Istituto Figlie di maria Ausiliatrice Via ateneo salesiano, 81



Baixar 17.79 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho17.79 Kb.
Istituto Figlie di maria Ausiliatrice

Via ateneo salesiano, 81

00139 ROMA

­­­­­­­­­­­­____________________________


Às Inspetoras

e Superioras de Visitadoria

Queridas,


é sempre com muita alegria que me dirijo a vocês, para envolver todo o Instituto na preparação e celebração da festa da gratidão em nível mundial, uma festa toda salesiana que do coração de cada comunidade educativa chega à nossa Madre, trazendo a ela o obrigado da nossa grande Família.
A festa da gratidão é expressão significativa do espírito de família. Este gera confiança e estima recíproca, exprime-se no afeto recebido e doado e torna capazes de reconhecer com gratidão o que o Senhor da vida, os irmãos e as irmãs, diariamente, nos oferecem. É uma festa que convida a diminuir nossa pressa, para perceber com admiração o mistério das relações que tecem o dia a dia e para dar espaço a palavras e gestos que exprimem o obrigado do coração.
Preparemos, pois, o agradecimento à Madre com o agradecimento recíproco entre FMA e leigos, entre educadores/as e jovens. Um obrigado que dá às comunidades educativas nova paixão e confiança recíproca no acompanhamento dos jovens, para reconhecerem e acolherem com gratidão o dom da vida e o chamado de Deus para cada um deles.
Neste ano a festa será celebrada no dia 26 de abril na Inspetoria Indiana “São Tomé Apóstolo”. As nossas irmãs comemoraram, no ano passado, os 90 anos de presença do carisma na India. As primeiras seis FMA chegadas àquela terra se multiplicaram em seis Inspetorias e dando ao carisma um impulso fortemente missionário.
Juntas na fé rumo à plenitude de vida: é o lema que nossas irmãs propõem neste ano, em que o Papa convida a ultrapassar com novidade e maior consciência a “porta da fé”, a percorrer novamente a história da nossa fé, reconhecendo com gratidão o mistério da fidelidade e misericórdia do Pai.
Somos convidadas a redescobrir, cultivar, testemunhar e celebrar o dom da fé empenhando-nos a:


  • Redescobrir a alegria de crer no tecido concreto da nossa vida ( cf Porta Fidei n.7);

  • Cultivar a fé, confessando a beleza de seguir Jesus na família, no trabalho, na missão educativa, em viver com simplicidade evangélica a obediência, a pobreza e a castidade, sinais concretos da espera do Senhor (cf idem n.13);

  • Testemunhar a força transformadora da fé, conservando o olhar fixo em Jesus, no qual todo trabalho e desejo do coração humano encontra cumprimento (cf ibidem n.13);

  • Comunicar com entusiasmo o dom da fé, como experiência de graça e de alegria, que alarga o coração na esperança e nos torna discípulos do Senhor Jesus (cf ibidem n. 13);

  • Celebrar a fé na liturgia, sobretudo na Eucaristia, que transforma nossas comunidades e as torna sinais de comunhão e de vida “repartida” pelos outros (cf ibidem n.9).

A redescoberta vital da fé, manifestada na conversão cotidiana da mente e do coração ao Senhor Jesus, exprime-se na paixão educativa com a qual acompanhamos os jovens na travessia da porta da fé, dando-lhes o empenho de envolver outros jovens nessa experiência deles.

Confiamos a Maria, peregrina na fé (cf Porta Fidei n. 13), este caminho que percorremos como comunidade educativa, reconhecendo a presença do Senhor Jesus em nossa vida e na história.

Este será o agradecimento e dom maior para a nossa Madre, que nos oferece o testemunho de uma grande fé, geradora de alegria e de coragem.



A logomarca que nossas irmãs propuseram tem um significado muito rico. A roda representa o caminho dinâmico do carisma salesiano. A Madre no centro é para nós sinal da comunhão na fé e no carisma de nossos Fundadores. As cores são as da bandeira de India, falam da multiplicidade de culturas, religiões e línguas desse grande país, no qual nossas irmãs educam as novas gerações com o estilo e a espiritualidade salesiana.

Os raios da roda, com rostos de FMA e de jovens, representam as Inspetorias e falam do testemunho de fé, da variedade e unidade que caracterizam o nosso Instituto.

O círculo simboliza a plenitude de vida em Cristo, partilhada e celebrada com os jovens.
Como preparação para a festa em nível pessoal e comunitário as nossas irmãs propõem que se reflita e confronte sobre os seguintes pontos:


  • A semente da fé semeada em seu terreno – ontem

  • Os desafios que você encontra para viver a fé na comunidade e na missão – hoje

  • Os novos caminho de evangelização – amanhã

Somos convidadas a enviar para o site do Instituto uma breve relação desta partilha.
Em nível inspetorial pede-se que seja enviado pelo correio à Secretária inspetorial Ir. Lourdmary Kulandaisamy ( inmfmasec@gmail.com) da Inspetoria de Chennai ( INM), até o fim de março de 2013, um fio de algodão com um metro de comprimento. Os fios serão trançados para formar o pavio da lâmpada que será acesa no dia da Festa da gratidão como sinal do caminho de fé do Instituto.
Este o endereço da casa inspetorial:

Salesian Sisters, Mazzarello Convent

United India Colony, No. 1/2, III Main Road

5th Cross Street, P.B. 5301

Kodambakkam, Chennai – 600 024

Tamil Nadu, South India.
A festa da Gratidão une o Instituto também em um gesto de solidariedade e de comunhão. A proposta é dupla:

  • Para a Inspetoria “São Tomé Apóstolo” da India, como ajuda na missão que a Inspetoria iniciou em 2008, no Sri Lanka, uma missão de esperança em um país devastado pela guerra;

  • Para as necessidades mais urgentes da missão do Instituto a serviço das/dos jovens mais pobres.

É bom que as ofertas sejam enviadas ao Economato Geral, especificando que se destinam à festa da gratidão.
Estamos celebrando o segundo ano em preparação ao Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. O convite para toda a Família Salesiana é de oferecer aos jovens e às jovens o Evangelho da alegria através da pedagogia da bondade.

A preparação e celebração da festa da gratidão, nascida do coração de Dom Bosco, é uma oportunidade significativa para viver esta experiência como comunidades educativas, que exprimem com alegria, no clima de família, o agradecimento a Deus e o obrigado recíproco entre FMA, leigos, jovens e famílias.


Juntos demos espaço sobretudo à gratidão, às manifestações de confiança e afeto pela Madre, por seu contínuo orientar, acompanhar e preceder-nos no caminho da fé, abrindo as comunidades educativas aos grandes horizontes da esperança.
Saúdo a vocês todas em nome da Madre e das irmãs do Conselho. Estejamos em comunhão para discernir, com a inteligência da fé, o que o Senhor nos está indicando neste tempo, dramático em tantos aspectos, mas rico de oportunidades e de apelos para o nosso carisma.

Com grande afeto e confiança



Roma, 9 de fevereiro de 2013

Ir. Emilia Musatti




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal