Iv feira de rse bacia de Campos Fórum sobre o tema “Gestão para a Sustentabilidade”



Baixar 11.95 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho11.95 Kb.
IV Feira de RSE Bacia de Campos
Fórum sobre o tema “Gestão para a Sustentabilidade”, com as seguintes palestras.

Dia 17 de maio, terça-feira.
15 horas: Samyra Crespo“Sustentabilidade aqui e agora: mudar hábitos e atitudes no cotidiano”.
A palestrante é secretária de Articulaçao Institucional e Cidadania do ministerio do Meio Ambiente, doutora em História Social pela USP, pesquisadora titular do Ministério de Ciência e Tecnologia e diretora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Instituto de Estudos da Religião. Publicou, entre outras obras, “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, e atua como conselheira de grandes organizações na área de meio ambiente, como o Greenpeace, a ABD e o Instituto Akatu.
Moderador:
16:30 horas: Marilena Lavorato – ‘BenchMais: a Sustentabilidade na prática”.
A palestrante é publicitária (PUC), pós-graduada em Gestão Ambiental (IETEC), em Marketing (ESPM), em Globalização e Cultura (EPGSP-SP), em Gestão Estratégica de Negócios (FGV). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da MAIS PROJETOS Sócio-Ambiental e Coordenadora do GMGA- Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental que conta com o apoio da APARH (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos).
Moderador: convidado do Sistema Firjan.

Dia 18 de maio – quarta-feira.
14h30m: Painel de experiências empresariais bem sucedidas nas áreas de RSE e Sustentabilidade, com convidados do Sistema Firjan.

15h45m: Efraim Rodrigues – “A Biologia da Conservação”.
O palestrante é Doutor em Ecologia pela Universidade de Harvard, professor de Preservação de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina e consumidor consciente assumido. Também é consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros “Biologia da Conservação” e “Histórias Impublicáveis” sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva
Moderador – Aristides Soffiati
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), escritor e ambientalista, autor de nove livros sobre cultura e meio ambiente e doutor em História Ambiental pela UFRJ. Suas pesquisas abrangem as seguintes áreas: História, Cultura e Religião Africanas, Meio Ambiente, Ecologia e Problemas Ambientais Regionais,Processos Históricos, Sociedade e Desenvolvimento Regional;
17 horas: Dal Marcondes e Vilmar Berna – “Comunicação e Sustentabilidade”.
Dal Marcondes é jornalista, diretor do Instituto Envolverde, ganhou o Prêmio Ethos de Jornalismo de 2006, editor da Revista Digital Envolverde e do Projeto Terramérica, ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Tem mais de 20 anos de jornalismo, com passagens pela Gazeta Mercantil, Revista Exame e Agência Estado, sendo moderador da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais e co-editor do livro “Sustentabilidade”, publicado em 2006 pela Editora Terra.
Vilmar Berna é escritor, ambientalista, ganhador do Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente da ONU e do Prêmio Verde das Américas, entre outros. Fundou e dirige a REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, com sede em Niterói (RJ), da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.
Moderador: Martinho Santafé
Diretor responsável da Revista Visão Socioambiental e colaborador de O Debate, co-fundador do Centro Norte Fluminense para a Conservação da Natureza (CNFCN) e da Associação Macaense de Defesa Ambiental (AMDA), poeta e artista plástico.
Dia 19 de maio – quinta-feira
14h30m: Rita Ippolito – “Elaboração e Gestão de Projetos Sustentáveis”.
A palestrante é psico-pedagoga que saiu em 1987 de sua terra natal, a Itália, e mudou-se para a América Latina para trabalhar com projetos de cooperação internacional, seguindo o objetivo de promover o desenvolvimento harmonioso de crianças e adolescentes. Vários foram os trabalhos voltados para a inclusão de crianças e adolescentes em situação de rua. Rita foi também consultora da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
15h45m: Ana Paula Grether – “O processo de construção da ISO 26000”.
A palestrante é coordenadora do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras e representante da Indústria na delegação brasileira na ISO 26000. Possui graduação em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ e mestrado em Inovação Tecnológica e Organização Industrial pelo Coordenação das Pós Graduações em Engenharia da UFRJ.
18 horas: Cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos aos vencedores de cada categoria: pequenas, médias e grandes empresas; empreendedores sociais; organizações não governamentais; e universidades/núcleos de pesquisa.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal