João Carlos Carreiro Nunes Curriculum Vitæ Departamento de Geociências Universidade dos Açores Ponta Delgada



Baixar 110.33 Kb.
Encontro18.07.2016
Tamanho110.33 Kb.


João Carlos Carreiro Nunes

Curriculum Vitæ




Departamento de Geociências

Universidade dos Açores

Ponta Delgada

1999
Curriculum Vitæ

JOÃO CARLOS CARREIRO NUNES

Dados Pessoais

Data de Nascimento: 15 de Março de 1962

Local: Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores
Estado Civil: Casado, duas filhas
Bilhete de Identidade nº 6094154

Emitido em 11/06/99 pelos Serviços de Identificação Civil de Ponta Delgada


Contribuinte nº 173906788

Bairro Fiscal de Ponta Delgada


Morada: Av. D. João III, 25 – 4º D

9500-310 Ponta Delgada

tel: + 351. 96. 383 232
Endereço Profissional:

Departamento de Geociências

Universidade dos Açores

Rua da Mãe de Deus

9500 Ponta Delgada Codex

tel: + 351. 96. 653 033

fax: + 351. 96. 653 119

email: nunes@alf.uac.pt



Formação Académica e Actividades Profissionais


- Frequentou a Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, onde concluiu o Curso Complementar, no ano lectivo de 1979/80, com a média final de 12 valores.

- No ano lectivo de 1979/80 frequentou e concluiu o Ano Propedêutico, com a média final de 12 valores.

- Ingressou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) no ano lectivo de 1980/81, onde concluiu o curso de Geologia - Ramo Científico em 1985, com a média final de 15 valores.

- Foi bolseiro da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo Regional dos Açores, de 1981 a 1985 e recebeu o Prémio “Dr. Soares dos Guimarães”, atribuído pela FCUP, nos anos lectivos de 1982/83 e 1983/84.

- No ano lectivo de 1984/85, sob indicação do Prof. Doutor Lemos de Sousa, Professor Catedrático do Departamento de Geologia da FCUP, colaborou com o assistente-estagiário dessa Universidade, Dr. Ary Delmar Pinto de Jesus, em trabalhos de geologia na Bacia Carbonífera do Douro, participando em estudos geológicos de superfície, em trabalhos mineiros e no estudo de sondagens profundas, na região das Minas do Pejão.

- No ano lectivo 1984/85, sob orientação do Prof. Doutor Fernando Noronha, Professor Associado Agregado do Departamento de Geologia da FCUP e no âmbito das disciplinas de Seminário II e III, realizou o trabalho intitulado “Estudo Metalográfico de Volframites”, em colaboração com Maria Isabel Gonçalves Fernandes e Henrique Sá Delgado. Neste sentido, efectuou uma visita de estudo às Minas da Panasqueira em Março de 1985 e executou estudos de microrreflectometria no Serviço de Fomento Mineiro, com o apoio do Dr. Orlando Gaspar, investigador desse serviço.

- Sob indicação do Professor Auxiliar Convidado Victor Hugo Forjaz, Director Interino do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores (DG/UA), efectuou a leitura de sismogramas, visando a sua análise e interpretação, no Instituto Geofísico da Universidade do Porto (Observatório da Serra do Pilar), de Abril a Julho de 1985, por deferência do seu Director, Doutor João Montenegro.

- Entre Agosto e Dezembro de 1985, foi tarefeiro do Centro de Vulcanologia do INIC (CV/INIC), pólo da Universidade dos Açores.

- A 14 de Janeiro de 1986 ingressou no Departamento de Geociências da Universidade dos Açores como assistente-estagiário. Desde esta data é, igualmente, colaborador do Centro de Vulcanologia do INIC (CV/INIC), pólo da Universidade dos Açores.

- Em Maio de 1991 participou no Curso “Workshop on Volcano Monitoring” – Domínio da Deformação Crustal, que decorreu na região de Furnas (ilha de S. Miguel), no âmbito de uma cooperação entre o Earth Science Department (UNESCO), o Centro de Vulcanologia (CV/INIC), o Nordic Volcanological Institute (NVI), a World Organiza­tion of Volcano Observatories (WOVO) e da Universidade dos Açores (DG/UA).

- Em 9 e 10 de Julho de 1991, perante um Júri constituído pelo Doutor José Guilherme Campos Fernandes (Presidente do Conselho Científico da UA), pela Doutora Teresa Mira de Azevedo (Professora Associada Agregada da FCUL) e pelo Doutor Eng. Carlos Sousa Oliveira (Investigador Coordenador do LNEC e Professor Associado do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa), prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, na Universidade dos Açores, tendo sido aprovado com a classificação de “Muito Bom”, por unanimidade. Desde essa data é Assistente do DG/UA.

- Em Março de 1994 viu aprovado pelo Conselho Científico da UA o seu Plano de Doutoramento, na área de Vulcanologia, intitulado “A Actividade Vulcânica na Ilha do Pico do Plistocénico Superior ao Holocénico: Mecanismo Eruptivo e Hazard Vulcânico” e orientado pelo Prof. Gudmundur Ernir Sigvaldason, Director do Nordic Volcanological Institute, da Islândia.

- Em 29 de Janeiro de 1996 foi nomeado responsável pelo Núcleo de Vulcanoespeleologia, do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores.

- Entre Janeiro de 1988 e Maio de 1997 fez parte do “Grupo de Intervenção” da Rede Universitária de Vigilância Sismovulcânica (RUVS) que apoia o SRPCA. Neste domínio, e como “Geólogo de Serviço”, colabora na assistência permanente ao SRPCA, nomeadamente através da monitorização diária dos registos sísmicos da RUVS e no acompanhamento dos fenómenos sísmicos mais energéticos, elaborando relatórios, pontos-de-situação e prestando diversas informações adicionais.

- Entre Maio de 1997 e Março de 1998 foi responsável pelo pólo do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores do SIVISA (Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores), sediado em Ponta Delgada, ao abrigo de protocolo de cooperação técnica e científica estabelecido entre a UA e o Instituto de Meteorologia.

- Entre Setembro de 1992 e Abril de 1998 foi Responsável da Secção de Tectonofísica (S.T.) do Departamento de Geociências da U.A., no âmbito da qual se desenvolvem trabalhos de Vulcanologia (nomeadamente de Cartografia Vulcanológica), Geofísica (designadamente, Sismologia e Gravimetria), Geodesia e Geodinâmica e Neotectónica. Nesse âmbito, dinamizou uma melhoria nas condições de funcionamento da RUVS, da rede de inclinómetros de S. Miguel e do Observatório Vulcanológico da Terveira (OVT). Guiou, igualmente, numerosas visitas de estudo à rede sísmica, nomeadamente de Escolas da ilha de S. Miguel, bem como visitas departamentais e reitorais.

- Em representação da Universidade dos Açores e do Departamento de Geociências e após Novembro de 1998, integra o Grupo de Trabalho Multidisciplinar encarregado de promover a elaboração de um estudo sobre as cavidades vulcânicas do Arquipélago dos Açores, previsto na Resolução nº 149/98, de 25 de Junho, do Governo Regional da R.A.A.

Actividades Lectivas

- Em Março de 1986 colaborou com a Prof. Doutora Teresa Mira de Azevedo, Professora Associada Agregada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), na leccionação de um curso intensivo de Geomorfologia na UA.

- Em Outubro de 1986 a Direcção do DG/UA atribuíu-lhe a regência teórica e prática da cadeira de Geomorfologia, do 1º semestre do 4º ano do Curso Biologia/Geologia (Ramo Ensino) desta Universidade, que leccionou entre os anos lectivos de 1986/87 e 1996/97. Após o ano lectivo 1993/94 foi coadjuvado na componente prática da cadeira, pela Assistente Convidada do DG/UA Madalena Cunha Alves.

- No âmbito da cadeira de Vulcanologia e Sismologia, segmento de Vulcanologia e a convite do Dr. João Luis Gaspar, Assistente do DG/UA, apresentou uma lição sobre o tema “Formas e estruturas vulcânicas”, nos anos lectivos de 1988/89 e 1989/90.

- Nos anos lectivos 1993/1994 e 1994/1995 colaborou na leccionação da disciplina de Mineralogia (componente Prática), do 2º Semestre, do 1ª Ano, do Curso Biologia/Geologia da U. A.. Nos anos lectivos 1995/1996 e 1996-1997 foi responsável pela regência da cadeira, coadjuvado pela Assistente do DG/UA Zilda França.

- Entre Abril e Julho de 1994 orientou os trabalhos da aluna Maria Pilar Zayas, da Universidade del Pais Vasco (UPV), no âmbito do Programa Erasmus, Universidade dos Açores, que culminaram com a elaboração do trabalho prático “Análise do enxame sísmico de Janeiro, 1992 - Vulcão Furnas, Ilha de S. Miguel, Açores”.

- Em Dezembro de 1996, no âmbito da disciplina de Ordenamento de Território, do 5º Ano do Curso de Biologia (variante Biologia Ambiental e Evolução) da U.A. e a convite da Dra. Helena Calado, Assistente do Departamento de Biologia da UA, apresentou uma lição intitulada “Enquadramento geodinâmico e génese das ilhas dos Açores”.

Actividades de Investigação Científica e Prestação de Serviços

- De Agosto a Outubro de 1985, como tarefeiro do Centro de Vulcanologia do INIC (CV/INIC), participou nos estudos relacionados com a pesquisa geotécnica para o novo hospital de Ponta Delgada (Grotinha, ilha de S. Miguel) - 1ª fase.

- Em Novembro e Dezembro desse ano integrou a equipa do Centro de Vulcanologia do INIC (CV/INIC), que efectuou os trabalhos de implantação e manutenção duma rede de escuta sísmica, instalada pelo Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM/IMRG) na região das Furnas, ilha de S. Miguel, no âmbito do Projecto de Vigilância Sismovulcânica das Furnas, tendo participado nas operações de vigilância do sistema na estação central.

- Participou nas campanhas de cartografia vulcanológica da ilha do Faial (Açores), que decorreram em 1986, 1987 e 1988 e que culminaram com a publicação, em 1989, da “Carta Vulcanológica dos Açores - Ilha do Faial”, uma edição conjunta do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores (SRPCA), do CV/INIC e do DG/UA.

- Ainda em 1986, colaborou com o Professor Auxiliar Convidado Victor Hugo Forjaz na elaboração da Carta Tectónica da Ilha de S. Miguel (escala 1:50.000), editada pelo CV/INIC.

- De Março a Julho de 1986 colaborou nos estudos geotécnicos relativos à construção de tanques de combustível nas instalações da POL-NATO em Ponta Delgada.

- Efectuou medições regulares de temperatura, em geral semanais, nos campos fumarólicos das Furnas, ilha de S. Miguel, integradas no “Projecto de Vigilância Sismovulcânica das Furnas”, entre Junho de 1987 e Setembro de 1988.

- De Março a Maio desse ano, participou no estudo geotécnico do local das Murtas-Caldeirão, onde foi instalada a nova fábrica de cimentos de S. Miguel (Cimentaçor).

- No mês de Setembro de 1988 efectuou uma missão geológica à ilha de Santa Maria (Açores), coordenada pelo Prof. Doutor António Serralheiro, Professor Associado Agre-gado do Departamento de Geologia da FCUL, visando um reconhecimento sumário da ilha.

- Neste mesmo mês, fruto de uma colaboração entre o DG/UA, o CV/INIC e o SRPCA, integrou a equipa que efectuou vôos de helicóptero sobre a ilha de S. Miguel, para observa-ção e estudo dos acidentes neotectónicos e estruturas vulcânicas mais importantes da ilha.

- A convite da European Science Foundation (Volcanology Coordination Committee - VCC) e do Gruppo Nazionale per la Vulcanologia (GNV), deslocou-se a Itália em Outubro de 1988, para participar no International Workshop on Volcanic Seismology que decorreu em Capri. Visitou diversos locais com interesse vulcanológico, designadamente a região de Pozzuoli-Nápoles, o vulcão Vesúvio, Pompeia e Herculano, bem como o Osservatorio Vesuviano e estabeleceu diversos contactos.

- Em Abril e Maio de 1989, com o Dr. José Luis Alves, colaborador do CV/INIC, efectuou um levantamento da sismicidade do arquipélago dos Açores para o ano de 1988, com inci-dência para os sismos ocorridos na ilha de S. Miguel. Este estudo permitiu a elaboração do trabalho “Actividade sísmica e perturbações na gravidez e parto” que foi apresentado pelo Dr. António Miguel (médico do Hospital de P. Delgada) nas XVI Jornadas Médicas das Ilhas Atlânticas, que decorreram na cidade da Horta, em Junho desse ano.

- Em Maio de 1989, integrado na expedição “GeoAçores/89”, organizada pela UA, CV/INIC e em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação das Pescas (INIP), participou dos estudos efectuados pelo navio “Noruega” na região do Banco D. João de Castro, do Canal Faial-Pico e da ilha Graciosa.

- Em Fevereiro de 1990 colaborou com o Prof. Fabrizio Aumento (3R) na instalação de detectores de Radão na ilha de S. Miguel.

- Em Agosto desse ano e a convite da Direcção Regional do Ambiente-Delegação de S. Miguel, colaborou na organização de excursões geológicas na ilha de S. Miguel, integradas numa visita de estudo aos Açores de elementos da Universidade do Minho e da Associação “Aventura da Saúde”.

- Neste mesmo mês, participou na expedição “Bioespel-90”, uma organização conjunta dos Amigos dos Açores-Associação Ecológica, “Os Montanheiros-S.E.E.”, da ilha Terceira e Universidade dos Açores-CV/INIC, visando o estudo das grutas e algares vulcânicos da ilha de S. Miguel.

- Com uma Bolsa de Curta Duração atribuída pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e o apoio da Universidade dos Açores, deslocou-se à ilha de Hawaii, em Agosto de 1991, para participar no VI International Symposium on Volcanospeleology, onde apresentou uma comunicação sobre as grutas vulcânicas da ilha de S. Miguel. No âmbito desta deslocação, visitou o Hawaii Volcanoes National Park, o Hawaii Volcano-logical Observatory, diversos locais dos vulcões Mauna Loa e Kilauea e observou, in loco, a erupção basáltica de Kupaianaha, no vulcão Kilauea.

- Desde Setembro de 1991 é o responsável pelo “Grupo de Trabalho de Espeleologia” da Associação Ecológica Amigos dos Açores. No âmbito desse grupo, tem colaborado no levantamento topográfico e fotográfico e na caracterização geológica das grutas vulcânicas da ilha de S. Miguel, bem como em diversas acções de sensibilização junto das Escolas Preparatórias e Secundárias desta ilha.

- Em Janeiro de 1992 colaborou com o Eng. Hordur Halldórsson, do Nordic Volcanologi-cal Institute (NVI), nas operações de manutenção das redes de inclinómetros (tiltmeters) ins-taladas nos vulcões de Sete Cidades e Furnas, na ilha de S. Miguel. Desde essa data, tem as-segurado a recolha, armazenamento e tratamento dos dados de deformação crustal gerados pela rede de inclinómetros de S. Miguel, visando o incremento de projectos de monitoriza-ção e previsão vulcânica. A partir de 1993, passaram a ser integrados elementos climatológi-cos na respectiva base de dados, de modo a permitir estudos comparativos e interpretativos.

- Em Março de 1992, no âmbito do Plano Director Municipal (PDM) de Vila Franca do Campo (ilha de S. Miguel) e com o Professor Auxiliar Convidado Victor Hugo Forjaz, colaborou nos estudos de caracterização geológica, geotécnica e de risco sismovulcânico do concelho.

- Em Abril desse mesmo ano organizou e participou num Curso de Introdução à Cartografia e Técnicas Espeleológicas, organizado pelos Amigos dos Açores (Grupo de Trabalho de Espeleologia), que decorreu na ilha de S. Miguel.

- Em Junho de 1992 efectuou trabalhos de caracterização geológica de uma faixa do litoral da ilha de S. Miguel, encomendados à U.A. pela empresa IMPACTE, Ambiente e Desenvol-vimento, Lda., no âmbito do “Estudo Piloto de Ordenamento da Orla Costeira da Ilha de S. Miguel”.

- No mês de Agosto de 1992, deslocou-se à Islândia onde efectuou diversas reuniões de trabalho no NVI, visando incrementar a colaboração existente e planear a conclusão da rede de inclinómetros de S. Miguel. Visitou ainda diversos locais de interesse vulcanológico, no-meadamente os vulcões Askja e Krafla, a Península de Reykjanes e a região de Thingvellir.

- De Outubro a Dezembro de 1992 colaborou com a SOGEO-Sociedade Geotérmica dos Açores no âmbito do “Projecto Geotérmico de S. Miguel”. Como “Geólogo de Sonda”, acompanhou a furação do poço geotérmico CL2, na Lagoa do Fogo (Ribeira Grande).

- No mês de Junho deslocou-se a Walferdange, Luxemburgo, com o apoio do European Center for Geodynamics and Seismology - E.C.G.S., onde participou na reunião do Working Group on Tidal Measurements and Geodynamic Research da E.C.G.S. e efectuou uma visita de trabalho ao “Laboratório Subterrâneo de Walferdange”, instalado numa antiga mina de gesso. Manteve encontros de trabalho com vários participantes do Projecto “Furnas European Laboratory Volcano”, igualmente presentes em Walferdange.

- Em Outubro deste mesmo ano, colaborou com o Dr. Niels Oskarsson do Nordic Volcano-logical Institute e a Dra. Teresa Ferreira, Assistente do DG/UA, na instalação de sensores geoquímicos (CO2 e H2) de registo contínuo nas caves dos inclinómetros F2 e F3, no âmbito do Projecto “Furnas European Laboratory Volcano” e, até Outubro de 1994, procedeu à sua recolha regular.

- De Novembro de 1993 a Janeiro de 1994, e na sequência de colaboração existente entre a SOGEO e o DG/UA, prestou apoio ao “Projecto Geotérmico de S. Miguel”, como “Geólogo de Sonda”, junto ao poço geotérmico CL4, na Lagoa do Fogo (Ribeira Grande), Ilha de S. Miguel.

- No primeiro trimestre de 1994 e no âmbito do projecto comunitátio “Furnas European Laboratory Volcano”, realizou trabalhos de campo na região de Furnas, Ilha de S. Miguel, visando a instalação de uma rede sísmica on-line no Vulcão Furnas. Em estreita ligação com o Dr. Jean-Claude Lépine, do Institute de Phisique du Globe, de Paris, e o Coordenador do Projecto, Prof. Victor Hugo Forjaz, promoveu a escolha de locais, realizou testes de propagação, estabeleceu diversos contactos e efectuou as démarches necessárias à edificação da rede de caves sísmicas do Vulcão-Laboratório Furnas, num total de 11 estações sísmicas.

- Em Junho desse ano, com o apoio da European Science Foundation (Volcanology Pro-gramme - EVOP), visitou o vulcão Etna, em Catânia, Itália, no âmbito de workshop sobre os vulcões-laboratório europeus.

- Foi responsável pela acessoria científica ao Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, no âmbito da exposição temporária “Viagem ao Interior da Nossa Terra”, inaugurada em 21 de Fevereiro de 1995.

- No âmbito do “XV Curso de Actualização para Professores de Geociências” e do Seminá-rio “Geologia Atlântica”, que tiveram lugar em Ponta Delgada, em Fevereiro de 1995, numa organização da Associação Portuguesa de Geólogos (A.P.G.) e da Universidade dos Açores, realizou um painel expositivo sobre “Aspectos Vulcanológicos da Ilha do Pico”, em colaboração com J.V. Cruz, M.R. Carvalho, Z. França e V.H. Forjaz, e promoveu uma visita guiada à Gruta do Carvão, em Ponta Delgada, com o apoio da Associação Ecológica “Amigos dos Açores”.

- No mês de Julho de 1995, na oportunidade de estadia nas Ilhas de Flores e do Corvo, efectuou um reconhecimento geológico sumário, visitou as principais estruturas vulcânicas e estudou variados aspectos geomorfológicos que caracterizam aquelas ilhas.

- A partir desse mês, colabora com o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Ex-pressão Portuguesa (Universidade Católica) na elaboração da obra “Enciclopédia Açoriana”.

- Em Abril de 1996, prestou apoio ao S.R.P.C.A., no âmbito do Centro de Vulcanologia, na sequência de fenómenos de solifuxão ocorridos na região do Fojo (Furnas-Ilha de São Miguel) que levaram à formação de um Lahar secundário. Neste âmbito, efectuaram-se reconhecimentos aéreos (helicóptero), identificaram-se as acções a tomar e elaborou-se um plano de evacuação para a zona em causa.

- Em Maio de 1996, com uma bolsa da European Science Foundation (Volcanology Programme - EVOP), esteve presente no segundo worshop internacional sobre os vulcões-laboratórios europeus, que decorreu em Fira, Ilhas Santorini (Grécia) e que incluíu visitas de estudo às escavações arqueológicas de Akrotiri, caldeira de Santorini e às ilhas de vulcanismo activo de Nea Kameni e Palea Kameni.

- Em Agosto de 1996, no âmbito do Projecto “Estudo Vulcanológico das Erupções Históricas do Grupo Central - Arquipélago dos Açores”, coordenado pela Dra. Zilda França, Assistente do DG/UA, desenvolveu trabalhos de cartografia geológica e vulcanologia na região do “Mistério dos Biscoitos”, na Ilha Terceira.

- Entre Outubro de 1993 e Maio de 1997 coordenou e assegurou a edição do “Boletim Sísmico Preliminar”, uma publicação semanal da Secção de Tectonofísica do DG/UA.

- Entre Janeiro de 1994 e Maio de 1997 coordenou e assegurou a edição do “Azores Monthly Seismic Bulletin” uma publicação mensal do Projecto Vigilância Sismovulcânica do Arquipélago dos Açores e da Secção de Tectonofísica do DG/UA.

- Em Julho de 1997 coordenou e integrou a equipa que realizou medições microgravimétri-cas no estratovulcão da Ilha do Pico, no âmbito do Projecto “Microgravimetria e Modeliza-ção Matemática nas Ilhas de S. Miguel e Pico (Açores)”, enquadrado nas Acções Integradas Luso-Espanholas (Universidad Complutense de Madrid e UA) e financiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

- Em Agosto de 1997, no âmbito do Projecto “Estudo Vulcanológico das Erupções Históri-cas do Grupo Central - Arquipélago dos Açores”, desenvolveu trabalhos de cartografia geológica e vulcanologia na região das erupções vulcânicas de 1580 e 1808, na Ilha de S. Jorge. Nessa altura efectou um reconhecimento geológico sumário das pricipais estruturas vulcânicas e tectónicas da ilha.

- No mês seguinte, colaborou com a Câmara Municipal da Horta na realização de excursões geológicas ao Vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial, organizadas no âmbito das “Comemora-ções do 40º Aniversário do Vulcão dos Capelinhos”. Procedeu, igualmente, a amostragens geológicas nas escoadas lávicas do “Mistério de 1672” e dos Capelinhos, dando seguimento aos trabalhos do Projecto “Estudo Vulcanológico das Erupções Históricas do Grupo Central - Arquipélago dos Açores”.

- Desde Outubro de 1997 integra a equipa de investigadores da U.A. que participa no projecto Praxis para o “Estudo do Risco/Casualidade Sísmica do Grupo Central do Arquipélago dos Açores - Projecto PPERCAS - financiado pelo Programa Praxis XXI, medida Ciências de Engenharia e Tecnologia (projecto 3/3.1/CEG/2531/95). O Projecto PPERCAS, coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Sousa Oliveira, do Instituto Superior Técnico, envolve ainda investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo, do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores e da Universidad Complutense de Madrid.

- Em Junho de 1998 coordenou a equipa que realizou medições microgravimétricas na Ilha do Pico (sector oriental) e em S. Sebastião (Ilha Terceira), trabalhos realizados no âmbito do Projecto PPERCAS “Projecto Praxis para o Estudo do Risco/Casualidade Sísmica do Grupo Central do Arquipélago dos Açores”, numa colaboração com o Instituto de Astronomya e Geodesia, da Universidad Complutense de Madrid/CSIC-Consejo Superior de Investigacio-nes Científicas de Espanha.

- No mês de Fevereiro de 1999, no âmbito do Projecto PPERCAS e em colaboração com o Prof. Rámon Ortiz do CSIC (Espanha), procedeu à instalação de três sensores sísmicos digitais na freguesia de S. Sebastião, visando uma campanha de escuta sísmica naquela região da ilha Terceira.

- Entre Abril de 1997 a Abril de 1999 foi responsável pela edição do “Boletim de Monitorização Sísmica da Área Geotérmica da Ribeira Grande-Ilha de S. Miguel”, uma publicação mensal da Secção de Tectonofísica-Centro de Geologia Ambiental do DG/UA elaborada para a SOGEO-Sociedade Geotérmica dos Açores.

- De Março de 1993 à actualidade integra e coordena o grupo de vulcanólogos do DG/UA que procede à cartografia vulcanológica da ilha do Pico à escala 1:15.000, no âmbito do Projecto “Carta Vulcanológica da Ilha do Pico”. Nesse sentido, realizam-se trabalhos de campo naquela ilha, em geral bi-anuais, num total de 320 dias naquele período.



Associações Profissionais e Outras Agremiações a que Pertence

APG - Associação Portuguesa de Geólogos

APMG - Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica

Associação Ecológica “Amigos dos Açores”

ESF - European Science Foundation

IAVCEI - International Association of Volcanology and Chemistry of the Earth’s Interior

Sociedade “Afonso Chaves”

Colóquios, Seminários e Congressos:

“II Congresso Nacional de Geologia”, em Lisboa (SET. 1986).

I Simpósio de “Recursos Hídricos”, em Ponta Delgada (OUT. 1986).

Workshop on “European Volcanological Network”, em Ponta Delgada (OUT.1986).

“V Encontro Nacional de Geólogos”, em Tróia (MAI. 1987).

International Workshop on “Volcanic Seismology”, em Capri, Itália (OUT.1988).

Seminar on “The Prediction of Earthquakes”, em Lisboa (NOV. 1988).

Workshop on “Azores Volcanism”, em Ponta Delgada (JUN. 1989).

Encontro “10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980”, em Angra do Heroísmo (OUT. 1990).

VI International Symposium on “Volcanospeleology”, em Hilo, Hawaii (AGO.1991).

Conferência Internacional “Equilíbrio Ambiental, Geotermia e Regiões Vulcânicas”, em Ponta Delgada (JAN. 1992).

Seminário “O Sismo dos Açores: Contribuição Para o Estudo do Comportamento e Recuperação dos Parques Habitacional e Histórico”, em Lisboa (JUN. 1992).

IAVCEI Workshop on “Deformation of Volcanoes: Measurements and Modelling”, em Laugar, Islândia (AGO. 1992).

I Encontro Internacional sobre “Vulcanoespeleologia das Ilhas Atlânticas”, em Angra do Heroísmo (OUT. 1992).

Workshop on “New Challenges for Geodesy in Volcanoes Monitoring”, em Walferdange, Luxemburgo (JUN. 1993).

I Encontro das “Instituições Museológicas dos Açores”, em Ponta Delgada (MAR.1994).

International Workshop on “European Laboratory Volcanoes”, em Catânia, Itália (JUN. 1994).

Seminário “Geologia Atlântica”, em Ponta Delgada (FEV.1995).

2nd Workshop on “European Laboratory Volcanoes”, em Fira, Ilhas Santorini, Grécia (MAI.1996).

I Workshop sobre “Mitigação do Risco Vulcânico”, nas Furnas, Ilha de S. Miguel (ABR.1997).

3º Encontro sobre “Sismologia e Engenharia Sísmica”, em Lisboa (DEZ.1997).

1ª Assembleia Luso-Espanhola de “Geodesia e Geofísica”, em Almeria, Espanha (FEV.1998).

I Simpósio de “Meteorologia e Geofísica”, em Lagos, Algarve (NOV.1998).

Seminário “Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na Gestão de Recursos Naturais e Planeamento Ambiental”, Universidade dos Açores, Ponta Delgada (JUN.99).



Produção Científica

- Teses


NUNES, J.C., 1991. Microssismos e neotectónica - Contribuição para o seu estudo nos Açores. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Monografia. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. 245 p.

NUNES, J.C., 1991. Modelado das regiões vulcânicas. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Aula. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada.



- Livros

CONSTÂNCIA, J.P., J.C. NUNES e T. BRAGA, 1994. Património espeleológico da ilha de S. Miguel. Amigos dos Açores (Ed). Ponta Delgada. 108 p.

CONSTÂNCIA, J.P., T. BRAGA, J.C. NUNES, E. MACHDO e L. SILVA, 1997. Lagoas e lagoeiros da Ilha de São. Miguel. Amigos dos Açores (Ed). Ponta Delgada. 131 p.

NUNES, J.C., 1998. Paisagens vulcânicas dos Açores. Amigos dos Açores (Ed). Ponta Delgada. 54 p.

CONSTÂNCIA, J.P., T. BRAGA, J.C. NUNES, E. MACHDO e L. SILVA, 1999. Lagoas e lagoeiros do Concelho de Ponta Delgada. Amigos dos Açores (Ed). Ponta Delgada. 79 p.

- Revistas Estrangeiras

NUNES, J.C., M.C. ALVES e V.H. FORJAZ, 1995. Preliminary note on deformation monitoring of Furnas Laboratory Volcano, S. Miguel island (Azores). Cahiers du Centre Européen de Géodynamique et de Séismologie, 8; 221-229.



- Revistas Portuguesas

NUNES, J.C., J.L. ALVES, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, V.H. FORJAZ e F. MARTINS, 1988. Aspectos gerais da sismicidade dos Açores em 1987. Doc. CV/INIC 26/88. Ponta Delgada. 22 p.

FERREIRA, T., N. WALLENSTEIN, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, J.C. NUNES e V.H. FORJAZ, 1989. Crise sismotectónica da Povoação. II - Aspectos estatísticos. Doc. CV/INIC 03/89. Ponta Delgada. 16 p.

NUNES, J.C. e T. BRAGA,1992. Grutas vulcânicas da ilha de S. Miguel. Açoreana 7 (3); 479-492.

NUNES, J.C., M.R. CARVALHO e V.H. FORJAZ, 1993. Short note on S. Miguel island (Azores) tiltmeters. Açoreana 7 (4); 633-641.

CRUZ, J.V., J.C. NUNES, Z. FRANÇA, M.R. CARVALHO e V.H. FORJAZ, 1995. Estudo vulcanológico das erupções históricas da ilha do Pico - Açores. Memórias do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências do Porto 4; 985-987.

FRANÇA, Z., B. RODRIGUES, J.V. CRUZ, M.R. CARVALHO, J.C. NUNES e C. GOMES, 1995. Ensaio de orientação para o estudo petrológico e geoquímico das lavas históricas da ilha do Pico - Açores. Memórias do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências do Porto 4; 723-724.

ZAYAZ, M.P. e J.C. NUNES, 1995. Enxame sísmico de Janeiro, 1992 - Vulcão Furnas, Ilha de S. Miguel, Açores. Açoreana 8 (1); 119-129.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e Z. FRANÇA, 1996. Swarm sísmico no Vulcão das Sete Cidades (SET.96). Açoreana 8 (2); 275-277.

NUNES, J.C., 1996. Modelado das regiões vulcânicas. Açoreana 8 (2); 241-270.



- Actas de Congressos

WALLENSTEIN, N., J.C. NUNES e V.H. FORJAZ, 1987. 1987 temperature changes in Furnas hot springs and fumaroles. Comunicação apresentada no “Workshop on Azores Volcanism”. Junho. Ponta Delgada. In: Doc. CV/INIC 07/87. Universidade dos Açores, Ponta Delgada. 22 p.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1989. The seismic swarm of 23-25 May/88. Comunicação apresentada no “Workshop on Azores Volcanism”. Junho. Ponta Delgada. In: Doc. CV/INIC 15/89. Universidade dos Açores, Ponta Delgada. 10 p.

WALLENSTEIN, N., J.C. NUNES, V.H. FORJAZ e T. FERREIRA, 1989. Furnas volcano temperature monitoring. Annales Geophysicae, Special Issue; 60.

NUNES, J.C., 1992. A rede universitária de vigilância sismovulcânica dos Açores (RUVS). In: C.S. Oliveira, A.R. Lucas e J.H. Guedes (Eds.), 10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980, Lisboa. LNEC. vol 1; 161-162.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1992. Sismicidade instrumental dos Açores no período 1980-1989. Implicações neotectónicas. In: C.S. Oliveira, A.R. Lucas e J.H. Guedes (Eds.), 10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980, Lisboa. LNEC. vol 1; 141-160.

NUNES, J.C. e T. BRAGA, 1992. Lava caves of São Miguel island, Azores. In: G.T. Rea (Ed.), 6th International Symposium on Volcanospeleology, Hilo, Hawaii. National Speleological Society; 152-160.

BRAGA, T. e J.C. NUNES, 1994. Espeleologia e educação ambiental: o caso da Gruta do Carvão na ilha de S. Miguel (Açores). In: P.A.V. Borges e A. Silva (Eds.), Actas do III Congresso Nacional de Espeleologia e do I Encontro Internacional de Vulcanoespeleologia das Ilhas Atlânticas, Angra do Heroísmo; 78-82.

NUNES, J.C., T. BRAGA e J.P. CONSTÂNCIA, 1994. Contribuição para o inventário das grutas vulcânicas da ilha de S. Miguel (Açores). In: P.A.V. Borges e A. Silva (Eds.), Actas do III Congresso Nacional de Espeleologia e do I Encontro Internacional de Vulcanoespeleologia das Ilhas Atlânticas, Angra do Heroísmo; 45-58.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, Z. FRANÇA, M.R. CARVALHO e J.V. CRUZ, 1995. Itinerário geológico (Ilha de S. Miguel). XV Curso de Actualização para Professores de Geociências - Seminário Geologia Atlântica. Associação Portuguesa de Geólogos - Universidade dos Açores. Ponta Delgada. 11 p.

NUNES, J.C., H. HALLDORSSON e E. TRYGGVASON, 1995. Continuously recording tiltmeters at the Furnas Volcano. In: F. Barberi, R. Casale e M. Fratta (Ed.), The European Laboratory Volcanoes - Workshop Proceedings. Aci Castello (Catânia), Itália. European Comission DG XII. European Science Foundation; 228-232.

TRYGGVASON, E., M.M. ALVES, J.L. ALVES, J.C. NUNES, e H. OLAFSSON, 1995. Ground deforma-tion measurements 1991-1994 at the Furnas Volcano, São Miguel, Azores. In: F. Barberi, R. Casale e M. Fratta (Ed.), The European Laboratory Volcanoes - Workshop Proceedings. Aci Castello (Catânia), Itália. European Comission DG XII. European Science Foundation; 209-227.

CONSTÂNCIA, J.P., J.C. NUNES e T. BRAGA, 1996. Proposta de intervenção museológica na Gruta do Carvão, Ilha de S. Miguel. In: Museu Carlos Machado (Ed.), 1º Encontro das Instituições Museológicas dos Açores, Ponta Delgada, Março, 1994; 151-159.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e Z. FRANÇA, 1996. “Azores islands potentially active volcanoes”. Reunion Internacional: Volcan de Colima (V Edição). Janeiro. Colima. México. Edição Electrónica.

NUNES, J.C., V.H. FORJAZ e Z. FRANÇA, 1997. Novos elementos sobre a crise sísmica de 1973, Ilha do Pico (Açores). In: Instituto Superior Técnico (Ed.), 3º Encontro Sobre Sismologia e Engenharia Sísmica - Proceedings. Lisboa. Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção - DECivil.; 39-48.

CAMACHO, A.G., F.G. MONTESINOS, R. VIEIRA, J.C. NUNES, M.C. ALVES e Z. FRANÇA, 1998. Estudio gravimétrico de la isla de Pico (Azores). Proceedings da “1ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica”. Fevereiro. Almeria. Espanha. Em publicação.

FRANÇA, Z., J.C. NUNES e J.V. CRUZ, 1998. Pico island (Azores, Portugal) volcanic activity: state-of-art and hazard implications. Proceedings da “Reunion Internacional: Volcan de Colima (VI Edição)”. Janeiro. Colima. México.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA, C.S. OLIVEIRA e R. ORTIZ, 1998. Distribuição das intensidades sísmicas na Ilha do Pico referentes ao sismo de 9 de Julho de 1998: condicionantes morfológicas, geológicas e tectónicas. Actas do “I Simpósio de Meteorologia e Geofísica”. Lagos. Em publicação.

NUNES, J.C. e C.S. OLIVEIRA, 1998. Actividade sísmica do Vulcão do Fogo, Ilha de S. Miguel (Açores). Actas do “I Simpósio de Meteorologia e Geofísica”. Lagos. Em publicação.

NUNES, J.C., J.V. CRUZ, Z. FRANÇA, G. SIGVALDASON, M.R. CARVALHO, J. GARVIN e J.L. ALVES, 1998. Production rates and age of Pico stratovolcano (Azores islands): an estimation from historical eruptions data. Proceedings da “1ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica”. Fevereiro. Almeria. Espanha. Em publicação.

NUNES, J.C. e V.H. FORJAZ, 1998. Study of two seismic swarms on Furnas Laboratory Volcano, Azores Islands. In: R. Casale, M. Fytikas, G. Sigvaldason e G. Vougiokalakis (Ed.), Proceedings of the 2nd European Laboratory Volcanoes Workshop. Santorini (Grécia). European Commission-Volcanic Risk. DG XII-Environment and Climate Programme, EUR 18161 EN; 549-558.

- Artigos de Divulgação e Outros

FORJAZ, V.H., A. SERRALHEIRO e J.C. NUNES, 1990. Carta vulcanológica dos Açores - Grupo Central (1:200.000). Serviço Regional de Protecção Civil, Universidade dos Açores e Centro de Vulcanologia INIC (Eds). Ponta Delgada.

BRAGA, T. e J.C. NUNES, 1995. Percurso pedestre das Furnas. Amigos dos Açores (Ed). Ponta Delgada. 16 p.

CONSTÂNCIA, J.P. e J.C. NUNES, 1995. Viagem ao interior da nossa terra. Catálogo. Museu Carlos Machado (Ed). Ponta Delgada. 20 p.



- Relatórios

FORJAZ, V.H., R.M. COUTINHO, J.C. NUNES e A.M. MALHEIRO, 1986. Grotinha. Reconhecimento geoeléctrico. Doc. CV/INIC 05/86. Ponta Delgada. 2 p.

FORJAZ, V.H., R.M. COUTINHO, J.C. NUNES e A.M. MALHEIRO, 1986. Grotinha. Perfis sísmicos de refracção. Doc. CV/INIC 06/86. Ponta Delgada. 59 p.

FORJAZ, V.H., R.M. COUTINHO, J.C. NUNES e A.M. MALHEIRO, 1986. Grotinha. Sondagens geotécni-cas. Doc. CV/INIC 07/86. Ponta Delgada.

FORJAZ, V.H., R.M. COUTINHO, J.C. NUNES e A.M. MALHEIRO, 1986. Grotinha. Ensaios com penetrómetro dinânico ligeiro. Doc. CV/INIC 08/86. Ponta Delgada. 122 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, J.L. ALVES, N. WALLENSTEIN e F. MARTINS, 1987. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/87). Doc. CV/INIC 09/87. Ponta Delgada. 97 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, J.L. ALVES, N. WALLENSTEIN e F. MARTINS, 1987. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/87). Doc. CV/INIC 10/87. Ponta Delgada. 47 p.

NUNES, J.C., .1988. Seismological Azores bulletin (JAN/88). Doc. CV/INIC 03/88. Ponta Delgada. 18 p.

NUNES, J.C., 1988. Seismological Azores bulletin (AUG/88). Doc. CV/INIC 11/88. Ponta Delgada. 67 p.

NUNES, J.C., J.L. ALVES, F. MARTINS e V.H. FORJAZ, 1988. Crise sísmica de Maio: Localizações hipocentrais preliminares. Doc. CV/INIC 22/88. Ponta Delgada. 36 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, J.L. ALVES, N. WALLENSTEIN, R. COUTINHO e F. MARTINS, 1988. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/88). Doc. CV/INIC 23/88. Ponta Delgada. 62 p.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e F. MARTINS, 1988. Crise sísmica de Outubro: Localizações hipocentrais preliminares. Doc CV/INIC 24/88. Ponta Delgada. 45 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, J.L. GASPAR, G. QUEIROZ, J.L. ALVES, N. WALLENSTEIN, R. COUTINHO e F. MARTINS, 1988. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/88). Doc. CV/INIC 25/88. Ponta Delgada. 75 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1989. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/89). Doc. CV/INIC 11/89. Ponta Delgada. 65 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1989. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/89). Doc. CV/INIC 12/89. Ponta Delgada. Em preparação.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1990. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/90). Doc. CV/INIC 02/90. Ponta Delgada. 40 p.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1990. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/90). Doc. CV/INIC 11/90. Ponta Delgada. Em preparação.

ALVES, J.L., V.H. FORJAZ e J.C. NUNES, 1991. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/91). Doc. CV/INIC 19/91. Ponta Delgada. Em preparação.

ALVES, J.L., V.H. FORJAZ e J.C. NUNES, 1991. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/91). Doc. CV/INIC 20/91. Ponta Delgada. Em preparação.

FORJAZ, V.H., J.L. ALVES e J.C. NUNES, 1991. Sismicidade do Vulcão do Fogo, Janeiro de 1986 - Junho de 1990. In: Estudo de Impacte Ambiental da Central Geotérmica da Lagoa do Fogo - 1ª Fase. UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias. Lisboa.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1992. Azores islands earthquakes (JAN-JUN/92). Doc. CV/INIC 18/92. Ponta Delgada. 40 p.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1992. Azores islands earthquakes (JUL-DEC/92). Doc. CV/INIC 19/92. Ponta Delgada. Em preparação.

NUNES, J.C. e M.R. CARVALHO, 1992. Estudo piloto do ordenamento da orla costeira da Ilha de S. Miguel. III - Caracterização geológica da orla costeira entre o local de Banquetas (Concelho da Lagoa) e a Praia da Amora (Ponta Garça). Doc. CV/INIC 09/92. Ponta Delgada.

NUNES, J.C, V.H. FORJAZ e E. RIBEIRO, 1993. Boletim sísmico preliminar. Secção de Tectonofísica. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. Publicação semanal, período Out/93 - Mai/97.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1994. Azores monthly seismic bulletin. Projecto Vigilância Sismovulcânica do Arquipélago dos Açores. Secção de Tectonofísica. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. Publicação mensal, período Jan/94 - Mai/97.

TRYGGVASON, E., M.M. ALVES, J.L. ALVES, J.C. NUNES, e H. OLAFSSON, 1994. Furnas Volcano: ground deformation measurements 1991-1993. Nord. Volc. Inst. Report 9401. 19 p.

NUNES, J.C., 1996. Localização da futura estalagem da Calheta de S. Jorge-Avaliação do risco sísmico. Relatório refª DGST/UA-CONT.02/96. Secção de Tectonofísica. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. 3p.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA, J.V. CRUZ e M.R. CARVALHO, 1996. Estudo geológico sumário da bacia hidrográfica da Lagoa do Capitão (Ilha do Pico - Açores). Relatório Técnico 01/96 - Projecto Pico. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. 5p.

NUNES, J.C. e E. RIBEIRO, 1997. Actividade sísmica na área do Vulcão do Fogo. Secção de Tectonofísica. Centro de Geologia Ambiental. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Publicação mensal, período Abr/97 - Abr/99.

NUNES, J.C., 1997. Caracterização da sismicidade do Vulcão do Fogo (Ilha de S. Miguel) - Relatório Preliminar. Relatório Técnico-Científico 07/DGUA/97. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 105p.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA E J.V. CRUZ, 1997. Levantamento dos caminhos rurais do Concelho da Madalena (Ilha do Pico). Relatório Técnico-Científico 09/DGUA/97. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 2p.

NUNES, J.C. e C.S. OLIVEIRA, 1997. Caracterização da sismicidade do Vulcão do Fogo (Ilha de S. Miguel) - Relatório Final. Relatório Técnico-Científico 11/DGUA/97. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 125p.

CRUZ, J.V., P.A. BORGES, Z.T. FRANÇA e J.C. NUNES, 1998. Estudo de impacte ambiental. Descritores de geologia e geomorfologia da faixa costeira da vila das Lajes do Pico (Ilha do Pico). Relatório Técnico-Científico 13/DGUA/98. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 30p.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA e A.M. MALHEIRO, 1999. Avaliação de perigos geológicos na ilha do Pico. Relatório de Progresso da Fase I. Lugar de Valverde/Freguesia de Madalena. Relatório Técnico-Científico 03/DGUA/99. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 13p.

FRANÇA, Z., J.C. NUNES e A.M. MALHEIRO, 1999. Avaliação de perigos geológicos na ilha do Pico. Relatório de Progresso da Fase I. Rua de Almagreira – Lugares de Ribeira do Meio e de Almagreira /Freguesia de Lajes. Relatório Técnico-Científico 04/DGUA/99. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 16p.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA e A.M. MALHEIRO, 1999. Avaliação das condições geológicas em moradia de Bandeiras (Ilha do Pico). Relatório Técnico-Científico 05/DGUA/99. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. 5p.

MALHEIRO, A.M., J.C. NUNES e Z. FRANÇA, 1999. Parecer geológico sobre o traçado de estrada a construir na zona de Almagreira – Ilha do Pico. Relatório Técnico-Científico 06/DGUA/99. Departa-mento de Geociências. Universidade dos Açores. 6p.

- Comunicações em Reuniões Científicas

NUNES, J.C., I. FERNANDES, H. DELGADO e F. NORONHA, 1985. “Estudo metalográfico de volframites do jazigo da Panasqueira. Aplicação a um possível exemplo de zonalidade”. Reunião Sobre a Geologia do Oeste Peninsular (IX Edição). Porto.

WALLENSTEIN, N., J.C. NUNES, V.H. FORJAZ e T. FERREIRA, 1989. “Furnas volcano temperature monitoring”. General Assembly of the EuropeanGeophysical Society. Março. Barcelona.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1989. “The seismic swarm of 23-25 May/88”. Workshop on Azores Volcanism. Junho. Ponta Delgada.

WALLENSTEIN, N., J.C. NUNES, V.H. FORJAZ e T. FERREIRA, 1989. “Furnas volcano temperature monitoring”. Workshop on Azores Volcanism. Junho. Ponta Delgada.

NUNES, J.C., 1990. “A rede universitária de vigilância sismovulcânica dos Açores (RUVS)”. Encontro 10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980. Outubro. Angra do Heroísmo.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1990. “Sismicidade instrumental dos Açores no período 1980-1989. Implicações neotectónicas”. Encontro 10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980. Outubro. Angra do Heroísmo.

NUNES, J.C. e T. BRAGA, 1991. “Lava caves of São Miguel island, Azores”. International Symposium on Volcanospeleology (VI Edição). Agosto. Hilo. Hawaii.

NUNES, J.C., T. BRAGA e J.P. CONSTÂNCIA, 1991. “Notes on the volcanic caves of São Miguel island, Azores”. International Symposium on Volcanospeleology (VI Edição). Agosto. Hilo. Hawaii.

FORJAZ, V.H., R. COUTINHO, J.C. NUNES e F. AUMENTO, 1991. “Notícia preliminar sobre a concen-tração em radão de locais estratégicos da ilha de S. Miguel”. Encontro Técnico o Estado da Água nos Açores. Dezembro. Furnas.

NUNES, J.C., J.L. ALVES e V.H. FORJAZ, 1992. “Sismicidade instrumental dos Açores no período 1980-1989”. Seminário O Sismo dos Açores: Contribuição Para o Estudo do Comportamento e Recupera-ção dos Parques Habitacional e Histórico. Junho. L.N.E.C.. Lisboa.

NUNES, J.C., M.R. CARVALHO e V.H. FORJAZ, 1992. “Short note on S. Miguel island (Azores) tiltmeters”. IAVCEI Workshop on Deformation of Volcanoes: Measurements and Modelling. Agosto. Laugar. Islândia.

BRAGA, T. e J.C. NUNES, 1992. “Espeleologia e educação ambiental: o caso da Gruta do Carvão na Ilha de S. Miguel (Açores)”. Congresso Nacional de Espeleologia (III Edição) e Encontro Internacional de Vulcanoespeleologia das Ilhas Atlânticas (I Edição). Outubro. Angra do Heroísmo.

NUNES, J.C., T. BRAGA e J.P. CONSTÂNCIA, 1992. “Contribuição para o inventário das grutas vulcâni-cas da Ilha de S. Miguel (Açores)”. Congresso Nacional de Espeleologia (III Edição) e Encontro Internacional de Vulcanoespeleologia das Ilhas Atlânticas (I Edição). Outubro. Angra do Heroísmo.

NUNES, J.C., M.C. ALVES e V.H. FORJAZ, 1993. “Preliminary note on deformation monitoring of Furnas Laboratory Volcano, S. Miguel island (Azores)”. Workshop on New Challenges for Geodesy in Volcanoes Monitoring. Junho. Walferdange. Luxemburgo.

CONSTÂNCIA, J.P., J.C. NUNES e T. BRAGA, 1994. “Proposta de intervenção museológica na Gruta do Carvão, Ilha de S. Miguel”. Encontro das Instituições Museológicas dos Açores (I Edição). Março. Ponta Delgada.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e J.L. ALVES, 1994. “Preliminary notice on Furnas real-time seismic array”. International Workshop on European Laboratory Volcanoes. Junho. Catânia. Itália.

NUNES, J.C., H. HALLDORSSON e E. TRYGGVASON, 1994. “Continuously recording tiltmeters at the Furnas Volcano”. International Workshop on European Laboratory Volcanoes. Junho. Catânia. Itália.

TRYGGVASON, E., M.M. ALVES, J.L. ALVES, J.C. NUNES, e H. OLAFSSON, 1994. “Ground deforma-tion measurements 1991-1994 at the Furnas Volcano, São Miguel, Azores”. International Workshop on European Laboratory Volcanoes. Junho. Catania. Itália.

NUNES, J.C., J.V. CRUZ, M.R. CARVALHO, Z. FRANÇA e V.H. FORJAZ, 1995. “Aspectos vulcanológi-cos da Ilha do Pico”. Curso de Actualização para Professores de Geociências (XV Edição) e Seminá-rio Geologia Atlântica. Associação Portuguesa de Geólogos. Universidade dos Açores. Fevereiro. Ponta Delgada.

CRUZ, J.V., J.C. NUNES, Z. FRANÇA, M.R. CARVALHO e V.H. FORJAZ, 1995. “Estudo vulcanológico das erupções históricas da ilha do Pico - Açores”. Congresso Nacional de Geologia (IV Edição). Dezembro. Porto.

FRANÇA, Z., B. RODRIGUES, J.V. CRUZ, M.R. CARVALHO, J.C. NUNES e C. GOMES, 1995. “Ensaio de orientação para o estudo petrológico e geoquímico das lavas históricas da ilha do Pico - Açores”. Congresso Nacional de Geologia (IV Edição). Dezembro. Porto.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES e Z. FRANÇA, 1996. “Azores islands potentially active volcanoes”. Reunion Internacional: Volcan de Colima (V Edição). Janeiro. Colima. México.

NUNES, J.C. e V.H. FORJAZ, 1996. “Study of two seismic swarms on Furnas Laboratory Volcano, Azores Islands”. 2nd Workshop on European Laboratory Volcanoes. May. Fira. Santorini, Grécia.

FORJAZ, V.H. e J.C. NUNES, 1996. “Recent lahar at Furnas Laboratory Volcano and it´s hazard assessment”. 2nd European Laboratory Volcanoes Workshop. May. Fira. Santorini, Grécia.

NUNES, J.C., 1997. “Os enxames sísmicos de 1989 e 1992 do Vulcão Furnas (Ilha de S. Miguel, Açores): implicações vulcano-tectónicas”. 1st Workshop sobre Mitigação do Risco Vulcânico. Abril. Furnas. Ilha de S. Miguel.

NUNES, J.C., V.H. FORJAZ e Z. FRANÇA, 1997. “Novos elementos sobre a crise sísmica de 1973, Ilha do Pico (Açores)”. 3º Encontro Sobre Sismologia e Engenharia Sísmica. Dezembro. Lisboa.

FRANÇA, Z., J.C. NUNES e J.V. CRUZ, 1998. “Pico island (Azores, Portugal) volcanic activity: state-of-art and hazard implications”. Reunion Internacional: Volcan de Colima (VI Edição). Janeiro. Colima. México.

CAMACHO, A.G., F.G. MONTESINOS, R. VIEIRA, J.C. NUNES, M.C. ALVES, Z. FRANÇA e V.H. FORJAZ, 1998. “Estudio gravimétrico de la isla de Pico (Azores)”. 1ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica. Fevereiro. Almeria. Espanha.

NUNES, J.C., J.V. CRUZ, Z. FRANÇA, G. SIGVALDASON, M.R. CARVALHO, J. GARVIN e J.L. ALVES, 1998. “Production rates and age of Pico stratovolcano (Azores islands): an estimation from historical eruptions data”. 1ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica. Fevereiro. Almeria. Espanha.

NUNES, J.C. e C.S. OLIVEIRA, 1998. “Actividade sísmica do Vulcão do Fogo, Ilha de S. Miguel (Açores)”. I Simpósio de Meteorologia e Geofísica. Novembro. Lagos.

NUNES, J.C., Z. FRANÇA, C.S. OLIVEIRA e R. ORTIZ, 1998. “Distribuição das intensidades sísmicas na Ilha do Pico referentes ao sismo de 9 de Julho de 1998: condicionantes morfológicas, geológicas e tectónicas”. I Simpósio de Meteorologia e Geofísica. Novembro. Lagos.

CAMACHO, A., F.G. MONTESINOS, R. VIEIRA, E. VELEZ, J.C. NUNES, A. LUCAS e V.H. FORJAZ, 1999. “Estudo microgravimétrico de São Sebastião (Ilha Terceira-Açores): implicações sísmicas e tectónicas”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.

FORJAZ, V.H., J.C. NUNES, J.H.C. GUEDES e C.S. OLIVEIRA, 1999. “Classificação geotécnica dos solos dos Açores: uma proposta”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.

NUNES, J.C., 1999. “Sismotectónica da Ilha do Pico (Açores)”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.

OLIVEIRA, C.S., A. PAULA e J.C. NUNES, 1999. “Estudo de campos de intensidade macrossísmica no arquipélago dos Açores”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.

OLIVEIRA, C.S. e Grupo PPERCAS, 1999. “A depressão vulcânica de São Sebastião (Ilha Terceira, Açores): uma abordagem multidisciplinar”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.

OLIVEIRA, C.S., M.L. SOUSA, A.C. COSTA e J.C. NUNES, 1999. “Casualidade sísmica da Ilha do Faial”. IV Encontro Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica. Outubro. Faro.



- Conferências

NUNES, J.C., 1988. “Alguns Aspectos Vulcanológicos e da Sismicidade dos Açores”. Debates sobre Sismo-logia e Vulcanologia. Escola Secundária da Ribeira Grande. Ribeira Grande. S. Miguel. 15 Abril.

NUNES, J.C., 1992. “Património Espeleológico de S. Miguel”. Assembleia Geral. Associação Ecológica “Amigos dos Açores”. Ponta Delgada. S. Miguel. 18 Janeiro.

NUNES, J.C., 1992. “Grutas Vulcânicas de S. Miguel”. V Encontro Juvenil de Ambiente. Ponta Delgada. S. Miguel. 7 Agosto.

NUNES, J.C., 1992. “Modelado Vulcânico e Escoadas Lávicas: Breves Notas”. Aniversário da Associação “Os Montanheiros-S.E.E.”. Angra do Heroísmo. Terceira. 30 Novembro.

NUNES, J.C., 1993. “Vulcanismo do Hawaii-O Vulcão Kilauea”. Sessões Científicas do Núcleo de Documentação. Departamento de Geociências. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. S. Miguel. 5 Fevereiro.

NUNES, J.C., 1993. “Sismicidade e Risco Sísmico nos Açores”. Acções de Formação para Professores de Ciências Naturais. Escola Preparatória Roberto Ivens. Ponta Delgada. S. Miguel. 28 Maio.

NUNES, J.C., 1993. “Vulcanismo da Ilha do Pico-Génese e Modelado”. Círculo de Amigos da Ilha do Pico. Externato da Madalena. Madalena. Pico. 18 Setembro.

NUNES, J.C., 1994. “Os Açores como Região Sísmica-Prevenção e Protecção”. Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia. Escola Secundária da Ribeira Grande. Ribeira Grande. S. Miguel. 10 Janeiro.

NUNES, J.C., 1994. “Património Espeleológico de S. Miguel”. Lançamento de Obra Literária. Museu Carlos Machado. Ponta Delgada. S. Miguel. 28 Julho.

NUNES, J.C., 1995. “Proposta de Intervenção Museológica na Gruta do Carvão”. Assembleia Geral Associação Ecológica “Amigos dos Açores”. Ponta Delgada. S. Miguel. 18 Fevereiro.

NUNES, J.C., 1996. “Vulcões activos, sismos e génese das Ilhas dos Açores”. Disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Escola Secundária das Laranjeiras. Ponta Delgada. S. Miguel. 13 Fevereiro.

NUNES, J.C., 1996. “Sismos, Vulcões e a Junção Tripla dos Açores”. Disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Escola Secundária Domingos Rebelo. Ponta Delgada. S. Miguel. 27 Novembro.

NUNES, J.C., 1997. “O modelado vulcânico”. Núcleo de Estágio 1 do 11º Grupo B. Escola Secundária das Laranjeiras. Ponta Delgada. S. Miguel. 16 Abril.

NUNES, J.C., 1997. “Vulcões activos dos Açores”. Comemoração do Dia do Pico da Pedra. Junta de Freguesia do Pico da Pedra. S. Miguel. 14 Junho.

NUNES, J.C., 1997. “Vulcanismo e Sismologia da Ilha de S. Miguel”. Lions Clube da Povoação. Auditório Municipal. S. Miguel. 28 Novembro.



NUNES, J.C., 1999. “Paisagens Vulcânicas dos Açores”. Assembleia Geral. Associação Ecológica “Amigos dos Açores”. Ponta Delgada. S. Miguel. 27 Fevereiro.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal