante o período coberto por este relatório. Inclua uma descrição da sua resposta a essas mudanças e como os seus planos foram alterados em decorrência destas mudanças.


F. Questões

Reveja qualquer questão relevante na área organizacional ou administrativa que tenha ocorrido durante o período coberto pelo relatório, tais como mudanças significativas na sua equipe ou composição do conselho diretor, ou outros fatores que possam diminuir a capacidade da organização de reunir ou interpretar informação financeira ou na área de programa. Favor também salientar qualquer necessidade preemente para o fortalecimento da organização.


G. Diversidade

Descreva qualquer mudança na forma de diversidade (relativo a gênero, raça, cultura, região geográfica, religião, etc.) na composição do conselho diretor ou da equipe, durante o período coberto pelo relatório. Comente também se a sua organização teve recentemente qualquer desafio na área de diversidade.


H. Produtos da Doação e Creative Commons

  • Se a doação apoiou um projeto específico e se sua organização concordou, na carta de notificação da doação, em disseminar amplamente e oferecer uma licença aberta sobre os produtos financiados pela doação, por favor, descreva como você atendeu aos requisitos sobre licenciamento e disseminação.

  • Anexe ao relatório narrativo as capas dos produtos (livros, DVDs, etc.) feitos com recursos desta doação.

  • Se os produtos da doação ainda estiverem sendo elaborados, por favor, indique isso abaixo.


I. Perspectivas para o futuro

Apresente quaisquer informações ou comentários que julgar relevante em relação ao próximo período do projeto ou em relação a outros projetos que a instituição pretenda desenvolver no futuro.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal