Manual de Escatologia



Baixar 2.54 Mb.
Página1/37
Encontro19.07.2016
Tamanho2.54 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37

J. Dwight Pentecost, Th.D.
Manual de Escatologia
Uma análise detalhada dos eventos futuros

Editora Vida

Tradução:

Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Th.M.

Seminário Bíblico Palavra da Vida
Digitalizado por Sandra




www.semeadores.net
Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente, com a única finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que não tem condições econômicas para comprar.

Se você é financeiramente privilegiado, então utilize nosso acervo apenas para avaliação, e, se gostar, abençoe autores, editoras e livrarias, adquirindo os livros.

Semeadores da Palavra e-books evangélicos
Índice


Contracapa 5

Dedicatória 6

Agradecimentos 6

Prefácio 8

Prefácio à Edição Brasileira 10

Primeira Seção - A interpretação da profecia 11

Capítulo I - Os métodos de interpretação 11

Capítulo 2 - A história da interpretação 29

Capítulo 3 - Considerações gerais sobre a interpretação 52

Capítulo 4 - A interpretação da profecia 66

Segunda Seção - As alianças bíblicas e a escatologia 92

Capítulo 5 - A aliança abraâmica 92

Capítulo 6 - A aliança palestina 129

Capítulo 7 - A aliança davídica 134

Capítulo 8 - Uma nova aliança 153

Terceira Seção - As profecias da presente era 169

Capítulo 9 - O decurso da presente era 169

Capítulo 10 - A teoria do arrebatamento parcial 204

Capítulo 11 - A teoria do arrebatamento pós-tribulacionista 214

Capítulo 12 - A teoria do arrebatamento mesotribulacionista 231

Capítulo 13 - A teoria do arrebatamento pré-tribulacionista 248

Capítulo 14 - Os acontecimentos para a igreja após o arrebatamento 282

Quarta Seção - As profecias do período tribulacional 293

Capítulo 15 - A doutrina bíblica da tribulação 294

Capítulo 16 - A relação da igreja com a tribulação 320

Capítulo 17 - A relação entre o Espírito Santo e a tribulação 329

Capítulo 18 - Israel na tribulação 347

Capítulo 19 - Os gentios na tribulação 395

Capítulo 20 - A campanha do Armagedom 428

Capítulo 21 - Os juízos da tribulação 449



Quinta Seção - As profecias relacionadas ao segundo advento 462

Capítulo 22 A história da doutrina do segundo advento 462

Capítulo 23 - As ressurreições associadas à segunda vinda 493

Capítulo 24 - Os julgamentos associados à segunda vinda 514



Sexta Seção - As profecias do milênio 532

Capítulo 25 - O conceito de reino no Antigo Testamento 532

Capítulo 26 - O plano do reino no Novo Testamento 554

Capítulo 27 - O plano do reino na presente era 580

Capítulo 28 - A doutrina bíblica do milênio 591

Capítulo 29 - O governo e os governados no milênio 614

Capítulo 30 - A adoração no milênio 634

Capítulo 31 - A relação entre os santos vivos e os santos ressurrectos no milênio 658



Sétima Seção - As profecias do estado eterno 676

Capítulo 32 - A preparação para o reino eterno 676

Capítulo 33 - Nova Jerusalém, a cidade celestial 695

BIBLIOGRAFIA 720

A. LIVROS 720

B. ARTIGOS DE ENCICLOPÉDIAS 735

C. ARTIGOS PERIÓDICOS 735

D. MATERIAIS NÃO-PUBLICADOS 741




Contracapa

Deus, o Criador de todas as coisas, tem procurado alertar-nos quanto aos seus planos. Para tanto, revelou-nos em detalhes na Bíblia os seus desígnios. Dada a importância da profecia nas Escrituras, publicaram-se muitos livros excelentes sobre o tema. Até o momento, contudo, o tratamento da profecia tem sido apologético ou expositivo, abordado à parte da sua relação com o programa profético como um todo. Muito do nosso conhecimento tem sido apenas fragmentário e desconexo.

A monumental obra do professor J. Dwight Pentecost, Manual de Escatologia, vem suprir essa lacuna. Trata-se de obra profunda e equilibrada, na qual o autor sintetiza toda a profecia numa doutrina bíblica unificada, sistemática e completa. O professor John F. Walvoord, outro eminente perito em escatologia bíblica, afirmou que"[...]. A obra como um todo merece ser classificada como compêndio de escatologia clássico e abrangente, devendo como tal servir à nossa geração por muitos anos".

O Manual de Escatologia é um acréscimo bem-vindo à biblioteca do pastor, do seminarista, do estudioso em geral e também de grande ajuda para qualquer pessoa interessada em dominar o relevante tema da profecia bíblica.

J. Dwight Pentecost é doutor em Teologia e professor emérito do Seminário Teológico de Dallas, Texas, Estados Unidos. É autor de vários livros, alguns já publicados no Brasil.

Dedicatória


À minha amada e devotada ESPOSA, fiel companheira no ministério da Palavra, esta obra é afetuosamente dedicada.



Agradecimentos

A época em que vivemos testemunha uma onda de interesse pela escatologia bíblica. Se há uma geração um teólogo escrevia: "A escatologia é em geral amada na proporção inversa ao quadrado do diâmetro mental daqueles que a amam" (Walter Rauschenbush, A theology for the social gospel, p. 209.) hoje outro escreve: "O pro­blema da escatologia pode tornar-se rapidamente, se ainda não for, a viga mestra da discussão teológica americana".(Henry P. VanDusen, A preview of Evanston, Union Seminary Quarterly Review, IX:8, Mar. 1954)

O teólogo que apenas uma geração atrás poderia desprezar inteiramente as questões escatológicas ou tratá-las com desdém passa a ser antiquado em sua maneira de pensar se adotar essa atitude hoje. O otimismo fácil da última geração foi abalado por duas guerras mundiais, pela depressão e pela inflação, com os subseqüentes males sociais e morais. A tônica humanística que caracterizava aquele pensamento teológico mostrou-se enganosa.

O realismo tomou o lugar do otimismo, e os homens fo­ram forçados a voltar às considerações escatológicas como fonte de es­perança num mundo dirigido pelo pecado. A Bíblia e a revelação nela contida comprovam que não há outra fonte de esperança e de confian­ça no futuro, e os homens têm-se voltado a ela mais e mais em busca de luz nas trevas do presente.

Deus, o arquiteto das eras, achou por bem confiar-nos Seu plano para o futuro e revelar-nos Seu propósito e programa em detalhes na Palavra. A maior parte das Escrituras dedica-se à profecia, mais que a qualquer outro assunto, pois aproximadamente um quarto da Bíblia era profético na época em que foi escrito. Essa parte dedica-se ao desdobramento do programa de Deus. Por sua relevância nas Escrituras, é muito natural que se escreva bastante sobre o assunto, e excelentes obras têm sido publicadas sobre o tema. No entanto, o tratamento da profecia é em geral apologético ou expositivo, o os tópicos são desenvolvidos individualmente, separados da relação com o todo do plano revelado, de maneira que nosso conhecimento fica fragmentado e desconexo. Há poucas tentativas de sintetizar todo o campo da profecia numa doutri­na bíblica unificada, e existe grande necessidade de um estudo e de uma apresentação sintética da profecia bíblica. Num esforço por aten­der a essa necessidade, o autor tentou, nesta obra, sintetizar as passa­gens proféticas numa sistemática e completa escatologia bíblica.

Um grato reconhecimento vai para o corpo docente do Seminário Teológico de Dallas, ao qual esses estudos foram primeiramente apre­sentados como tese de doutorado e por cuja permissão são agora apre­sentados neste formato. Agradecimentos especiais rendo ao Dr. John F. Walvoord, diretor e professor de Teologia Sistemática naquele seminá­rio, sob cuja direção pessoal estes estudos foram feitos, e ao Dr. Charles C. Ryrie, professor adjunto de Teologia Sistemática, que leu e corrigiu o manuscrito. Profundos agradecimentos à Srta. Nancy Miller por seu trabalho, executado para nós e para o Senhor, de digitar os manuscri­tos, e ao Sr. James H. Kelley e esposa por sua assistência material na publicação desta obra.

Na tentativa de cobrir um vasto campo de estudo tão sucintamen­te quanto possível, o autor fez amplo uso de material resumido origi­nário de outras fontes. Os reconhecimentos são feitos, portanto, em gratidão aos autores e aos editores, cujos trabalhos muito contribuíram para o conteúdo dessas páginas.

Que Deus, o Pai, que deu Seu Filho, cuja primeira vinda nos trouxe salvação e em cuja segunda vinda seremos glorificados, que deu Seu Espírito Santo, pelo qual Ele "vos ensinará as cousas que hão de vir", se apraze em usar este livro para Sua glória, para que muitos conheçam a Sua verdade.

J. Dwight Pentecost

Professor Emérito do Seminário Teológico de Dallas,

Texas, Estados Unidos



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal