Justificativa



Baixar 20.94 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho20.94 Kb.
CIM-RS – Centro de Informações Sobre Medicamentos

Faculdade de Farmácia/UFRGS

Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul

10 anos



PROJETO

OBJETIVOS

JUSTIFICATIVA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES (atualizado em 09/06/2010)

PROJETO



Uso Racional de Medicamentos: fornecimento de informações, capacitação discente e de profissionais da rede de cuidados em saúde e elaboração de material educativo para a população, particularmente na área relacionada a medicamentos.

OBJETIVOS

Manter e ampliar o atendimento do Centro de Informações sobre Medicamentos do RS aos profissionais de saúde em relação à utilização de medicamentos, especialmente àqueles que atuam nas unidades que serão alvo das ações previstas no programa.

Estas ações contemplam:

1) a realização de cursos sobre ferramentas e estratégias utilizadas na busca e avaliação crítica de informações sobre medicamentos no contexto de trabalho dos profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde HCPA - Santa Cecília, no Distrito Docente Assistencial Glória/Cruzeiro/Cristal - POA/RS e na Farmácia Popular do Brasil/Farmácia Escola da UFRGS;

2) a capacitação de 13 discentes na busca de informação sobre medicamentos para atuarem como multiplicadores nos seus locais de estágio, no Distrito Docente Assistencial Glória/Cruzeiro/Cristal - POA/RS;

3) a elaboração de material educativo e informativo sobre utilização e armazenamento de medicamentos e riscos da automedicação;

4) atividades de sensibilização e orientação dos usuários dos serviços anteriormente citados com distribuição do material educativo elaborado.

O período previsto para execução das ações é março a dezembro de 2010.

JUSTIFICATIVA

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente metade dos pacientes não utiliza os medicamentos de forma correta. A melhora no acesso às informações relacionadas à saúde é um dos fatores que influenciam os pacientes a participarem mais ativamente nas decisões do cuidado à saúde, isto inclui a correta seleção e utilização dos medicamentos. O aperfeiçoamento técnico-profissional no âmbito dos estabelecimentos de saúde, por meio da capacitação para utilização de fontes de informação pode contribuir para uma relação mais próxima do profissional com a comunidade.

A Política Nacional de Medicamentos e a de Assistência Farmacêutica apresentam a questão da informação sobre medicamentos como fator fundamental para a promoção do uso racional de medicamentos. Desta forma, a disponibilização de informações e capacitação de estudantes e profissionais de saúde para o manejo destas informações representa importante contribuição para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde. Este projeto focaliza este aspecto pouco lembrado, mas fundamental para a efetividade das terapias medicamentosas e pode contribuir para o fortalecimento da cadeia de serviços de saúde no município e conseqüentemente para uma utilização mais racional dos medicamentos. A racionalização no uso destes recursos pode resultar em redução do número de problemas relacionados com medicamentos, potencialização de resultados terapêuticos, aumento da adesão ao tratamento e conseqüentemente em redução dos custos de atendimento.

É importante considerar que o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM-RS) já desenvolve atividades de atendimento a profissionais da saúde no estado do Rio Grande do Sul na resolução de questões como seleção, dispensação e utilização e segurança dos medicamentos e tem como objetivo ao propor este projeto a ampliação destes atendimentos e das ações de extensão nas quais está inserido.

Também é importante reflexionar sobre as informações colhidas junto à população pelas unidades envolvidas no projeto como o desconhecimento dos riscos da automedicação e o armazenamento inadequado dos medicamentos.

Neste contexto, as ações propostas no projeto revestem-se de grande significância na busca da racionalização da utilização dos recursos financeiros disponibilizados pelas diferentes esferas públicas envolvidas, como:

- potencialização dos atendimentos realizados pelo CIM-RS;

- otimização e potencialização das ações já desenvolvidas nas unidades contempladas no projeto;

- envolvimento dos estudantes em atividades sanitárias dentro da realidade do profissional de saúde buscando já inseri-los nesta perspectiva;

- capacitação dos profissionais que estão na linha de frente na busca rápida de informações sobre medicamentos;

- utilização e otimização do tempo de espera dos usuários por atendimento nas unidades fornecendo informações que orientem para o uso seguro dos medicamentos e outros produtos de saúde.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Apresentamos a seguir as principais atividades desenvolvidas pelo CIM-RS:

- distribuição do livro CIM-RS: o desafio de qualificar a informação e divulgação das atividades do centro aos profissionais de saúde durante reunião de equipe da Unidade Básica de Saúde HCPA - Santa Cecília, em 05/05/2010, às 12h30min.

- ministrada oficina sobre ‘Atividades desenvolvidas pelo CIM-RS, fontes de informação e resolução de questões’ para 12 bolsistas PET – SAÚDE do Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal, em 20/05 e 27/05/2010, às 17h, realizada no Laboratório de Informática da Faculdade de Farmácia -UFRGS. Programa: apresentar as atividades desenvolvidas pelo CIM-RS; abordar as estratégias utilizadas na busca e na seleção de informações para a resolução de dúvidas envolvendo temas específicos da utilização de medicamentos; proporcionar aos participantes o contato direto com fontes de informação sobre medicamentos utilizados por profissionais da saúde; abordar os critérios utilizados para avaliação crítica da literatura. Duração: 3h.



- ministrada oficina sobre ‘Atividades desenvolvidas pelo CIM-RS, fontes de informação e resolução de questões’ para 10 bolsistas e monitores da Unidade Básica Santa Cecília/HCPA/UFRGS e da Farmácia Popular do Brasil, em 08/06/2010, às 18h, realizada no Laboratório de Informática da Faculdade de Farmácia - UFRGS. Programa: apresentar as atividades desenvolvidas pelo CIM-RS; abordar as estratégias utilizadas na busca e na seleção de informações para a resolução de dúvidas envolvendo temas específicos da utilização de medicamentos; proporcionar aos participantes o contato direto com fontes de informação sobre medicamentos utilizados por profissionais da saúde; abordar os critérios utilizados para avaliação crítica da literatura. Duração: 3h.



Av. Ipiranga, 2752 – 2º Andar – Porto Alegre/RS – Fone/Fax: 0 XX 51 3308 52 81

e-mail: cimrs@farmacia.ufrgs.br

blog: http://cimrs.blogspot.com

Boletim Informativo: http://www.ufrgs.br/boletimcimrs/


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal