Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões (*)



Baixar 44.38 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho44.38 Kb.


Linguagem – Linguagem e ação humana

Language – Language and human action
Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões (*)

Luci Banks-Leite e Izabel Galvão, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Brasil


Desde que foram escritos, entre 1801 e 1805 os relatórios de Jean Itard têm conhecido sucessivos eclipses seguidos de redescobertas. Narrativa datada de quase duzentos anos, os relatórios de Jean Itard continuam extremamente atuais e provocadores, não só pela situação que apresentam, como pelo relato de uma experiência pedagógica com características peculiares, ou seja, a tentativa de educação de uma "criança selvagem". Diferentes pesquisadores cujos nomes se encontram relacionados ao campo educacional e clínico e mais precisamente ao que denominamos de educação especial, se interessaram por esse trabalho. Assim é que a médica e pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952) entusiasma-se, no final do século XIX, de tal forma pelos relatórios de Itard que os recopia à mão. Em 1914, o nome de Itard é mencionado, em uma tese de doutorado na França sobre a educação médico-pedagógica, como um predecessor de Séguin, seu discípulo que se dedicou à educação dos deficientes. Nos Estados Unidos, Itard será lembrado por psicólogos como, por exemplo, Gesell (1941) em um momento em que se reaviva um clima em torno do estudo de crianças selvagens.
Com a constituição do campo da psiquiatria e psicanálise infantil, Victor e seu mestre passam a ser objeto de interesse de representantes desta área; é assim que Léo Kanner, nos Estados Unidos, descreve em 1943, o quadro de “autismo infantil precoce” termo emprestado do suiço Bleuler e aponta Itard como um precursor desse domínio de investigação (cf. Kanner,1960). Pouco mais tarde, o psicanalista Octave Mannoni também escreve um artigo que se tornou um clássico a respeito de Itard, publicado no Temps Moderne (1965), um ano após o aparecimento do livro de L. Malson “As crianças selvagens: mitos ou realidades” no qual os relatórios são novamente editados. Merece também ser mencionado o livro de H. Lane “The wild boy of Aveyron” de 1976 publicado nos Estados Unidos que amplia a discussão sobre Itard e o Selvagem, sobretudo no terreno da educação de surdos.
Diferente de outros casos de que se tem notícia, de crianças que, tendo crescido longe do contato com seres humanos se tornaram conhecidas como selvagens, como o do menino urso da Lituânia, no caso de Victor do Aveyron, embora persistam perguntas sem respostas, é mais segura a discriminação entre a ficção e o factual, entre a especulação e o verídico, graças à farta documentação existente a respeito desse acontecimento (1) e à precisão e ao detalhamento dos relatórios de Itard.

O encontro entre Victor do Aveyron e Jean Itard
Na virada do século XVIII para o XIX, o aparecimento de uma criança com hábitos selvagens nas florestas do Sul da França desperta imenso interesse entre filósofos, cientistas e cidadãos comuns. Sobre aquele que receberia o nome de Victor, sabe-se que nos primeiros dias do ano de 1800, autoridades do Departamento do Aveyron informaram Paris que havia sido encontrado, nas florestas de La Caune, um menino nu, aparentando ter de 12 a 15 anos, mudo e que parecia surdo. Não fazia mais do que emitir grunhidos e sons estranhos, não reagia às interpelações nem a fortes ruídos, cheirava tudo que levava às mãos. Sua locomoção era mais próxima do galope, andando também de quatro, quando alcançava grande velocidade.
Antes de ser efetivamente capturado, fora visto algumas vezes, por camponeses da região, a perambular nas florestas a procura de raízes, nozes e castanhas de que se alimentava. Resistira às tentativas de contato, fugindo com agilidade. Pouco mais de um ano depois, na mesma região, é visto por caçadores que desta vez conseguem capturá-lo. Vestem-no, alimentam-no, dão-lhe abrigo mas após uma semana ele foge. Nos seis meses subseqüentes é visto algumas vezes durante o dia, errando pela floresta, sempre evitando o contato com as pessoas. Até que, em janeiro de 1800, em meio a um inverno especialmente rigoroso, é encontrado na casa de um tintureiro em Saint Sernin, para onde viera espontaneamente aquecer-se próximo ao fogo. Vestia ainda os trapos da velha camisa que lhe havia sido dada em sua temporada anterior junto à civilização.
A repercussão é imediata: moradores da região correm para averiguar tal acontecimento cujos ecos logo seriam escutados em toda a República e para saciar a curiosidade despertada por este indivíduo tão extraordinário. As autoridades do governo trocam correspondências para definir a quem cabia a responsabilidade de dar proteção e asilo àquele ser desafortunado que, abandonado pela família, deveria ser adotado pela pátria; ao mesmo tempo, através da imprensa, cidadãos debatiam o caso, chegando a fazer apostas públicas para sustentar diferentes hipóteses sobre a origem do menino.
Em um primeiro momento, o garoto é transferido para uma instituição destinada a doentes e a indigentes, o asilo de Saint Affrique, próximo ao local em que fora encontrado, sendo lá mantido durante um mês, sem nenhum cuidado especial ou observação mais acurada. Em seguida é enviado para a Escola Central de Rodez, onde é examinado por Bonnaterre, um reputado Professor de História Natural. Embora não tenha realizado nenhuma intervenção de caráter educacional, Bonnaterre, responsável pelo Selvagem durante os meses em que este permanece em Rodez, escreve um relatório sobre ele, publicado em agosto de 1800. Neste trabalho, descreve o Selvagem do Aveyron e o compara a uma dezena de outros indivíduos encontrados, em condições semelhantes, nos séculos XVI e XVII e classificados pelo naturalista sueco Lineu, (1707-1778), no Sistema Naturae (2).
Por ordem do Ministro do Interior, o Selvagem chega a Paris em agosto de 1800, conduzido por Bonnaterre, onde estava sendo ansiosamente aguardado. É levado para o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, instituição criada pelo Abbé-de-l'Epée (1712 -1789) e dirigida, na ocasião, por Sicard (1742-1822), que participava de um grupo que existiu do final do século XVIII até inicio do século XIX: a Societé des Observateurs de l’Homme. Tal Sociedade reunia homens ilustres provenientes de vários horizontes do saber da época, como os médicos Pinel, Cabanis e o próprio Itard, os filósofos Degérando e Destutt de Tracy, os naturalistas Jussieu, Cuvier, Saint-Hilaire e Jauffret, secretário da Sociedade; segundo este, o objetivo desse grupo era o de “coletar uma grande quantidade de fatos, multiplicar as observações, deixando de lado toda vã teoria, toda especulação arriscada que só serve para trazer novas trevas a um estudo já obscuro por si mesmo” (in Montanari, 1978: 10) (3). Desde que se teve conhecimento do aparecimento do menino, o próprio Jauffret escrevera à direção do Asilo de Saint Affrique, assinalando quão importante seria “para os progressos dos conhecimentos humanos que um observador cheio de zelo e de boa fé, se ocupasse do jovem(...) para constatar a soma de idéias adquiridas, estudar a maneira como as exprime e ver se a condição do homem abandonado a si próprio, é totalmente contrária ao desenvolvimento da inteligência” (Gineste: 129).
À chegada do menino em Paris, membros dessa Sociedade acorreram para conhecê-lo no Instituto dos Surdos-Mudos e designaram uma comissão constituída pelo próprio Sicard, por Degérando - que havia escrito sobre questões relativas a pensamento e linguagem - por Virey e Jauffret, ambos naturalistas, pelo anatomista Cuvier e pelo médico Philippe Pinel, para examinar o estado em que se encontrava o Selvagem. Embora outros membros da Comissão tenham escrito a respeito do garoto, o relatório de Pinel, lido em sessão pública da Sociedade, em novembro de 1800, foi o que teve maior repercussão.
Conhecido não apenas pelo seu livro recém publicado Traité médico-philosophique sur l’aliénation mentale ou la manie, mas também como representante da “psiquiatria esclarecida” que havia, em 1793, “libertado das correntes” os alienados internos em Bicêtre (cf. Foucault, 1954, 1972), Pinel compara o Selvagem a outros indivíduos que se encontravam em Bicêtre e conclui que o garoto do Aveyron teria sido abandonado por ser idiota e não haveria esperança alguma na possibilidade de educá-lo. Segundo Gineste (1993) o jovem médico Jean-Marc-Gaspard Itard (1774-1838) que havia sido aluno de Pinel, estava presente a essa sessão e interessa-se imediatamente pelo garoto, assumindo, como veremos, uma posição contrária, em muitos pontos, à de seu mestre.
A partir de dezembro de 1800, Itard, até então médico do Hospital Militar do Val de Grâce, passa a trabalhar no Instituto Nacional de Surdos-Mudos como médico-residente, após ter prestado socorro, a pedido de Sicard, a um aluno que havia se acidentado. Na primeira etapa de sua temporada no Instituto, o Selvagem do Aveyron, ficara abandonado a si mesmo, de dia a vagar pelos jardins e, de noite, fechado em um quarto, embora Sicard, tivesse tentado utilizar com ele, seu método de ensino de surdos-mudos, em língua de sinais (Duché, 1988) Sem esperanças nas possibilidades do Selvagem, Sicard concorda com Pinel e também coloca em dúvida sua educabilidade.
Itard, ao contrário, ao examinar o menino, defendeu com convicção a idéia de educá-lo e de (re)integrá-lo à sociedade. Embora partindo dos mesmos princípios epistemológicos que inspiraram o exame de Pinel, Itard presumiu que o estranho estado em que se encontrava o garoto devia-se à privação do contato social. Assim sendo, por determinação do governo, que assume o custo anual do menino no Instituto, Itard encarrega-se, diretamente, de sua educação moral e intelectual com o propósito de torná-lo apto ao convívio em sociedade. Para auxiliá-lo nesta tarefa, a Administração contrata uma Governanta, Madame Guérin, que passa a morar junto com Victor e Itard, no Instituto.
Várias podem ter sido as motivações de Itard para dedicar tantos anos de sua vida a esta empreitada de êxito tão duvidoso. Em início de carreira, assumir um caso como este era uma oportunidade importante de aprendizado e projeção, o que acabou se confirmando pelo prestígio alcançado e pelo papel que esta experiência desempenhou mais tarde em seu trabalho como médico de surdos-mudos. É verdade também que, provavelmente, Itard decidiu empreender a educação de Vitor por um compromisso ético, julgando ser indigno da parte da sociedade deixá-lo solto à própria sorte depois de ter, esta mesma sociedade, extraído o menino do contexto em que vivia. Nesse sentido, ele afirma: "como se a sociedade tivesse o direito de arrancar uma criança a uma vida livre e inocente, para enviá-la morrer de tédio num hospício, e ali expiar a infelicidade de ter enganado a curiosidade pública. Julguei que existia uma solução mais simples e sobretudo mais humana; era a de usar para com ela bons tratos e muita condescendência com seus gostos e suas inclinações. " (p. 15). Um compromisso dessa natureza se coadunava bem com os ideais republicanos pois, em 1793, no governo revolucionário de Robespierre, a educação surge, pela primeira vez na Constituição daquele país, como sendo obrigatória e um dever do Estado (5).
O Selvagem é mantido no Instituto de Surdos-Mudos por dez anos, ao final dos quais, dado o estágio estacionário de seus progressos, o desalento do preceptor, e os inconvenientes causados por sua presença à Instituição, é entregue definitivamente aos cuidados de Madame Guérin.
Tendo sido sensibilizada pelos dirigentes da instituição da importância em manter a benevolência que até então tinha marcado seus encaminhamentos, a Administração Pública aceita continuar custeando o Selvagem, então com mais de vinte anos, repassando à Governanta a soma antes destinada à instituição. Em carta da Administração endereçada à Madame Guérin, solicita-se que ela fixe residência em local próximo ao Instituto para que Itard “não perca de vista seu aluno” e continue acompanhando suas possíveis melhoras - embora saiba-se, que, de fato, o médico já não mais se interessava por seu pupilo. Victor do Aveyron passa, então, a viver com sua protetora em uma casa próxima ao Instituto, vindo a falecer no início de 1828, com quarenta anos aproximadamente. Em um dos últimos relatos sobre Victor, de que se tem notícia, datado de 1817, diz-se, que “ele permanece amedrontado, semi-selvagem, e não pôde aprender a falar, apesar dos esforços realizados nesse sentido” (Virey, citado por Gineste: 455). Por sua vez, Itard, após esse trabalho dos anos de juventude, passa a dedicar seus esforços à educação de surdos, o que se prolongará por quase quatro décadas; nessa nova etapa de sua carreira, será um defensor do chamado "oralismo" e, segundo relatório escrito por ele em 1825 (citado por Lane, 1976) sua experiência na educação de Victor influenciou sobremaneira seu trabalho com surdos. Simultaneamente, empreende investigações no campo hoje conhecido como o da Oto-rino-laringologia, tendo escrito o Tratado das doenças do ouvido e da audição (Traité de l'oreille et de l'audition), obra de referência importante, sobretudo, naquela época.

Questões ligadas à linguagem e seus "distúrbios" continuaram a merecer uma especial atenção da parte de Itard, tendo escrito sobre o 'mutismo' e a gagueira. Ao falecer em 1938, recebe homenagens de seus pares e deixa parte de sua fortuna pessoal para que fosse criada uma classe de ensino complementar para os surdos, no Instituto onde trabalhara durante décadas.




Os relatórios de Jean Itard
O trabalho realizado com Victor do Aveyron encontra-se registrado nos relatórios escritos por Jean Itard, traduzidos pela primeira vez no Brasil numa edição da Editora Cortez, organizada pelas autoras deste artigo. (Rodapé: Banks-Leite & Galvão (org.) A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Victor do Aveyron, São Paulo, 2000)
O primeiro, "Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem selvagem do Aveyron", é escrito após nove meses de trabalho, e é dirigido e apresentado à Societé des Observateurs de l’ Homme em outubro de 1801. Neste texto, o médico remete à história da captura do garoto, descreve o estado em que fora encontrado, referindo-se ao exame feito por Pinel e defende a idéia de que, sendo a causa de seu mutismo e hábitos estranhos, o isolamento em que vivera desde a mais tenra infância, seria passível de reeducação, desde que submetido a métodos adequados. Apresenta os cinco objetivos que pautaram seu programa de ensino e descreve suas ações e o percurso do menino em relação a cada meta proposta. O tom predominante é de entusiasmo e otimismo, transmitindo confiança nos métodos aplicados e na capacidade do aprendiz. Esse relatório, introduzido em uma sessão da referida Sociedade por Degérando, conhece um sucesso considerável não só na França como também em outros países tendo sido, no ano seguinte, traduzido na Inglaterra; Itard torna-se famoso, e recebe, entre outras honrarias, um anel do embaixador da Rússia que tenta convence - lo a prosseguir seu trabalho em São Petersburgo.
O segundo relatório, Relatório feito à Vossa Excelência o ministro do interior, sobre os novos desenvolvimentos e o estado atual do selvagem do Aveyron é apresentado em setembro de 1806, por solicitação do próprio Ministro do Interior, que ameaçava interromper o custeio da instrução dada ao Selvagem. Chama atenção o tom de desânimo que transparece ao longo do relatório. “Falar-lhe do selvagem do Aveyron é reproduzir um nome que hoje já não inspira nenhuma espécie de interesse; é lembrar-lhe um ser esquecido por aqueles que se limitaram a vê-lo, e desdenhado por aqueles que acreditaram julgá-lo", afirma Itard logo no preâmbulo.
Todavia, a honestidade com que o médico relata os êxitos e fracassos do menino, atribuindo-os mais aos desacertos do professor do que à incapacidade do aprendiz, transmite algumas esperanças, convencendo o governo a manter o financiamento e evitando que fosse levado a uma instituição para indigentes, Bicêtre, provavelmente. O relato impressiona de tal forma o Ministro que, além de prolongar o financiamento, promove a publicação do texto, para que o mesmo pudesse ser amplamente apreciado e discutido pela “comunidade científica” da época.

Se, de um lado, os relatórios permitem compreender como se articulam os saberes de uma época em torno de um projeto educativo particular, muito contribuem para uma reflexão sobre problemas atuais que dizem respeito a diferentes áreas: as discussões sobre posições epistemológicas inatistas e empiristas, a relação entre o hereditário e o adquirido, a aquisição da linguagem oral e da aprendizagem da escrita, diferentes concepções de sujeito e de (língua)gem, a relação entre natureza e cultura/ civilização e questões da esfera educacional tais como os objetivos e métodos, o material pedagógico, a relação professor – aluno.


Levantam também indagações no campo psicopedagógico ou da educação especial que tantos debates têm suscitado na área educacional no momento presente.

________________________________________________________


(*) Este texto retoma, com algumas modificações, o capítulo “ Uma introdução `a história de Victor de Aveyron e suas repercussões” in L. Banks_-Leite & I. Galvão, A Educação de um Selvagem.As experiências pedagógicas de Jean Itard, S. Paulo: Cortez Editora, 2000.
Notas


(1) Utilizamos, para a elaboração deste texto, o amplo material documentário a respeito do fato, reunido por Gineste (1993).
(2) Entre os dez indivíduos apontados por Lineu, que considerava essas crianças abandonadas como uma variedade da espécie humana – homo ferus - incluía-se o menino - urso da Lituânia, encontrado no final do século XVII e que já merecera comentários de Condillac (Traité des Sensations, 1754/1970) de Rousseau (Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité, 1753/1966) e do filósofo alemão Ch. Wolff. À enumeração de Lineu, Bonnaterre acrescenta o garoto por ele observado, nomeando-o Juvenis Averoniensis. [cf. Bonnaterre,P.J. (1800) Notice historique sur le sauvage de l’Aveyron et sur quelques autres individus qu’on a trouvé dans les forêts, à différentes époques, Gineste, Th., 1993 (pp. 180-212)].

(3) Essa Sociedade (cujos arquivos não puderam mais ser encontrados ) parece ilustrar bem uma preocupação do período, pois, segundo Foucault , desde o século XVII e, sobretudo, no decorrer do XVIII, acompanhando o prestígio recente das ciências físicas, domínio privilegiado de observação e experimentação, - “não seria normal buscar pelas experiências, observações ou cálculos, as leis que poderiam organizar o domínio mais complexo porém vizinho, dos seres vivos?” (1966:137). A respeito da importância da observação e experimentação nas Ciências desse período, consultar, Ferraz, 1997, cap. 1.

(4) O grande interesse pela observação do homem se faz sentir, por exemplo, nas leituras anunciadas em uma sessão pública da Sociedade, realizada em agosto de 1800, entre as quais, assinalamos: “observações sobre os alienados e sobre sua divisão em espécies distintas por Pinel; relatório sobre o jovem Chinês que está atualmente em Paris; a infância de Jean Massieu, surdo-mudo de nascimento escrita por ele mesmo e apresentada em língua de sinais” (Gineste: 39) E, nessa mesma sessão, é anunciado um prêmio aos trabalhos que pudessem determinar, pela observação quotidiana de uma ou mais crianças de berço (enfans), a ordem na qual se desenvolvem as faculdades físicas, intelectuais e morais. ”(Gineste, p. 141).
(5) Encontramos também, em Sicard, princípios éticos semelhantes que norteiam o trabalho por ele realizado com os surdos em geral e, particularmente, com Massieu (cf. Banks-Leite & Souza, neste volume).


Referências bibliográficas

Bonnaterre,P.J. (1800) Notice historique sur le sauvage de l’Aveyron et sur quelques autres individus qu’on a trouvé dans les forêts, à différentes époques, in Gineste, Th., 1993 (pp. 180-212)].



Brauner, A. (1988) Introduction, Lieux de l’enfance, no. 14-15 ( Itard Inédit ),21-28

Condillac, E. (1970) Traité des Sensations in Oeuvres Complètes , Genève: Slatkine

De Baeque, A. & Toubiana, S. (1996) François Truffaut, Paris: Gallimard.

Duché, D.-J. (1988) La place de Jean-Marc Itard dans la pédopsychiatrie, Lieux de l’enfance, no. 14-15 ( Itard Inédit ),33-55.

Ferraz, M. H. M. ( 1997) As Ciências em Portugal e no Brasil (1772- 1822) : o texto conflituoso da Química, São Paulo : EDUC/FAPESP.

Foucault, M. (1995a) Maladie Mentale et psychologie, Paris: Quadrige/PUF (org. 1954)

Foucault, M. ( 1995b) Histoire de la folie à l’âge classique, Paris:Gallimard (orig. 1972)

Foucault, M. (1966) Les mots et les choses, Paris :Gallimard.

Gesell, A. ( 1941) Wolf Child and Human Child, Harper

Gineste, Th. (1993) Victor de l’Aveyron. Dernier enfant sauvage, premier enfant fou, Paris: Hachette

Insdorf, A. (1996) François Truffaut. Les films de sa vie, Paris: Gallimard

Kanner, L. (1960) Itard, Séguin, Howe : Three pionners in the education of retarded children, American Journal of Mental Deficiency, 65.

Lane, H. (1976) The Wild Boy of Aveyron, Mass.: Harvard University Press.

Malson, L. (1964) Les enfants sauvages ( existe uma trad. Portuguesa)

Manonni, O. ( 1969) Itard et son sauvage, Clefs pour l’imaginaire, Paris: Ediions du Seuil (orig. 1965)

Montanari, A. (1978) Introducción in Pinel, Ph., Itard, J. El salvaje del Aveyron : pedagogía y psicología del Iluminismo tardío. Buenos Aires : Centro Editor de América Latina.

Rousseau, J.-J. (1965) Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité, Paris: Gallimard (orig.1754).
Catálogo: br2000 -> trabs
trabs -> Conhecimento – a dinâmica de produção do conhecimento: processos de intervenção e transformação Knowledge – The dynamics of knowledge production: intervention and transformation processes
trabs -> Conferências/Conferences a questão da Ideologia
trabs -> Cultura – a dimensão psicológica e a mudança histórica e cultural Culture – Psychological dimension in historical and cultural change a emoção como locus de produção do conhecimento Uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com
trabs -> Conhecimento – a dinâmica de produção do conhecimento: processos de intervenção e transformação
trabs -> Conhecimento – a dinâmica de produção do conhecimento: processos de intervenção e transformação Knowledge – The dynamics of knowledge production: intervention and transformation processes
trabs -> Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky
trabs -> Cultura – Prática social como objeto de investigação
trabs -> Sujeitos da/na história da educação especial Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
trabs -> Conhecimento – a dinâmica de produção do conhecimento: processos de intervenção e transformação Knowledge – The dynamics of knowledge production: intervention and transformation processes
trabs -> Conhecimento o conhecimento como prática social Knowledge as social practice


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal