Últimas notícias 37



Baixar 57.25 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho57.25 Kb.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

37



Piazzale M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma


Tel.(39) 06 545 17279 - Fax (39) 06 545 17 217 - Email publica@fms.it

10.12.1998.




Esperando uma data... e coisas mais.

A ESSÊNCIA DA VIDA


Dom Edmund Power, beneditino, numa conferência proferida num dia de retiro da Comunidade da Administração Geral, como preparação ao Advento, disse: “A Quaresma aponta para o modo de viver, ao passo que o Advento indica a essência da vida, que é a esperança até alcançar a plenitude em Cristo”. Esperamos também o conhecimento da data da Canonização de Marcelino. A comunicação poderá ocorrer alguns dias após o final do Sínodo da Oceania, previsto para 12 de dezembro. Outros muitos sinais de esperança salpicam nosso caminho: a proclamação, em Cuba, do Dia de Natal como festa fixa no calendário; o presente das Profissões Perpétuas em nosso Instituto; a proclamação, pelo Papa, do Ano dedicado ao Pai, no itinerário que conduz ao Jubileu 2000...

Irmãos da Profissão Perpétua

O COMPROMISSO DEFINITIVO


A partir de julho passado, o Instituto viu-se abençoado com a entrega definitiva de vários Irmãos através da Profissão Perpétua. Partilhamos esse motivo de alegria e esperança como um dom da Boa Mãe. Apresentamos a relação dos Professos no Anexo 1.º Muitas felicidades a todos! A lista foi organizada a partir das Atas de Profissão chegadas à Casa Generalícia. Pode ter havido outras profissões, mas só incluímos as que vieram documentadas.

IV Encontro Nacional no México

FRATERNIDADES MARISTAS


Mais de 100 representantes de todas as Fraternidades se reuniram, de 30 de outubro a 1.º de novembro, no Centro do Cubilete, a 2.661 m de altitude, tido como centro geográfico do México. O tema central da reflexão versou sobre a “Atualização do carisma de Champagnat na vida leiga marista e resposta perante os sinais dos tempos”. Intervieram os Irmãos Marcelino Ganzaraín e Luis García, do Conselho Geral; Antonio Chávez e Aureliano Brambila, do México. Os Irmãos Enrique Escobar e Alfonso Fernández, provinciais, estiveram também presentes à reunião, programada para os atos do Centenário da Fundação Marista no México. A fraternidade de Irapuato foi anfitriã. Momentos especiais foram a Consagração ao Coração de Jesus e a Eucaristia de encerramento. A vitalidade que se notou é outro motivo de esperança.

Sempre em formação permanente


TERCEIRA IDADE EM MANZIANA

De 4 de setembro a 6 de novembro, um grupo de Irmãos de língua inglesa, de terceira idade, desfrutaram um tempo de formação permanente em Manziana, perto de Roma (Itália). Foram orientados pelos Irmãos Tony Shears e Roy Mooney, com a colaboração do Ir. Nello Facci, ecônomo. Os participantes procediam de Poughkeepsie, Esopo, Chaplain, Nova Zelândia, Filipinas, Quebeque Iberville, África do Sul, Sri Lanka, Grã-Bretanha, Melbourne. O curso constitui um momento especial na longa trajetória de serviço ao Evangelho.



Decisões após um discernimento


COMUNIDADE DE LAGO ÁGRIO,

EM SUCUMBIOS (Equador)

O processo de discernimento realizado pela Província do Equador vai cristalizando em decisões. Além de confiar um colégio aos leigos, e a prestigiosa Universidade Técnica Particular de Loja à diocese, criaram uma comunidade marista nas selvas amazônicas, onde as companhias petrolíferas invadem os territórios indígenas. Três Irmãos integram o Vicariato de Sucumbios com sede na cidade de Lago Ágrio. Seu trabalho missionário se realiza junto com uma comunidade de religiosas mexicanas. Os Irmãos se comprometeram plenamente na defesa dos direitos dos indígenas, “solidarizando-se com os pobres e suas causas justas” (Const. 34). Não só serviram de mediadores, mas ofereceram todo seu apoio logístico para proporcionar alimentos e água aos manifestantes e pernoitaram com eles nos dias de resistência que lavaram a cabo até que o Governo acedeu aos seus justo pedidos. Os Cofanes, membros de uma etnia minoritária das selva amazônica equatoriana, sentiram o apoio e a presença da Igreja na reivindicação de seus direitos, tradicionalmente maltratados.

Reunião tripartida


CANONIZAÇÃO EM RITMO ECLESIAL

A 28 de novembro, realizou-se em nossa Casa Generalícia o segundo encontro dos responsáveis (Superiores Gerais e Postuladores) das três Congregações que aceitaram celebrar a Canonização no mesmo dia: os Irmãos Maristas (Beato Marcelino Champagnat), as Irmãs da Caridade de João Antide Thouret (beata Agostinha Pietrantoni) e os Pobres Servidores da Providência (beato Dom Calábria). O Ir. Henri Vignau substituiu o Ir. Benito, em visita à Venezuela. O objetivo era continuar a reflexão e compartilhar a colaboração a respeito da cerimônia da Canonização, bem como sobre os projetos respectivos de animação e celebração. O próximo anúncio da data tão esperada deverá intensificar os contatos e os acordos entre as três equipes de preparação, no caso de o Vaticano reafirmar as referidas previsões de celebração conjunta.



Colégio Internacional


ESTUDANTES MARISTAS EM ROMA

Os Irmãos Ivo Antônio Strobino (Diretor), Emeterio Pérez Mayor (sub-diretor), e Alfredo Orengo (bibliotecário), juntamente com 24 estudantes, sendo que 3 acabam antes do Natal, compõem a comunidade do Colégio Internacional. Pertencem a 14 Províncias maristas e 3 Distritos, procedendo de 13 países diferentes. O P. Tarcísio Vieira é seu capelão.

Distribuem-se em 5 Universidades: 10 Irmãos vão à Salesiana; 6 à Gregoriana, 3 ao Teresiano, 3 ao Mariano e 2 à Alfonsiana.

Recentemente mudaram-se para as novas dependências que se encontram na antiga hospedaria (Foresteria). Poderão começar, em breve, as obras de adaptação do grande pavilhão dos Estudantes para converter-se em albergue de peregrinos. A nova sede do Colégio Internacional tem 30 apartamentos.



Nas pegadas de Marcelino


IRMÃOS FALECIDOS

No anexo 2, está a relação de Irmãos que entregaram sua alma ao Senhor e à Boa Mãe neste último período. Descansem em paz.


96.000 alunos em 50 anos

PUCRS: TRADIÇÃO E FUTURO

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil) celebrou, a 8 de novembro, a Missa de Ação de Graças pelos 50 anos de serviço à Igreja através da educação universitária. Atualmente, a PUCRS tem 22.132 alunos em cursos de graduação, e 2.074 assistem a cursos de pós-graduação, distribuídos em 25 faculdades. Recentemente a PUCRS foi sede da 64.ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.



Sínodo da Oceania: Ir. Kelvin Canavan


AS ESCOLAS CATÓLICAS E A MISSÃO DA IGREJA

O Ir. Kelvin Canavan, Diretor da Oficina de Educação Católica da Arquidiocese de Sídnei (Austrália), realizou sua intervenção no Sínodo da Oceania, na manhã de 27 de novembro, sobre “As escolas católicas e a missão da Igreja”. Essas escolas agrupam a magnífica cifra de 20% dos estudantes australianos. Disse que “as paróquias e as comunidades escolares buscam juntas novos meios para ajudar os jovens a encontrarem, em sua igreja local, a casa onde se sintam pertencentes a uma comunidade acolhedora”. E acrescentou: “Como educadores, devemos ser pacientes e animar os jovens em sua busca da Verdade“.



Sínodo da Oceania: Ir. Julian Hakumin


OBRIGADO PELAS PRECES

PARA A PAZ EM BOUGAINVILLE.

O Ir. Julian Hakumin, membro do Apostolado da Educação Católica da Diocese de Bougainville (Papua-Nova Guiné) também realizou sua intervenção no Sínodo da Oceania, na manhã de 27 de novembro. O tema versou sobre a trágica situação em Bougainville, onde a guerra provocou mais de 20.000 mortes. Bougainville é mais de 80% católica. Ressaltou dois pontos que afetam essa diocese: a falta de bispo e a necessidade de elaborar um programa de instrução para guiar o processo educativo das crianças traumatizadas pela guerra. Por fim, agradeceu as orações que todo o mundo elevou a Deus pedindo a paz para Bougainville.



Emergência América Central


SED COLABORA

O Ir. Jack González, Diretor da SED (Solidariedade, Educação e Desenvolvimento), ONG sediada na Espanha, em sua visita a Roma informou “Últimas Notícias” da Campanha lançada para mitigar as conseqüências provocadas pelo furacão Mitch. A campanha tem dois eixos fundamentais: a sensibilização ao problema que sacode os países centro-americanos (dívida externa: alguns países destinam três vezes mais ao pagamento dos juros da dívida externa que à educação e à saúde) e à necessidade de ajuda econômica (mais de 140.000 dólares foram canalizados pela SED para essa emergência). 40% dos prejudicados centro-americanos são crianças, na maioria de tenra idade e para as quais o futuro é tão incerto como o de seus países. São os novos rostos do jovem Montagne.



Dias mundiais


REALIDADES SOB A LUZ DOS REFLETORES

Hoje se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no 50.º aniversário da Declaração, tal como recordamos no Boletim anterior. 1.º de dezembro foi o Dia Mundial da luta contra a SIDA; 3 foi o Dia Internacional dos Deficientes. Nosso ânimo educativo encontra nessas datas convites à solidariedade, porque detrás das realidades a que apontam existe muito sofrimento humano.



Anexo 1. – Irmão que emitiram a Profissão Perpétua


Nome

Sobrenome

Data

Província

Lucien Alfred

RAMANANTSOA

08-08-1998

Madagascar

Jean Aimé Claud

RANDRIANASOLO

08-08-1998

Madagascar

Aaron Chakanets

MAZHAMBE

15-08-1998

Iberville / Zimbabwe

Anacleto

PERUZZO

23-08-1998

Santa Catarina

Michael Stefan

SCHMALZL

13-09-1998

Alemanha

João

MIZOMBO TRUMBA

20-09-1998

Porto Alegre

Juan José

RODRÍGUEZ GARCÍA

11-10-1998

Castela

Rafael

GÓMEZ RUIZ

12-10-1998

Leão


Anthony

NJOLOVI

17-10-1998

Quebeque/Malauí

Alexander

MANYENGO

17-10-1998

Quebeque/Malauí

Mastone

MBEWE

17-10-1998

Quebeque/Malauí

Guillermo

ALCALÁ REAL

18-10-1998

Madri

José Damián

CORDERO CRESPO

18-10-1998

Madri

Jordi

MARIMON FONTANET

24-10-1998

Catalunha


Jordi

RODRÍGUEZ FERNÁNDEZ

07-11-1998

Catalunha



Anexo 2. – Irmãos falecidos (a partir de 19-11-1998)


Sobrenome

Nome

Em religião

Província

Idade


Prof.

Data


Hebia

Hermes

Luiz Anselmo

Rio de Janeiro

91

71

19/11/1998

Preston

William George

Placid William

Nova Zelândia

69

51

27/11/1998

Côté

Robert

Omer

Quebeque


90

72

30/11/1998

Collacchi

Luigi

Cristoforo

Itália

90

73

02/12/1998

Heck

Éduard

Jean Édouard

Beaucamps/Saint-Genis


91

74

80/12/1998


_______________________________




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal