Matriz de referência para o enem eixos cognitivos



Baixar 7.9 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho7.9 Kb.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Este eixo é para definir até onde vai à capacidade do aluno para entender as várias formas de linguagem, seja um texto em português, um gráfico, uma tira de história em quadrinhos ou fórmulas científicas. A partir do delineamento desse eixo o aluno deverá demonstrar que entende os códigos verbais e não verbais. Poderá ser até mesmo na forma de uma equação de Física.



II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. 

  • Para entender os fenômenos naturais, processos histórico-geográficos o aluno deverá saber entender e reconhecer os conceitos que foram estudados e ainda dominar o eixo 1 (Dominar Linguagens), ou seja, saber ler diversas linguagens que transmitem o conhecimento sobre o fenômeno. Uma competência leva a outra.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

  • Depois de dominar linguagens e compreender os fenômenos o aluno deverá ser capaz de solucionar uma questão ou problema. Ou seja, saber encontrar a resposta certa depois de entender o que se pede (Dominar a Linguagem) e ter informações sobre aquele fenômeno (compreender fenômenos).

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

  • Este eixo é fortemente presente na redação, pois valoriza a capacidade de argumentação. A partir do conhecimento de um assunto ou tema, de forma que o aluno possa assumir uma posição e defender uma ideia. Para convencer outras pessoas a compartilhar os pontos de vista do aluno é necessário ter argumentos sólidos, inteligentes, bem fundamentados e conhecimento firme do tema que está sendo discutido.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

  • O ENEM quer saber a partir desse eixo se o aluno é capaz de opinar e propor soluções para o cotidiano e a vida real. É através desse eixo que será demonstrada a proposta de cidadania. É fundamental ter idéias, opiniões próprias e sugestões sobre como tornar o mundo melhor, com relação ao meio-ambiente, o desemprego, a pobreza e outros problemas sociais.

Por: Profº Francisco Rodrigues


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal