Manual do aluno de pós-graduaçÃo lato- sensu



Baixar 180.95 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho180.95 Kb.


FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO – FELUMA

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS – FCMMG

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – CPG





MANUAL DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO

LATO- SENSU



BELO HORIZONTE

2008




ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA



Presidente da Fundação Educacional Lucas Machado

Dr. Wagner Eduardo Ferreira



Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais


Prof. Ludércio Rocha de Oliveira


Coordenador Geral do CPG e da Pós-graduação Lato Sensu

Prof. Cirênio de Almeida Barbosa



Coordenador do Núcleo de Pesquisa

Prof. Ricardo Simões


Coordenador de Planejamento Acadêmico e Assuntos Internacionais


Prof. Davi de Pádua Brasil

Coordenadora Pedagógica


Profª Mércia Salzmann

Coordenadora Administrativa


Rosângela Caldeira Dias Oliveira


1 – APRESENTAÇÃO

04

2 – HISTÓRICO

05

3 – DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

05

3.1 – Freqüência

05

3.2 – Avaliação Acadêmica

06

3.3 – Avaliação Institucional

06

3.4 – Trabalho de Conclusão de Curso

06

3.5 – Aprovação

07

3.6 – Certificado

07

4 – DIRETRIZES ACADÊMICAS

07

4.1 – Inscrição

07

4.2 – Processo de seleção

08

4.3 – Matrícula

08

4.4 – Trancamento de Matrícula

08

4.5 – Secretaria

08

5 – INFRA-ESTRUTURA

08

5.1 – Laboratórios

08

5.2 – Biblioteca

09

5.3 – Auditório

08

5.4 – Serviços de Apoio

09

6 – DISPOSIÇÕES GERAIS

09

7 – ANEXOS

Anexo I – Orientações para formatação e entrega do TCC

Anexo II – Modelo de Folha de Aprovação

Anexo III – Referências

Anexo IV – como elaborar referências bibliográficas, segundo o estilo de Vancouver


10

10

14

15

16


SUMÁRIO



1 - APRESENTAÇÃO

Prezado Aluno,

Seja bem-vindo à Pós-Graduação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – CPG/FCMMG.
Este Manual foi elaborado, com o objetivo de facilitar a comunicação entre o CPG/FCMMG e seus alunos. Buscamos, com isso, antecipar respostas a maioria das dúvidas freqüentemente levantadas pelos nossos discentes.
Constam do Manual as Diretrizes Pedagógicas e Acadêmicas, informações sobre a Infra-estrutura, artigos da Legislação vigente, orientações para elaboração, formatação e entrega do TCC, além de links das Normas da ABNT, exigidas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O Manual encontra-se disponível no endereço eletrônico: www.cpg.org.br.
O centro de Pesquisa e Pós-Graduação, representado por sua Coordenação Pedagógica e colaboradores, empenhará esforços para atender-lhe com presteza e qualidade.
Prof. Cirênio Barbosa de Almeida Profª Mércia Salzmann

Coord. do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadora Pedagógica



Atendimento aos alunos:

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação – CPG

Segunda a sexta-feira – 8h às 20h
Alameda Ezequiel Dias, 275 – 1º andar – Centro

Belo Horizonte - MG – 30130-110


Telefones: 31-3248-7186 – 3248-7157


Telefax: 31- 3248-7122

e-mail: acadêmico@cpg.org.br
2 – HISTÓRICO

A Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA, desde sua fundação em 1950, orienta-se para gerar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos nas áreas em que atua, a partir da liberdade de pensamento e de expressão. É meta da instituição contribuir e participar para o desenvolvimento científico, social, econômico e cultural da sociedade, promovendo a inclusão da diversidade étnico-cultural e a redução das desigualdades sociais.



O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação – CPG - é uma unidade que integra a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG –, ambos mantidos pelo Sistema FELUMA.

O CPG abrange, em sua área de competência, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Pesquisa e Extensão, na área de Saúde, e também os Programas de Residência Médica e Especialização Hospitalar.



3 – DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
O CPG/FCMMG organiza e administra seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu com base na Resolução Nº 1, de 08 de junho de 2007.
3.1 – Freqüência

A modalidade do curso é presencial e, por isso, a freqüência será acompanhada pelo professor de cada disciplina, por meio da Lista de Presença Nominal.


Para aprovação no curso, a freqüência é obrigatória, exigindo-se, em cada disciplina, um mínimo de 75 % do total das aulas ministradas. (Resolução CNE/CES Nº1, de junho de 2007).

Poderá ser aprovado o aluno, cuja freqüência em, no máximo, duas disciplinas esteja entre 50 e 74%, caso seu aproveitamento acadêmico seja igual ou superior a 90%.




3.2 – Avaliação Acadêmica

A avaliação do aproveitamento do curso será feita em cada disciplina, por meio da aplicação de provas teóricas e práticas, discussão de casos, pesquisa bibliográfica e/ ou de campo, seminários, participação, etc., utilizando-se graus numéricos, expressos em valores de zero (0) a cem (100).


Os critérios de avaliação das disciplinas, atendidas as exigências descritas acima, são de competência do professor.
3.3 – Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.


Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação e identifica pontos fracos, além de estabelecer estratégias de superação de problemas.
Durante o curso, todos os envolvidos participam por meio de um instrumento de avaliação, que envolve aspectos pedagógicos, acadêmicos e administrativos.
3.4 – Trabalho de Conclusão de Curso

Para fechamento do processo avaliativo, o aluno deverá entregar um Trabalho de Conclusão – TCC –, conforme modalidade estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso, que poderá ser uma Monografia, um Artigo publicado em uma Revista da área ou uma Análise Crítica de Textos Científicos.


O Trabalho de Conclusão do Curso, seja ele Monografia, Artigo Científico ou Análise Crítica de textos científicos, deverá ser elaborado de acordo com as orientações do Professor da Disciplina de Metodologia Científica e será sempre de caráter individual. O aluno terá o prazo máximo de 60 dias após o término do curso para entregá-lo.
A Monografia ou a Análise Crítica de textos científicos, caso Coordenador do Curso faça a opção por uma delas, deverá ser entregue em espiral para as necessárias correções. Após recebê-la com as devidas considerações, o aluno deverá realizar as alterações recomendadas e entregá-la na Secretaria do CPG, encadernada com capa dura, na cor azul-marinho, escrito em letra termogravura grotesca normal, corpo 14, na cor dourada. Na lombada do exemplar, deverá constar o título da monografia e o ano.
Em caso de reprovação no TCC, o Coordenador do Curso ou o Examinador designado, mediante proposta justificada à Coordenação Pedagógica do CPG, poderá dar oportunidade ao aluno de apresentar novo trabalho, dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias.
3.5 – Aprovação

Será considerado aprovado o discente que obtiver, no mínimo, 75% de freqüência e 70% de aproveitamento acadêmico em cada disciplina, além da aprovação na avaliação do TCC.


Caso o aluno fique reprovado por aproveitamento ou freqüência em até 03 (três) disciplinas, terá a possibilidade de realizar, dentro do período do curso, estudos autônomos dos conteúdos da (s) referida (s) disciplina (s) submetendo-se, ao final, a uma Avaliação Especial, a qual compreenderá uma prova escrita e uma prova oral. Será considerado aprovado, se obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos.
O discente que ficar reprovado em mais de três disciplinas deverá cursá-las dentro do prazo de dois anos.
3.6 – Certificado

O certificado de Especialista será concedido pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais ao aluno que obtiver, no mínimo, em cada disciplina do curso, a freqüência de 75% e aproveitamento de 70%, bem como tiver sido aprovado no TCC.


A secretaria terá o prazo de 30 dias para a emissão do Certificado.
4 – DIRETRIZES ACADÊMICAS
4.1 – Inscrição

O candidato aos Cursos de Especialização poderá fazer a sua inscrição on-line, através do endereço eletrônico www.cpg.org.br ou diretamente na Secretaria do CPG, no período divulgado na publicidade do Curso.



4.2 – Processo de seleção

O processo de seleção dos candidatos à especialização será realizado através da análise curricular, podendo, também, a critério da coordenação do curso, ser aplicada uma prova escrita ou ser realizada uma entrevista.


4.3 – Matrícula

Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá comparecer à secretaria do CPG para apresentar cópia xerox dos seguintes documentos:

- Diploma de Graduação;

- Curriculum Vitae;

- Carteira de Identidade;

- CPF.
4.4 – Trancamento de Matrícula


Os cursos de Pós-Graduação Lato sensu não estão sujeitos a ciclos de oferta obrigatória, ficando, assim, vetado o trancamento de matrícula.
4.5 – Secretaria

O aluno que necessitar de Declaração ou de qualquer outro documento poderá solicitá-lo por e-mail ou diretamente na secretária do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, que terá 03 (três) dias úteis para expedi-lo, após a solicitação formal.


5 – INFRA-ESTRUTURA
5.1 – Laboratórios

O CPG conta com a parceria da FCMMG para a utilização dos Laboratórios. Assim, de acordo com a demanda do curso, os alunos matriculados nos programas de Pós-Graduação terão acesso, desde que estejam acompanhados de seus professores.



5.2 – Biblioteca

Os alunos matriculados nos programas de Pós-Graduação do CPG terão acesso à Biblioteca da FCMMG, onde deverão apresentar comprovante de matrícula e atender a todos os procedimentos estabelecidos.


5.3 – Auditório

O CPG conta com 01 auditório, com capacidade para 300 pessoas, localizado no andar térreo. É um espaço reservado para palestras, conferências, seminários, debates, simpósios, e outros eventos necessários à discussão, voltados para crescimento de nossa comunidade escolar.


5.4 – Serviços de Apoio

Em sua infra-estrutura, o CPG conta com um Restaurante/ Lanchonete, uma Livraria, um Posto Bancário (Caixa Eletrônico) e uma Copiadora, ambos localizados no andar térreo.


6 – DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos serão analisados e resolvidos conjuntamente pela Coordenação Geral e de Pós – Graduação, Coordenação Pedagógica e Coordenação do Curso, baseando-se no Projeto Pedagógico, no Regulamento Interno e na Legislação vigente da Pós-Graduação.

ANEXO I

1 – ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO E ENTREGA DO TCC


1.1– MONOGRAFIA

1.1.1- Apresentação Física do trabalho

Deverá ser entregue na Secretaria do CPG/FCMMG, um exemplar do trabalho final contendo anexa a Folha de Aprovação já assinada pelo Professor Orientador e pelo Coordenador do Curso; encadernado em capa dura, azul marinho, escrito em letra termogravura grotesca normal, corpo 14, cor dourada. Deverá constar na lombada do exemplar o ano e o título da monografia e na capa, o nome da Instituição, título da monografia, Autor, Cidade e Ano (distribuídos proporcionalmente).



  • Papel: branco, tamanho A4 (210 x 297 mm)

  • Margens: esquerda 3,0 cm; direita 2,0 cm; superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm.

  • Parágrafo: espaçamento (1,5), justificado. As citações longas, notas, referências e os resumos devem ser digitados em espaçamento simples.

  • Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

1.1.2 – Estrutura do trabalho

Pré-texto:

Capa


Folha de rosto

Folha de aprovação (modelo anexo 1)

Dedicatórias e agradecimentos (opcional)

Resumo em português

Sumário

Listas de figuras, tabelas, abreviaturas e símbolos (opcional)



Texto:

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão



Pós-texto:

Referências bibliográficas

Anexos (opcional)

Contra capa


1.2 –ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico original, juntamente com a cópia da publicação em revista, deverá ser entregue na secretaria do CPG/FCMMG, em encadernação simples, constando anexa a Folha de Aprovação já assinada pelo Professor Orientador e pelo Coordenador do Curso. A folha de rosto deve conter o nome do autor ou dos autores, título do artigo, nome do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Cidade e Ano, distribuídos proporcionalmente.



1.2.1 – Identificação: O trabalho deverá ser identificado com o nome do autor ou autores, o nome do Centro de Pesquisa e Pós-graduação e o nome da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, conforme modelo abaixo:

Exemplo:

Autores:

Márcia C. Machado1; Erich C. M. de Melo2; Osiris de O. C. do Brasil3 .





  1. Médico Especializando do Serviço de ..................................., do Hospital ................................., do curso de Especialização realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Centro de Pesquisa e Pós-graduação.

  2. Médico Coordenador do Serviço .................................. do Hospital ....................................

  3. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

1.2.2 – Formatação do trabalho

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato compatível ao MS Word for Windows, digitados para papel tamanho A4, com letra Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm entre linhas em todo o texto, margem superior igual a 3cm e inferior 2cm, esquerda e direita igual a 2,5 cm. O Texto deverá conter o mínimo de 8 páginas e o máximo de 16.


1.2.3Estrutura do trabalho
Título: deve ser apresentado justificado, em caixa alta, em negrito e nas versões das línguas portuguesa e inglesa.

Autores: nome completo do autor ou dos autores alinhado à esquerda, numerado com a especificação no final do texto informando: formação profissional, titulação, local de trabalho ou estudo.

Resumo e descritores: devem ser apresentados na primeira página do trabalho em português e inglês, digitados em espaço simples, com até 300 palavras, contendo obrigatoriamente introdução, objetivos, métodos, resultados e discussão e conclusões. Ao final do resumo devem ser apontados de 3 a 5 descritores ou palavras-chaves que servirão para indexação dos trabalhos.
Estrutura do Texto: a estrutura do texto deverá obedecer às orientações de cada categoria de trabalho já descrita anteriormente, acrescida das referências bibliográficas, de modo a garantir uma uniformidade e padronização dos textos apresentados pela revista. Os anexos , quando houver, devem ser apresentados ao final do texto.
Ilustrações: tabelas, figuras e fotos devem estar inseridas no corpo do texto, contendo informações mínimas pertinentes àquela ilustração (Por ex. Tabela 1; Figura 2; etc). Texto alinhado à esquerda com recuo de segunda linha de 2,0cm.
Citações: as citações ipsis literis de referências bibliográficas deverão aparecer entre aspas, incluídas no texto e indicando o número da página. Neste caso, não são necessários recuos nos parágrafos. Os depoimentos dos sujeitos da pesquisa, quando for o caso, deverão estar em itálico, com o mesmo tipo de letra do texto, isto é, Arial 10 e, na seqüência do texto, sem recuos de parágrafos. No corpo do texto, devem ser especificadas as fontes, segundo AUTOR, DATA. Para dois autores, AUTOR 1 & AUTOR 2, DATA e, para três autores e mais, AUTOR 1 et al, DATA. No caso de fonte secundária utilizar: Autor apud AUTOR SECUNDÁRIO, DATA, página, se for literal.
Referências bibliográficas: devem ser digitadas de acordo com a ABNT, NBR 6023 e ordenadas em ordem alfabética. Este item deverá conter apenas os autores citados no corpo do texto.


1.3 - ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS

Deverá ser entregue na Secretaria do CPG/FCMMG um exemplar do trabalho final, acrescido da/constando a Folha de Aprovação já assinada pelo Professor Orientador e pelo Coordenador do Curso, encadernado em capa dura, azul marinho, escrito em letra termo gravura grotesca normal, corpo 14, cor dourada. Deverão constar na capa do trabalho o nome do autor ou dos autores, o título, a cidade e ano, distribuídos proporcionalmente.


1.3.1 – Formatação do trabalho

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato compatível ao MS Word for Windows, digitados para papel tamanho A4, com letra Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm entre linhas em todo o texto, margem superior igual a 3cm e inferior 2cm, esquerda e direita igual a 2,5 cm.


1.3.2 - Estrutura do trabalho

Pré-texto:

Capa,


Folha de rosto,

Folha de aprovação (modelo anexo),

Sumário
Texto:

Introdução

Metodologia

Resultado,

Discussão ou Conclusão
Pós-texto:

Referências bibliográficas

Anexos (escala PEDro scale, CATS, Artigos, etc.)


ANEXO II


FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO



FOLHA DE APROVAÇÃO


AUTOR: ________________________________________________


ESPECIALIZAÇÃO EM: _____________________________________

Trabalho de Conclusão de Curso sob forma de ________________, apresentado como requisito para obtenção do certificado de conclusão da Especialização em __________________________.


_______________________________________________________

Professor Orientador

______________________________________________________

Coordenador do Curso


_______________________________________________________

Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-graduação

ANEXO III
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. 5 p.
______. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. p. 24

______. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.

______. NBR 6027: Informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p.

______. NBR 6028: Informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p.

______. NBR 6034 Informação e documentação: preparação de índices de publicações. Rio de janeiro, 2004. 4 p.

______. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de janeiro, 2002. 7 p.

______. NBR 12225: Informação e documentação: lombada: apresentação. 2. ed. Rio de janeiro, 2002.

______. NBR 14724: Informações e documentação: estrutura e formato de apresentação.Rio de Janeiro, 2002. (papel, fonte, margens e espacejamento)


BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da Pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004.
SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Ms Fontes, 2002.

ANEXO IV
Outras Orientações7.4 – COMO ELABORAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, SEGUNDO O ESTILO DE VANCOUVER:
Traduzido e adaptado por Maria Gorete M. Savi (Coordenadora) e Maria Salete Espíndola Machado (Estagiária do Curso de Biblioteconomia da UFSC) – BSCCSM / UFSC, em 27-07-2006.

O estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org) baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM) .



Estes dados foram retirados e adaptados, em sua maioria, do documento original que pode ser acessado através do endereço: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Normas gerais para determinar a Autoria de uma obra (clique na opção desejada)

  • Algumas orientações

  • De um até seis autores (autor(es) pessoa física)

  • Mais de seis autores (autor(es) pessoa física)

  • Organização(ões) como autora(es)

  • Autor (pessoa física) e organização como autores

  • Ausência de autoria

  • Editor(es), compilador(es) como autor(es)

  • Autor(es) e editor(es)  

Exemplos de referências bibliográficas por tipo de material (clique na opção desejada)
ARTIGOS DE PERIÓDICOS

  • Algumas orientações

  • Autor(es) (pessoa física) - de um ate seis autores

  • Autor(es) (pessoa física) - mais de seis autores

  • Organização(ões) como autora(es)

  • Autor(es) (pessoa física) e organização(ões) como autores

  • Ausência de autoria

  • Volume com suplemento

  • Número com suplemento

  • Volume com partes

  • Número com partes

  • Número sem volume

  • Sem número e sem volume

  • Paginação em numerais romanos

  • Tipo de artigo indicado, se necessário

  • Artigo contendo retratação

  • Artigo retratado

  • Artigo republicado com correções

  • Artigo com publicação de erratas

  • Artigo publicado eletronicamente antes da versão impressa

 
LIVROS E OUTRAS MONOGRAFIAS

  • Algumas orientações

  • Autor(es) pessoal(is)

  • Editor(es), compilador(es) como autor(es)

  • Autor(es) e editor(es)

  • Organização(ões) como autora(es)

  • Capítulo de livro

  • Anais de congresso

  • Apresentação em congresso

  • Relatório técnico-científico

  • Dissertação, tese ou Trabalho de Conclusão de Curso

  • Patente

  • Bíblia



OUTROS TRABALHOS PUBLICADOS

  • Artigo de jornal

  • Material audiovisual

  • Matéria de legislação

  • Mapa

  • Dicionário e obras de referência similares



 MATERIAL NÃO PUBLICADO

  •   Artigo não publicado (no prelo)


MATERIAL ELETRÔNICO

  • CD-ROM, DVD, disquete

  • Artigo de periódico em formato eletrônico

  • Monografia na Internet

  • Homepage

  • Parte de uma homepage

  • Banco de dados na Internet

  • Parte de um banco de dados na Internet

  • Arquivo de computador



NORMAS GERAIS DE AUTORIA
Algumas orientações:

Referencia-se o(s) autor(e)s pelo seu sobrenome, sendo que apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

Na lista de referências, as referências deverão ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) - DE UM ATÉ SEIS AUTORES

Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula.  

Exemplo:  

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. NEngl J Med. 2002 Jul  25;347(4):284-7.



AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) – MAIS DE SEIS AUTORES

Quando o documento possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina “et al”.  

Exemplo:

      Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.



ORGANIZAÇÃO(ÕES) COMO AUTORA(ES)

Indicar o(s) nome(s) da(s) organização(ões) quando esta(s) assume(m) a autoria do documento consultado.  Quando a autoria for de duas ou mais organizações, separe-as por ponto-e-vírgula, e para a identificar a hierarquização dentro da organização, separar por vírgula.



Exemplo de uma organização: 

Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40(5):679-86.


Exemplo de duas organizações:


Royal Adelaide Hospital; University of Adelaide, Department of Clinical Nursing. Compendium of nursing research and practice development, 1999-2000. Adelaide (Australia): Adelaide University; 2001.

AUTOR (PESSOA FÍSICA) E ORGANIZAÇÃO COMO AUTORES

Indicar o(s) autor(es) (pessoa física) e a organização, separando-os por ponto e vírgula.  

Exemplo:  

Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169(6):2257-61.



AUSÊNCIA DE AUTORIA

Quando o documento consultado não possui autoria, iniciar a referência bibliográfica pelo título.  

Exemplo:  

21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.



AUTOR(ES) E EDITOR(ES)

Indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e do(s) editor(es) quando, em conjunto, assumem a autoria. O nome do editor deverá constar após a edição.  

Exemplo:

Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2ª ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.



EDITOR(ES), COMPILADOR(ES) COMO AUTOR(ES)

Quando o documento consultado possui apenas editor(es) ou compilador(es), fazer a indicação após o último nome indicado. Geralmente, aparece em publicações monográficas (livros, guias, manuais...).

Exemplo:

Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editores. Operative obstetrics. 2ª ed. New York: McGraw-Hill; 2002.



EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 ARTIGOS DE PERIÓDICOS
Algumas orientações:

    • Somente a 1ª letra do título do artigo do periódico ou do livro deve estar em maiúscula;

    • Os títulos dos periódicos devem ser abreviados pela lista de abreviaturas de periódicos do Index Medicus (base de dados Medline), que pode ser consultado no  endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals sendo que coloca-se um ponto após o título para separá-lo do ano.  
      Exemplos: N Engl J Med., Neurology. 

    • Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consulte o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.  
      Exemplos: Femina., Rev Bras Reumatol., Rev Bras Hipertens.  

    • Quando as páginas do artigo consultado apresentarem números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. Ex: p. 320-329; usar 320-9

    • Denominamos número (fascículo) a identificação da seqüência do volume, sendo que o algarismo fica entre parênteses. Ex.: 347(4).  

    • Periódico com paginação contínua em um volume: mês e número podem ser omitidos (opcional). Ex.: Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.


AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) - DE UM ATÉ SEIS AUTORES

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo.

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) – MAIS DE SEIS AUTORES

Seis primeiros autores do artigo, colocar a expressão “et al”. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo.

Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.  
ORGANIZAÇÃO(ÕES) COMO AUTORA(ES)

Organização(ões). Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40(5):679-86.  
AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) E ORGANIZAÇÃO(ÕES) COMO AUTORES

Autor(es) (pessoa física); Organização(ões). Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169(6):2257-61.

 AUSÊNCIA DE AUTORIA



Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.

  VOLUME COM SUPLEMENTO

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume seguido do número do suplemento: página inicial-final do artigo.

Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002;42 Suppl 2:S93-9.  

NÚMERO COM SUPLEMENTO

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e número do suplemento): página inicial-final do artigo.

Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002;58(12 Suppl 7):S6-12.  
VOLUME COM PARTES  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (parte do volume): página inicial-final do artigo.

Abend SM, Kulish N. The psychoanalytic method from an epistemological viewpoint. Int J Psychoanal. 2002;83(Pt 2):491-5.

NÚMERO COM PARTES  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número da parte): página inicial-final do artigo.

Ahrar K, Madoff DC, Gupta S, Wallace MJ, Price RE, Wright KC. Development of a large animal model for lung tumors. J Vasc Interv Radiol. 2002;13(9 Pt 1):923-8.  

 NÚMERO SEM VOLUME

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; (número): página inicial-final do artigo.

 

Banit DM, Kaufer H, Hartford JM. Intraoperative frozen section analysis in revision total joint arthroplasty. Clin Orthop. 2002;(401):230-8.  



SEM NÚMERO E SEM VOLUME

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação: página inicial-final do artigo.

Outreach: bringing HIV-positive individuals into care. HRSA Careaction. 2002 Jun:1-6.  

PAGINAÇÃO EM NUMERAIS ROMANOS  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo em numerais romanos.

Chadwick R, Schuklenk U. The politics of ethical consensus finding. Bioethics. 2002;16(2):iii-v.  

TIPO DE ARTIGO INDICADO, SE NECESSÁRIO  


Autor(es) do artigo. Título do artigo [tipo do artigo]. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

Tor M, Turker H. International approaches to the prescription of long-term oxygen therapy [carta]. Eur Respir J. 2002;20(1):242.

Lofwall MR, Strain EC, Brooner RK, Kindbom KA, Bigelow GE. Characteristics of older methadone maintenance (MM) patients [resumo]. Drug Alcohol Depend. 2002;66 Suppl 1:S105.  

ARTIGO CONTENDO RETRATAÇÃO  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume(número): página(s) inicial-final do artigo. Retratação de: Autor(es) do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página(s) da retratação.

Feifel D, Moutier CY, Perry W. Safety and tolerability of a rapidly escalating dose-loading regimen for risperidone. J Clin Psychiatry. 2002;63(2):169. Retratação de: Feifel D, Moutier CY, Perry W. J Clin Psychiatry. 2000;61(12):909-11.  

ARTIGO RETRATADO  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página(s) do artigo. Retratação em: Autor(es) do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página(s) retratadas.

Feifel D, Moutier CY, Perry W. Safety and tolerability of a rapidly escalating dose-loading regimen for risperidone. J Clin Psychiatry. 2000;61(12):909-11. Retratação em: Feifel D, Moutier CY, Perry W. J Clin Psychiatry. 2002;63(2):169.  

ARTIGO REPUBLICADO COM CORREÇÕES  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página(s) do artigo. Corrigido e republicado do: Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

Mansharamani M, Chilton BS. The reproductive importance of P-type ATPases. Mol Cell Endocrinol. 2002;188(1-2):22-5. Corrigido e republicado do: Mol Cell Endocrinol. 2001;183(1-2):123-6.  

ARTIGO COM PUBLICAÇÃO DE ERRATA  

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página(s) inicial-final do artigo. Errata em: Título do periódico. Ano de publicação; volume(número): página(s) da errata.

Malinowski JM, Bolesta S. Rosiglitazone in the treatment of type 2 diabetes mellitus: a critical review. Clin Ther. 2000;22(10):1151-68; discussion 1149-50. Errata em: Clin Ther. 2001;23(2):309.  

LIVROS E OUTRAS MONOGRAFIAS
Algumas orientações:  


  • Na identificação da cidade da publicação, a sigla do estado ou província pode ser também acrescentada entre parênteses. Ex.: Berkeley (CA); e quando se tratar de país pode ser acrescentado por extenso. Ex.: Adelaide (Austrália);

  • Quando for a primeira edição do livro, não há necessidade de identificá-la;

  • A indicação do número da edição será de acordo com a abreviatura em língua portuguesa. Ex.: 4ª ed.

  • “Editor” é um termo em inglês que se refere ao editor literário.  


AUTOR(ES) PESSOAL(IS)

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (Editora). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª ed. St. Louis: Mosby; 2002.  

EDITOR(ES), COMPILADOR(ES) COMO AUTOR(ES)

Autor(es) do livro, indicação correspondente. Título do livro. Edição (Editora). Cidade: Editora; Ano de publicação.


Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editores. Operative obstetrics. 2ª ed. New York: McGraw-Hill; 2002.  



AUTOR(ES) E EDITOR(ES)  

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (Editora). Nome(s) do(s) editor(es) com a indicação correspondente. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2ª ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.  
ORGANIZAÇÃO(ÕES) COMO AUTORA(ES)

Organização(ões). Título do livro. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Royal Adelaide Hospital; University of Adelaide, Department of Clinical Nursing. Compendium of nursing research and practice development, 1999-2000. Adelaide (Australia): Adelaide University; 2001.  

CAPÍTULO DE LIVRO  

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. “In”: nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (Editora). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo.

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editores. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.  

ANAIS DE CONGRESSO  

Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. Título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Harnden P, Joffe JK, Jones WG, editores. Germ cell tumours V. Proceedings of the 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2002.  

APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO  

Autor(es) do trabalho. Título do trabalho apresentado. “In”: editor(es) responsáveis pelo evento (se houver). Título do evento: Proceedings ou Anais do ... título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editores. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.  

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

 

Editado por fundação/agência patrocinadora:

Autor(es) do relatório. Título do relatório. Dados do relatório (se houver). Cidade de publicação: fundação ou agência patrocinadora; Data de publicação. Número e série de identificação do relatório.

 
Yen GG (Oklahoma State University, School of Electrical and Computer Engineering, Stillwater, OK). Health monitoring on vibration signatures. Final report. Arlington (VA): Air Force Office of Scientific Research (US), Air Force Research Laboratory; 2002 Feb. Report No.: AFRLSRBLTR020123. Contract No.: F496209810049.  


Editado por agência organizadora:

Autor(es) do relatório. Título do relatório. Dados do relatório (se houver). Cidade de publicação: agência organizadora; Data de publicação. Número e série de identificação do relatório. Agência patrocinadora.

Russell ML, Goth-Goldstein R, Apte MG, Fisk WJ. Method for measuring the size distribution of airborne Rhinovirus. Berkeley (CA): Lawrence Berkeley National Laboratory, Environmental Energy Technologies Division; 2002 Jan. Report No.: LBNL49574. Contract No.: DEAC0376SF00098. Patrocinado pelo Department of Energy.  

DISSERTAÇÃO, TESE E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO  

Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertação]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

TANNOURI, A.J.R.; SILVEIRA, P. G. Campanha de prevenção do AVC": doença carotídea extracerebral na população da grande Florianópolis [trabalho de conclusão de curso]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Medicina. Departamento de Clínica Médica, 2005.



PATENTE  

Nome do inventor e do cessionário e indicação(ões). Título da invenção. País e número do depósito. Data (do período de registros).

Pagedas AC, inventor; Ancel Surgical R&D Inc., cessionário. Flexible endoscopic grasping and cutting device and positioning tool assembly. United States patent US 20020103498. 2002 Aug 1.  

BÍBLIA (*)

Título da obra. Tradução ou versão. Local de publicação: Editora; data de publicação. Notas (se houver).

(*) Este exemplo foi publicado na edição de 1997. Na atual (2006) não é apresentado modelo de bíblia.



The Holy Bible. King James version. Grand Rapids (MI): Zondervan Publishing House; 1995. Ruth 3:1-18.  

OUTROS TRABALHOS PUBLICADOS

 

ARTIGO DE JORNAL

Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Data; Seção: página (coluna).

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).  



MATERIAL AUDIOVISUAL  

Autor(es). Título do material [tipo do material]. Cidade de publicação: Editora; ano.

Chason KW, Sallustio S. Hospital preparedness for bioterrorism [vídeo cassete]. Secaucus (NJ): Network for Continuing Medical Education; 2002.  

MATÉRIA DE LEGISLAÇÃO

Título da lei (ou projeto, ou código...), dados da publicação (data da publicação).



LEI

Veterans Hearing Loss Compensation Act of 2002, Pub. L. No. 107-9, 115 Stat. 11 (May 24, 2001).



PROJETO DE LEI

Healthy Children Learn Act, S. 1012, 107th Cong., 1st Sess. (2001).



CÓDIGO DE REGULAÇÃO FEDERAL

Cardiopulmonary Bypass Intracardiac Suction Control, 21 C.F.R. Sect. 870.4430 (2002).



AUDIÊNCIA

Arsenic in Drinking Water: An Update on the Science, Benefits and Cost: Hearing Before the Subcomm. on Environment, Technology and Standards of the House Comm. on Science, 107th Cong., 1st Sess. (Oct. 4, 2001).  


MAPA

Autor(es), Nome do mapa [tipo de material]. Cidade de publicação: Editora; ano de publicação.

Pratt B, Flick P, Vynne C, cartógrafos. Biodiversity hotspots [mapa]. Washington: Conservation International; 2000. 

DICIONÁRIO E OBRAS DE REFERÊNCIAS SIMILARES

Autor (se houver). Título da obra. Edição (se houver). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação. Termo pesquisado (se houver); número da página (se houver).

Dorland's illustrated medical dictionary. 29th ed. Philadelphia: W.B. Saunders; 2000. Filamin; p. 675.


MATERIAL NÃO PUBLICADO  
ARTIGO NÃO PUBLICADO (NO PRELO)

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Indicar no prelo e o ano provável de publicação após aceite.

Tian D, Araki H, Stahl E, Bergelson J, Kreitman M. Signature of balancing selection in Arabidopsis. Proc Natl Acad Sci U S A. No prelo 2002.

MATERIAL ELETRÔNICO

 

CD-ROM, DVD, DISQUETE...  

Autor(es). Título [tipo do material]. Cidade de publicação: Produtora; ano.

Anderson SC, Poulsen KB. Anderson's electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.  



ARTIGO DE PERIÓDICO EM FORMATO ELETRÔNICO

Autor do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado [periódico na Internet]. Data da publicação [data de acesso com a expressão “acesso em”]; volume(número): [número de páginas aproximado]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [periódico na Internet]. 2002 Jun [acesso em 2002 Aug 12];102(6):[aproximadamente 3 p.]. Disponível em: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htm


MONOGRAFIA NA INTERNET

Autor(es). Título [monografia na Internet]. Cidade de publicação: Editora; data da publicação [data de acesso com a expressão “acesso em”]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

Foley KM, Gelband H, editores. Improving palliative care for cancer [monografia na Internet]. Washington: National Academy Press; 2001 [acesso em 2002 Jul 9]. Disponível em: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/

HOMEPAGE

Autor(es) da homepage (se houver). Título da homepage [homepage na Internet]. Cidade: instituição; data(s) de registro* [data da última atualização com a expressão “atualizada em”; data de acesso com a expressão “acesso em“]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

 

* a data de registro pode vir acompanhada da data inicial-final ou com a data inicial seguida de um hífen (-) indicando continuidade.



Cancer-Pain.org [homepage na Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [atualizada em 2002 May 16; acesso em 2002 Jul 9]. Disponível em: http://www.cancer-pain.org/
PARTE DE UMA HOMEPAGE

Autor(es) da homepage (se houver). Título [homepage na Internet]. Cidade: instituição; data(s) de registro [data da última atualização com a expressão “atualizada em”; data de acesso com a expressão “acesso em“]. Título da parte da homepage; [número aproximado de telas]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

American Medical Association [homepage na Internet]. Chicago: The Association; c1995-2002 [atualizada em 2001 Aug 23; acesso em 2002 Aug 12]. AMA Office of Group Practice Liaison; [aproximadamente 2 telas]. Disponível em:http://www.ama-assn.org/ama/pub/category/1736.html





BASE DE DADOS NA INTERNET

Autor(es) da base de dados (se houver). Título [base de dados na Internet]. Cidade: Instituição. Data(s) de registro [data da última atualização com a expressão “atualizada em” (se houver); data de acesso com a expressão “acesso em“]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

Who's Certified [base de dados na Internet]. Evanston (IL): The American Board of Medical Specialists. c2000 - [acesso em 2001 Mar 8]. Disponível em: http://www.abms.org/newsearch.asp

Jablonski S. Online Multiple Congential Anomaly/Mental Retardation (MCA/MR) Syndromes [base de dados na Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US). c1999 [atualizada em 2001 Nov 20; acesso em 2002 Aug 12]. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/mesh/jablonski/syndrome_title.html


PARTE DE UMA BASE DE DADOS NA INTERNET

Autor(es) da base de dados (se houver). Título [base de dados na Internet]. Cidade: Instituição. Data(s) de registro [data da última atualização com a expressão “atualizada em” (se houver); data de acesso com a expressão “acesso em“]. Título da parte da base de dados; [número aproximado de páginas]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”. Nota explicativa (se houver).

 
MeSH Browser [base de dados na Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2002- [acesso em 2003 Jun 10]. Meta-analysis; unique ID: D015201; [aproximadamente 3 p.]. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html . Arquivo atualizado semanalmente.  







Catálogo: matdidatico
matdidatico -> Estratégias de promoçÃo da saúde e prevençÃo de doenças uso de drogas anti-envelhecimento
matdidatico -> FundaçÃo educacional lucas machado – feluma faculdade de ciências médicas de minas gerais – fcmmg centro de pesquisa e pós-graduaçÃO – cpg centro interdisciplinar de assistência e pesquisa em envelhecimento ciape
matdidatico -> Seleção e Prescrição de Cadeira de Rodas e Sistemas de Posicionamento Assentado Tecnologia Assistiva
matdidatico -> Envelhecimento da População Brasileira: aspectos gerais
matdidatico -> Sexualidade e Terceira Idade: uma visão histórico-cultural Sexuality and the elderly: a cultural-historical vision
matdidatico -> Terapia Ocupacional Gerontológica
matdidatico -> Gerontologia básica
matdidatico -> Pele e envelhecimento marcelo Grossi Araújo Alterações histológicas Epiderme
matdidatico -> Depressão no idoso: diagnóstico dra. Silvana de Araújo
matdidatico -> ImplantaçÃo da sistematizaçÃo da assistência de enfermagem (sae) no centro de terapia intensiva do hospital joão XXIII


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal