Língua Portuguesa Atividades Construindo uma história



Baixar 11.21 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho11.21 Kb.
Língua Portuguesa

Atividades

Construindo uma história

Em grande grupo em círculo. O coordenador escolhe um jogador que iniciará contando uma história. A história pode ser inventada (por exemplo, um momento vivido nas férias). Em qualquer momento na história, o coordenador aponta aleatoriamente para outros jogadores que devem imediatamente continuar a partir de onde o último jogador parou, mesmo que seja no meio de uma palavra. Por exemplo, o primeiro jogador: O vento soprava..., segundo jogador... O chapéu caiu da sua cabeça. Os jogadores não devem repetir a última palavra previamente enunciada pelo contador.

Permita que aqueles jogadores que têm dificuldade em encontrar palavras falem apenas de início, mas surpreenda esses jogadores voltando para eles novamente para dizerem poucas palavras até que o medo de falhar seja dissipado e o jogador se torne livre para jogar.

Para rever, sugerimos que seja feita uma gravação das histórias dos jogadores. Se não houver gravador, encontre alguém para tomar notas rápidas e digite as histórias dos jogadores que poderão ser retomadas em outro momento.


Jogo da Sequência

A professora escolhe um tema e cada aluno precisa falar uma palavra referente ao tema e o próximo da roda precisa falar o do amigo, o dele, e assim por diante.



Exemplo:

Tema - Fui à praia e levei...

1º aluno: protetor solar.

2º aluno: protetor solar, óculos.

3º aluno: protetor solar, óculos, guarda-sol.

Quem sou eu?

Pedir aos alunos para escreverem o seu nome num bocado de papel (que pode ser distribuído previamente). Recolher todos os papelinhos numa caixa ou num saco e misturar. Seguidamente, pedir a cada aluno que tire um papelinho, que não deve mostrar. Durante alguns minutos, os alunos têm de fazer por escrito a descrição, em forma de adivinha, do colega que lhes calhou no sorteio. Lê-se cada descrição e tenta-se adivinhar em conjunto de quem se trata.

[Escreva no quadro o seu nome. Depois, dirija-se aos alunos, acrescentando uma pequena frase que possa dizer algo sobre si.

Ex: Sou o João e gostava de ir à Índia.

Em seguida, peça aos estudantes para se apresentarem do mesmo modo, isto é, dizendo o nome e acrescentando uma frase sobre eles – um filme ou um livro de que tenham gostado, uma opinião sobre um assunto da actualidade, etc.

Esteja atento ao que os alunos dizem e termine com algumas questões de V/F, levando os alunos a continuar por si enquanto o interesse na actividade se mantiver.

Ex: O Pedro detesta política. Verdadeiro ou falso?

A Rita gostou do filme X. Verdadeiro ou falso?



Leitura e interpretação do poema


Preparei - me bem cedinho

para voltar à escola,

tudo pronto e arrumadinho

esperando aquela hora.
A minha escola é linda

com flores e murais espalhados,

davam-nos as Boas Vindas

fazendo-nos sentir muito amados.


Na sala de aula eu entrei,

e, quanta alegria eu senti

quando os amiguinhos abracei,

quanto amor eu recebi!
A sala estava tão arrumada!

Nunca a ví tão bela assim,

e minha professora amada

com um lindo sorriso para mim.


A minha escola , meu segundo lar,

meus amiguinhos, meus irmãos,

prá sempre eu vou guardar

dentro do meu coração!




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal