Lisboa, 17 de maio de 2013 Fundação Repsol apresenta em Lisboa o seu projeto Recapacita



Baixar 12.08 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho12.08 Kb.


Lisboa, 17 de maio de 2013


Fundação Repsol apresenta em Lisboa o seu projeto Recapacita



          • A iniciativa ‘Recapacita’ fomenta a consciencialização para as dificuldades e as barreiras que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam nas suas vidas diárias.

          • A iniciativa, totalmente gratuita, é dirigida ao público em geral.




          • O Repacita estará em Lisboa de 17 a 19 de maio e em Sines de 24 a 26 de maio.

A Fundação Repsol, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação LIGA, desenvolveu a iniciativa ‘Recapacita’, cujo objetivo é, de uma forma pedagógica e dinâmica, promover a consciencialização  sobre as dificuldades e as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam nas suas vidas diárias, sensibilizando a população, em especial os mais jovens.


O veículo para transmitir estes valores é o espaço ‘Recapacita’, dotado de recursos interativos e com diferentes áreas temáticas que, através de monitores especializados, convida o público a participar no ‘Circuito dos Sentidos’, o qual recria vários cenários em que o visitante pode tomar o lugar de uma pessoa com deficiência.
A apresentação em Lisboa contará com as presenças do Administrador Delegado de Repsol Portuguesa, Eng. Calçada de Sá, do Vice-Presidente da Fundação Repsol, Don César Gallo, do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio, da Presidente do Conselho de Administração da Fundação LIGA, Guida Faria e da Diretora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Lisboa, Susana Ramos.
Segundo César Gallo, Presidente da Fundação Repsol, “A Fundação Repsol acredita numa sociedade diversa. Desta forma, o nosso objetivo é trabalhar pela integridade completa das pessoas com deficiência e para que não exista nenhum tipo de desigualdade de oportunidades. É um repto que todos nós temos, e que temos seguir em frente.”
Este projeto faz parte das ações da Fundação Repsol para contribuir por uma total integração social e laboral de pessoas com deficiência. Além disso, desenvolve programas no âmbito da educação, da cultura e do desporto que promovam a igualdade deste coletivo.
Além das visitas livres dos cidadãos, que desejem vir conhecer o ‘Recapacita’, foram programadas visitas de escolas para o primeiro dia da iniciativa.
A iniciativa ‘Recapacita’, totalmente gratuita, realiza-se em Lisboa, no Parque Tejo, Parque das Nações, desde o dia 17 até 19 de maio, e em Sines entre os dias 24 e 26 de maio. Ambos os locais estarão disponíveis ao público entre 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 20h.
Esta inicativa já esteve presente, com bastante êxito, em 8 cidades espanholas na qual recebeu 17.000 visitantes.

O ‘Circuito dos Sentidos’
‘Recapacita’ divide-se em três áreas temáticas, por tipo de deficiência: auditiva, física e visual, com atividades específicas para cada uma. Cada área tem um painel que explica as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas de acordo com o tipo de deficiência.

  • Na área de deficiência física existirão actividades como: Cesto de Basquetebol e prova de obstáculos.

  • A área de deficiência visual conta com uma zona de pintura, cabines relacionadas com o tato e provas de obstáculos.

  • A área auditiva tem três zonas: vídeo, linguagem e zona de objetos.

Mais informações sobre o projeto e as atividades programadas em www.fundacionrepsol.com.











Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal