Lucimara caccia faverssiani



Baixar 13.55 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho13.55 Kb.
E.M BRINCANDO DE APRENDER POLO

TÍTULO : HISTÓRIA EM QUADRINHOS

PROFª Maria Aparecida A. Vasconcelos Lopes

LUCIMARA CACCIA FAVERSSIANI





Nova Andradina-MS

2015

Título: História em quadrinhos

Professora SAMTEC:

Maria Aparecida A.Vasconcelos Lopes-(Matutino)

Lucimara Caccia Faverssiani(Vespertino)

Público alvo: 4ºA e 5º A matutino _ Profª Lucimara Caccia Faverssiani

4º B Vespertino_Profª Eliane Caetano Gonçalves



Duração: Agosto a novembro 2015

Introdução

A história em quadrinhos é um gênero da literatura, ao mesmo tempo icônica e verbal, que contém uma arte de narrativa em imagem acessível mesmo a pessoas que não sabem ler. Seu público abrange tanto crianças como adolescentes e adultos de diferentes níveis socioeconômicos e educacionais.

Os alunos divertem-se mergulhando no mundo de fantasia e humor presente nas páginas das HQ, que são de leitura fácil e prazerosa, que ajuda as crianças e adolescentes a descobrirem o encanto pela leitura.

Nesse sentido, as histórias em quadrinhos se apresentam como uma tipologia textual favorável para despertar o interesse e a capacidade criativa do aluno, na busca de compreender, interpretar e expressar-se por meio da língua escrita. Sendo uma leitura agradável e rápida, o aluno ainda conta com as imagens para melhor compreensão do texto escrito.

O objetivo é melhorar a produção de texto dos alunos e suprir a necessidade de tornar nossos alunos proficientes leitores e produtores de textos.

O Scratch é uma ferramenta tecnológica de programação gráfica, que oferece uma linguagem de programação simples em que é possível a criação de históiras interativas, animações, jogos entre outros.

Justificativa

A escola desenvolve já há alguns anos um projeto permanente de leitura e dentro desse projeto os professores do 4º e 5º estão desenvolvendo em sala de aula um projeto com histórias em quadrinhos. Visando ampliar esse trabalho e torná-lo mais prazeroso e diversificado montamos o Projeto Histórias em quadrinho.

Objetivos



  • Ampliar as possibilidades de criação das histórias;

  • Despertar o gosto pela leitura e produção deste gênero textual num ambiente de cooperação e colaboração;

  • Dar possibilidades para usar a criatividade e imaginação tanto na produção do texto como no uso das imagens e aplicação de sons e movimentos.

Metodologia

  • A turma terá aula na sala de tecnologia uma vez na semana;

  • Na primeira aula apresentamos o software ensinando os comandos básicos e necessários para a criação de histórias.

  • Nas próximas aulas uma vez na semana começarão a montar pequenas fallas pra familiarizar-se com os recursos ( palco, personagens, objetos..);

  • A princípio serão salvos apenas como rascunhos para serem editados e aperfeiçoados.

  • Os trabalhos serão salvos para edições .

Cronograma

As aulas acontecerão na SAMTEC , podem variar os dias dependendo de atividades em sala ou avaliações.

Recursos


Culminância

Os trabalhos confeccionados serão incorporados a um banco de dados para ser acessados pelos alunos da escola.



Fonte de pesquisa

  • http://web.mit.edu/

  • Internet (diversos blogs e outros projetos realizados com scratch).


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal