Iv forum nacional dos pontos de cultura



Baixar 9.94 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho9.94 Kb.

ATAS DOS GRUPOS DE TRABALHO TEMÁTICOS

IV FORUM NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA

NATAL – RN, 19 E 20 DE MAIO DE 2014

GRUPO DE TRABALHO PESQUISA


RESUMO DA ATA
Foi apresentado o histórico do GT de pesquisa, que nasceu durante a Teia Estadual do Rio, onde foi apresentada a pesquisa de monitoramento e avaliação da rede estadual de pontos de cultura (desenvolvida pela SEC RJ) e também uma uma avaliação participativa da Teia Rural. Desde então o grupo tem se articulado junto ao Forum dos Pontos de Cultura do Estado do Rio e outros atores como a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Observatório de Políticas Culturais da UnB e a Rede de Memória e Museologia Social do Ibram. Fruto desta articulação, está sendo pensado um projeto para o edital do Pontão Observatório e Memória da Rede Carioca de Pontos de Cultura do Rio e a colaboração no processo de avaliação da Teia da Diversidade.

GOVERNANÇA


. Visao: Criar uma cultura de pesquisa dentro da rede do cultura viva, junto a pontos de cultura, gestores publicos e universidades.
. Missao: potencializar a prodicao de conhecimento em torno do cv atraves da Levantemento Disponibilizacao e articulacao em rede dessa producao criando Espaços de intercambio de informacoes e metodologias junto a outras redes, buscando fomentar todos os atores do programaca cv como pesquisadores em potencial.
. Governança: o gt se constitui como colegiado de trabalhabalho permante, que delegara um representante para a cnpc quando for requisitado. As acoes e construcoes de base do dia a dia deverao responder à visão e missao do GT e serao abertas nao apenas a representantes de pontos de cultura conveniados mas tnb a pontos autodeclarados, pesquisadores academicos, gestores, ativistas e agentes culturais em geral 

produção de indicadores e  informações sobre o Cultura Viva)

ESTRATEGIA DE ARTICULACAO E COMUNICACAO
. A curto prazo as estratégias de articulação e comunicação do GT de Pesquisa, que já estão em curso, são: Participar do Seminário da Rede de Pesquisadores que está sendo organizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa nos dias 22 e 23 de maio durante a Teia da Diversidade (respondendo ao objetivo de articulação com outras redes) e contribuir na construção, realização e divulgação dos resultados da avaliação da Teia 2014 (respondendo ao objetivo de produção de indicadores e  informações sobre o Cultura Viva).
. A médio prazo, e respondendo ao objetivo de levantar, disponibilizar e articular em rede a produção de conhecimento sobre o CV, será criado um repositório online de pesquisas, artigos, teses, dissertações, e outras referências na plataforma Zotero.
. A longo prazo, serão fomentadas a capacitação em pesquisa-acão (presencial e online) através da criação de uma Escola de Pesquisa dos Pontos de Cultura e a realização de uma meta pesquisa sobre a produção de conhecimento e indicadores sobre o CV, através da metodologia de pesquisa-ação participativa.
(Para viabilizar estas articulações,a comunicação interna do GT se dará através de uma lista de email de caráter nacional, cujos integrantes poderão ser adicionados ao longo dos trabalhos).

DELIBERACOES ESTADUAIS


. Contribuir com o desenvolvimento metodológico na criação de um núcleo de observatório e memória na rede de pontos de cultura do Rio de Janeiro
. Contribuir com a construção do Seminário de 10 anos do Cultura Viva (organizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no RJ) garantindo a participação e apresentação de trabalhos de pontos de cultura

DELIBERACOES NACIONAIS


. Contribuir na construção, realização e divulgação dos resultados da avaliação da Teia 2014
. Criação de um edital de bolsa para produção de pesquisas sobre o Cultura Viva específico para Pontos de Cultura

Os delegados presentes eram: Aline Carvalho, Eduardo Bonito, Jorge Braga, Fernando Chagas e Paula Rocha



Grata,


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal