Investimento na primeira infância realidade e evidências



Baixar 22.06 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho22.06 Kb.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

 “Investimento na primeira infância – realidade e evidências”

 

Data: 23 e 24 de novembro de 2010

Salão de Atos

Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS

Av. Ipiranga, 6681 - Porto Alegre/RS

 

Palestrantes:

 

 

Paolo Fontani



 

 

Políticas Públicas Integradas de Educação e Cuidados da Primeira Infância



Itália

Mestre em Direito, especialista em direito internacional e direitos humanos pela Universidade de Pisa (Itália). Mestre em Educação e Desenvolvimento Internacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (Reino Unido). Atua na UNESCO desde 1996  De 2000 a 2005 representou UNESCO no Comitê dos Direitos da Criança. Trabalhou na Bósnia, Kosovo, Afeganistão e Caribe. Desde dezembro de 2008 é Coordenador do Setor de Educação da UNESCO no Brasil.

 

 

Jesus Leonardo Yánez



 

 

Holanda



Oficial de Programa da Fundação Bernard van Leer.  Formado em Psicologia e Educação, dirigiu programas de educação e cuidados na primeira infância na academia, na sociedade civil e em organizações governamentais. 

 

 



 

Sinane Reynaldo Goulet

 

 

Bebê agitado: Um modelo de visita domiciliar para oferecer suporte a pais sobre problemas comuns infantis



 

Chicago/EUA

Assistente Social clínica com mestrado em Serviço Social. Por mais de 14 anos, trabalhou com crianças, jovens e famílias, com foco no desenvolvimento típico e atípico. No Instituto Erikson desde 2007, coordena a iniciativa Fussy Baby’s Latino Family Services.

 

 



Agnès SZANTO

 

 

A importância do desenvolvimento motor na constituição da personalidade



França

Formada em Matemática Aplicada e em Psicologia, mestra e doutora em Psicologia Genética. Desde 1968 realiza cursos no Instituto "Emmi PIKLER", chamado Instituto Lóczy, em Budapeste, Hungria.

 

 

 



 

Jonathan Richard Henry Tudge

 

 

Greensboro, EUA



Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento. Professor Titular da University Of North Carolina em Greensboro , Estados Unidos. Com muitos artigos escritos sobre o desenvolvimento da primeira infância em diferentes culturas, incluindo o Brasil, onde colaborou com colegas da UFRGS.

 

 



 

Nicholas David Wechsler

 

 

Chicago, EUA



Adolescentes e seus bebês: Crescendo juntos

Mestre, especialista em Infância, Diretor para Desenvolvimento de Programa no Ounce of Prevention Fund, em Illinois, EUA.  Desenvolveu, treinou e orientou inúmeros programas para desenvolver relacionamentos seguros entre pais e filhos: de visitas domiciliares, serviços pré-natais, serviços sanitários mentais infantis e supervisão reflexiva.

 

 

Myrtha CHOKLER



 

 

Argentina



Olhar e compreender o bebê a partir da Corrente Pikleriana

 

Doutora em Psicología e Fonoaudiología. Diretora do Instituto Universitario de Investigaciones en Psicomotricidad, da Universidad Nacional de Cuyo. Diretora do curso de Pós Graduação em Desenvolvimento na Primeira Infância da Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza. Chefe Técnica da Área de Atenção ao Desenvolvimento Infantil da Dirección General de Escuelas, Dirección de Educación Especial de Buenos Aires. Vice presidente da Association Internationale Pikler Loczy.



 

 

Maite Onochie

 

 

Espanha



 

Experiências de “Programas de Atenção Educativa não Institucional para a Primeira Infância” na América Latina, inspiradas no modelo cubano “Educa a tu Hijo”

 

Antropóloga, mestre em Desenvolvimento Internacional da School of African and Oriental Studies, Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente trabalha como Especialista en Desenvolvimento da Primeira Infância no escritório regional do UNICEF para América Latina e Caribe. Iniciou sua trajetória profissional pelo UNICEF em 2005, onde trabalhou como assistente técnico nas áreas de desenvolvimento da primeira infância e educação na Amazônia Venezulana.



 

 

ESTER MOURAO CORREA

 

Manaus, Amazonas, Brasil



Estratégia Chamada Neonatal - O desafio na garantia de direitos da criança na Amazônia

 

Nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos, Consultora de Projetos do Fundo das Nações Unidas para Infância - UNICEF por meio da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, Coordenadora Estadual de Alimentação e Nutrição/SES AM e Coordenadora Regional da Chamada Neonatal – Amazônia I.



 

 

Marilena Flores Martins

 

 

 



São Paulo, Brasil

A importância do Brincar no desenvolvimento infantil

Assistente Social, pós-graduada em animação sócio-cultural, co-fundadora e atual presidente da IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar. Consultora na área do Brincar e de projetos e programas sociais sustentáveis.

 

 



Edvin Javier Boza Jimenez

 

 

Curitiba, Paraná, Brasil



Programa Mãe Curitibana

Médico Gineco-obstetra, Coordenador Programa Mãe Curitibana

 

 

Marcos Kisil



 

 

São Paulo, Brasil



Médico, Doutor em Administração. Membro dos Conselhos Administrativos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e do Conselho Diretor da WWF-Brasil (Worldwide Wildlife Fund). Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

 

 



Maria Fernanda T. Peres

 

São Paulo, Brasil



Proposta de avaliação do programa “Promovendo o desenvolvimento saudável de adolescentes grávidas e seus filhos”.

Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP



 


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal